Histórico da Página
CONTEÚDO
Índice | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
|
01. VISÃO GERAL
Esta rotina permite efetuar a armazenagem dos documentos de clientes que não foram entregues ao destino final, por intermédio de configurações preestabelecidas na aba Armazenagem, no Cadastro de Perfil do Cliente.
A armazenagem é o período de estocagem a ser cobrado pelas mercadorias que deveriam ter sido entregues e que, por algum problema por parte do cliente, permaneceram nas dependências da Transportadora.
Não será permitido gerar mais de um documento de armazenagem para um mesmo registro original.
O Sistema irá sugerir a quantidade de dias da armazenagem entre a data do Sistema e a data da primeira ocorrência que a gerou, que poderá ser alterada.
Exemplo:
- A Transportadora ABCD executa o seu procedimento normal para efetuar a entrega de mercadorias de um de seus clientes e, quando chega até o endereço de destino, não é permitido que a carga seja descarregada, pois o local de armazenagem do cliente destinatário está em reforma.
- A carga retorna para a Transportadora a pedido do cliente e é armazenada em um de seus depósitos até que a reforma seja concluída.
- Considerando que as mercadorias do cliente permaneceram estocadas na Transportadora por um período de sete dias, pode ser gerada uma cobrança pela armazenagem da carga.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
A Transportadora somente pode utilizar esta funcionalidade se o seu Contrato Social permitir a armazenagem de carga. |
02. PARÂMETROS UTILIZADOS PARA GERAR A COBRANÇA DA ARMAZENAGEM
Além dos parâmetros relacionados abaixo, também são validados os dados informados na aba Armazenagem do Cadastro de Perfil do Cliente.
Parâmetro | Descrição |
---|---|
MV_OCORARM | Indica o código da ocorrência que gera armazenagem. |
MV_SERARM | Indica o código de serviço cadastrado na tabela de frete para a armazenagem. |
MV_TPDCARM | Indica os tipos de documentos de origem que podem gerar armazenagem, em que:
O parâmetro pode ser configurado com mais de um tipo de documento como, por exemplo, [E;F]. |
MV_OBSARMA | Contém a observação que deve ser gravada no documento de armazenagem. |
MV_SERARM | Indica o código de serviço cadastrado na tabela de frete para a armazenagem. |
MV_TMSUNFS | Indica se deve ser gerada nota fiscal ou conhecimento de armazenagem. |
03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Gerar Cobrança da Armazenagem Manual dos Documentos Não Entregues
Na tela Manutenção de Documentos, clique em Armazenagem.
Na sequência é apresentada a tela Manutenção de Documentos - Armazenagem, que está dividida da seguinte forma:
Na parte superior constam as seguintes abas: Documentos, Serviço, Material, Reentrega, Refaturamento e Outros.
Na parte inferior é apresentada a aba Composição do Frete.
Clique em Armazenagem ou pressione a tecla F5.
Na tela Manutenção de Documentos - Armazenagem são apresentados os dados relacionados aos valores de frete do documento de armazenagem e a quantidade de dias que a carga do cliente está na Transportadora.
Informe o número de dias que a carga do cliente permaneceu na Transportadora.
Confirme a cobrança da armazenagem.
Ao confirmar a armazenagem é gerado um novo documento para a cobrança do serviço de armazenagem. Também é atualizada a Carteira do Contas a Receber (ambiente Financeiro),
Neste momento é incluído automaticamente um título a receber para o remetente do frete.
04. ASSUNTOS RELACIONADOS
HTML |
---|
<!-- esconder o menu --> <style> div.theme-default .ia-splitter #main { margin-left: 0px; } .ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left { display: none; } #main { padding-left: 10px; padding-right: 10px; overflow-x: hidden; } .aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel { margin-left: 0px !important; } .aui-header-primary .aui-nav { margin-left: 0px !important; } </style> |