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Deck of Cards
startHiddenfalse
idPASSOS
Card
defaulttrue
idPasso1
labelPasso1
titlePasso1

Cadastro de Visitantes (PONA330)


Essa rotina permite o cadastro das informações de visitantes, para que seja possível controlar o acesso de pessoas externas na empresa. O Sistema disponibiliza os seguintes controles:

  • Registro fotográfico do visitante através de um repositório de imagens;
  • Armazenamento de até oito documentos para identificação do visitante, permitindo que seja registrado um documento alternativo, como por exemplo, carteira de registro na OAB, caso seja um advogado;
  • Data e comentários referentes a última visita;
  • Identificação da situação do visitante com relação a restrições em visitas anteriores.


Procedimentos

Para cadastrar visitantes:

  1. Selecione Incluir.
    O Sistema apresenta a tela de inclusão, subdividida em duas pastas:
    • Cadastrais - agrupa os campos principais de cadastro do visitante, como nome, foto, documentos, etc.
    • Outros - agrupa dos demais dados do visitante, como endereço.
  2. Preencha os dados das pastas conforme orientação do help de campo.
    Nesta tela serão apresentados somente os campos pertinentes à movimentação solicitada, ou seja, se entrada, somente os campos correspondentes à entrada estarão habilitados. Se saída, somente os pertinentes a saída serão apresentados. Se detectado pelo Sistema um acesso a uma entrada ou uma saída já registrada, os campos respectivos estarão disponíveis apenas para visualização.
  3. Observe o seguinte campo, constante na pasta Cadastrais:
    "Sit. Visitante"
    O visitante pode ser identificado no sistema caso haja ou não alguma restrição para o seu acesso. Caso hajam restrições para o acesso, o campo Sit. Visitante deve ser preenchido com 2 = Com Restrição, caso contrário, deve ser preenchido com 1 = Situação Normal. Desta forma, ao confirmar o cadastro, o visitante será identificado na janela de manutenção conforme legenda.

    Informações
    titleImportante

    É importante observar que a restrição não necessariamente irá impedir o acesso do visitante à empresa, sendo um campo apenas informativo.

  4. Confira os dados e confirme.


Informações extras:

Deck of Cards
startHiddenfalse
historyfalse
idpasso1_1
Card
defaulttrue
idRegistro Fotográfico
labelRegistro Fotográfico
titleRegistro Fotográfico

Através do botão Outras Ações / Foto, permite o registro fotográfico do visitante através de captura de imagem por WebCams.

Informações
titleImportante

A captura de imagem funciona em Sistema operacional Windows com a maioria das câmeras digitais compatíveis com o padrão Twain. Foram testados e homologados os seguintes modelos:

  • ACER DVC-V6+;
  • Logitech QuickCam 5.2


Para homologação de novos modelos, o departamento de tecnologia da Totvs deve ser consultado.


Procedimentos

Para efetuar o registro fotográfico:

  1. Posicione o cursor no visitante já existente e clique em Alterar ou cadastre um novo visitante, por meio da opção Incluir.
  2. Em Ações Relacionadas clique em Foto.
  3. Na lista selecione a WebCam a ser utilizada.
  4. Clique em Abrir e uma nova janela é aberta.
  5. Clique em F2 para capturar a imagem e feche a janela.
  6. Clique em Salvar para incluir a imagem do visitante.
  7. Efetue os demais cadastros de campos do visitante e confirme.
Card
idLegenda
labelLegenda
titleLegenda

As possíveis informações com relação aos visitantes relacionados neste cadastro são:

  • Situação Normal: Indica que o visitante não possui qualquer registro que o desabone à condição de visitante.
  • Com restrição: Indica que o visitante possui algo que o desabone na condição de visitante.
Card
idPasso2
labelPasso2
titlePasso2

Cadastro de Visitas (PONA340)



Controla o acesso dos visitantes externos em uma empresa, desde a sua identificação até o momento da saída, possibilitando também controlar o agendamento das visitas e recepcionar os visitantes.

O controle das visitas efetuadas é iniciado após a identificação do visitante, pois o Sistema permite que seja informada a área a ser visitada (Departamento de Vendas, por exemplo) ou a pessoa a ser contatada (algum colaborador do Departamento de Vendas). O preenchimento de alguns campos exige o fornecimento de outros.

Por exemplo:

Se as informações de entrada forem fornecidas, o crachá deve ser informado. Não é possível informar a saída sem a realização do processo de entrada, e assim sucessivamente.

Informações
titleImportante

As opções Visualizar e Excluir exibem as marcações dos visitantes efetuadas em Leitura/Apontamento de Marcações.


Procedimentos
Para cadastrar visitas:

  1. Selecione Incluir.
  2. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.

    Informações
    titleImportante

    As visitas podem ser cadastradas, previamente agendadas. Consulte "Informações Extras" para mais detalhes.

  3. Confira os dados e confirme.
  4. Na tela de abertura da manutenção de visitas, é possível verificar o Cadastro de Visitantes.
  5. Posicione o cursor sobre o registro da visita desejada e pressione a tecla [F6], para que o Sistema abra a janela do Cadastro de Visitantes.
  6. Preencha os dados necessários e confirme.
  7. No menu, estão disponíveis as opções:
  • Entrada - registra os dados da entrada do visitante, sendo possível apenas sobre o registro classificado como Agendada.
  • Saída - registra os dados da saída do visitante, quando finalizada a visita, sendo possível apenas sobre os registros classificados como Em visita e Agendada e, desta forma, classificando saída das visitas como Encerradas.
  • Filtro - Ferramenta para montar um filtro de dados dos visitantes. Permite a criação de regras para seleção de visitas conforme critérios definidos pelo usuário. Como exemplo, é possível desconsiderar registros de visitas anteriores ou selecionar visitantes de uma mesma empresa, ou visitas para a data do dia corrente de uma filial, entre outros.
  • Emissão - permite a configuração e emissão de etiquetas para os crachás de visitantes.
  • Legenda - classifica os visitantes em visita.

8. Selecione conforme necessidade, seguindo as orientações do help.

9. Para consultar os dados do visitante, no momento da visita, pressione a tecla [F6].

O Sistema apresenta a tela de Cadastro de Visitantes.

10. Para alterar os dados do visitante, no momento da visita, pressione a tecla [F7].

O Sistema apresenta a tela do Cadastro de Visitantes, permitindo alterar os dados cadastrais desse visitante, naquele momento.

Exemplo

Suponha que o visitante, já na portaria ou recepção da empresa, constate que seu sobrenome está incorreto.
O atendente que o estiver recebendo, com acesso ao Sistema, pode, no mesmo momento do registro de entrada desse visitante, pressionar a tecla [F7] e corrigir seu sobrenome.
Dessa forma, a etiqueta, se for impressa, já estará com nome correto do visitante, ou simplesmente o cadastro do visitante será corrigido.


Informações extras:

Deck of Cards
historyfalse
idpasso2_1
Card
defaulttrue
idAgendamento de Visita
labelAgendamento de Visita
titleAgendamento de Visita

Uma visita pode ser agendada, de forma que os dados do visitante estejam previamente disponíveis e, no momento do registro da entrada, seja agilizada. As visitas agendadas serão classificadas como Agendada, conforme legenda.


Procedimentos
Para agendar visitas:

  1. Em Visitas, selecione Incluir, disponível no menu.
  2. Preencha os campos conforme orientação dos helps, porém, não informe os seguintes campos:
    • Nr. Crachá
    • Data Entrada
    • Hr. Entrada
  3. Informados os dados, confira e confirme.
    O registro dessa visita será apresentado como Agendada.
Card
idOpções de Menu
labelOpções de Menu
titleOpções de Menu
Deck of Cards
historyfalse
idpasso_2_1_1
Card
defaulttrue
idEntrada
labelEntrada
titleEntrada

Permite dar manutenção aos seguintes dados, referentes à entrada de visitantes na empresa:

• data
• hora de entrada
• tipo de visita
• classificação
• histórico da visita

Esta opção é utilizada quando necessário, para alterar dados informados no momento do cadastro do visitante.


Procedimentos

Para efetuar alterações nos dados de entrada de um visitante:

  1. Em Visitas, selecione o visitante desejado, classificado como Agendada em seguida clique em Entrada.
  2. Estarão disponíveis para preenchimento os campos referentes ao registro de entrada do visitante.
  3. Informe os campos necessários e confirme.
  4. Nesse momento, a visita é classificada como Em visita, conforme legenda, desde que os campos obrigatórios da entrada tenham sido informados.
Card
idSaída
labelSaída
titleSaída

Efetua a baixa de uma visita, a partir da informação dos dados referentes a data da saída, data da baixa, hora, entre outros.

Caso necessário, o Sistema permite a alteração de alguns campos nesta opção.


Procedimentos

Para dar baixa nas visitas recebidas:

  1. Em Visitas, selecione o visitante desejado, classificado como Em visita (br_verde), em seguida clique em Saída.
  2. Estarão habilitados para preenchimento, somente os campos referentes ao controle de saída do visitante, ou seja:
    • Data Baixa
    • Data Saída
    • Hr. Saída
    • Hist. Saída
  3. Preenchidos os campos, confira e confirme.
  4. Neste momento, a visita é classificada como Encerrada, conforme legenda, desde que o campo Data da Baixa tenha sido informado.
Card
idEmissão
labelEmissão
titleEmissão
Deck of Cards
historyfalse
idpasso2_1_1_1
Card
defaulttrue
idCfg. Etiqueta
labelCfg. Etiqueta
titleCfg. Etiqueta

Apresenta os parâmetros para configuração da etiqueta, no que se refere a tamanho, margens, distâncias, quantidade por página, posição da foto e do logotipo, etc.

Modelo de etiqueta para crachá:

pona340_etiqueta_apontadaImage Added

  1. Imagem do visitante.
    Trata-se de uma imagem do tipo bitmap gerada com no máximo 256 cores.
Informações
titleDica

O tamanho ideal é 85 pixels de altura X 66 pixels de largura.

2. Logotipo da empresa ou da filial.
    Corresponde a uma imagem do tipo bitmap gerada com no máximo 256 cores.

3. Número do crachá do visitante.
4. Nome e sobrenome do visitante enfatizados.
5. Nome da empresa do visitante.
A disposição e a dimensão dessas informações podem ser modificadas pelas opções de configuração disponíveis em Visita.

Por exemplo:

Pode-se definir a posição da foto no crachá, se lado esquerdo ou direito:

                                     pona340_fotos_dir_esqImage Added


Procedimentos

Para configurar etiqueta:

1. Em Configurar Etiqueta, apresenta-se uma tela de parâmetros para configuração dos dados da etiqueta.
2. Informe conforme orientação a seguir:

Informações
titleDica

Oriente-se por este guia para o preenchimento dos parâmetros de configuração:


pona340_pagina_etiquetaImage Added

Etiqueta: Altura? pona340_aImage Added

Informe a altura da etiqueta, em pixels.

Etiqueta: Largura? pona340_bImage Added

Informe a largura da etiqueta, em pixels.

Etiqueta: Distância horizontal? pona340_cImage Added

Informe a distância horizontal, entre as etiquetas, em pixels.

Etiqueta: Distância vertical? pona340_dImage Added

Informe a distância vertical, entre as etiquetas, em pixels.

pona340_linhaxcoluna_letraImage Added

Etiqueta: Qtde. por linha? pona340_eImage Added

Informe a quantidade de etiquetas da página, por linha.

Etiqueta: Qtde. por coluna? pona340_fImage Added

Informe a quantidade de etiquetas da página, por coluna.

Página: Margem esquerda? pona340_gImage Added

Informe o tamanho da margem esquerda da página, em pixels.

Página: Margem direita? pona340_hImage Added

Informe o tamanho da margem direita da página, em pixels.

pona340_etiquetaImage Added

Logotipo: Altura? pona340_iImage Added

Informe a altura do logotipo, em pixels.

Logotipo: Largura? pona340_jImage Added

Informe a largura do logotipo, em pixels.

Logotipo: Posição?

Selecione a posição do logotipo na etiqueta, se “Esquerda” ou “Direita”.

Imagem: Altura? pona340_kImage Added

Informe a altura da imagem/foto, em pixels.

pona340_foto_3x4_etiquetaImage Added

Imagem: Largura? pona340_lImage Added

Informe a largura da imagem/foto, em pixels.

3. Informadas as configurações da etiqueta, confirme.

Card
idEmissão
labelEmissão
titleEmissão






Card
idLegenda
labelLegenda
titleLegenda

Os dados dos visitantes relacionados neste cadastro são classificados da seguinte forma:

• Em visita
Indica que ovisitante ainda está em visita, e o registro saída ainda não foi realizado.

• Agendada
Indica que o visitante possui agendamento da visita e, portanto, possui os dados previamente registrados para concretização da visita.

• Encerrada
Indica que o visitante finalizou a visita e o registro de sua saída já foi realizado.

Card
idPasso3
labelPasso3
titlePasso3


Card
idPasso4
labelPasso4
titlePasso4


...