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  • Apoio para Identificação de Rejeições na Emissão NF-e/NFC-e

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É possível em caso de não autorização de NF-e e NFC-e realizar a validação dos dados contidos no xml do documento fiscal, para isso basta a acessar o validador de Xml de NF-e/NFC-e. Uma vez que tenha acessado é preciso localizar no Totvs Moda PDV a pasta onde é salvo o arquivo xml do determinado documento fiscal. Ele é salvo na pasta C:\VirtualPDV\VirtualPDVWebService\App_Data\Dfe e o nome do arquivo é correspondente a chave de acesso da nota fiscal.

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Para cada nota fiscal emitida deverá existir no mínimo dois arquivos xml's:

  • Um arquivo com o nome chavedeacesso-nfe-ass.xml, este é correspondente a assinatura da nota fiscal
  • Um arquivo com o nome chavedeacesso-procNFe.xml, este é correspondente a autorização da nota fiscal

Para cada nota fiscal rejeitada deverá existis no mínimo três arquivos xml's:

  • Um arquivo com o nome chavedeacesso-nfe-ass.xml, este é correspondente a assinatura da nota fiscal
  • Um arquivo com o nome chavedeacesso-ped-inu.xml, este é correspondente ao pedido de inutilização da nota fiscal
  • Um arquivo com o nome chavedeacesso-inu.xml, este é correspondente a inutilização da nota fiscal

Haverá sempre dois arquivos, que sempre serão atualizados de acordo com a ultima nota fiscal emitida

  • O arquivo 1-env-lot.xml, este é o arquivo enviado para autorização, basicamente uma cópia do arquivo chavedeacesso-nfe-ass.xml
  • O arquivo 1-rec.xml, este é o arquivo de retorno da ultima tentativa de autorização

No Totvs Moda PDV, quando uma NF-e de devolução não é autorizada, se o parâmetro TP_ENVIO_FIS_PENDENTE_PDV estiver configurado como "1", se der uma falha na emissão de NF-e ela será enviada para ser corrigida na retaguarda e autorizada por lá, porém se todas as notas estiverem ficando pendentes, é porque há algo de errado, na configuração da operação e regra fiscal e/ou alguma falha sistêmica.

Caso o parâmetro TP_ENVIO_FIS_PENDENTE_PDV esteja configurado como "0", toda emissão irá falhar caso a operação e regra fiscal estiver incorreta e/ou por alguma falha sistêmica. 

Na NFC-e ou NF-e que não seja devolução o envio sempre irá falhar caso haja algum erro de configuração de operação e regra fiscal estiver incorreta e/ou por alguma falha sistêmica.

Para identificar os motivos destas falhas, iremos validar o arquivo chavedeacesso-nfe-ass.xml, pelo validador de Xml de NF-e/NFC-e, para isso vamos seguir os seguintes passos:

1 - Instalação do certificado digital

2 - Abrir o arquivo e copiar todo seu conteúdo

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3 - Abrir o site do validador de Xml de NF-e/NFC-e

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4 - Colar o conteúdo copiado e clicar em Validar

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Quando houver rejeições a mesma será listada no menu Regras de Negócio.

  • A rejeição 245 - Rejeição: CNPJ Emitente não cadastrado, poderá acontecer regularmente, porque o validador é do SEFAZ RS e a nota fiscal validada é de outro estado.
  • A rejeição 704 - Rejeição: NFC-e com Data-Hora de emissão atrasada, poderá acontecer se passou de 5 minutos a tentativa de emissão.

Vamos ver um exemplo de outra rejeição e entender quais as informações conseguimos abstrair:

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No caso acima, temos as rejeições: 

  • 778 - Informado NCM inexistente, para solucionar essa situação é preciso analisar os produtos contidos nessa nota fiscal e verificar qual deles possui um NCM inválido para realizar a correção e uma nota tentativa de emissão, no link Documentos Diversos de Orientação é possível encontrar a documentação com a tabela de NCM.
  • 537 - Total do Desconto difere do somatório dos itens, aqui trata-se de falha sistêmica, onde os itens possuem desconto, mas o valor total de desconto não possuem a soma dos descontos aplicados nos itens.

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Neste caso temos uma falha no Schema, este que valida os campos e suas atribuições, a violação nesta situação foi referente ao campo vDesc, no qual seu valor valido é 2 casas decimais conforme manual de orientação da Nota Fiscal Eletrônica.

Veja que é detalhado o caminho da tag, para melhorar a identificação do registro com erro.

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