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PROJETO DE CURSO

O principal objetivo do Projeto de Curso é estabelecer critérios para elaboração de Pré-Projetos e Projetos de Curso verificando a viabilidade econômica, social e tecnológica dos cursos alinhadas às Diretrizes Internas do SENAI, às legislações vigentes e aos critérios estabelecidos pelas Diretorias dos Departamentos Regionais e SENAI CETIQT, Conselho Regional do SENAI, Conselho Nacional do SENAI, Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação e Cultura.
Ao receber a demanda por um novo curso na Unidade Operacional, sendo este já ofertado ou não no seu Departamento Regional, o responsável deve abrir um atendimento no TOTVS Educacional Módulo Gestão do Relacionamento com o Cliente.
As etapas para a autorização de um novo curso ou curso já existente na Unidade Operacional, deverá seguir as seguintes etapas:

...

Após liberado e ofertado durante um período definido por cada Departamento Regional, Unidade Operacional ou Departamento Nacional, o curso poderá passar por uma avaliação para verificar se o mesmo pode ou não, continuar ofertado na instituição.

Âncora
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ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE CURSO

As informações referentes ao Pré-Projeto de Curso são cadastradas no Módulo de Gestão do Relacionamento com o Cliente, conforme os passos a seguir:
PASSO 2: Selecionar o Módulo Gestão do Relacionamento com o Cliente.
PASSO 1: Selecionar a opção "TOTVS – Linha RM".



Âncora
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ERRATA: As telas que apresentam a descrição "Secretaria" foram alteradas/atualizadas para a descrição "Gestão Pedagógica". A alteração foi sugerida e o Sistema modificado após a elaboração de alguns "prints" de tela deste tópico do material de capacitação. Logo, algumas imagens apresentam a descrição antiga.
PASSO 3: Selecionar a opção "Novo Atendimento.
PASSO 4: Clicar no ícone para selecionar o Grupo de Atendimento (Gestão Pedagógica).
A seguir, o responsável deve selecionar o tipo de atendimento "Projeto de Curso" para iniciar o processo de elaboração do Pré-Projeto via workflow.
PASSO 6: Após selecionar o Tipo de Atendimento, clicar na opção para avançar etapa. PASSO 5: Clicar no ícone para selecionar o Tipo de Atendimento.
A seguir, as atividades e campos que o usuário responsável deve preencher para elaboração do Pré-Projeto de Curso. Após inserir as informações necessárias, o responsável pela elaboração deve encaminhar o workflow com as informações do Pré-Projeto para aprovação.
PASSO 7: Preencher o "Assunto" para o novo atendimento solicitado na aba "Identificação".
PASSO 8: Na aba "Acompanhamento", inserir informações referente à solicitação
PASSO 9: Na aba Parâmetro", inserir as informações pertinentes para o Pré-Projeto de Curso.
AVISO: O exemplo a seguir, refere-se à um novo cadastro de curso na Unidade Operacional, Departamento Regional e Departamento Nacional.
Na aba "Parâmetros" deve ser preenchido as informações referente aos dados gerais (unidade, título do curso, área profissional, eixo tecnológico, modalidade, responsável pelo preenchimento, data de início e término do curso, carga horária, turnos, número de turmas, justificativas, dentre outros campos destinados ao Pré-Projeto de Curso). Após o preenchimento destes campos, o elaborador deve anexar, caso necessário, os relatórios referentes à "Pré-Projeto de Curso SENAI", Infraestrutura, Recursos, Professores e Coordenadores. A seguir, o passo a passo para extrair os relatórios do Sistema TOTVS Educacional e como anexa-los ao workflow (atendimento).
AVISO: Os próximos passos mostram como extrair o Relatório de "Pré-Projeto de Curso do SENAI" e anexar, junto com os outros relatórios, ao workflow (atendimento) no Módulo Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ao término dessas atividades, será apresentado como extrair os seguintes relatórios do Módulo Educacional: Recursos que serão utilizados, dependências (salas, laboratórios, etc), Coordenador(es) para o Curso e Docentes que serão utilizados. Ainda, será necessário extrair um relatório de acervo bibliográfico do Sistema de Gestão Bibliotecária e anexá-lo ao atendimento.
Para extrair o relatório com as informações cadastradas no workflow (atendimento) o usuário deve acessar o atendimento desejado (no caso o 677) e clicar em "Anexos -> Relatórios -> Pré-Projeto de Curso SENAI".
PASSO 10: Clicar no ícone "Relatório" e selecionar "Pré-Projeto de Curso" para extrair o relatório.

Após a sua extração, o mesmo deve ser anexado juntos aos demais relatórios conforme os passos a seguir.
PASSO 11: Clicar em "Anexos". PASSO 12: Selecionar a opção "Arquivos anexos do atendimento" para anexar os relatórios extraídos do Sistema Educacional.
PASSO 13: Clicar em "Incluir" para anexar um documento novo.
PASSO 14: Clicar no ícone para selecionar o documento desejado.

PASSO 15: Informar a descrição do arquivo no campo "Detalhes do arquivo", após o preenchimento, clicar em "OK" para dar continuidade ao processo
Na tela a seguir, estão disponíveis todos os documentos anexados ao workflow (atendimento), sendo eles o Relatório de Docentes, Relatório de Infraestrutura e Relatório de Recursos.
PASSO 16: Clicar em "OK" para retornar ao atendimento (Solicitação).
Após anexado os documentos necessário, o elaborador deve enviar o workflow do Pré-Projeto de Curso para aprovação, seguindo os passos a seguir:
PASSO 17: Clicar em "Avançar etapa"
Ao avançar a etapa, o workflow (atendimento) é encaminhado para o responsável por aprovar o Pré-Projeto, que deve analisar a solicitação e informar o parecer sobre a aprovação. Abaixo, segue a tela com as informações da abertura do atendimento.
DICA: Para salvar o comprovante do atendimento e visualizar de maneira completa as informações, o usuário deve clicar no botão "Bloco de Notas" e salvar o arquivo do formato txt. O usuário deve verificar para qual "Grupo" ou "Usuário" o atendimento foi enviado. Essa informação consta na tela.

Os próximos passos mostram como extrair um relatório de Infraestrutura, Recursos, Professores e Coordenadores no TOTVS Educacional. Primeiramente, o usuário deve entrar no Módulo Educacional.

Âncora
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EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS DO MÓDULO EDUCACIONAL (PRÉ-PROJETO)

PASSO 1: Clicar no ícone e selecionar o Módulo Educacional. AVISO: Após os passos de como extrair os relatórios do Sistema do Módulo Educacional, este material de capacitação retornará para o processo de aprovação do Pré-Projeto no Módulo Gestão Relacionamento com o Cliente.
Para extrair o relatório de Professores e Coordenadores, o usuário deve:
PASSO 2: Clicar no ícone "Professores".
PASSO 3: Após selecionar os Professores e Coordenadores desejados na tabela, clicar em "Anexos".

PASSO 4: Clicar em "Relatórios" e depois "Corpo docente Previsto" para gerar o relatório com os Professores e Coordenadores que serão utilizados para o Pré-Projeto de Curso.
AVISO: Para a extração correta do relatório, os Professores (Docentes) devem possuir em seus cadastros de "Professores" os campos complementares preenchidos com a descrição "Docente" e os coordenadores, apesar de serem cadastrados na opção "Professores", devem ter os campos complementares preenchidos com a descrição "Coordenadores".
PASSO 5: Clicar em "Imprimir" para imprimir ou salvar em formato pdf o relatório.
PASSO 6: Clicar no ícone "Auxiliares" e selecionar a opção Recursos e Tipo de sala para extrair o relatório de Infraestrutura.Para extrair os relatórios de Recursos e Infraestrutura, o usuário deve acessar os cadastros Auxiliares conforme os passos a seguir.
PASSO 8: Clicar em "Recursos" para executar o processo de extração de relatório de recursos.PASSO 7: Clicar em "Tipo de Sala" para executar o processo de extração de relatório de infraestrutura.


PASSO 9: Clicar em "Anexos", "Relatórios" e "Ambientes Utilizados". Para o relatório de recursos, o usuário deve seguir os mesmos passos utilizando o cadastro de Recursos e selecionando o relatório de "Recursos Didáticos"
AVISO: Para a extração correta do Relatório, é necessário o preenchimento do campo complementar "Tipo de Recurso" no cadastro dos recursos da instituição, desta forma, os mesmos podem ser agrupados de maneira adequada para relatório.
AVISO: Após extrair os relatórios, os mesmos podem ser anexados ao workflow (atendimento) conforme os passos anteriores.

Âncora
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APROVAR PRÉ-PROJETO DE CURSO

Após a elaboração do Pré-Projeto de Curso, o mesmo deve ser enviado para aprovação. O responsável por esta aprovação deve apropriar-se do atendimento para realizar a análise e a decisão em relação a aprovação, podendo optar por:

...

O workflow (atendimento) seguirá para uma fila no grupo de aprovadores, definidos previamente no Sistema. O responsável deve apropriar-se do atendimento conforme os passos a seguir:
AVISO: O cadastro e configuração de atendentes e grupo de atendentes está descrito no Material de Capacitação de Cadastros Básicos no tópico "5.4 CADASTROS NO MÓDULO DE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE".
PASSO 1: Acessar o Módulo de Gestão do Relacionamento com o Cliente, na aba "Meus Atendimentos" e selecionar a opção "Atendimentos na Fila".

Dica: É possível entrar na tela dos atendimentos na fila, acessando a opção "Atendimentos" e clicando na tecla de atalho "Atendimento na Fila" , no canto superior direito da tela.

O usuário pode buscar o atendimento utilizando a funcionalidade de pesquisa no Módulo de Gestão de Relacionamento com o Cliente.
PASSO 2: Clicar no ícone "Pesquisa" para realizar a busca do atendimento.
DICA: O usuário pode utilizar diversos tipos de busca/pesquisa no Sistema, conforme apresentado no tópico "5.4.4 FUNCIONALIDADE PESQUISA" no Material de Capacitação de Cadastro Básico. No exemplo, foi utilizado a pesquisa pelo número do atendimento (677).
PASSO 3: Selecionar o atendimento desejado e dar um "duplo clique" na descrição para abrir o atendimento.
PASSO 4: Selecionar a opção "Processos".
PASSO 5: Clicar em "Apropriar-se de um atendimento em uma fila".
PASSO 6: Clicar em "Executar".
O usuário responsável deve analisar todas as informações pertinentes do Pré-Projeto de Curso nas abas "Identificação", "Acompanhamento", "Dados Adicionais", "Parâmetros" e, caso necessários, os arquivos anexos ao atendimento na opção "Anexos" conforme os passos a seguir:
PASSO 7: Clicar em "Arquivos anexos do atendimento".
Após selecionar a opção de arquivos anexos do atendimento, o Sistema disponibilizará os arquivos anexados no workflow (atendimento), no exemplo, o Sistema lista os arquivos anexados conforme os passos anteriores de elaboração do Pré-Projeto de Curso.
PASSO 8: Selecionar o arquivo e clicar em "Editar", ou dar um duplo clique na descrição do arquivo.
PASSO 9: Após selecionar o arquivo, clicar em "Carregar Documento" para visualizar o relatório anexado.
Após a análise do Pré-Projeto de Curso o responsável deve avançar a etapa e inserir a decisão de aprovação, seguindo os passos:
PASSO 10: Clicar em "Avançar etapa".
PASSO 12: Clicar em "OK" após selecionar o "Status de conclusão da etapa".PASSO 11: Clicar no ícone e selecionar a decisão final ("Condição de conclusão da etapa atual".
PASSO 13: Clicar em "Executar".
PASSO 14: Clicar em "Bloco de Notas" para salvar o comprovante do atendimento, se necessário.
Após a aprovação do Pré-Projeto, o responsável deve elaborar o Projeto de Curso e encaminhar para aprovação. Logo, o mesmo deve abrir o atendimento (Pré-Projeto Aprovado) e dar sequência ao cadastro das informações dos parâmetros do atendimento.

Âncora
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ELABORAR PROJETO DE CURSO

Antes de concluir a inclusão das informações e anexos no workflow, o usuário deve criar a estrutura de curso no Módulo Educacional do Sistema, cadastrando o Curso, a Habilitação, a Matriz Curricular (com o status "Null" (em Branco), o(s) Período(s) da Matriz Curricular, as Disciplinas da Matriz (e seus complementos de 1 a 12), as Disciplinas Equivalentes (se houverem), as Optativas e Eletivas e por fim, se necessário, as Saídas Intermediárias.
AVISO: O passo a passo para cadastrar o Curso, está descrito no Material de Capacitação de Cadastros Básicos e não será apresentado neste material. Apenas, o procedimento para extrair e anexar os relatórios necessários ao atendimento e encaminhar para a aprovação da área responsável.
Após cadastrado o Curso no Sistema, o usuário deve extrair o relatório do Plano de Curso, em "Anexos" da Matriz Curricular, seguindo o passo a passo a seguir:
PASSO 1: Clicar na aba "Currículo e Oferta" e selecionar o ícone "Matrizes Curriculares".
PASSO 2: Selecionar a Matriz Curricular referente ao Curso e clicar em "Anexos".
PASSO 3: Clicar em "Relatórios" e selecionar a opção "Plano de Curso".
AVISO: O usuário deve salvar o relatório, pois o mesmo será utilizado para anexar no atendimento conforme próximos passos.

Após salvar o relatório do Plano de Curso, o usuário deve abrir novamente o atendimento referente ao Pré-Projeto (Aprovado) / Projeto de Curso (Em Elaboração) para finalizar o cadastro das informações do Projeto de Curso e encaminhar para aprovação. Para isso, será necessário anexar o Relatório "Plano de Curso" extraído do Módulo Educacional, além de emitir no próprio atendimento, o Relatório de "Projeto de Curso SENAI", para anexá-lo ao atendimento.
Primeiramente, o responsável deve apropriar-se do atendimento em questão, conforme passos a seguir.
PASSO 4: Clicar em "Atendimentos" na aba "Meus "Atendimentos".
PASSO 5: Selecionar o atendimento referente à solicitação.
PASSO 6: Selecionar a opção "Processos".
PASSO 7: Selecionar a opção "Apropriar-se de um atendimento em um fila".
PASSO 8: Selecionar a opção "Executar".
Após apropriar-se do atendimento, para finalizar o cadastro necessário no workflow (atendimento), o responsável pela elaboração do Projeto de Curso deve preencher as informações na aba "Parâmetros", inclusive o campo "Curso já ofertado no DR?", no qual, deve ser preenchido com a opção "Sim" ou "Não" e informado no campo abaixo o "Curso a ser aprovado", para que sejam emitidas as informações do curso cadastrado no Módulo Educacional.
AVISO: O responsável deve informar se o curso já é ofertado no Departamento Regional e clicar em "Salvar", após salvar, as opções no campo "Curso a ser aprovado" ficarão visíveis, seguindo a lógica abaixo:

...

DICA: Quando um curso estiver cadastrado com status INATIVO, ele não aparecerá na lista do "Curso a ser aprovado". Se cadastrado com o status ATIVO, aparecerá na lista do "Curso a ser aprovado", quando a opção do campo "Curso já ofertado no DR" estiver marcado como SIM. Para os casos com o status do curso "Null" (em Branco), aparecerá na lista do "Curso a ser aprovado", quando a opção do campo "Curso já ofertado no DR" estiver marcado como NÃO (ex: O curso teve o seu cadastro iniciado, no entanto, nunca foi liberado, por isso o status "Null" (em branco).
PASSO 9: Preencher as informações na aba "Parâmetros", informando se o Curso já é ofertado no DR.
PASSO 10: Preencher as informações na aba "Parâmetros" (Continuação).
PASSO 11: Clicar em "Anexos" do atendimento para extrair o relatório.
PASSO 12: Clicar em "Relatórios" e selecionar "Projeto de Curso".

AVISO: O usuário deve salvar o relatório de Projeto de Curso, pois o mesmo será anexado ao atendimento conforme os passos a seguir.
Para anexar os arquivos do Projeto de Curso, o usuário deve clicar em "Anexos" do atendimento e selecionar a opção de "Arquivos anexos ao atendimento", conforme passos a seguir.
PASSO 13: Clicar em "Arquivos anexos do atendimento".
PASSO 14: Clicar em "Incluir" para anexar um novo arquivo.
PASSO 15: Clicar no ícone para anexar um novo arquivo.
PASSO 16: Após anexar o arquivo, clicar em "Salvar" e "Ok" para retornar a tela de anexos.
PASSO 17: Após anexar os arquivos necessários, clicar em "Salvar" e "Ok" para retornar ao atendimento.
PASSO 18: Após anexar os arquivos, clicar em "Avançar etapa" para enviar para aprovação.
PASSO 19: Clicar em "Executar".
PASSO 20: Clicar em "Bloco de Notas" para salvar o comprovante do atendimento, se necessário.

Âncora
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APROVAR PROJETO DE CURSO

Após enviado para a aprovação, o responsável deve acessar o atendimento para realizar a análise e a decisão em relação a aprovação do Projeto de Curso, podendo optar por:

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O workflow (atendimento) seguirá para uma fila no grupo de aprovadores responsáveis, definidos previamente no Sistema, onde o responsável deve apropriar-se do atendimento e realizar a análise para a aprovação ou não do Projeto de Curso.
PASSO 1: Clicar em "Pesquisa".
PASSO 2: Selecionar o atendimento.
Ao abrir o workflow (atendimento), o responsável deve analisar as informações e anexos inseridos ao atendimento e informar o parecer final no campo Acompanhamento / Solução.
AVISO: No exemplo do material, a análise do workflow (atendimento) não passará pela a análise do órgão autorizador, foi considerado o responsável com alçada de aprovação.
PASSO 3: Analisar as informações nas abas do atendimento e clicar em "Processos" para acessar os anexos.
PASSO 4: Selecionar "Arquivos anexos do atendimento".
PASSO 5: Selecionar o arquivo em anexo.
PASSO 7: Clicar em "Ok" para retornar ao atendimento.PASSO 6: Clicar em "Carregar documento" para analisar o arquivo em anexo.
PASSO 8: Após analisar os arquivos e anexos e informações no atendimento, clicar em "Avançar etapa".
PASSO 10: Clicar em "Ok" após selecionar a decisão da análise.PASSO 9: Clicar no ícone e selecionar a "Condição de conclusão da etapa atual", informando a decisão da análise.
PASSO 11: Clicar em "Executar".

AVISO: Após a autorização/aprovação do Projeto de Curso pelo responsável, o usuário elaborador deve habilitar/alterar o status da Matriz Curricular para "Ativo ou Atual". A seguir, o workflow (atendimento) com o parecer final do aprovador responsável.

Âncora
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LIBERAR OFERTA DO CURSO (ALTERAR O STATUS DA MATRIZ CURRICULAR)

Após a autorização/aprovação do Projeto de Curso pelo responsável, o usuário elaborador deve habilitar/alterar o status da Matriz Curricular para "Ativo ou Atual". O usuário deve entrar no cadastro da Matriz Curricular referente ao curso aprovado para realizar a alteração do status, seguindo os passos a seguir.
PASSO 1: Clicar na aba "Currículo e Oferta" e selecionar o ícone "Matrizes Curriculares".


PASSO 2: Alterar o "Status" da Matriz Curricular.
AVISO: Após alterado o Status da Matriz Curricular, a mesma poderá ser ofertada na Unidade Operacional (Filial) que solicitou a aprovação do Projeto de Curso. Para tal, deverá ser criada a Matriz Aplicada na Filial autorizada.

Âncora
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AVALIAÇÃO DO CURSO

Após um determinado período definido pela Unidade Operacional / Departamento Regional / Departamento Nacional / Legislação, o Curso poderá passar por uma avaliação da qualidade, podendo ser descontinuado ou atualizado para permanecer ativo. Está análise é realizada através do Processo de Avaliação da Qualidade do Serviço Educacional Prestado ou uma análise externa. Em ambas as análises, o parecer final deve ser anexado ao atendimento do processo de Avaliação da Qualidade do Curso, mostrado a seguir.
O usuário deve abrir um novo workflow (atendimento) no módulo de Gestão de Relacionamento com o Cliente, na aba "Meus Atendimentos" na opção "Novo Atendimento".
PASSO 1: Selecionar o "Tipo de Atendimento" de Avaliação da Qualidade do Curso.
PASSO 2: Clicar no ícone para avançar.
PASSO 3: Preencher o campo "Assunto" referente à avaliação do Curso.
PASSO 4: Preencher no campo a descrição da solicitação.
PASSO 5: Preencher as informações na aba "Parâmetro".
PASSO 6: Preencher as informações na aba "Parâmetro".
PASSO 7: Preencher as informações na aba "Parâmetro".
PASSO 8: Após Preencher as informações para Avalição da Qualidade do Curso, clicar em "Avançar etapa".
PASSO 9: Clicar em "Executar" para avançar etapa.

Após o avanço de etapa, o atendimento é encaminhado para o grupo responsável por realizar a análise do Curso e propor sugestões de melhoria, caso necessário. Para isto, o responsável deve apropriar-se do workflow (atendimento), realizar a análise e informar as devidas melhorias.
PASSO 10: Selecionar o atendimento na fila.

PASSO 11: Selecionar a opção "Processos".
PASSO 12: Selecionar a opção "Apropriar-se de um atendimento em um fila".

PASSO 13: Clicar em "Executar".

Após apropriar-se, o responsável deve abrir o workflow (atendimento), realizar a análise do Curso e propor as melhorias necessárias, ao término, deve avançar a etapa conforme procedimentos a seguir.
PASSO 14: Clicar em "Avançar Etapa".
PASSO 15: Clicar em "Executar".

Após a análise da qualidade do curso, o responsável deve informar o parecer final sobre a continuidade ou descontinuidade do curso na Unidade Operacional. Para realizar esta atividade, o usuário responsável deve apropriar-se do atendimento em fila e executar o procedimento a seguir.
PASSO 16: Selecionar o atendimento.
Após selecionado, o usuário deve clicar em "Processos" e selecionar a opção "Apropriar-se de um atendimento em fila", conforme, imagem abaixo:

PASSO 17: Selecionar a opção "Apropriar-se de um atendimento em uma fila".
O usuário deve informar o parecer final no campo "Parecer da Aprovação" na aba "Parâmetros" e avançar para a próxima etapa, para concluir o workflow (atendimento).
PASSO 18: Após informar o parecer final, clicar em "Avançar Etapa".
PASSO 19: Clicar em "Executar".
PASSO 20: Informar o "Status da Conclusão da Etapa", ou seja, se o Curso está "Validado ou Descontinuado".
Após finalizar, o usuário responsável por concluir o workflow (atendente) deve entrar no Módulo Educacional, no cadastro da Matriz Curricular e alterar o status de acordo com o parecer registrado.
A Matriz Curricular pode:

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