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titleFluxo do Processo

Fluxo:

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Painel
titleCenário A: Tipo de Alçada de Compras por IP+PC (Itens de Pedido de Compras e Pedido de Compras) - Parametro: MV_APRIPPC - Aprovação

(informação) Para este cenário teremos 1(um) Grupos de Aprovação, com 3(três) níveis, contendo um Aprovador para cada nível.

     Será informado um Centro de Custo para o Grupo de Aprovação

     Será informado o Grupo de Aprovação no Cadastro de Compradores.

     Parâmetro  MV_APRIPPC = 1 – Aprovação de Item de Pedido em 2 etapas (IP + PC)


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titleCadastros básicos
Aviso

As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como gerar uma alçada de compras do tipo IP+PC (Itens de Pedido de Compra e Pedidos de Compra).

  1. Configurar os parâmetros do sistema 
    1. Acessar o modulo Configurador (SIGACFG).
    2. Acessar o Menu > Ambiente > Cadastros > Parâmetros.
    3. Pesquise pelo parâmetro MV_APRPCEC.
    4. Edite o parâmetro MV_APRPCEC.
    5. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.T.).
    6. Clique em no botão Salvar.
    7. Pesquise pelo parâmetro MV_IPAPREC.
    8. Edite o parâmetro MV_IPAPREC.
    9. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.F.).


    10. Pesquise pelo parâmetro MV_APRIPPC.
    11. Edite o parâmetro MV_APRIPPC.
    12. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (1).
    13. Clique no botão Salvar
    14. Pesquise pelo parâmetro MV_ALTPDOC
    15. Edite o parâmetro MV_ALTPDOC
    16. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.T.).


  2. Cadastrar usuários no Sistema.
    • Acessar o modulo Configurador (SIGACFG);
    • Acessar o Menu > Usuário > Usuários > Incluir.

      * Clique na imagem para ampliar.

      * Para este cenário iremos cadastrar os usuários abaixo.

      UsuáriosSenha

      APROVADOR-01

      TS01

      APROVADOR-02

      TS02

      APROVADOR-03

      TS03

      *Sugestão. Sempre siga a politica de segurança da sua empresa.

  3. Cadastrar Aprovadores de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Aprovadores.
    3. Clique Incluir.

      * Clique na imagem para ampliar.

      *Repita o processo acima, para cadastrar os usuários abaixo.


      AprovadoresLimite de AprovaçãoPer. Limite

      APROVADOR-01

      R$ 1000,00Diário

      APROVADOR-02

      R$ 1000,00Diário

      APROVADOR-03

      R$ 1000,00Diário

      *Informe sempre os campos obrigatórios.


  4. Cadastrar Perfil de Aprovação.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Perfis de Aprovação.
    3. Clique Incluir.

      *Clique na imagem para ampliar.

      *Cadastre o Perfil de Aprovação abaixo.

      COD. PERFILDESCRIÇÃO
      TS-001R$ 0,00 - R$ 1.000,00

      *Informe sempre os campos obrigatórios.

  5. Cadastrar Condição de Pagamento.
    1. Acessar o modulo Financeiro (SIGAFIN).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Condição de Pagamento.
    3. Clique Incluir.

      CAMPOVALOR
      CODIGO000
      TIPO1
      COND. PAGTO00
      DESCRIÇÃOA VISTA

      *Informe os campos obrigatórios.

  6. Cadastrar Entidade Contábil.
    1. Acessar o modulo Contabilidade Gerencial (SIGACTB).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Entidades > Centro de Custo.
    3. Clique Incluir.

      CÓDIGODESCRIÇÃO:
      CC-0100CC-IPPC

      *Informe os campos obrigatórios.

  7. Cadastrar Armazém.
    1. Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Locais de Estoque.

    3. Clique em Incluir.

      CÓDIGODESCRIÇÃO
      01ARMAZÉM DE COMPRAS

      *Informe os campos obrigatórios.

  8. Cadastrar Produto.
    1. Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Produtos.

    3. Clique em Incluir.

      Produtos de Escritório:

      CÓDIGO:DESCRIÇÃO:
      P-AL-COM-001Envelope

      *Informe os campos obrigatórios.


  9. Cadastrar Compradores.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros >Compradores.

    3. Clique em Incluir.

      *Clique na imagem para ampliar.


      *Cadastre os Compradores abaixo.

      NomeGrupo de Aprovação

      APROVADOR-01

      GT-001

      APROVADOR-02

      GT-001

      APROVADOR-03

      GT-001



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titleConfiguração
Aviso

As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como configurar o Grupo de Aprovação.

  1. Configurar/Cadastrar Grupos de Aprovação.
    • Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    • Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Grupos de Aprovação.
    • Clique Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.


      Grupo de Aprovação: T.I (Tecnologia da Informação).

      GRUPODESCRIÇÃO
      GT-001GT-IPPC


      Aba: Aprovadores

      ITEMAPROVADORPERFIL APROV.NÍVEL
      01APROVADOR-01R$ 0,00 - R$ 1.000,00N1
      02APROVADOR-02R$ 0,00 - R$ 1.000,00N2
      03APROVADOR-03R$ 0,00 - R$ 1.000,00N3


      Aba:
      Entidade Contábil

      ItemC. de Custo
      001CC-0100


      Aba: Tipos de Documentos

      Ped. ComprasItem Pedido


      Aviso

      Para entender melhor o papel dos Grupos de Aprovação no processo de alçadas do modulo de Compras Clique Aqui.

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titleExecução do Cenário
Aviso

A seguir iremos executar o cenário de aprovação, incluindo um Pedido de Compras e posteriormente fazendo a aprovação dos Itens do Pedido de Compra.

  1. Incluindo um  Pedido de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Pedidos > Pedidos de Compra.
    3. Clique Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.


      Informações
      titleInformação:

      Dados do Pedido de Compras abaixo.


      Pedido de Compra:
      Cabeçalho.

      NumeroFornecedorLojaCond. Pagto
      PC-001000101000

      (informação) O numero do pedido(Campo: Numero)pode ser qualquer "valor",respeitando as regras para numeração do Pedido de Compras de acordo com o seu ambiente Protheus.

      Pedido de Compra:
      Grade.

      ItemProdutoQuantidadePrc. UnitárioCentro Custo
      01P-AL-COM-0011,00R$ 100,00CC-0100



      Aviso

      Após a inclusão do Pedido de Compras serão geradas as alçadas.



  2. Processo de Aprovação: 

    *Observação: Inicialmente iremos fazer a aprovação dos produtos do Pedido de Compras em 2 etapas;
    1. Tipo IP (Itens do Pedido de Compras).
    2. Tipo PC (Pedido de Compras).
    3.  No processo abaixo iremos Logar no Protheus com os aprovadores (APROVADOR-01, APROVADOR-02 e APROVADOR-03).

      1. Acesse o Protheus, logue no Protheus com o usuário (APROVADOR-01).
      2. Acesse o modulo de Compras (SIGACOM).
      3. Acessar o Menu > Atualizações > Liberação> Liberar de Documentos.
      4. Na janela (Parâmetros)no campo Exibir Documentos, selecione a opção desejada..

      5. Clique no botão OK.
      6. Sera exibida a Janela abaixo, com os itens pendentes de aprovação para o tipo IP.
      7. Para concluir as demais aprovações referentes ao Centro de Custo (CC-0100), repita o passo (C), com os Aprovadores (APROVADOR-02 e APROVADOR-03).

        Informações
        titleImportante:

        Após concluir, as aprovações do do tipo (IP) do Centro de Custo (CC-0100) o Pedido de Compras (PC-001) ainda não ficara com status (Liberado). Para que o Pedido seja liberado é necessário a aprovação do Tipo (PC)

      8. Sera exibida a Janela abaixo, com os itens pendentes de aprovação para o tipo PC
      9. Para concluir as demais aprovações referentes ao tipo PC repita o passo (Viii), com os Aprovadores (APROVADOR-02 e APROVADOR-03).


        Apos a aprovação por todos os níveis dos tipo IP e PC o Pedido de Compras (PC-001) é aprovado.

      10. Acesse o Menu: Atualizações > Pedidos > Pedido de Compras.

        *Pedido de Compras (PC-001) totalmente aprovado.


        *Log de aprovação do Pedido de Compras (PC-001).

        *Clique na imagem para ampliar.

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