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IMPORTANTE: As matriculas de todos os alunos que forem participar de cursos ou eventos ministrados a distância, via LMS, terão que ser matriculados inicialmente no SGE para que assim, os dados do aluno / participante possam ser enviado ao LMS.
Para o caso de novos alunos, o usuário da Secretaria Escolar deve realizar o cadastro para um novo aluno no Sistema, no Módulo Educacional -> Currículo e Oferta -> “Incluir” Aluno, conforme procedimento realizado no Material de Capacitação de Cadastros Básicos, no tópico “CADASTRO DE ALUNO”.
Após realizar o novo cadastro do aluno, se necessário, o usuário da Secretaria Escolar deve selecionar o aluno desejado e realizar o processo de “Matricular Aluno”, conforme passos a seguir.
AVISO: Neste exemplo, será utilizado um aluno já cadastrado no Sistema.
AVISO: O usuário deve informar o status da “Situação de Matrícula” como “Pré-Matriculado”.
O usuário deve preencher as informações referente ao “Período Letivo”, “Matriz Aplicada (Curso/Série)”, “Tipo de Matrícula”, “Situação atual” e “Turma”. Se for preenchido o campo “Turma”, o usuário não precisa vincular as disciplinas ao aluno.
Os próximos passos para concluir o processo de matrícula são:
- Realizar baixa na entrega de documentação do aluno e anexar ao GED;
- Gerar e imprimir o contrato e o boleto de pagamento do aluno;
- Realizar baixa manual do pagamento (ou automático com o retorno do banco);
- Confirmar a matrícula por pagamento da parcela.
Estes passos/procedimentos estão descritos nos sub tópicos acima do item “MATRÍCULA VIA PROCESSO SELETIVO RM.
Ao finalizar a matrícula do aluno, a situação de matrícula do aluno estará como “Pré Matriculado” e após execução do processo “Confirmação de Matrícula por Pagamento”, a situação do aluno será alterada para “Matriculado” caso a primeira parcela tenha sido baixada.
Matricula Isolada na Educação Continuada
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