Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

Índice
exclude.*CONTEÚDO
stylenone
separatornone

ÍNDICE

...

01. VISÃO GERAL

Permite Esta rotina permite cadastrar os tipos de ocorrências que poderão ser apontadas durante o processo de transporte. O objetivo é , com o objetivo de documentar os fatos relacionados à com a mercadoria transportada, . Estas informações que serão utilizadas na consulta Tracking (acompanhamento e monitoração de viagens realizado por meio da nota fiscal Nota Fiscal do cliente).

No cadastramento da ocorrência , é necessário indicar qual é a ação relacionada Ação Relacionada a ser disparadaexecutada, conforme descrito no tópico 03. Tela Tabela de Ocorrência.

02. 

...

EXEMPLO DE

...

UTILIZAÇÃO

...

Cadastrar a Tabela de Ocorrências

  1.  No SIGATMS, acesse Atualizações > Ocorrências > Tabela de Ocorrências.

  2.  Na tela Tabela de Ocorrências, clique em Incluir.

  3.  Na tela Tabela de Ocorrências - Incluir, informe os dados necessários para cadastrar uma nova tabela.

  4.  Confira os dados e confirme.

03. TELA TABELA DE OCORRÊNCIAS

Outras Ações / Ações Relacionadas

Ação
AçãoDescrição
Bloqueia Documento

Permite efetuar

Encerra Processo

Indica que o tipo de serviço relacionado à ocorrência cadastrada foi executado.

Exemplo: Encerra processo de coleta.

Bloqueia Documento

Efetua o bloqueio do documento, impedindo qualquer tipo de movimento a ele relacionado.

Exemplo:
Apreensão em posto fiscalPosto Fiscal.

Libera Documento

Efetua o desbloqueio do Permite desbloquear os documento, liberando-o os para movimentação.

Exemplo:
Liberação de documento em posto fiscalPosto Fiscal.

Retorna Documento

Permite retornar o documento à Transportadora.

Esta ação é utilizada Utilizada em ocorrências em que nas quais o processo não foi completado e deve ser executado novamente. Caracteriza a volta do documento para a transportadora.

Exemplo:

Entrega não foi efetuada pois o destino estava fechado.

  • Para as ocorrências deste tipo, quando o campo
"
  • Responsabilidade
" está
  •  está preenchido com a opção
"
  • 2-
Cliente", o sistema habilita a
  • Cliente é habilitada a digitação do campo
"
  • Prazo Entrega
"
  • .
Uma vez que
  • Quando o campo
"
  • Prazo de Entrega
" esteja
  •  estiver preenchido com
"1
  •  1-Sim
"
  • ,
o sistema habilita a
  •  a digitação do campo
"
  • Liberação automática
"
  • é habilitada, sendo que esta permite configurar se
, ao apontar
  • quando for apontado este tipo de ocorrência para um documento de transporte
,  o sistema deve gerar o
  • será gerado o bloqueio do tipo
"
  • PR
" e
  •  e liberá-lo automaticamente ou apenas gerar o bloqueio do tipo
"
  • PR
" para
  • , para que a liberação seja
feita
  • efetuada por outro usuário que possui o direito de Aprovação deste bloqueio.
Informativa

Não executa nenhum tipo de ação, apenas registra a informação necessária e justifica possíveis atrasos.

Exemplo:

Queda de barreira na estrada.

  • Para as ocorrências deste tipo, quando o campo
"
  • Responsabilidade
" está
  •  está preenchido com a opção
"
  • 2-Cliente
", o sistema habilita
  •  é habilitada a digitação do
campo "
  • campo Prazo Entrega
"
  • .
Uma vez que
  • Quando o campo
"
  • Prazo de Entrega
" esteja preenchido com "
  • estiver preenchido com 1-Sim
", o sistema habilita
  •  é habilitada a digitação do campo
"
  • Liberação automática
" que
  • , o qual permite configurar se
,
  • ao apontar este tipo de ocorrência para um documento de transporte
,  o sistema deve gerar o
  • será gerado o bloqueio do tipo
"
  • PR
" e
  •  e liberá-lo automaticamente ou apenas gerar o bloqueio do tipo
"
  • PR
" para
  • , para que a liberação seja
feita
  • efetuada  por outro usuário que possui o direito de Aprovação deste bloqueio.
Gera Pendência

Utilizada para Permite controlar os problemas ocorridos com a mercadoria transportada. Atualiza , sendo atualizados os cadastros : Registro de Ocorrências e Registro de Pendências.

Exemplo:
Falta de mercadoria ou mercadoria avariada.

Estorna PendênciaUtilizada para Permite registrar o estorno das pendências criadas geradas anteriormente.
Transferência Viagem

Utilizada para Permite transferir os documentos de uma viagem para a outra.

Exemplo:
Quebra de veículo no meio da viagem, em que a carga deve ser transferida para outro veículo que se encontra em uma viagem diferente da original.

Gera Indenização

Utilizada para Permite apontar os sinistros ocorridos com a mercadoria que deve gerar indenização ao embarcador da carga.

Exemplo:
Mercadoria avariada por má acomodação no veículo, roubo de carga, etcentre outros.

Estorna IndenizaçãoUtilizada para Permite estornar uma indenização previamente informada.
Transferência de Mercadoria

Utilizada para Permite trocar a identificação do documento, colocando o mesmo como pendente para transporte.

Exemplo:
A

filial

Filial de Goiânia da Transportadora ABC não atende um CTRC

a ela

enviado, que deve ser transferido e

ficará

permanecerá pendente para viajar para a

filial

Filial adequada.

Cancelamento

Utilizada para Permite cancelar o serviço proposto para um documento de coleta ou entrega.

Exemplo:
Cancelamento, pelo cliente, de uma solicitação de coleta antes de ser atendida.

Chegada EventualUtilizada para

Permite informar a chegada numa

filial

Filial diferente da

filial

Filial destino da mercadoria.

Este processo faz com que os documentos da viagem

fiquem

permaneçam disponíveis para a geração de outra viagem, na

filial

Filial de chegada da mercadoria, para o destino da carga.

Exemplo:

  • Uma viagem de transferência entre a
filial "
  • Filial X
"
  • e a
filial "
  • Filial Y
"
  • ,  ocorre a chegada na
filial "
  • Filial Z
"
  • .
  • Ao apontar esta ocorrência
, o sistema libera
  • são liberados os documentos desta viagem na
filial "
  • Filial Z
"
  • ,
para
  •  para a montagem de uma nova viagem para a
filial
  • Filial destino
"
  • Y
"
  • , considerando como origem a
filial "
  • Filial Z
"
  • .
Ajuste na Previsão de ChegadaUtilizada para

Permite efetuar um ajuste nas datas previstas das operações de transporte do tipo

"

Chegada de

Viagem"

Viagem (Atividades).

 Também são avaliadas as operações de transporte que estão em aberto no momento do apontamento da viagem de transporte entre duas

filiais

Filiais, em que foram geradas as seguintes operações::

01-
  1. Carregamento (prev. 8h)
,
  1. ;
02-
  1. Saída de viagem (prev. 08h30)
,
  1. ;
03-
  1. Parada Abastecimento (prev. 10h)
,
  1. ;
04-
  1. Parada Refeição (prev. 12h30),
05-
  1. Chegada de viagem (prev. 14h). Ao apontar a ocorrência de ajuste na previsão de chegada para às 15h, a última operação de transporte que indicar a chegada da viagem, terá seu tempo ajustado. Caso exista mais de uma operação de chegada de viagem, a primeira operação com status "Em Aberto" é verificada e, a partir desta, as demais operações serão ajustadas.

03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

...

  1. Em Tabela de Ocorrências, selecione a opção Incluir.
    É apresentada a janela Tabela de Ocorrências - Incluir.
  2. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
  3. Confira os dados e confirme.

04. PARÂMETROS

ParâmetroDescrição
MV_OCORCFEIndica o código da ocorrência para o registro da confirmação de embarque do transporte aéreo.
MV_OCORCOL

Define a ocorrência de coleta utilizada no apontamento automático de ocorrência, na geração da

nota fiscal

Nota Fiscal.

No conteúdo deste parâmetro deve ser informado o código de uma ocorrência cadastrada na

“Tabela de Ocorrências”. A ocorrência

Tabela de Ocorrências, sendo que esta deve ser do tipo

“Encerra Processo” e

Encerra Processo e para o serviço de transporte

“Coleta”

Coleta.

MV_OCORENTIndica o código da ocorrência de entrega utilizado no apontamento automático de ocorrências no cálculo de frete.
MV_OCORREEIndica o código de ocorrência da reentrega.
MV_OCORCANDefine a ocorrência de cancelamento automático utilizada na viagem de coleta do tipo
planejada
Planejada.

05. TABELAS UTILIZADAS

  • DT2 - Tabela de Ocorrências

06. ASSUNTOS RELACIONADOS


HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>