Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

TOTVS Supermercados Atualiza - Linha RMS – UPD00003.

Image Removed

...

Pré-Requisitos e Restrições

  • A ferramenta está disponível à partir da versão XXXX.
  • A ferramenta deve ser executada em um sistema operacional homologado.
  • É necessário ter o .Net Framework v4.7 ou superior instalado.
  • É necessário ter o Oracle Client com o arquivo tnsnames.ora configurado.
  • É necessário que o owner tenha privilégio ao dicionário de dados do Oracle (“select any dictionary”).
  • É desejável que o owner tenha privilégio para encerramento de sessões (“alter system kill”).

...

Passo a passo

No primeiro acesso, será exibida uma mensagem informando que a conexão não está configurada. Clicando em sim, será possível configurar a conexão da aplicação, conforme as imagens abaixo.

Image Added

Image Added

Após configurada a conexão e validada, será exibida a tela de login.

Para utilizar o

...

TOTVS Atualiza (Linha RMS) faça o login informando o usuário, senha e

...

o contexto de acesso.

O campo ‘Conexão’ informará em qual base de dados será feito o login. As conexões exibidas para seleção são as que estão cadastradas no Consinco Menu.

Image RemovedImage Added

Ao realizar o login

...

, caso seja o primeiro acesso, será necessário informar o IP da máquina na qual o servidor RMS está instalado, conforme imagem abaixo.

...

Na tela de login também há o botão para acessar a configuração de servidor.

Image Added

Ao clicar em sim, será exibido um formulário para preencher a informação do IP do servidor, conforme o exemplo abaixo.

Image Added

Após configurado o servidor, será possível entrar no sistema.

Caso haja mais de um pacote disponível no mesmo diretório da aplicação, será exibido um formulário para selecionar qual pacote deseja utilizar.

Image Added

...

Image Removed

Validade do Pacote

Os pacotes de atualização possuem uma data de expiração para garantir que as atualizações ocorram sempre para a release mais recente disponível na ocasião, assegurando que as últimas correções e adequações de produto serão aplicadas. Caso a ferramenta seja iniciada por um pacote de atualização que foi disponibilizado a mais de 15 dias, uma mensagem de alerta será exibida, porém, será possível continuar a atualização. Ao se deparar com esta mensagem, recomenda-se verificar na ocasião se há um pacote de atualização (release) mais recente.

Image Removed

Se o pacote de atualização tiver sido liberado a mais de 30 dias, a ferramenta impedirá que a atualização seja iniciada e somente permitirá continuar se for informado uma chave de acesso emergencial fornecida pela Consinco. Neste cenário, recomenda-se verificar se há na ocasião um pacote de atualização mais recente disponível, e se mesmo assim houver a necessidade de atualizar para o pacote obsoleto, a chave de acesso deverá ser solicitada a equipe de suporte da Consinco que avaliará se há viabilidade para que a mesma seja fornecida.

Image Removed

Image Removed

Tela de Avisos

Após fazer o login, será visualizada a tela de avisos, que exibirá (quando houver) notificações sobre procedimentos/informações referentes ao processo de atualização.Image Removed

Para continuar a atualização é necessário dar ciência nos avisos. Para isso, marque os avisos como ‘lidos’ clicando nas caixas de cada item.

Image RemovedImage Added


Ao marcar o aviso como ‘lido’ você confirmará que está ciente sobre os procedimentos/informações que poderão impactar o processo de atualização, conforme demonstrado na imagem abaixo.


Image RemovedImage Added

Recomenda-se verificar os avisos previamente, uma vez que estes podem conter orientações de ações importantes e necessárias antes e depois da atualização, e que podem exigir tempo hábil para sua execução.

Se não houver nenhuma informação referente a atualização da base de dados, a tela de avisos não será exibida ao logar no Consinco Atualiza, para exibi-la, clique no botão . Caso queira visualizar novamente os avisos, basta clicar no botão ‘Avisos da Versão’.

...

Objetos Inválidos

Se houver objetos inválidos na base, ao fazer o login, será exibido uma mensagem de aviso, conforme imagem abaixo.  É É importante que não haja objetos inválidos, mas isso não impede que a atualização seja executada.  Verifique Verifique se são objetos oficiais, e, se necessário, reporte-os ao suporte Consinco.

Image RemovedImage Added

Ao clicar em ‘Ok’ serão exibidos os objetos que estão inválidos, onde será possível ‘Recompilar’ os objetos ou ‘Atualizar’ a lista de verificação. Ao selecionar um registro, na tela ‘Erro’ será exibido seu detalhamento, conforme imagem abaixo.

Image RemovedImage Added

Se não houver objetos inválidos, a tela não será exibida ao logar no Consinco Atualiza, para . Caso queira visualizá-la clique no botão ‘Objetos inválidos’.

...

Para realizar a atualização, é necessário que nenhum usuário ou processo esteja logado na base de dados. Clique no botão ‘Usuários Logados’ para visualizar se há usuário logado na base. Nesta tela é possível ‘Encerrar a sessão’ e ‘Atualizar a lista’.

Image RemovedImage Added

...

Preparando Atualização

Antes de iniciar a atualização certifique-se que todos os processos e serviços foram parados e de que não há nenhum usuário conectado na base de dados, caso contrário a atualização não será iniciada e será exibida uma mensagem de alerta, conforme imagem abaixo.

Image RemovedImage Added

Nota: A execução de jobs e schedules será suspensa na instância do banco de dados durante a atualização.

Clique no botão ‘Atualizar’ para iniciar a atualização.Image Removed

Antes de iniciar a atualização será exibida mensagem avisando sobre a importância de não ter usuários conectados e sobre a pausa nos processos, conforme imagem abaixo.

Image RemovedImage Added

Após clicar em ‘OK’ a atualização será iniciada e o andamento será exibido no ‘Histórico da Execução’.

Caso as configurações não tenham sido preenchidas ainda, será exibida a mensagem perguntando se deseja configurar. Este é um passo necessário para que a atualização se inicie.

Image Added

Mais detalhes sobre as configurações, consulte a seção 'Configurações' neste documento.

IMPORTANTE: Tenha ciência de que este processo não pode ser abortado, depois de iniciado deve ser concluído. O processo não é reversível, uma vez que o modelo de dados e os objetos serão alterados durante a execução dos scripts, tornando os executáveis utilizados até então incompatíveis.

Ao iniciar a atualização, os módulos do ERP serão bloqueados, impedindo o acesso do usuário. Se o usuário tentar acessar algum módulo, receberá uma mensagem informando que o sistema está em atualização.é de extrema importância que os usuários não acessem o sistema enquanto o processo não estiver totalmente finalizado.

Image AddedImage Removed

...

Executando Atualização

...

Tempo Estimado: Quando o processo de atualização envolve a criação de tarefas longas, como por exemplo, criação de índices ou de novas colunas, o Consinco Atualiza a aplicação exibirá o tempo estimado para tal execução. Conforme imagem abaixo.

...

É importante destacar que o tempo estimado é do Oracle, e sua exibição está condicionada ao Oracle fornecer a informação. Algumas operações podem envolver mais de uma etapa (ex: scan, sort), e o tempo estimado é de cada etapa.

Image RemovedImage Added

Sessão Bloqueada: Se durante o processo de atualização acontecer de algum usuário conectar-se na base e bloquear uma sessão, o processo poderá ser interrompido e o Consinco Atualiza a aplicação exibirá o status ‘Sessão bloqueada’, conforme imagem abaixo.

Image RemovedImage Added

Para verificar qual sessão está bloqueando a atualização e encerrá-la, acesse a tela ‘Usuários e Processos logados’.Se a execução da atualização for interrompida de forma anormal por qualquer motivo, como por exemplo reinício da máquina, ao abrir o Consinco Atualiza novamente o processo continuará de onde parou, sendo necessário apenas iniciar a execução da atualização novamente.

Ao finalizar a atualização, se houver objetos inválidos, será exibida uma mensagem de aviso. Verifique se são objetos oficiais, e, se necessário, reporte-os ao suporte Consinco. É importante que não haja objetos inválidos no banco de dados.

...

Histórico de Execução

O Consinco Atualiza aplicação exibirá o histórico de execução de cada arquivo, informando o tempo da execução e se houve ou não falhas durante a execução do arquivo. Se ocorrem falhas durante a execução da atualização, elas serão exibidas em tela conforme imagem abaixo.

Image RemovedImage Added

Em caso de dúvidas, reporte as falhas ao suporte Consinco. É possível exportar as falhas para um arquivo único compactado para envio ao suporte por meio do botão ‘Exportar’.

...

Por padrão, as falhas obsoletas não são exibidas, para consultá-las clique na opção ‘Mostrar falhas obsoletas’, conforme imagem abaixo.

Image RemovedImage Added

...

Histórico de Atualizações

O histórico ficará gravado na base de dados, para consultá-lo acesse o botão ‘Histórico de Atualização’ e clique na lupa ou dê duplo clique na linha para visualizar o log de erros.

Image RemovedImage Added

Para consultar os detalhes do erro, selecione a linha e dê duplo clique na coluna ‘Comando’ ou na coluna ‘Falha’. Conforme imagens abaixo.

Image RemovedImage Added

Image RemovedImage Added

É possível salvar os logs com as falhas em arquivo texto, caso seja necessário encaminhá-las para o suporte. Para exportar as falhas, clique no botão ‘Salvar Relatório’.

Image RemovedImage Added

Selecione a pasta em seu computador onde serão armazenados os arquivos.
Se deseja exportar apenas os erros críticos, na mensagem ‘Exportar somente erros críticos?’, clique em ‘Sim’.
Image Removed.

Image Added

...

Configurações

As configurações podem ser acessadas através do botão ´Configurações´.

No formulário é possível alterar as configurações de Table Space para execução dos scripts de banco, os caminhos onde estão os arquivos no servidor do RMS e o endereço de IP do servidor. Também é possível alterar a conexão através do botão ´Configurar Conexão´.

Image Added

...

Informações do Pacote

As informações sobre o pacote podem ser acessadas através do botão ´Informações do Pacote´.

É possível verificar quais arquivos de extensão '.exe' e '.dll' estão presentes no pacote selecionado e comparar as versões deles com os arquivos apontados no diretório do servidor, conforme exemplo abaixo.