Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabsC-Tree Server,Dicionário no banco,Provisioned throughput,Redes,Segurança e compartimentalização
ids01,02,03,04,05
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia01

Para ambientes com C-Tree Server, recomendamos, além do Storage Pool (Windows) ou LVM (Linux), os seguintes vm´s

Máquina Primária: VM Standard DS4 v2, com C-Tree, App Broker, App Broker VIP, App Compilação, App Balance (monitor), License Server, DBAccess SPOFless, DBAccess Secundário; Utilizando Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 512GB no disco Standard SSD para a unidade C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance(Windows) ou /.(root) (Linux). Para a protheus_data, recomendamos o disco Premium SSD, considerando a combinação do storage pool (Windows)/LVM (Linux). Leve em consideração o cálculo do throughput provisionado, conforme:













  • 4x 128 (P10) 512 GiB, 2000 IOPS, 400 MB/s
  • 4 x 256 (P15) 1024 GiB, 4400 IOPS, 500 MB/s
  • 4 x 512 (P20) 2048 GiB, 9200 IOPS, 600 MB/s

Máquina(s) Secundária(s): VM Standard DS4 v2, com Boundserver, AppServer Secundários, DBAccess Secundário. Utilizando  Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 512GB no disco Standard SSD para a unidade C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance(Windows) ou /.(root) (Linux).

Máquina VM WebService/Job/Workflow: VM Standard DS4 v2, com Protheus WEBRest, Protheus WEBService, Protheus Workflow, Protheus JOB, Protheus Schedule, Protheus Mobile, e um DBAccess em modo Secundário. Utilizando  Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 512GB no disco Standard SSD para a unidade C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance(Windows) ou /.(root) (Linux).

Máquina VM TSS: VM Standard DS4 v2, com Broker (balance), Appserver Secundários e DBAccess (Single). Utilizando  Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 512GB no disco Standard SSD para a unidade C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance. (Windows) ou /.(root) (Linux).

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia02

Para ambientes com Dicionário no banco recomendamos, além do disco estar em high performance, os  os seguintes VM´s (lembrando que, quanto maior o tamanho do disco, mais performático será o throughput): 

Máquina Primária: VM Standard DS4 v2, com C-Tree, App Broker, App Broker VIP, App Compilação, App Balance (monitor), License Server, DBAccess SPOFless, DBAccess Secundário; Utilizando  Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 512GB no disco Standard SSD para a unidade C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance. (Windows) ou /.(root) (Linux).

Máquina(s) Secundária(s): VM Standard DS4 v2, com AppServer Secundários e DBAccess Secundário. Utilizando  Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 512GB no disco Standard SSD para a unidade C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance. (Windows) ou /.(root) (Linux).

Máquina VM WebService/Job/Workflow: VM Standard 2.x, com Protheus WEBRest, Protheus WEBService, Protheus Workflow, Protheus JOB, Protheus Schedule, Protheus Mobile, e um DBAccess em modo Secundário. Utilizando  Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 512GB no disco Standard SSD para a unidade C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance(Windows) ou /.(root) (Linux).

Máquina VM TSS: VM Standard 2.x, com Broker (balance), Appserver Secundários e DBAccess (Single). Utilizando  Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 512GB no disco Standard SSD para a unidade C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em  High Performance(Windows) ou /.(root) (Linux).

Como há um grande consumo do C:\ por parte do SO quando da execução do Protheus, recomendamos utilizar boot partitions de 512GB e configuração de IOPs High Performance.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia03


Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia04

Visando segurança e melhores práticas, recomendamos trabalhar, no mínimo, com VNet para cada tipo de uso (Produção, Homologação e Desenvolvimento) e cada com duas subnets, sendo a primeira privada contendo as Appls e a segunda privada contendo as databases. Os acessos devem ocorrer através de VPN ou canal ExpressRoute. Para fins de administração, recomendamos o acesso externo por meio de uma VM Linux (SSH para Linux e VNC para Windows).

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia0405

Para segurança:

  • Use os grupos de segurança de rede para permitir somente as portas necessárias (siga o modelo de least privileges para grupos e usuários)
  • Habilite MFA para usuários administradores
  • Use criptografia em trânsito e em armazenamento.

Para compartimentalização:

Utilize esta alternativa com três objetivos:

  1.  Agrupar melhor os recursos na Azure;
  2.  Ter melhor controle de custos;
  3.  Ter melhor organização das permissões de segurança.

Sugestão de compartimentos:  

Produção

Aplicação

Database

Homologação

Aplicação

Database

Desenvolvimento

Aplicação

Database

 

...

Para até 50 usuários (ou até 60% de consumo de CPU): VM Standard DS2 v2, com 1 App Boundserver, 2 Appserver Secundários e 1 DBAccess Secundário. Utilizando  Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 256GB no C:\ e 256GB no X:\ em cenários Windows; ou 256GB no / e 256GB no /protheus em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performancedisco Standard SSD para a unidade C:/ (Windows) ou /.(root) (Linux).

Para até 100 usuários (ou até 60% de consumo de CPU): VM Standard DS3 v2, com 1 App Boundserver, 2 Appserver Secundários e 1 DBAccess Secundário. Utilizando  Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 512GB no C:\ e 512GB no X:\ em cenários Windows; ou 512GB no / e 512GB no /protheus em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance.disco Standard SSD para a unidade C:/ (Windows) ou /.(root) (Linux).

Para até 200 usuários (ou até 60% de consumo de CPU): VM Standard DS4 v2, com 1 App Boundserver, 2 Appserver Secundários e 1 DBAccess Secundário. Utilizando  Para o BlockStoragesistema operacional, recomendamos o volume de 512GB no C:\ e 1TB no X:\ em cenários Windows; ou 512GB no / e 1TB no /protheus em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performancedisco Standard SSD para a unidade C:/ (Windows) ou /.(root) (Linux).

 Ajustes no sistema operacional

...