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  • Controle de Solicitação para Emissão de Nota Fiscal / Recibos

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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Listagem
  3. Processos
    1. Geração do Pedido de Nota Fiscal / Recibo
    2. Cancelar solicitação de pedido de nota fiscal
  4. Anexos
    1. Movimentos
      1. Imprimir Movimentos
  5. Visão do controle de pedido


01. VISÃO GERAL


Aviso

Neste documento, onde se lê "BackOffice", entende-se por BackOffice - TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento (antigo RM Nucleus).


Permite selecionar um atendimento para solicitar a emissão de um documento no BackOffice, disponibiliza a utilização de filtros para gerenciar o controle de solicitações.


Através desta funcionalidade você poderá solicitar emissão de Nota Fiscal para paciente que possuir gastos particulares lançados para ele, sejam eles particulares, não cobertos pelo convênio ou co-participação. Caso este paciente queira quitar seus gastos particulares antes da Alta, a equipe de Faturamento deverá gerar uma nova parcial da conta e emitir uma nota fiscal para o paciente desta parcial fechada.


Os processos de integração com o BackOffice  são realizados através do botão "Processos", onde são disponibilizados os processo abaixo. O controle de acesso a estas opções pode ser configurado no cadastro de Perfis.


  •   Controle de Solicitação p/ Emissão de Nota Fiscal / Recibos

Utilizado para solicitar a emissão de Nota Fiscal / Recibos ao BackOffice.

No processo antigo era necessário gerar o pedido e solicitar ao BackOffice. Após a migração, estes 2 processos foram unificados, sendo necessário apenas solicitar a emissão da NF / Pedido ao BackOffice


  •   Geração de pedido de Nota Fiscal / Recibos

Utilizado para realizar a geração de pedido de nota fiscal e a solicitação de emissão de documento para o RM Nucleus. Ao finalizar o processo o sistema passa o status da solicitação para "Gerado".


  •   Cancelar solicitação de pedido de nota fiscal

Utilizado para realizar o cancelamento do pedido de nota fiscal. Ao finalizar o processo o sistema passa o status da solicitação para "Cancelado".


02. Listagem do atendimentos

Serão listados no grid os registros das contas de particular interno/externo e convênio particular interno/externo que estiverem com o status da conta igual a liberado e mais os pedidos já existentes.

Segue abaixo descrição do possíveis status:

  • Inicial: Sem nota;
  • Aberto: Não integrado com Backoffice RM;
  • Gerado: Integrado com Backoffice RM;
  • Cancelado: NF cancelada.

03. Processos

3.1 Geração de pedido de Nota Fiscal / Recibos

Informações

Foi realizado melhoria na Geração de Nota Fiscal/Recibos após a migração, e o que anteriormente consistia em 2 etapas separadas foi unificado em um único processo.

A tela principal exibirá todas as contas passíveis de emissão de NF/Recibo e o processo de "Geração de pedido de Nota Fiscal / Recibos" fará tanto a geração da solicitação de nota fiscal quando a emissão de movimento para o BackOffice RM.



Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
PacienteCampo informativo que exibe o código e nome do paciente. 
AtendimentoCampo informativo que exibe o código do atendimento.
Tipo de FaturamentoCampo informativo que exibe o tipo de faturamento podendo ser Fatura, Nota Fiscal ou Sem Ônus.
Grupo do ConvênioCampo informativo que exibe o Grupo do Convênio.
ParcialCampo informativo que exibe o código da parcial do atendimento.
Data InicialCampo informativo que exibe a data inicial da parcial.
Data FinalCampo informativo que exibe a data final da parcial.
Agrupa lançamentosPermite agrupar todos os lançamentos em uma única discriminação. Estará habilitado somente para os casos em que o parâmetro "Utilizar sempre discriminação única na NF" nos Parâmetros Gerais do Faturamento estiver marcado e existir ao menos um produto vinculado a coligada.
Data ProcessamentoPermite informar a data de processamento que não poderá ser menor do que a data informada no campo Data Inicial.
ControleSelecionar o tipo de gasto entre as opções Gastos de Convênio, Gastos Particulares e Todos os Gastos. Obrigatório informar uma das opções.
Responsável FinanceiroSelecionar o responsável financeiro do paciente. Campo de preenchimento obrigatório.

Campo Controle

Atualmente o campo controle disponibiliza três opções para gerar a Nota Fiscal:

  • Gastos de Convênio;
  • Gastos Particulares;
  • Todos os Gastos.

Para que o sistema identifique e permita o usuário a utilizar cada uma das opções, deve ser observada as regras para geração:

A primeira regra a ser considerada é referente a outras gerações de pedido de Nota Fiscal já efetuadas:

  1. Caso já tenha uma geração de pedido de Nota Fiscal que foi efetuado com a opção ‘Todos os Gastos’, então todas opções estarão desabilitadas para pedidos de parciais futuras e somente a opção "Todos Gastos" estará selecionada.
  2. Caso já tenha uma geração de pedido para "Gastos de Convênio" então:
  • Se o campo "Grupo de Convênio" no cadastro de convênios estiver informado como PARTICULAR(999), então todas opções estarão desabilitadas e somente a opção "Todos Gastos" estará selecionada.
  • Caso o campo "Grupo de Convênio" no cadastro de convênios estiver informado com um grupo NÃO PARTICULAR, então estará selecionado somente a opção ‘Gastos Particulares’ e as demais opções estarão desabilitadas.


Para os casos em que não existe nenhum pedido de geração de Nota Fiscal:

  1. A primeira regra a ser considerada será o campo ‘Grupo de Convênio' no cadastro de convênios. Se estiver Informado como PARTICULAR(999), então o sistema seleciona somente a opção "Todos Gastos" e as demais opções estarão desabilitadas;
  2. No caso do campo ‘Grupo de Convênio' no cadastro de convênios não seja PARTICULAR então:
  • A opção ‘Gastos Convênio’ poderá ser selecionado e todas opções HABILITADAS quando o Tipo de Faturamento for igual a Nota Fiscal e nenhum outro pedido de geração de Nota Fiscal tenha sido realizado;
  • A opção ‘Gastos Particulares’ estará selecionada e todas opções desabilitadas quando o campo ‘Tipo de Faturamento’ no convênio for diferente de Nota Fiscal.

Visão do processo:

Convenio:


Campo Responsável Financeiro

Após selecionar o responsável financeiro do paciente e avançar no processo, o sistema tenta buscar no cadastro de Cliente/Fornecedor um registro já existente com o seu documento (CPF/CNPJ).

Quando o responsável financeiro selecionado é brasileiro:

  1. Caso não seja encontrado, o sistema integra um novo cadastro de Cliente/Fornecedor com o responsável selecionado.
  2. Caso seja encontrado mais de um registro com o mesmo documento (CPF/CNPJ), o sistema apresentará a lista destes registros para seleção obrigatória e vinculo no cadastro de Cliente/Fornecedor.

Quando o responsável financeiro selecionado é estrangeiro:

  1. Caso possua documento (CPF/CNPJ) informado, o sistema tenta buscar no cadastro de Cliente/Fornecedor um registro já existente com esse documento.
  2. Caso possua documento (CPF/CNPJ) informado e for encontrado mais de um registro, o sistema então apresentará a lista destes registros para seleção opcional. Se nenhum registro for selecionado, o vinculo é feito com o responsável financeiro.
  3. Caso não possua documento (CPF/CNPJ) informado, o sistema então exibirá todos os registros de Cliente/Fornecedor que são estrangeiros e estão ativos. A seleção é opcional e caso não seja selecionado nenhum, o vinculo é feito com o responsável financeiro.


Campo Valor Desconto

Esta opção é habilitada quando o parâmetro em Opções | Parâmetros | Parâmetros Gerais | Faturamento | Permitir informar desconto sobre o valor total no momento de integrar lançamentos no "Controle de Solicitação p/emissão de NF/Recibo" está habilitado. 

Ao preencher o valor de desconto, o processo irá ratear o valor pelos itens da nota, calculando percentual de desconto sobre o valor total e aplicando a cada item.


Controle de documentos SAME

O processo gera em sua execução um documento para controle no SAME, para verificação do documento gerado, pode-se visualizar na aba Faturamento → Outros → Controle de Documentos.


Agrupamento de Gastos

Agrupamento de todos os lançamentos em uma única descrição:

Esta opção é habilitada quando o parâmetro em Opções | Parâmetros | Parâmetros Gerais | Faturamento / Utilizar sempre discriminação única na NF  estiver selecionado e se houver algum produto parametrizado para utilização na descrição única em Opções | Parâmetros | Integração RM Nucleos | Aba geral / Pedido NF/Recibo Paciente.

 

Agrupamento dos lançamentos por Grupo de Gastos:

O agrupamento dos gastos por grupo de gastos é realizado quando o parâmetro em Cadastros | Faturamento | Grupos de Gasto / Agrupa Nota Fiscal estiver marcado e a parametrização do item "Agrupamento de todos lançamentos em uma única descrição" desmarcada.

Agrupamento dos lançamentos por Codificação:

O agrupamento dos gastos por codificação é realizado quando o convênio referente ao pedido possuir produtos associados em Cadastros | Faturamento | Condições Contratuais com Convênios / Padrão de Faturamento e Codificação

Para essa parametrização ser executada é necessário que os parâmetros dos itens "Agrupamento de todos lançamentos em uma única descrição" e "Agrupamento dos lançamentos por Grupo de Gastos" estejam desmarcados.


3.2  Cancelar solicitação de pedido de nota fiscal

Para execução desse processo somente um registro por vez deve ser selecionado. Além disso, o código do pedido deve ser diferente de nulo e a nota fiscal não pode já ter sido cancelada. É necessário informar um motivo para o cancelamento:

Durante a execução do processo, o status do pedido é mudado para "Cancelado".

Caso o pedido esteja com o status "Gerado" (Integrado com Backoffice RM), no processo de Cancelamento do Pedido existirá duas opções de ação no movimento do Backoffice.

Sendo essas de Cancelamento ou Exclusão do Pedido de NF do Backoffice, que fará com que o movimento seja cancelado ou excluído respectivamente:

04. Anexos

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Processo Gerar

Processo Emitir relatório
Movimento 

Este anexo exibe movimentos financeiros referente ao pedido selecionado, ou seja, integração do RMSaude com o  Backoffice RM.  

Para que os movimentos possam ser exibidos nesse Anexo, o pedido deve estar com status = G e na grid da visão com o Ref. TOTVS BackOffice preenchido, caso contrário de ser feito o processo de Gerar Movimentos para que as informações sejam exibidas.

4.1 Movimentos

4.1.1 Imprimir Movimentos

É necessário algumas permissões para o usuário ter acesso a esse processo. Para alterar essas permissões siga estes passos:

Acesse o anexo "Permissões por tipo de movimento" do usuário desejado.

Habilite a permissão "Imprimir" do movimento NF/Recebimento Particular (2.2.21).

Como este processo é integrado ao BackOffice, também é necessário conferir as suas permissões de usuário.

Com essas permissões o usuário consegue fazer a impressão.

05. Visão do controle de pedido

Principais Campos e Parâmetros - da Identificação

CampoDescrição
Paciente
Data do Pedido
Valor Total
Responsável
CPF/CNPJ
Cód. Cliente/Fornecedor
Atendimento
Seq.Parcial
Controle
Histórico de Solicitações

Principais Campos e Parâmetros - do Itens de Pedido

CampoDescrição
Identificador do Produto
Centro de custo
Quantidade
Valor Unitário
Valor Total

Card documentos
InformacaoUse esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.
TituloIMPORTANTE!


06. TABELAS UTILIZADAS

  • SZPEDIDOATEND = Identificação do Pedido de Atendimento
  • SZPEDIDOATENDIT = Itens do Pedido de Atendimento
  • SZATENDIMENTO = Atendimentos