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CONTEÚDO

  1. Visão Geral  - Objetivo
  2. Definição da Regra de Negócio
  3. Configurações e Relatório utilizadosExemplo de utilização
  4. Campos e parâmetros
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

...

Recomenda-se, ainda, que contingências passivas sejam evidenciadas pela contabilidade em quadros auxiliares e nas Notas Explicativas dos Demonstrativos Contábeis e Fiscais.


02. DEFINIÇÃO DA REGRA DE NEGÓCIO

No módulo contábil, será necessário incluir uma Visão Gerencial que atenda as configurações necessárias para LDO - Demonstrativos de Riscos Fiscais e Providências  conforme exemplo:


Exemplo do Demonstrativo de Riscos Fiscais e Providências:

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

No módulo contabil teremos que seguir as 3 etapas para emissão de demonstrativos:

  • Importar a visão gerencial com leiaute apropriado para LDO Riscos Fiscais e Providências e configurar range de contas contábeis para cada conta gerencial
  • Cadastrar uma configuração de livros amarrando o código da visão gerencial referente LDO
  • Imprimir relatório DRE informando a configuração de livro referente a LDO assim como o exercício em questão, moeda, tipo de saldo e etc.

Cadastro "Visão Gerencial" (CTBA160) utilizada na configuração de livros informada no parâmetro da RIS importar o arquivo .cve disponível no exemplo acima:

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Outras Ações / Importar Estrutura:

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Nos parâmetros informar o nome do arquivo .cve a ser importado:

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Pressionar Alterar e configurar range de contas contábeis referente a cada conta gerencial:

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Cadastro "Configuração de Livros" (CTBA130):

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Incluir uma configuração de livro referente DFC com a visão amarrada.

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Colunas:


Passivos Contingentes
Identifica riscos fiscais decorrentes de compromissos firmados pelo Governo em função de lei ou contrato e que dependem da ocorrência de um ou mais eventos futuros – que podem ou não ocorrer – para gerar compromissos de pagamento.


Providências
Identifica as providências a serem tomadas em relação aos respectivos riscos fiscais, caso estes se concretizem.


Linhas:


Demandas Judiciais

Estima o montante relativo a ações judiciais em andamento contra o ente federativo nas quais haja a probabilidade de que o ganho de causa venha a ser da outra parte.


Ao fazer a estimativa, considerar os principais tipos de ação judicial, tais como:

  1.  Demandas judiciais contra a atividade reguladora do Estado:
    1. Indexação e controles de preços;
    2. De ordem tributária e previdenciária;
    3. Outras demandas judiciais;


2. Demandas judiciais contra empresas estatais dependentes;

3. Demandas judiciais contra a administração direta e indireta:

a. Privatizações, liquidação ou extinção de órgãos ou empresas;

b. Reajustes salariais;


4. Demandas trabalhistas contra o ente federativo;

5. Outras demandas judiciais.


Dívidas em Processo de Reconhecimento

Dívidas ainda não assumidas formalmente que apresentam probabilidade de serem incorporadas ao passivo devido, por exemplo, a decisões judiciais.


Avais e Garantias Concedidas

Estima o montante que apresenta probabilidade de vir a ser gasto pelo ente federativo para honrar fianças e avais concedidos em operações de crédito direta ou indiretamente pelo ente federativo a favor de outros entes federativos e entidades dos setores público e privado, inclusive com recursos de fundos de aval, a assunção de risco creditício em linhas de crédito, o seguro de crédito à exportação e outras garantias de natureza semelhante que representem compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual.


Assunção de Passivos

Estima o montante que apresenta probabilidade de vir a ser gasto pelo ente federativo com o objetivo de proteger o cidadão ou sistemas importantes do Mercado contra inadimplências, falências, altos prejuízos, ou garantir a credibilidade desses sistemas frente a fatores agudos adversos. Ao fazer a estimativa, considerar os principais tipos de situações que podem advir:


  1.  De órgãos da administração direta ou indireta;
  2.  De entidades privadas;
  3.  De Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos;
  4.  De Entes da Federação;
  5.  Do Regime Geral de Previdência Social;
  6.  Do Banco Central; e
  7.  Da assunção de outros passivos.


Assistências Diversas

Estima o montante que apresenta probabilidade de vir a ser empregado pelo ente federativo com o objetivo de fazer frente a calamidades públicas e que, por não serem recorrentes, não foram planejados. Recomenda-se que o ente federativo explicite o tipo de assistência emergencial que ele está prevendo, por exemplo, se é assistência contra seca, enchentes, catástrofes, epidemias etc.


Outros Passivos Contingentes

Estima o montante que apresenta probabilidade de vir a ser empregado pelo ente federativo para fazer frente a outros tipos de passivos contingentes.


Demais Riscos Fiscais Passivos

Identifica outros tipos de riscos fiscais, como os riscos orçamentários


Frustração de Arrecadação

Estima o montante de redução de arrecadação que apresenta probabilidade de vir a ocorrer no exercício, decorrente de, por exemplo, cenários macroeconômicos desfavoráveis não previstos na época da elaboração do Orçamento.


Restituição de Tributos a Maior

Estima o montante de devolução de tributos a maior que apresenta probabilidade de vir a ocorrer no exercício.


Discrepância de Projeções

Estima o montante de redução no valor dos ingressos ou de aumento no valor dos desembolsos que apresentam probabilidade de vir a ocorrer no exercício, decorrentes de evolução desfavorável de indicadores econômicos empregados na época da elaboração do Orçamento, tais como:


  1. a) Taxa de crescimento econômico;
  2. b) Taxa de inflação;
  3. c) Taxa de câmbio;
  4. d) Taxa de juros;
  5. e) Salário mínimo;
  6. f) Outros indicadores.


Outros Riscos Fiscais

Estima o montante que apresenta probabilidade de vir a ser empregado pelo ente federativo para fazer frente a outros tipos de riscos fiscais.


03. CONFIGURAÇÕES E RELATÓRIO UTILIZADO


Configuração dos Lançamentos Contábeis:


Os Riscos Fiscais deverão ser configurados como tipo de lançamento = PREVISTO, deve ser usado pois tratam-se de previsões que podem causar riscos as contas públicas, mas ainda não estão confirmados. 

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Tela apresentada na consulta padrão para escolha do Tipo de Saldo:


Após inserir as informações nos cadastros e as movimentações correspondentes, emitir o relatório DRE (CTBR510.PRW) no caminho Relatórios / Demonstrativos / 

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Parâmetros do relatório:

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Relatório impresso:

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03. CAMPOS e PARÂMETROS

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