Você sabia que quando um analista de Suporte Técnico recebe sua ocorrência ele precisa: Ter ciência clara de quais as rotinas ( e versões ) utilizadas; Compreender o processo exato realizado que resultou no comportamento questionado; Executar o teste com o mesmo cenário exposto e suas particularidades para simular a inconsistência mencionada; Realizar a análise do código fonte e possíveis variações de comportamento com base nas particularidades... para para então, lhe fornecer o parecer oficial (, seja ele conceitual, ou encaminhamento para correção de produto)? Compreendendo isto, aqui vai uma dica de ouro para um atendimento +assertivo e +efetivo: seja o máximo assertivo e efetivo no envio de dados para análise! É isso mesmo! Quando você envia, de uma só vez e na abertura do ticket, todos os dados que possam vir à ser pertinentes à ocorrência, o Suporte Técnico tem tudo de que precisa para realizar a análise, sem a necessidade de lhe retornar o ticket com questionamentos ou solicitações (que poderiam já ter sido esclarecidos / enviados), e você, tem um parecer técnico mais rápido e efetivo! Veja como: |
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PASSO 1: PREMISSAS Image Removed
Para uma melhor experiência com o Suporte Técnico, recomenda-se:
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title | Verifique e mantenha seu ambiente atualizado. |
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Nossos produtos estão em constante evolução. Estamos sempre realizando melhorias, novas implementações, adequação a legislação e correções. Por esse motivo é imprescindível manter o ambiente atualizado de acordo com as versões disponíveis no Portal do cliente. Confira mais informações no nosso tópico atualizações do Produto. |
Painel |
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title | Informações a serem enviadas no ticket. |
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Ao abrir um ticket você deve ser o mais claro e detalhista possível. Pensando nisso, segue algumas dicas que podem ajudar: Informe a versão do sistema; Dica: Para identificar a versão do sistema acesse o menu Ambiente | Sobre | Mais Info.
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Ou no canto inferior da tela, aba Sistema; Expandir |
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- Informe se a base de dados utilizada é SQL ou ORACLE;
- O ambiente é três camadas ou local;
- Se o ambiente estiver hospedado no Cloud da TOTVS, enviar também os dados do ambiente Teste no qual ocorre o problema.
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Painel |
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title | Verifique as documentações. |
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Nós temos uma vasta documentação sobre nossos produtos, processos e rotinas. Por isso, indicamos sempre verificar as |
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documentações que expliquem o comportamento da rotina em nossos canais de auto atendimento. |
Verifique as documentações disponíveis.Image Added
Certifique-se de que sua necessidade é compatível como escopo do atendimento. Image AddedConfirme também se sua necessidade é compatível com o Escopo de Atendimento do Suporte padrão. |
Validar Contatos
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Mantenha teu Mantenha o cadastro atualizado. Image AddedMantenha seu cadastro junto ao CST atualizado! Isso evita o Suporte Técnico enviar o ticket como pendente para solicitar canal telefônico válido! Procure sempre informar no ticket o nome e fone (com DDD) do responsável pela demanda. Obs: O canal de Suporte Técnico não possui acessos para edição de seus contatos. A manutenção pode ser realizada pelo Portal do Cliente (considerando acesso pelo administrador dos contatos em sua empresa); ou, contatando o CST: 11- 4003 0015 opções 4 e 7) |
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title | SE houver consultor TOTVS atuando na demandaSe houver consultor TOTVS de Franquia/ DRG/ Unidade/ Consultoria/Etc. atuando no Cliente para atendimento (ou para Projetos de atualização / migração / GoLive /etc) inserir o e-mail do Consultor em cópia e mencionar no ticket (informando também um contato telefônico direto). |
Rotinas e Ambiente Rotinas Image Modified Expandir |
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title | Redija de forma precisa no ticket quais as rotinas |
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| Se você mencionar por exemplo "estou gerando um Contrato" pode se tratar de Gestão de Contrato (CNTA121), Contrato de Parceria de Fornecedores (MATA125), Contrato de CRM Vendas (FATA400), etc. Evite ser genérico. Informe de modo claro e preciso quais as rotinas utilizadas! |
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Obs: um modo muito prático para verificar o nome técnico da rotina é teclar "Shift+F6 > Avançar" dentro da rotina).
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title | Enviar a versão dos programas em seu ambiente |
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Para informar as versões dos programas (inclusive programas internos que se integram no processo), basta informar no ticket os dados da Central de Atualizações: Ambiente, Servidor, Porta e Versão do Protheus. Expandir |
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title | Informar as especificações de seu ambiente |
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- Banco de dados SQL ou outro?
- Dicionário no Banco?
- Binário Lobo Guará?
Obs: Se o ambiente estiver hospedado no Cloud da TOTVS, enviar também os dados do ambiente Teste no qual ocorre o problema |
PASSO 3: Processo realizado > comportamento questionado Image Removed
Caso ainda não utilize a Central de Atualizações, enviar anexado no ticket o Inspetor de Objetos.
Descreva em detalhes o processo realizado que leva ao comportamento questionado *Se possível, demonstre o processo em video pois, pode haver detalhes que possivelmente se façam essenciais á obtenção do mesmo resultado, ou mesmo, que evidenciem para o Suporte a provável causa da ocorrência em seu ambiente*; Descreva o comportamento obtido no ambiente *Se o ambiente estiver hospedado no Cloud da TOTVS, enviar também os dados do ambiente Teste no qual ocorre o problema* Informe sua necessidade (comportamento esperado em sua expectativa) PASSO 4: |
Particularidades do cenário Image ModifiedIndique as particularidades do cenário que levam ao comportamento questionado: Expandir |
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title | Se o problema está ocorrendo com todos os registros, de modo geral, então... |
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| Informe a partir de que momento a inconsistência passou a ser apresentada. Exemplos: "após aplicar o patch X" "após atualizar o dicionário de dados y" "após configurar a permissão de campos do Usuário no CFG" |
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title | Já, se o problema não ocorre de modo geral com todos os casos / processamentos... |
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| Então será necessário mapear as particularidades para isolar o cenário. Exemplos: "O problema não ocorre com todos os meus Pedidos de Venda, somente quando há TES configurado para gerar duplicata e para gerar imposto X,Y,Z" "O problema só ocorre quando realizo liberação de estoque parcial" "O problema só ocorre com Clientes de Risco B" "O problema só ocorre com Pedidos de Venda gerados automaticamente pela integração X" (e nesse caso você pode se antecipar, antes de ser solicitado, realizando as simulações de teste em seu ambiente teste) |
Informações |
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| Conforme Escopo de Atendimento, para garantir a integridade e assertividade da análise à seus clientes, o Suporte Técnico TOTVS atua com base em ambiente atualizado (de acordo com o Portal do Cliente) e padrão. É essencial que cada cliente possua um ambiente de testes nestas condições para validação do comportamento atualizado e padrão do sistema; bem como, para realização de testes para isolamento de seu cenário e particularidades para análise da ocorrência, quando necessário. Obs: para um cenário de testes aderente, recomenda-se que a Base de Dados do ambiente teste seja periodicamente copiado da Base padrão. |
PASSO 5: |
Arquivos e logs para análise Image Modified
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| O Log Profile fornece mais dados técnicos para análise, registrando as rotinas e funções processadas no decorrer do processo. Veja aqui como é simples |
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gerar. Expandir |
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Informações relevantes do Appserver são gravadas no log. |
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O log gerado pela chave IXBLOG=LOGRUN demonstra customizações processadas no decorrer do processo. Obs: Caso tenha customizações no ambiente, Ponto de Entrada ou Funções de Usuário, conforme escopo, será necessário validar o comportamento no padrão. Recomenda-se realizar teste desativando (chave IXBLOG=NORUN). Desative também alterando no Configurador através do caminho: Ambiente > Cadastro > Catalogo de Personalizações > Posicione na Customização > Alterar > Mudar para 2 - Desabilitado nos detalhes da tela de alteração. |
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Se for error log, não copie e cole o erro no corpo do ticket! Cole unicamente o cabeçalho do erro no ticket (pois isso faz com que nosso Robô de automação lhe envie prontamente o patch de correção pontual, se houver).A geração do log completo deve ser feita desta forma:Excluir (após backup) o arquivo "error" contido na pasta Protheus_Data\system" > realizar novamente o processo que ocasiona o erro > enviar no ticket o novo arquivo "error" gerado automaticamente Expandir |
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title | SE Integração via EAI |
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Se a ocorrência é com integração via EAI, deve-se o XML criteriosamente conforme esta orientação e enviar anexo na abertura do ticketImage ModifiedQuando você envia, de uma só vez e na abertura do ticket, todos os dados que possam vir à ser pertinentes à ocorrência, o Suporte Técnico tem tudo de que precisa para realizar a análise, sem a necessidade de lhe retornar o ticket com questionamentos ou solicitações (que poderiam já ter sido esclarecidos / enviados), e você, tem um parecer técnico mais rápido e efetivo! |