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No mundo dos negócios, onde as empresas precisam ter controle sobre suas operações e, ao mesmo tempo, agilidade para atender aos diversos processos que acontecem simultaneamente foi criado o Portal TOTVS Obras e Projetos.




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Neste Portal Web o usuário tem a possibilidade de selecionar a Coligada e o Projeto conforme modelo abaixo, respeitando as parametrizações e permissões do RM para o usuário.

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Deck of Cards
idPaginageral
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labelInstalação e Configuração
Deck of Cards
id.
Card
labelInstalação
  • Na instalação da biblioteca do RM deve-se atentar a porta informada para o host para que seja utilizado nas configurações posteriores.

  • É obrigatório que esteja instalado o URL Rewrite como componente do IIS. Esse componente permite que a URL do site seja reescrita durante a navegação.

  • É importante verificar também em Tipos de MIME se o tipo de mime ".json" está inserido.

Observação: O cadastro do Tipo de MIME é necessário para que o IIS consiga ler os arquivos ".json" do Portal. A verificação é necessária pois caso o MIME não estiver cadastrado o portal pode apresentar erros na leitura dos arquivos.

Card
labelConfigurando ISS

Ao finalizar a instalação da Biblioteca do RM Portal, será criado um site no IIS com o nome FrameHTML. O site é criado e toda a comunicação do IIS acontece na pasta C:\TOTVS\CorporeRM\FrameHTML

  • O IIS realiza interações com a pasta do site e ele deve ter permissão total de acesso a pasta. É necessário inserir nas propriedades da pasta o controle total para o IIS: NOMEDAMAQUINA\IIS_IUSRS.

  • Uma das melhores formas de se testar a comunicação do IIS com a pasta é abrir o site logo após essas configurações é abrir o site pelo Procurar Site:

  • Se o site for aberto sem nenhum erro é porque a comunicação entre a pasta e o IIS está corretamente configurada. Caso encontre algum erro nesse passo vá até a aba desse documento com nome Erros e Soluções.

Site aberto:

  • Com o site aberto navegue entre as pastas RM/Login/Login.aspx ou simplismente insira na URL do navegador dessa forma http://localhost:8080/RM/Login/Login.aspx. Ressaltando que, no caso a minha porta de comunicação do IIS é :8080 conforme exibido no IIS na etapa Procurar site. Caso a porta cadastrada no IIS seja diferente deve ser informada a porta  correta para realizar esse segundo teste de validação. Se a página de login aparecer com sucesso sem exibir nenhum erro é porque a comunicação do IIS com a pasta está correta.

Página de Login:





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labelConfiguração Web.config e Host

É de extrema importância que o arquivo Web.config (C:/TOTVS/CorporeRM/FrameHTML/Web.config) e a configuração do RM.Host ou RM.Host.Service (C:/TOTVS/CorporeRM/RM.Net) estejam corretamente preenchidos pois eles carregarão a informação da base de dados para o Portal. 

  • RM.Host ou RM.Host.Service (Não use os dois ao mesmo tempo e com a mesma porta para que não há conflito de comunicação)
    • Antes de qualquer alteração, o Host deve estar desativado.
    • Os valores para "DefaultDb", "Port" e "ApiPort" deve estar informados corretamente:
      • "DefaultDB": é o nome do alias que será utilizado por default ao acessar o Portal RM. (Extremamente importante para acesso no Portal TOTVS Obras e projetos);
      • "Port": é a porta do host;
      • "ApiPort": é a porta onde será realizada a comunicação da API. (Extremamente importante para acesso no Portal Obras do TOTVS Obras e projetos, caso não exista essa tag no host o sistema utiliza o valor 8051 como default).

Lembrando que, as portas informadas para o host na chave Port e a porta informada na chave ApiPort deve estar permitidas no Firewall para que a comunicação funcione corretamente.

  • Web.config
    • Os valores para "Port", "Host" e "ServiceAlias" deve estar informados corretamente.:
      • "Port": o valor da porta informada é o valor da porta do Host, seja ele RM.Host ou RM.Host.Service;
      • "Host":  é o nome da máquina;
      • "ServiceAlias": é o nome do alias que será utilizado.

Caso não há essas configurações inseridas no arquivo inseri-las para que o sistema funcione corretamente.

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labelParametrização do Mapa

Acessar a plataforma de mapas do google : https://cloud.google.com/maps-platform/?hl=pt

Clicar em Primeiros Passos:


Selecionar o projeto google:

Caso não há nenhum projeto criado, ao clicar sobre a seta é possível inserir um novo projeto.

Ao avançar, será exibida a página para configurar o faturamento do Google Maps Plataform:

Informar a Etapa 1 e continuar.

Informar corretamente todos os dados na Etapa 2 e clicar em "INICIAR MINHA AVALIAÇÃO GRATUITA".

Ao avançar na Etapa 2, será exibida a ativação da Plataforma do Google Maps e clicando em "PRÓXIMA" será exibida a chave do Google Maps criada.

Agora adicione a sua Chave da API em Serviços Globais | Ambiente | Parâmetros | Parâmetros Globais | Google | Google Maps

Caso seu ambiente possua proxy, preencha as configurações do proxy.

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labelConfiguração Monitor de Obras
  • A última configuração que deve ser feita para o correto funcionamento do Portal TOTVS Obras e Projetos é informar o valor correto desejado no arquivo config.json (C:\totvs\CorporeRM\FrameHTML\Web\App\Prj\PortalTopWeb\config\config.json).
  • O arquivo não possui muitas informações mas deve se manter atento ao preenchimento para que ele funcione corretamente.
    • Após a instalação o arquivo estará preenchido conforme abaixo:

  • "apiServer": endereço da API para ser acessado no Portal TOTVS Obras e Projetos.
    • Devem ser informados os valores corretamente;
    • A porta da API deve estar preenchida com a mesma porta informada na configuração do Host:  "ApiPort". Se a tag estiver com valor 8052 a porta deve ser alterada;
    • O endereço localhost limita o acesso no portal somente para quem está na máquina localmente. Para acessos externos o endereço deve ser alterado para o nome completo do computador (Exemplo: http://bhn050102752.bh01.local:8051)

  • "apiKeyGoogleMaps": chave gerada pelo google maps para que as localizações dos apontamentos provenientes do TOP Mobile sejam visualizadas no Portal TOTVS Obras e Projetos.
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labelAcessando o Monitor de Obras

A URL de acesso do Portal TOTVS Obras e Projetos é http://localhost:8080/web/app/Prj/PortalTOPWeb/index.html. Ressaltando que, nessa URL informada, http://localhost:8080 é apenas um exemplo e caso há alteração para o nome completo do computador no arquivo config.json essa URL deverá ser alterada. (Exemplo: http://bhn050102752.bh01.local:8080/web/app/Prj/PortalTOPWeb/index.html) 

  • A base que estiver informada no alias cujo o valor está informado no "DefaultDB" será a base acessada no login.
  • O usuário para login deve ser o usuário de login no RM.


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labelErros e Soluções
  1. Um dos primeiros erros que podem acontecer no teste da comunicação do IIS é relacionado a configuração "directoryBrowse". Em alguns casos ele está definido como "false" e o Portal necessita que a configuração esteja "true".

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1.1. Para realizar o ajuste é necessário entrar no editor de configurações e alterar o "directoryBrowse" para true e aplicá-la

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2. Erro 403 - Forbidden: Acess is denied

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2.1. Esse erro na maioria das vezes pode acontecer pois a configuração de Autenticação Anônima do IIS está incorreta. Para alterar deve-se acessar a Autenticação → Selecionar a Autenticação Anônima com um clique → Editar → Informar a Identidade de usuário anônimo: Identidade de pool de aplicativos

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3. Erro por ausência do arquivo ou ausência de informação no arquivo Alias.dat (C:/TOVS/CorporeRM/RM.Net/Alias.dat)

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3.1. Para corrigir esse erro o arquivo deve existir na pasta. Esse erro não é tão comum de acontecer quando se instala a Biblioteca RM e em seguida o Portal, pois na instalação da Biblioteca RM já se informa uma base de dados e automaticamente essa base será preenchida no arquivo Alias.dat 








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labelMonitor de Obras

Monitor

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labelPedido

Pedido 

Para a funcionalidade do Pedido no TOTVS Obras e Projetos foram desenvolvidas telas Web para que o usuário possa ter um acesso mais ágil e prático da funcionalidade. 
Foram desenvolvidas todos os cadastros e visões de anexo para o Pedido da seguinte forma: 

  • Tela com a listagem dos pedidos salvos na base de dados com opções de Fazer Novo Pedido, Visualizar, Editar e Excluir;


  • Ao fazer novo pedido é apresentando uma tela para preenchimento dos campos.


  • Ao editar o pedido é apresentado uma tela detalhada contendo:
    • Item de Pedido;


    • Ao expandir um item são apresentados os seguintes detalhamentos:
      • Contratos;
      • Datas de Necessidade;
      • Datas de Entrega;
      • Preço Orçado;
      • Produtos;
        • Opção de Editar item mostrando detalhes da compra separado por Tarefa, com possibilidade de alterar a Necessidade dos mesmos;



  • Ao clicar em Editar itens, é exibido uma tela com os itens do insumo, e ao clicar no itens os campos de edição são carregados



      • Histograma;
        • 511pxRequisição;
        • Necessária;
        • Pedida;

    • Informações do Pedido;
      • Status;
      • Data Requisição;
      • Tipo de Requisição

    • Configuração;
      • Utiliza Preço Orçado;
      • Tipo de Movimento;
      • Local de Estoque;

Para os processos foram desenvolvidas telas Web todos os processos que envolvem o Pedido, de acordo com :

  • Pedido
    • Criação do Pedido;
    • Visualizar Movimento, com a opção de rastreio;
    • Excluir Movimentos;
    • Importar preços cotados;
    • Rateio de Produtos;
    • Excluir Pedido;
    • Envia pedido para Suprimentos/Faturamento gerando apenas 1 (um) movimento.
    • Envia pedido para  Suprimentos/Faturamento gerando 1 (um) mov. por data de entrega

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labelPedido Extra

Pedido Extra

O Pedido Extra tem a finalidade de controlar os gastos extras, ou seja, material além do planejado. São controladas todas as movimentações de pedidos, autorização do pedido, quantidade pedida para determinada tarefa e principalmente as pessoas envolvidas no processo.

Para a funcionalidade de cadastro do Pedido Extra no TOTVS Obras e Projetos foram desenvolvidas telas Web para que o usuário possa ter um acesso mais ágil e prático da funcionalidade. 

Foram desenvolvidas todos os cadastros e visões de anexo para o Pedido Extra da seguinte forma: 

  • Tela com a listagem dos pedidos de materiais extras salvos na base de dados com opções para Adicionar, editar, visualizar e excluir ;

 

Tela com os detalhes do Pedido Extra;

  • Item de Pedido Extra;
  • Status do Pedido;
  • Data Requisição;
  • Configurações:
    • Utiliza Preço Orçado;
    • Responsável;
    • Tipo de Movimento;
    • Local de Estoque;

 

De acordo com o status do pedido haverá um botão para executar os processos:

  • Retornar para criação: Quando o pedido está no status "Em aprovação" e deseja-se realizar alterações no pedido.
  • Enviar para Aprovação: Quando o pedido está no status "Em criação" e pronto para ser analisado e aprovado.
  • Finalizar Aprovação: Quando o pedido está no status "Em aprovação" e houve alguma alteração individual em algum item, ou seja foi aprovado parcialmente.
  • Aprovar Pedido Extra: Quando o pedido está no status "Em aprovação" e deseja aprovar o pedido por completo, sem nenhuma ressalva.
  • Reprovar Pedido Extra: Quando o pedido está no status "Em aprovação" e deseja reprovar o pedido por completo.

Não será possível selecionar múltiplos registros para execução dos processos, seguindo o padrão de uso Web, devendo executar item a item. Foram migados todos os processos que envolvem o Pedido:

  • Pedido
    • Retornar para criação
    • Enviar Pedido Extra para Aprovação
    • Finalizar Aprovação de Pedido Extra
    • Aprovar Pedidos Extra
    • Reprovar Pedidos Extra
    • Gerar 1 Movimento
    • Gerar Movimento por Data de Entrega
    • Excluir Movimento
  • Anexo Item do Pedido
    • Aprovar item
    • Reprovar Item
    • Aprovar Item Parcialmente
    • Colocar Itens em Análise
  • Movimento
    • Rastreamento de movimento foi mantido o comportamento similar ao da interface WinForms, onde o usuário somente executa o processo e recebe como retorno a mensagem com o status de processamento.


  • Ao Adicionar um novo Item de Pedido Extra, existe o campo "Manter preenchimento do último item adicionado".
    • Caso esteja marcado, ao Adicionar Novo Item, a tela deve vir preenchida com os dados do último item adicionado, exceto a Quantidade que deve vir em branco.
    • Se o campo não estiver marcado, o comportamento se mantém o atual.

Saiba mais em.: Geração de Pedido e Geração de Pedido Extra.


Card
labelCockpit


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