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Com a utilização da rotina de Faturamento Parcial, o Usuário se vê, em certas situações, na necessidade de que este Pedido não seja mais Faturado. Isto pode ocorrer por situações corriqueiras dos processos da empresa: indisponibilidade do material no Fornecedor, insatisfação na entrega, falta de espaço no transporte ou no armazenamento, dentre outras situações.
Neste caso, o Usuário passa a contar com a rotina de Conclusão de Pedidos, a qual faz com que o sistema altere o Status deste Pedido para "Concluído" ou "Parcialmente concluído", o status é ajustado de acordo com a quantidade de itens que foram submetidos ao processo.
Além da alteração do Status, por conta das rotinas de Recebimentos de Materiais, este processo alterará a Quantidade dos Itens que ainda estão pendentes de recebimento, como se todos eles já estivessem sido 'recebidos'.

Para o correto funcionamento desse processo, alguns pré-requisitos devem ser cumpridos. São eles:

  • O movimento deve ter seu status igual a Parcialmente Faturado, Pendente ou Bloqueado;
  • O parâmetro 'Efeito do Pedido' (Etapa 49 - Compra/Venda - Características) NÃO pode estar configurado como 'Fatura Parcial por Valor - Movimento' ou 'Fatura Parcial por Valor - Item'. 

O sistema também faz diversas verificações a fim de validar os dados não só do(s) Movimento(s) em questão, mas também suas dependências. Algumas integrações que serão validadas:

  • Orçamento;
  • Portal Paradigma;

Por conta desta alteração crítica dentro da movimentação, o sistema também documentará toda a alteração feita no Movimento, identificando inclusive o Usuário que executou a rotina de Conclusão, juntamente com as quantidades que foram 'descartadas' do recebimento do Pedido.
Com esta nova rotina, os Usuários passam a contar com uma ferramenta importante no processo de gestão de Compras/Vendas, agilizando as rotinas de entrega/recebimento de materiais, mantendo toda a documentação do que é executado dentro do sistema.


Status do Registro

Após a execução do processo, o campo STSCONCLUIDO (Tabela TMOV) será preenchido com um valor de forma a sinalizar quais movimentos foram submetidos ao mesmo.

Este campo pode conter os seguintes valores:

  • Parcialmente concluído (P): Nem todos os itens foram completamente concluídos;
  • Concluído (C): O movimento foi completamente concluído;
  • Vazio: O processo responsável pela conclusão de pedidos não foi executado para este movimento.

Atenção!

  • A execução deste processo é irreversível e não excluirá as integrações do movimento, como Contabilização ou Lançamentos Financeiros gerados com tipos de documento classificados como Adiantamento. Os lançamentos financeiros classificados como Previsão ou Sem Classificação serão excluídos após a conclusão do pedido.
  • O movimento concluído não estará disponível para continuar o faturamento e o movimento que o originou não voltará a ficar com status pendente.
  • Os itens que forem concluídos, terão seu estoque estornado.
  • Caso seja necessário restringir o acesso do usuário à Conclusão de Pedidos, poderá retirar a permissão Concluir Pedido no perfil usuário, aba Acesso a Menus.