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Com a utilização da rotina de Faturamento Parcial, o Usuário se vê, em certas situações, na necessidade de que este Pedido não seja mais Faturado. Isto pode ocorrer por situações corriqueiras dos processos da empresa: indisponibilidade do material no Fornecedor, insatisfação na entrega, falta de espaço no transporte ou no armazenamento, dentre outras situações.
Por conta das rotinas de Recebimento de Materiais, este processo alterará a Quantidade dos Itens que ainda estão pendentes de recebimento, como se todos eles já estivessem sido 'recebidos'.

É possível rastrear a execução do processo (Data, Motivo da Conclusão e o Usuário Responsável) consultando a tabela TMOTIVOCONCLPED no banco de dados ou em menu Gestão > Visões de Dados, utilizando a consulta abaixo:

SELECT * FROM TMOTIVOCONCLPED WHERE IDMOV = X AND CODCOLIGADA = Y
Onde:
X = Identificador do Movimento
Y = Código da Coligada

Além disso, a quantidade concluída de cada item ficará gravada na tabela de Itens de Movimento (TITMMOV), campo QUANTIDADECONCLUIDA.

Para o correto funcionamento desse processo, alguns pré-requisitos devem ser cumpridos. São eles:

...

O sistema também faz diversas verificações a fim de validar os dados não só do(s) Movimento(s) em questão, mas também suas dependências/ integrações com outras rotinas. Vale lembrar que essa validações somente serão consistidas em movimentos daquele contexto (no que diz respeito à parametrização). Algumas integrações que serão validadas:

  • Orçamento;
  • Portal Paradigma;

Por conta desta alteração crítica dentro da movimentação, o sistema também documentará toda a alteração feita no Movimento, identificando inclusive o Usuário que executou a rotina de Conclusão, juntamente com as quantidades que foram 'descartadas' do recebimento do Pedido.
Com esta nova rotina, os Usuários passam a contar com uma ferramenta importante no processo de gestão de Compras/Vendas, agilizando as rotinas de entrega/recebimento de materiais, mantendo toda a documentação do que é executado dentro do sistema.


Status do Registro

Após a execução do processo, o campo STSCONCLUIDO (Tabela TMOV) será preenchido com um valor de forma a sinalizar quais movimentos foram submetidos ao mesmo.

...

  • A execução deste processo é irreversível e não excluirá as integrações do movimento, como Contabilização ou Lançamentos Financeiros gerados com tipos de documento classificados como Adiantamento. Os lançamentos financeiros classificados como Previsão ou Sem Classificação serão excluídos após a conclusão do pedido.
  • O movimento concluído não estará disponível para continuar o faturamento e o movimento que o originou não voltará a ficar com status pendente.
  • Os itens que forem concluídos, terão seu estoque estornado.
  • Caso seja necessário restringir o acesso do usuário à Conclusão de Pedidos, poderá retirar a permissão Concluir Pedido no perfil usuário, aba Acesso a Menus.


Com esta nova rotina, os Usuários passam a contar com uma ferramenta importante no processo de gestão de Compras/Vendas, agilizando as rotinas de entrega/recebimento de materiais, mantendo toda a documentação do que é executado dentro do sistema.