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Abertura de Issues
A abertura de issues nos ambientes SMART e-social devem seguir os mesmos critérios de DOR (https://tdn.totvs.com/x/7hW6Gw) utilizados pelas demais equipes com exceção da necessidade de verificação de fontes e versão de ambiente, porém o ambiente utilizado para reprodução do erro deve estar atualizado, em casos de erros em tela o remote utilizado para simular deve ser OBRIGATORIAMENTE o último smartclient HTML (webapp) liberado no portal do cliente.
Processo de abertura da Issue de Manutenção:
a. Analista do suporte deve reproduzir erro em ambiente local utilizando última versão do produto liberada oficialmente ( Último Acumulado do TAF Expedido - Ambiente local utilizando o último atualizador automático do produto TAF expedido - De acordo com a versão do SMART eSocial - Calendário compartilhado no início deste documento );
b. Quando reproduzido o erro precisa estar evidenciado na issue ( Documento ou Vídeo | Passo a Passo para reproduzir o erro | Versão do produto TAF que foi utilizada para reproduzir ) é ainda responsabilidade do time de suporte:
I. Avaliar se o erro impede a entrega da obrigação pelo cliente, se sim, junto com a abertura da issue deve ser enviado ao Product Owner do TAF/TSS e-mail informando sobre a abertura;
II. Avaliar se já existe issue aberta para o mesmo erro, se sim, associar o ticket e caso o erro seja impeditivo seguir o mesmo fluxo descrito no item ( I ) acima;
III. Quando não se tratar de um erro impeditivo deve-se apenas abrir/associar a issue de manutenção no backlog do produto TAF/TSS;
c. É de responsabilidade do Product Owner do TAF priorizar as issues citadas como emergenciais ( pois impedem a entrega do cliente );
d. Para issues não impeditivas é de responsabilidade do time de desenvolvimento do TAF/TSS informar ao cliente do SMART eSocial via ticket quando a correção estará disponível no seu ambiente, para isso deverá ser criado um texto padrão para que sempre quando informada a data acordo, além da mensagem padrão seja complementado o texto com o incremento que para clientes do SMART eSocial a correção estará disponível no ambiente no dia xx/xx/xxxx. As datas estarão disponíveis no calendário compartilhado citado no início deste documento. Seguir os passos do item "Processo de Expedição Contínua"
e. Para issues impeditivas é de responsabilidade do time de desenvolvimento do TAF/TSS informar ao cliente do SMART eSocial via ticket a data de quando a correção estará disponível no ambiente, essa data precisará obrigatoriamente estar previamente alinhada com o time de SRE visto que existe a dependência para liberação do ambiente. Seguir os passos do item Atualização dos Ambientes em casos Emergenciais;
Issues abertas fora do processo definido acima serão rejeitadas para correção e adaptação.
Informações |
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Em casos em que o erro é explicitamente referente a um processo/rotina de framework ou tecnologia onde não envolvam chamadas de rotinas de produto (Módulo Configurador, WebApp, etc ..), a issue deve ser encaminhada para a equipe responsável sem passar pelo time de produto. |
Processo de abertura da Issue de Apoio:
As issues de APOIO podem ser abertas nos casos em que o analista responsável pelo ticket não consiga reproduzir o problema reportado ou tem dúvidas sobre um processo não documentado. Nos casos em que a Issue for referente a processo crítico e sem contorno o P.O deve ser notificado para priorização da análise evitando acionamentos do cliente na ouvidoria.
Os seguintes itens devem ser Obrigatoriamente analisados e anexados a issues antes da sua abertura:
a. Caso o problema esteja na integração ERP x TAF, o Json enviado pelo ERP deve ser analisado, para isso é necessário solicitar para a equipe de SRE a alteração da chave FWTraceLog para o valor 1, o log pode ser baixo pelo Rancher ( Neste cenário o erro pode ser reproduzido utilizando-se de ferramentas como o POSTMAN );
b. Caso o problema esteja em algum processo de integração do TAF (Job2-Integração, Job4-Transmissão ou Job5-Consulta), será necessário habilitar a chave TafConOut no serviço REST (por default o Schedule é iniciado neste container) e verificar se o serviço está operacional, caso não esteja solicitar primeiramente uma avaliação da equipe de SRE. O Log deverá ser anexado na Issue de Apoio juntamente com o console.log do TAF
c. Se o problema estiver relacionado a Interface("Tela") o mesmo deve ser reproduzido em um ambiente On Premisse, caso o problema só ocorra no webapp a Issue deve ser aberta para a Tecnologia (em caso de dúvidas, procurar o P.O).
Atualização dos Ambientes
Como a grande maioria dos módulos da linha Protheus o SMART E-SOCIAL OBRIGATORIAMENTE precisa de um processo de expedição contínuo e outro processo de expedição emergencial ( pontual ), abaixo iremos detalhar como e quando cada um dos processos ocorre:
Processo de Expedição Contínua:
Seguindo o calendário compartilhado no link https://docs.google.com/spreadsheets/d/1nu38EJCR6KiuhEUm vEcM0cYHzXtCI3s5dF_E8s2_yM/edit#gid=1374046759 sempre ao final de um processo de validação conjunta entre TAF e linhas de produto será expedido um pacote acumulado contendo todo o produto TAF ( FrontEnd | BackEnd | Lib | Binário | DbAccess | Dicionário de Dados ) no portal do cliente. Esse mesmo pacote será aplicado seguindo a data contida na linha "Expedição Smart e-Social" da planilha.
- Para a aplicação do pacote no SMART e-Social NÃO será necessária a formalização por e-mail do Product Owner, o time de SRE deve seguir o calendário compartilhado previamente no link acima, possíveis mudanças de datas serão efetivadas diretamente na planilha;
- A responsabilidade por manter o calendário atualizado na planilha é da engenharia SP que controla o processo de validação conjunta entre TAF x Linhas de Produto;
Atualização Emergencial de artefatos no ambiente do SMART E-SOCIAL:
Quando existir a necessidade de atualização do ambiente emergencialmente, a solicitação sempre será formalizada via e-mail pelo Product Owner do TAF.
As Equipes de produto (TAF/TSS) são responsáveis pelo gerenciamento dos itens críticos que deverão em um primeiro momento ser aplicados de forma manual nos seguintes diretórios:
TAF:
TSS:
( qual diretório? )
Após atualização do RPO o time de produto é responsável por realizar os seguintes processos:
a. Abertura de solicitação via ( qual ferramenta ? ) para a equipe de SRE para atualização do ambiente c0fbc5; Precisamos definir um prazo para retorno do time SRE;
b. Homologação do pacote no ambiente c0fbc5;
c. Abertura de solicitação via ( qual ferramenta ? ) para a equipe de SRE para replicação do RPO nos demais ambientes; Precisamos definir um prazo para retorno do time SRE;
Quando se fizer necessária a atualização emergencial de outros artefatos que não são aplicados no RPO ( binário, dbaccess, dicionário de dados, etc ) o time de produto(TAF | TSS ) deve alinhar pontualmente com o time de SRE para atualização do ambiente c0fbc5, seguindo exatamente o mesmo fluxo acima.
Pontos futuros a definir ( Não impacta no processo adotado atualmente ):
- Criação de Robô para aplicação do Patch
- Criação de Robô para testes
- Dar continuidade ao Ticket 7748413 solicitando que o pacote não seja enviado ao cliente (aguardando resposta)
Solicitação de Backups / Saída do SMART eSocial
Os Tickets referentes a solicitação de backup de base de dados por conta de cancelamento de assinatura devem ser direcionados para as equipes de CST e Cloud.