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Exportação da Tabela de Frete
A rotina de Tabelas de Frete também permite exportar uma negociação de frete do GFE para um arquivo Excel por intermédio de Outras Ações > Exportar Negociação, localizada no painel Negociações.
Ao selecionar esta opção é possível informar o nome do arquivo que será gerado e o diretório, sendo que o arquivo será gerado no formato Excel, com 3 linhas:.
1. Descrição: apresenta a descrição da linha exportada.
2. Indexador de coluna: por meio desta informação é possível definir em qual campo o valor será gravado. Se for necessário alterar a ordem das colunas, isto não impactará na importação, pois será utilizado o indexador para definir em qual campo a informação será gravada. Indexadores com o “#” serão ignorados na importação.
3. Valor: serão as linhas que possuirão os valores exportados da tabela.
Os campos que serão exportados são:
Descrição | Indexador de Coluna | Valor (Exemplo) |
---|---|---|
Ação | ACAO | 0 |
Transportador | TRANSP | 123 |
Nm Transportador | #NMTRP | Transportador GFE |
Num Tabela | NRTAB | 1 |
Desc Tabela | #DSTAB | Tabela Exemplo 1 |
Num Negociação | NRNEG | 1 |
Nr Contrato | NRCT | |
Classificação Frete | CLASS | |
Desc Classif Frete | #DSCLSS | Classificação Padrão |
Tipo Operação | TPOPER | |
Desc Tp Operação | #DSOPER | |
Data Início | INICIO | 01/08/2018 |
Data Término | TERMIN | |
Tipo Veículo | TPVEIC | |
Faixa Até | FAIXAF | 9999999 |
Tipo Origem | TPORIG | 1 |
Origem | ORIGEM | 3550308 |
Desc. Origem | #ORIGEM | SAO PAULO |
Tipo Destino | TPDEST | 1 |
Destino | DESTIN | 4106902 |
Desc. Dest | #DESTIN | CURITIBA |
Prazo | PRAZO | 2 |
Componente | COMPON | FRETE PESO |
Valor Fixo | VLFIXO | 0 |
Valor Unitário | VLUNIT | 1 |
% Sobre Valor | PERVAL | 0 |
Valor Mínimo | VALMIN | 0 |
Fração | FRACAO | 0 |
Imposto Incluído? | IMPINC | S |
Os campos Tipo Origem (TPORIG) e o Tipo Destino (TPDEST) podem receber os códigos (1, 2, 3, 4 ou 5) ou então a descrição (Cidade, Distância, Região, Pais/UF ou Remetente).
O campo Imposto Incluído (IMPINC) poderá receber os códigos 1 ou 2 ou então a descrição Sim ou Não.
Para permitir uma melhor análise dos dados exportados, as informações das tabelas relacionadas (cadastros) também serão exportadas, portanto, o arquivo Excel conterá 5 pastas de trabalho:
1. Tabela de Frete: as informações das tabelas de frete/negociações extraídas.
2. Classificação de Frete: as classificações de frete cadastradas no GFE.
3. Tipos de Operação: os tipos de operação cadastrados no GFE.
4. Tipo de Veículo: Os tipos de veículos disponíveis no GFE.
5. Componentes de Frete: os componentes já disponíveis no GFE.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
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Campo | Descrição |
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Emitente | Código do emitente que está relacionado com a tabela de frete. |
Tipo | Define o tipo da tabela de frete:
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Data Negoc. | Data em que a tabela de frete foi negociada com o Transportador. |
Trat. Decimal | Indica o tipo de tratamento que será utilizado nos valores de frete com mais de duas casas decimais. 1 - Truncar; Exemplo
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Campo | Descrição | |||||
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Emit. Base | Emitente base a ser considerado para geração da tabela vínculo. | |||||
Tabela Base | Tabela base a ser considerada para geração da tabela vínculo. | |||||
Multiplic. | Valor padrão que será multiplicado pelos componentes da tabela de frete do tipo Vínculo. | |||||
Adicional | Valor a ser adicionado nos componentes da tabela de frete do tipo Vínculo. | |||||
Em Aprov. | Indica se a tabela de frete foi enviada ou não para aprovação:
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Situação | Indica a situação da tabela de frete do tipo vínculo:1 -
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Campo | Descrição | |||||
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Negociação | Código do emitente que está relacionado com a tabela de frete. | |||||
Situação | Indica a situação da negociação da tabela de frete: 1 -
Se no parâmetro para controle da aprovação da tabela de frete, (MV_APRTAB) estiver selecionada a opção Sim, o Sistema não permitirá incluir uma tabela de frete com situação igual a Liberada; somente com situação Em Negociação. Esse controle será realizado pelo Sistema e o campo Situação permanecerá desabilitado. | |||||
Class Frete | Código utilizado para identificação da classificação de frete. | |||||
Tipo Oper. | Código para a identificação do tipo de operação da negociação. | |||||
Data de vigência | Data de vigência inicial e final que indica o período em que a negociação da tabela de frete está em vigor, desde que esteja com situação Liberada.
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Tp. de Lotação | Indica o tipo de lotação utilizado na negociação para definir se será utilizada a faixa de valores (fracionada) ou tipo de veiculo (fechada).1 -
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Fator de Cubagem (KG/M3) | Fator de cubagem, em (kg/m3), que será utilizado no cálculo do peso cubado. | |||||
Unid. Faixa | Unidade de medida na qual estão expressos os valores das faixas da tabela de frete. | |||||
Atributo Faixa | Indica o atributo que será utilizado para determinar a faixa de valores da tabela usada para cálculo do frete:1 -
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- O tratamento do cálculo do frete mínimo, no qual é possível especificar um componente para receber o valor do frete mínimo, gravando o total ou somente a diferença.
- Frete mínimo por romaneio de carga: indica que o valor do frete mínimo será considerado por romaneio de carga em vez de ser considerado por entrega.
- Pedágio por romaneio: Que indica que o valor calculado de pedágio será aplicado a todo o romaneio, sendo rateado entre as entregas.
- Frete viagem: Que indica qual valor de frete será considerado para todo o romaneio. O frete viagem pode ser:
1. Maior Maior cálculo: um por romaneio ou um por entrega;
2. Maior Tarifatarifa: um por romaneio ou um por entrega.
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Campo | Descrição | |||||
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Comp. Min. | Código da componente do frete mínimo que receberá o valor de frete mínimo. | |||||
Gravar Min. | Indica a forma de gravação do frete mínimo.1 -
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Fr. Min, RC. | Indica se o frete mínimo será calculado considerando todo o romaneio ou se será calculado por entrega. | |||||
Aplic. Pedág. | Indica como o valor calculado do pedágio será aplicado ao frete.1 -
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Peso Pedágio | Indica se o peso a ser negociado no cálculo do pedágio.1 -
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Ac Vale Ped | Ação que será tomada sob o pedágio:1 -
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Desc. Pedágio | Indica o componente que será utilizado para gravar o valor do pedágio conforme a ação tomada no campo acima. | |||||
Comp Fx Entr | Código do componente que será utilizado para gravar o valor calculado da taxa de entrega por faixa. | |||||
Componente Cota | Define o componente de frete para o cálculo da cota mínima se esta negociação prevê essa modalidade de tarifação de serviço. Nessa modalidade de negociação, considerando uma cota mínima por quantidade de contratações, o Embarcador e o Transportador estabelecem uma quantidade mínima de contratações a serem pagas por período. No fechamento de cada período, se a quantidade de contratações não tiver sido atingida o Transportador emite um Conhecimento de Transporte por veículo cobrando o valor equivalente a quantidade de contratações que completam a cota mínima.
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Componente Locação | Define o componente de frete para o cálculo de Locação, se esta Negociação prevê essa modalidade de tarifação de serviço. Nessa modalidade de negociação o Embarcador e o Transportador estabelecem um valor fixo para cada veículo dedicado, sem limite de quilometragem. No final do período o Transportador emite um Conhecimento de Transporte por veículo, cobrando o valor do aluguel de cada um deles.
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Componente Excedente | Define o componente de frete para o cálculo do excedente da franquia, se essa negociação prevê essa modalidade de tarifação de serviço Nessa modalidade de negociação, o Embarcador e o Transportador estabelecem um valor fixo para a remunerar cada veículo dedicado, limitando uma quilometragem por período. No fechamento do período a quilometragem do veículo é aferida e o Transportador emite um Conhecimento de Transporte por veículo, cobrando o valor fixo combinado mais o valor da quilometragem excedente, calculado com base em um valor previamente negociado por quilômetro excedente.
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Agrp Serviço | Indica o agrupamento de cálculos por tipo de serviço:1 -
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Mot Rej. MLA | Motivo da rejeição do MLA. | |||||
Sit Int Cons | Situação de Integração da Tabela de Frete com a Consulta Datasul:1 -
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Mot Int Con | Motivo da Integração da Tabela com a Consulta Datasul. | |||||
Data Int Con | Data de Integração com a Consulta Datasul. | |||||
Escop CompRC | Indica o escopo de definição do maior valor de componente por romaneio:1 -
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10. TELA NEGOCIAÇÃO TABELA DE FRETE - INCLUIR - ABA COMPONENTES DE FRETE
Visão Geral
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Nessa aba é possível cadastrar os componentes da tabela de frete que correspondem as parcelas que compõe um valor de frete final.
Cada componente de frete pode ter uma forma de cálculo diferenciada (frete peso é multiplicado pelo peso da mercadoria, frete valor é obtido aplicando-se um percentual sobre o valor dos documentos de carga, e assim por diante).
Informações | ||
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Veja Também
GFEA060 - Cadastro dos Componentes de Frete
Depois de estabelecidos quais os componentes de frete possíveis devem ser definidos quais componentes podem ser vinculados a uma tarifa da tabela de frete.
Em nível indicam-se, para cada componente, informações como:
- Componente soma no valor total do frete.
- Componente soma na base de cálculo do imposto (ICMS/ISS).
- Componente soma na base de cálculo do PIS/COFINS.
- Componente utilizado para comparação com o frete mínimo.
Visualizando o pedágio como um dos componentes de frete é possível efetuar as parametrizações da negociação com o Transportador.
- Valor do pedágio no frete: corresponde a Componente soma no valor do frete.
- Valor do pedágio na base de ICMS: corresponde a Componente soma na base de cálculo do imposto (ICMS/ISS).
- Valor do pedágio na base PIS/COFINS corresponde a Componente soma na base de cálculo do PIS/COFINS.
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
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Componente | Código que identifica o componente de frete. |
Total Frete | Indica se o componente será ou não considerado no total de frete nessa negociação. |
Base Imposto | Indica se o componente será considerado na base de cálculo do imposto (ICMS,ISS) nessa negociação. |
Base PIS/COF | Indica se o componente será considerado na base de cálculo do PIS/COFINS nessa negociação. |
Frete Mínimo | Indica se o componente de frete será ou não considerado na formação do valor do frete mínimo, nessa negociação. |
Base Reent. | Indica se o componente fará parte da base de cálculo da reentrega:
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11. TELA NEGOCIAÇÃO TABELA DE FRETE - INCLUIR - ABA ROTAS
Visão Geral
Nessa aba é possível cadastrar as rotas para definir os trajetos atendidos pela transportadora numa negociação, sempre no esquema origem-destino.
A função desse cadastro de rotas da tabela é definir alguns critérios para a rota, como o percentual de devolução e reentrega a serem cobrados, bem como um valor máximo a ser cobrado por reentrega.
A definição da rota abrange vários tipos de origem e destino.
- Cidade;
- Distância;
- Região;
- Pais/UF;
- Remetente.
Exemplos:
Quando definido que a origem é a cidade de São Paulo e o destino é o país Brasil e estado SP, indica que a transportadora atende a todo o estado de SP e que para essa rota são considerados os respectivos percentuais de devolução e reentrega, bem como o valor máximo para reentrega.
Quando a origem é país Brasil e estado SP e o destino é país Brasil e estado PR, indica que a transportadora atende aos estados de São Paulo e Paraná e que para essa rota são considerados os respectivos percentuais de devolução e reentrega, bem como o valor máximo para reentrega.
Quando a origem é definida como distância e informado uma faixa de 0 à 100km, indica que dentro dessa faixa serão considerados os respectivos percentuais de devolução e reentrega, bem como o valor máximo para reentrega.
Quando a origem é definida como distância e informado uma faixa de 101 à 500km, indica que dentro dessa faixa serão considerados os respectivos percentuais de devolução e reentrega, bem como o valor máximo para reentrega.
Informações | ||
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Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição | |||||
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Prioridade | Indica o grau de prioridade que a rota terá em relação à outras rotas, quando houver mais de uma rota para atender um frete. Quanto menor o valor, maior a prioridade. | |||||
Tipo Origem | Indica o tipo de origem da rota:
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Destino | Indica o tipo de destino da rota:
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Ida e Volta | Indica se a rota será utilizada em somente um sentido ou será considerada para ida e volta (origem e destino). | |||||
% Devolução | Percentual de devolução sobre o valor do frete válido para esta rota. | |||||
% Reentrega | Percentual de reentrega cobrado sobre o valor do frete válido para essa rota. | |||||
Máximo Reentrega | Valor máximo de reentrega da mercadoria que será cobrado pela transportadora na rota. | |||||
Min Reentr | Valor mínimo a ser considerado na geração do cálculo. | |||||
Transp. Reent | Código da transportadora considerada para realizar a reentrega.
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12. TELA NEGOCIAÇÃO TABELA DE FRETE - INCLUIR - ABA FAIXA / TIPO VEÍCULO
Visão Geral
Nessa aba é possível definir as faixas de valores e tipos de veículo, para efetuar o relacionamento com a negociação da tabela de frete.
Exemplos:
Faixa de peso.
Informações | ||
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Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição | |||||
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Qtde. Final | Quantidade limite de faixa, expressa na unidade de medida informada na negociação da tabela de frete. | |||||
Unid. Medida | Unidade de medida utilizada para o cálculo dos valores nessa faixa. | |||||
Faixa Soma | Código da faixa da tabela de frete com a qual essa faixa deve somar os valores. | |||||
Cota Mínima | Define a quantidade mínima de contratações por veículo em um período, se essa negociação prevê essa modalidade de tarifação de serviço.
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Val Locação | Define o valor de locação por veículo se essa negociação prevê essa modalidade de tarifação de serviço.
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Franquia Km | Define a quantidade de quilômetros da franquia de locação, se essa negociação prevê essa modalidade de tarifação de serviço.
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Val Km Exced | Define o valor a ser cobrado por quilômetro excedente de franquia de locação, se essa Negociação prevê essa modalidade de tarifação de serviço.
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12. TELA NEGOCIAÇÃO TABELA DE FRETE - INCLUIR - ABA FAIXA DE ENTREGA
Visão Geral
Nessa aba é possível definir uma faixa com um percentual ou valor do frete para o cálculo da taxa de entrega.
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição | |||||
---|---|---|---|---|---|---|
Vl. Faixa | Valor final da faixa. | |||||
% Entrega | Percentual sobre o valor do frete. | |||||
Vl. Tx. Ent. | Valor da taxa de entrega. | |||||
Tarifas | Permite cadastrar os componentes da tarifa de frete. Contém os parâmetros e valores para uma combinação de rota e faixa ou uma combinação de rota e tipo de veículo. Na parte inferior da tela é possível informar os componentes da tarifa e os componentes da tarifa específicos por emitente. Para listar o componente da tarifa é necessário que o componente esteja cadastrado na lista de componentes da negociação. | |||||
Quantidade Mínima | Quantidade mínima para cálculo da tarifa frete. Esta quantidade é expressa na mesma unidade de medida informada na faixa da tarifa e relacionada ao mesmo atributo de cálculo informado na negociação da tabela. Exemplo: Na negociação foi informado como atributo de cálculo peso da mercadoria e na faixa foi informada a unidade de medida KG. Então, a quantidade mínima corresponde a peso e está expressa em KG. | |||||
Frete Mínimo | Componente dentre os definidos para a negociação da tabela cujo valor será comparado com a soma dos valores dos demais componentes de frete da tarifa, de forma que será usado o maior valor que será considerado para o cálculo do frete garantia.
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Cons. Prazo | Indica se será ou não considerado o prazo de entrega informado na tabela de frete. | |||||
Tipo Prazo | Indica o prazo que será considerado:
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Prazo | Quantidade de dias ou horas necessárias para a entrega da mercadoria. | |||||
Cont. Prazo | Indica de que forma será efetuada a contagem dias no cálculo do prazo:
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13. TELA NEGOCIAÇÃO TABELA DE FRETE - INCLUIR - ABA COMPONENTE DA TARIFA
Visão Geral
Nessa aba é possível definir quais componentes podem ser vinculados a uma tarifa da tabela de frete.
O componente de frete corresponde a parcela que compõe um valor de frete final. Para citar, temos frete peso, frete valor, pedágio, taxa de conhecimento, taxa de despacho, entre outras.
Cada componente de frete pode ter uma forma de cálculo diferenciada (frete peso é multiplicado pelo peso da mercadoria, frete valor é obtido aplicando-se um percentual sobre o valor do frete, e assim por diante), ou seja, um componente de frete está relacionado a um atributo de cálculo, que pode ser, como dito anteriormente, o peso da mercadoria, seu valor, a quantidade de volumes, distância percorrida, enfim, algo na operação de transporte que possa ser quantificado para se definir um valor para aquele componente.
Componente | Atributo |
---|---|
Frete Peso | Peso da Mercadoria |
Frete Valor | Valor da Mercadoria |
Pedágio | Peso da Mercadoria |
GRIS | Valor da Mercadoria |
Frete Distância | Distância Percorrida |
Taxa CTRC | Valor Informado |
Taxa Entrega | Quantidade de Entregas |
Taxa Entrega % | Valor Frete |
xx. TABELAS UTILIZADAS
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