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  • Controle de Adicionais - additional

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INTEGRAÇÃO GPEAADIAPI

Contexto de negócio (Introdução)

Cada vez mais o mercado exige que operações complexas e manipulação de dados sejam mais ágeis e com custos reduzidos. Com o RH não é diferente, os processos cada vez mais complexos,  com muitas variáveis a serem analisadas na contratação, os recrutadores precisam de agilidade na análise e uma avaliação mais crítica no momento de contratar um novo recurso.

Com essa necessidade e a importância desta área dentro da empresa, softwares especializados em gestão de pessoal estão cada vez mais presentes no mercado e foi neste contexto que surgiu a necessidade da criação de uma interface que possibilite automatizar o cadastro do período de estabilidade dos funcionários dentro do ERP através de uma interface de integração.

Sistemas Envolvidos

  • Protheus (módulo  Gestão de Pessoal): Módulo responsável pela gestão dos dados dos funcionários, folha de pagamento e dentre outros cadastros pertinentes aos colaboradores.

  • NG


Integração

O objetivo desta integração é permitir que o RH ou área responsável pelo Gestão de Pessoal do Protheus, receba os dados dos Adicionais dos funcionários de outros sistemas especializados, reduzindo assim o trabalho de inclusão/alteração/exclusão manual dessas informações dentro do sistema;

  • Benefícios
    • Não terá um investimento alto de tempo para o cadastramento, pois os dados já serão enviados, editados ou excluídos através da integração a cada requisição do sistema especialista através da API de Adicionais
  • Arquitetura (Tecnologia)

Toda integração entre o Protheus e o Sistema é feita por intermédio de comunicação direta com os Web Services(que são fixos) REST(Representation State Transfer) utilizando o formato JSON(JavaScript  Object Notation) de serialização de dados, onde através da ativação do serviço do REST do Protheus esteja disponível para utilizar o serviço.

Escopo

Por intermédio desta integração será disponibilizada a seguinte funcionalidade:

  • Atualização dos Adicionais de Periculosidade e Insalubridade do funcionário no módulo SIGAGPE;

Fora do escopo

  • Automatização de consultas dos adicionais do funcionario
  • Importação de base cadastral - dados do Funcionário,

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

  • Versões mínimas do Protheus: 12.1.30
  • Possuir acesso à Internet, caso o sistema que venha a utilizar a integração com a aplicação Protheus.
  • Estrutura de rede estável, para que haja tráfego de dados sem interrupção.
  • Protheus devidamente configurado e serviço Rest habilitado em seu server.

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si.

As informações mínimas necessárias para este tópico são:

Ativação/Desativação da integração

Por padrão esta integração estará em repositório, porém demanda realizar a devida configuração conforme abaixo:

Controle de Ambiente

Exige que os seguintes pontos sejam revisados:

  • Protheus com sua arquitetura devidamente estruturada.
  • Módulo de Recrutamento e Seleção com suas entidades base, devidamente populadas por dados que no momento da integração serão utilizados na criação do registro de currículo.(Para melhor compreensão, analise o cadastro de currículo e verifique os campos que possuem consultas em outras tabelas se as mesmas estão com os seus dados devidamente cadastrados).

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.


Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade da linha Microsiga Protheus, onde será analisada pela equipe de suporte da Totvs.

Fluxo das Informações

Esta integração traz a funcionalidade exclusivamente à área de Gestão de Pessoal, no processo de alteração dos adicionais do funcionario


Processos

O Sistema requisitante enviará as informações via json para a interface de integração, desta forma será gerado um novo registro na tabela de Período de Estabilidade no Protheus, caso tenha êxito na geração do registro, será retornado a mesma estrutura de json confirmando sua gravação, caso contrário enviará as informações de inconsistências citadas nos próximos tópicos.

Limitações / Restrições Gerais

  • Com o objetivo de manter a estrutura e a agilidade da estrutura Rest, o Web Service Rest receberá registro individual dos adicionais de cada funcionario
  • A integração não contemplará exclusão de registros no Protheus, para isso o usuário deverá acessar o ERP e excluir manualmente o mesmo.

Como realizar a chamada da API REST

Para realizar a integração com o parceiro TOTVS é necessário as informações básicas de consulta para retorno dos funcionários desejados.

  • Preenchimento do EndPoint da API GPEAADIPI;
  • Utilizar a chamada do método Put  e do Serviço Additional;
  • Preenchimento dos parâmetros obrigatórios da API.


Totvs custom tabs box
tabsPUT
idsPUT
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaPUT

Parâmetros de Entrada PUT:

Parâmetro

Valor de Exemplo

Obrigatório

Tipo

Valor Default

Descrição
authorization usuario:senhaSim

header

""autenticação é importante para o funcionamento correto da API em casos de ambientes com autenticação Http Basic.
additionalId

T1|D MG 01 |000001

Simrequest""

Composição da string a ser enviada, deve ser ser composta por "GRUPO DE EMPRESA|RA_FILIAL|RA_MAT".

contentlayout jsonsimbody""

Estrutura json com informações de cadastro do currículo:

Dados dos

  • dangerousness:
  • unhealthyDegree

Parâmetros e Chamada do Método:

Para a realização de testes foi utilizado a ferramenta POSTMAN e após a configuração do server protheus a API Rest, a  requisição deverá ser semelhante a imagem abaixo:

{protocolo}://{host}/{api}/rh/v1/Additional


Dados utilizados da API

Por ser uma estrutura única para todos os produtos, há dados que existem em um produto (RM) e não existe no Protheus, desta forma cada produto utilizará os campos pertinentes aos seus ambientes.

Propriedade API RESTCAMPO PROTHEUSDESCRIÇÃOFormato
companyId
Informações de acesso ao sistema, campo contém informação do grupo de empresa
branchIdRA_FILIALInformações de acesso ao sistema, campo compõe Empresa+Unidade de Negócio+ Filial
employeeIdRA_MATMatrícula do Funcionário."000001"
dangerousnessRA_ADCPERIPericulosidade"1"
unhealthyDegreeRA_ADCINSInsalubridade Grau"2"

Situações Tratadas

O envio de dados inesperados nos parâmetros de entrada da API REST pode ocasionar alguns erros.
Desta forma, foram criados alguns tratamentos de erros, listados abaixo, cada um com sua respectiva mensagem e solução.


Mensagens Validação

Erro

Mensagem

Solução

API RESPONSE

400

Erro na validação do recebimento da mensagem.

Verificar se as propriedade json additionalId está preenchida e com dados válidos no pacote enviado.

  1. Dados de Empresa e Filial,
  2. Dados de Filial e Matrícula,
Bloco de código
themeEclipse
linenumberstrue
collapsetrue
{
    "code": 400,
    "detailedMessage": "Informação addionalId ausente ou inválida",
    "helpUrl": "https://tdn.totvs.com/x/ZYNvI",
    "message": "Erro na validação do recebimento da mensagem."
}
500

Ocorreu uma falha no retorno da informação.

É necessário avaliar se o servidor está funcionando corretamente.
Bloco de código
themeEclipse
linenumberstrue
collapsetrue
{
   "errorCode": 500,
   "errorMessage": "Ocorreu uma falha no retorno da informação."
}


OBS: Estas mensagens de validações serão retornadas sempre que algum campo passado que seja obrigatório ou que algum campo enviado tenha sua origem de dados em outra tabela e não seja localizado na mesma, vale lembrar que são apenas exemplos de mensagens de erros e podendo variar o nome da propriedade enviada.


Checklist de suporte da aplicação

Itens a serem verificados durante o atendimento:

  • Verificar se os pré-requisitos foram atendidos para a chamada da API;
  • Verificar se na chamada da API o EndPoint, o nome do serviço e todos os campos obrigatórios foram informados;
  • Verificar se o retorno da API apresenta algum erro tratado (códigos e mensagens de erro citados neste documento) e consultar a solução na mesma tabela que descreve o erro;
  • Em caso de erro não tratado, verificar se possui alguma informação de banco de dados, conexão com o servidor ou algo que possa identificar a origem do problema.


Anexos