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01. VISÃO GERAL

O menu Gerenciar Cards permite incluir, editar e excluir cards cadastrados pelo o usuário, é por este menu onde todo o gerenciamento dos Cards é realizado.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

A Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, de 14 de Agosto de 2018, entrará em vigor em Agosto de 2020, estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.

Para os fins desta Lei, considera-se: 

     I - dado pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável; 

    II - dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural; 

    III - dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento;

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para o Sistema Protheus® atender à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), este foi atualizado para tratar a apresentação das informações (dados sensíveis e/ou pessoais) nas rotinas com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

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titleControle de Acesso:

O Controle de Acesso é o que define se o usuário ou um grupo de usuários terá permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios.

Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração de acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados considerados sensíveis e pessoais está localizado no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.



Para incluir um novo Card:

1) Clicar no menu Gerenciar Cards;

2) Clicar no botão Incluir;

3) Informar os campos conforme sequência:

a) Tipo de Card: Selecionar no combo o tipo de card desejado;

b) Status: Indica se o card está desabilitado ou habilitado para visualização;

c) Título: Informar um título para o Card;

d) Mostrar Filtros:  Selecionar o card irá permitir ou não o uso de filtro;

e) Primeira Informação até Quarta Informação: Selecionar os itens que deseja exibir, como por exemplo: Pedido, Produto ou Quantidade;

f) Filtro: É possível filtrar as informações do card como por exemplo por um único Pedido ou Produto específico;

g) Help do Card: Esta funcionalidade permite informar uma descrição de help para o card;

h) Clicar no botão Salvar para concluir a operação:

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Para Editar um Card:

1) Clicar no menu Gerenciar Cards;

2) Selecionar o card que deseja alterar;

3) Alterar as informações que desejar;

4) Clicar no botão Salvar para concluir a operação:

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Para desabilitar ou habilitar um card:

1) Clicar no menu Gerenciar Cards;

2) Selecionar o card que deseja habilitar ou desabilitar;

3) Clicar ícone na coluna Visualizar:

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Legendas:

Ícone Verde: Habilitado

Ícone Vermelho: Desabilitado

Para deletar um Card:

1) Clicar no menu Gerenciar Cards;

2) Selecionar o card que deseja deletar;

3) Clicar ícone da lixeira para deletar o Card:

4) Clicar no botão Confirmar para concluir a operação:

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Para realizar busca de Cards:

1) Clicar no menu Gerenciar Cards;

2) Clicar em Busca Avançada;

3) Informar o card que deseja filtrar;

4) Exemplo de busca avançada pesquisando pelo código do Card:

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Obs.: Para retirar o filtro, basta excluir o item do filtro.

Na manutenção de cards é possível gerenciar as colunar que são exibidas na grade.

Para gerenciar as colunas, basta clicar no ícone de engrenagem para selecionar quais colunas deseja exibir conforme exemplo abaixo:

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titleLog de Auditoria:

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados. Sendo possível visualizar todos os acessos de usuários as rotinas que possuem dados sensíveis e/ou pessoais. 

Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração dos Logs de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Logs e Auditoria.

Painel
titleExemplo prático do processo utilizando Protheus
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titleIncluir Card
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titleEditar Card
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titleHabilitar/Desabilitar Card
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titleDeletar Card
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titleBusca avançada
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titleGerenciador de Colunas

03. DEMAIS INFORMAÇÕES

  • Não há.

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