Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Nesta página, detalhamos alguns ajustes que são recomendados  para cenários de virtualização em Hyper-V.

Nota
titleAntivírus
Se você estiver executando

...

antivírus no servidor físico, considere a possibilidade de não incluir no processo de verificação os arquivos Vmms.exe, Vmswp.exe e os diretórios que contêm os arquivos de configuração das máquinas virtuais e os VHDs e VHDX. Um benefício adicional do uso de discos pass-through fixado em suas máquinas virtuais é que você pode usar o software antivírus em execução no servidor físico para proteger essa máquina virtual também.

Velocidade dos acessos e armazenamento

Para o armazenamento, considere o uso de rede de área de armazenamento (SAN) que está configurado com alta velocidade (15.000 RPMs ou mais), drives (SSD) que suportam fila de I/O e configurações de RAID 10 ou camadas que usam TIER de duas camadas. Você pode usar o Fibre Channel Channel no mínimo com de dois canais de 8GB, não recomendamos o uso de conexão iSCSI.

...

Nota
Não recomendamos o uso do Protheus no modelo Tier 3 pela sua baixa performance tanto o banco de dados quanto a aplicação, pois este é para cenário de backup que não terão muito acesso em disco.

Múltiplas Placas de rede no Hyper-V

Cenários ideais que seja usado conexões de 10Gbits ou no mínimo 4 placas de rede de 1 Gbits utilizando team das placa de rede "Balanceamento", "certifique-se de ter mais de uma placa de rede instalada no servidor físico e dedicar uma interface de rede para a administração do servidor Hyper-V". Isso significa que não há redes virtuais no Hyper-V e este será configurado para usar o NIC. Para máquinas virtuais de alta carga de trabalho, você pode querer dedicar um adaptador de rede físico no servidor para a rede virtual da máquina virtual está usando. Assegure também que as máquinas virtuais que compartilham um adaptador físico não saturam a rede física. Use a confiabilidade e o desempenho do sistema para estabelecer uma linha de base de desempenho para a carga e, então ajuste as configurações e cargas do NIC em conformidade. 

...

Neste ponto verifique sempre com o fabricante da sua placa de rede do servidor quanto a recomendação de quantidade de placas de rede para ambientes virtualizados. Algumas placas fazem a distribuição de interrupção entre múltiplos processadores da máquina, enquanto outras placas fazem utilização apenas de um único processador para interrupções. Infelizmente este não é uma informação fácil de achar e será necessário que você pesquise mais a fundo na documentação técnica da placa.

Artigo sobre rede do Hyper-V.

https://www.tiespecialistas.com.br/servicos-de-rede-no-hyper-v/

Baixo desempenho placas de rede no Hyper-v.

https://support.microsoft.com/pt-br/help/2902166/poor-network-performance-on-virtual-machines-on-a-windows-server-2012

Configurações dos Discos para

...

máquinas virtuais

Recomendamos

...

Para o uso do Protheus em Hyper-V a recomendação é o uso do VHDX foi introduzido no Windows Server 2012 tem uma melhor relação de benefícios muito melhor em relação ao formato VHD.

...

Controladores SCSI possuem algumas vantagens, cada controlador SCSI suporta até 64 dispositivos. Uma máquina virtual com este tipo de controlador pode ter discos adicionados “a quente” sem a necessidade de reinicialização (desde que o sistema operacional visitante suporte tal funcionalidade). Para melhor desempenho é recomendável que os vários discos (quando necessários) sejam adicionados no mesmo controlador, evitando vários controladores (você só deve adicionar novos controladores se atingir o volume máximo de discos suportados no controlador primário). Este tipo de controladora é preferível, pois apresenta melhor desempenho.

Placa de rede


Informações
Para garantir que o sistema aproveite os recursos disponíveis, é importante desabilitar todos os recursos de economia de energia para alcançar melhora no desempenho.

...