Histórico da Página
Informações | ||
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Esta documentação é válida a partir da atualização 1.67.5 0 - LiquidLake. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma. |
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Índice | ||||||
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Objetivo
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Este guia tem o objetivo de apresentar uma visão geral sobre a plataforma Fluig, abordando os principais recursos e suas aplicações.
Dica | ||
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Para mais informações sobre a plataforma e seus recursos, assista também aos treinamentos disponíveis no Fluig Academy. |
Opção 'Ajuda'
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A central de Ajuda é destinada aos usuários finais, administradores da plataforma e desenvolvedores. Ela apresenta links para as documentações pertinentes ao conteúdo exibido na página e também permite a pesquisa pelos termos desejados pelo usuário. Estes links são classificados da seguinte forma:
- Manual do Usuário - Help Fluig,
- Documentação Técnica - Portal do Desenvolvedor
- FAQs- FAQ Fluig
- Vídeos How-to - Aprendizado Fluig.
Para acessar a ajuda do Fluig, verifique o ícone de Ajuda localizado em cada tela, ou pelo menu Configurações conforme demonstrado nas figuras abaixo.
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Navegação de documentos
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A Navegação de documentos tem como objetivo a gestão eficiente de documentos de uma organização. O Fluig agrupa diferentes formatos de arquivos, tais como: e-mails, relatórios, imagens, gráficos, vídeos, projetos e plantas, mantendo-os sempre atualizados com o controle de versão. Além das facilidades de acesso e segurança por usuário.
Conhecendo pastas
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Pastas são locais onde os documentos, normas, desenhos, planilhas e cronogramas são agrupados para facilitar a futura localização e navegação.
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- Siga os próximos passos e verifique como é fácil gerenciar documentos.
Acessando o local para publicação
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Você irá acessar as pastas para visualizar ou publicar um documento.
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Ex.: clique na pasta Plantando Ideias/Programa Plantando Ideias e acesse o documento “Filial”.
Criando uma pasta
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Para criar uma pasta basta seguir os seguintes passos abaixo:
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Visualizando documentos
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Veja como é fácil visualizar documentos inseridos dentro das pastas:
- Para visualizar documentos você pode navegar na estrutura de pastas.
- Faça buscas por documentos publicados no Fluig utilizando o campo O que deseja buscar?, exibido no topo do portal Fluig.
- Efetue buscas mais refinadas alterando as opções de busca.
Publicando um documento
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Veja como é fácil fazer a publicação de um arquivo no Fluig.
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Informações | ||
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Mais informações sobre a publicação de documentos podem ser obtidas na documentação Documento. |
Mais recursos!
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Conheça mais recursos e facilidades do ECM na plataforma Fluig:
Documento externo
Esta função permite que o Fluig faça referência a uma página da Internet. Mais detalhes sobre os documentos externos podem ser obtidos na documentação Documento externo.
Documento espelho
Tem como objetivo a publicação de um atalho para um documento em mais de uma pasta, sem a necessidade de duplicá-lo fisicamente. Confira mais informações sobre os documentos na documentação Espelhar documento.
Controle de versão e aprovações
Todas as modificações de um documento geram uma nova revisão ou uma nova versão, sendo possível restaurar a versão caso necessário. Além disso, é possível configurar um fluxo de aprovações, para que um documento passe obrigatoriamente pela avaliação de pessoas-chave antes de ser publicado. Saiba mais na documentação Definir critérios de aprovação para pasta ou para documento.
Controle de expiração
Todos os documentos podem ter um prazo de validade, para que sejam revisados e atualizados. Por isso, existe o controle de expiração, com um indicativo de quando o documento estará expirado e com a configuração de e-mails que serão disparados como notificação aos envolvidos. Confirma mais detalhes na documentação Documento avançado.
Ações sociais
Se você criou um documento e liberou as permissões de acesso, provavelmente você quer que outras pessoas o acessem e o leiam. Para ampliar a divulgação, é possível compartilhar esse documento e permitir que os usuários efetuem ações sociais, como apoiar, comentar, definir como favorito e também compartilhar. Cada visualização efetuada pelo usuário ficará registrada nas propriedades do documento.
Assuntos a serem acompanhados
Cada usuário pode definir as notificações que irá receber, e também os assuntos que gostaria de acompanhar. Confira mais detalhes na documentação Definir assuntos que acompanho.
Formulário
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Formulário é um tipo de pasta formatada, ou seja, todos os documentos (formulários) abaixo dessa estrutura terão o mesmo formato.
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- Formulário é um documento formatado que solicita informações pré-definidas.
- Os Formulários são normalmente utilizados para padronizar o registro de informações sobre algo que se deseja saber.
- No Fluig é necessário que o formulário seja criado no padrão HTML.
- Também podem ser utilizados para iniciar processos Workflow.
- Os registros de formulários devem sempre respeitar o padrão do Formulário onde foram criados e por esse motivo não podem ser movidos de um Formulário para outro. Para atender essa necessidade é possível criar documentos espelhos para exibir os formulários em pastas.
Publicando um formulário
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Para publicar um formulário siga os passos abaixo:
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Exportando um formulário
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Após a exportação, ao acessar a navegação de documentos na pasta de destino informada, será possível verificar que o formulário foi exportado com sucesso.
Publicando um registro de formulário
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O processo de publicação de registro de formulário na navegação de documentos do Fluig pode ser conferido nos passos abaixo:
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Workflow
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É um conjunto sequencial de atividades. Tem como objetivo fazer com que usuários, clientes, fornecedores e parceiros participem ativamente da empresa, administrando os processos, gerenciando fluxos de trabalho, desenhando e evoluindo processos simples e complexos, sustentados por formulários eletrônicos e administrados por regras parametrizáveis, interagindo com outros sistemas e aplicativos da empresa.
Tarefas
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As tarefas são atividades pontuais controladas pelo Fluig, elas são de responsabilidade de execução de um usuário ou de vários (Consenso), toda gestão de execução das atividades é pró-ativa, com envio de mensagens de execução e atrasos.
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Nota | ||
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A ordenação da lista de solicitações pelo número da solicitação é feita de forma alfabética, sendo que ele ordena pelo primeiro número considerado e não pela ordem numérica. Exemplo: em uma lista de 10, 7, 51 a ordem seria 10, 51 e 7 crescente e 7, 51 e 10 decrescente. |
Como criar um processo Workflow
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O processo de criação e configuração de processos Workflow no Fluig pode ser conferido nos passos abaixo:
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Informações |
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Veja o exemplo (attachment-required-wf) em nosso repositório aqui. |
Cadastrando um formulário de um processo Workflow
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Formulários, são documentos formatados que solicitam informações especificas. Além da opção de criação de formulários através do Fluig Studio, permite-se também a criação e inclusão de formulário no processo Workflow, diretamente pela ferramenta web.
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Cadastrando atividades de um processo Workflow
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Em um processo as atividades podem representar:
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- Na aba Geral: serão cadastradas informações principais da Atividade.
- Na aba Acompanhamento: será indicado quem receberá a notificação de acompanhamento, Tolerância e Frequência de notificação.
- Na aba Atraso: será indicado quem receberá a notificação de atraso, Tolerância e Frequência de notificação.
Na aba Esforço: será informado o tipo do controle de esforço e o esforço previsto.
Atividades automáticas
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Em processos Workflow é comum encontrarmos fluxos em que uma das atividades deve determinar qual o caminho que o fluxo deve tomar, baseado em uma série de informações. A escolha de qual atividade deve continuar o fluxo pode depender das informações inseridas em um formulário ou ainda de lógicas mais complexas, dependendo das aplicações de negócio.
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Atividades paralelas
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Em processos Workflow é comum encontrarmos atividades que deveriam trabalhar paralelamente. Para atender a essa situação a gestão de processos do Fluig disponibiliza mecanismos para possibilitar o uso de atividades paralelas.
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Cadastrando os fluxos das atividades
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Os fluxos representam os caminhos que levam uma atividade à outra, até o final do processo. Os fluxos criam a ligação entre as atividades e guiam os usuários na sequência correta de execução do processo.
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Cadastro dos fluxos das atividades.
Criando um Link
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Quando estamos preparando as instruções de uma atividade ou de um processo Workflow, é comum precisarmos buscar informações de outro arquivo ou site.
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- Crie um processo workflow ou selecione um existente.
- No campo Instruções na aba Geral (do processo ou atividade) é necessário inserir a tag [WD:999999], onde 999999 deve ser substituído pelo número do documento no Fluig.
Visualizando o documento através do link criado
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- Escolha um processo Workflow que tenha um link cadastrado.
- Neste processo, você poderá acompanhar as instruções e o link para o documento no canto esquerdo da tela.
Exemplo de criação de um processo
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Iremos construir um Workflow simples, que será muito útil para o entendimento das facilidades de funcionamento do Fluig. O Workflow tem as seguintes atividades: Início, Aprovação e Fim.
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Qualidade
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O Fluig possui recursos que apoiam a área da Qualidade na gestão das normas, garantindo a certificação ISO9000-2000. Esses recursos permitem e facilitam os controles de aprovação, acesso, validade, versões, revisões e distribuição de normas e procedimentos.
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- Cadastro de áreas.
- Impressão de cópia controlada.
- Log de cópias controladas emitidas.
- Geração de lista mestra.
Cópia Controlada
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Em ambientes empresariais existem documentos que possuem a impressão controlada, pois a via impressa deve sempre possuir a sua distribuição de forma controlada, garantindo também a autenticidade da informação. Isso ocorre com mais freqüência com documentos administrados pela Gestão da Qualidade, como por exemplo, normas, técnicas e metodologias.
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Informações |
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Veja o exemplo em nosso repositório aqui. |
Lista Mestra
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No Fluig é possível criar uma lista mestra, ou seja, uma lista contendo todos os seus documentos, podendo listar também os documentos presentes em suas subpastas, se assim for definido.
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Saiba mais sobre esse recurso acessando o help Obter lista mestra da pasta.
Social e comunidades
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O item Social permite acessar as últimas notícias e comentários feitos pelos usuários que fazem parte de sua rede, como seguidores ou integrantes de uma comunidade. Já o item Comunidades possibilita ao colaborador visualizar as comunidades das quais participa.
Publicações
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A plataforma possibilita a criação publicações na própria timeline ou em comunidades, incluindo tags, documentos, fotos, imagens, vídeos, formulários e artigos. Sobre cada publicação, os usuários podem mencionar outros usuários, comentar, apoiar, compartilhar e acompanhar os temas discutidos. Para saber mais sobre as publicações, consulte a documentação Publicação.
Comunidades
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Por meio do recurso de comunidades, é possível acompanhar as comunidades existentes e receber notificações sempre que for adicionada uma nova publicação nas comunidades que estão sendo acompanhadas. É possível criar comunidades com participação e conteúdos restritos a quem for convidado, e também configurar os conteúdos que poderão ser postados na timeline da comunidade.
Configurações e personalizações
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A plataforma Fluig oferece diversos recursos de personalização e configurações para os administradoresno Painel de controle. Acesse a documentação Painel de controle e confira as parametrizações e recursos disponíveis.
Padrão visual
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É possível personalizar seu visual padrão, por meio da escolha de um tema e uma skin. Existem dois temas disponíveis para seleção: o clássico e o snowflake, e duas skins disponíveis: clássico e flat. A seleção de tema pode ser feita no Painel de Controle > Personalização > Temas. Para mais informações, consulte nossa documentação sobre Temas.
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Notificações
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Outra configuração possível é de notificações a serem enviadas pela plataforma. O administrador configura, no recurso de Notificações do Painel de Controle, as notificações que devem ser enviadas para os novos usuários que serão incluídos na plataforma. Após ter acesso à plataforma, cada usuário pode configurar suas próprias notificações, utilizando o recurso de Configuração de notificações.
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