Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Deck of Cards
idbolsaxcontabilização1
Card
idperiodocontrato
labelPeríodo de Competência Contábil da Bolsa no Contrato

Quando o contrato do aluno possuir Bolsas aplicadas às parcelas, o valor da contabilização mensal da bolsa pode não corresponder ao valor financeiro aplicado em determinada parcela do contrato, pois o valor da Bolsa contabilizado em cada competência contábil é resultante da distribuição uniforme do valor total da Bolsa aplicada no contrato dividido pelo número de competências contábeis. Veja o exemplo abaixo:

1º Passo: O sistema fará o cálculo dos valores individuais das Bolsas, tomando como base o valor financeiro da Bolsa aplicada nas parcelas do contrato

Competência - Mês/Ano Inicial: 01/2015 - Mês/Ano Final  : 12/2015
Data do Contrato: 03/03/2015
Valor total dos serviços do contrato a ser contabilizado: 12.000,00
O contrato possui 10 parcelas financeiras de 1.200,00 cada (12.000,00 / 10 parcelas)
Bolsa de 50% aplicada somente na 1ª. parcela do contrato = 600,00  (1.200,00 * 50%)
Bolsa de 80% aplicada somente na 5ª. parcela do contrato = 960,00  (1.200,00 * 80%)

2º Passo: O sistema fará o cálculo do valor total de Bolsas aplicadas no contrato:

Bolsa de 50% (600,00) + Bolsa de 80% (960,00) = 1.560,00


3º. Passo:
O sistema fará o cálculo do valor da Bolsa para ser contabilizado em cada competência contábil:

Neste exemplo, o valor total das Bolsas 1.560,00 será dividido e contabilizado em 10 meses (mês da Data do contrato até o Mês/Ano Final da competência | mês 03 até mês 12 = 10 meses), sendo que em cada competência contábil o valor a ser contabilizado referente à Bolsa será de 156,00 (1.560,00 / 10 meses).

A contabilização de bolsas ocorrerá de forma análoga à contabilização dos serviços, onde é possível definir no evento contábil um item de evento com contas específicas para receber a contabilização dos seus valores ou ainda definir um item de evento que busque as contas contábeis diretamente do cadastro de cada bolsa, através do Default Contábil de cada bolsa.

No primeiro modelo de contabilização, se os eventos contábeis determinarem a contabilização das bolsas, todas as bolsas presentes nos contratos dos alunos serão computadas e consideradas na contabilização do contrato e na apropriação mensal.

Já no segundo modelo de contabilização, se os eventos contábeis determinarem a contabilização das bolsas, somente as bolsas que tiverem a opção "Compõe contabilização por competência" marcada em seus cadastros serão consideradas na contabilização do contrato e na apropriação mensal. Portanto, certifiquem-se sobre esta opção presente no cadastro da bolsa!

Conforme o exemplo acima, se o evento contábil de 'Contrato' possuir um item de evento parametrizado para contabilizar Bolsas, será incluído um lançamento no valor total da bolsa (1.560,00) e, à medida que os serviços forem sendo realizados, e se o evento contábil indicado para contabilização 'Mensal' também possuir um item de evento parametrizado para contabilizar Bolsas, será incluído, mês a mês, e até o final da prestação dos serviços previstos no contrato, o lançamento apropriando-se a efetiva realização mensal do valor concedido pelas bolsas (156,00).

Observações:
Bolsas Condicionais são aquelas cuja opção 'Bolsa incondicional', presente no próprio cadastro da bolsa estiver desmarcada, indicando assim, que dependem de determinadas condições para serem atribuídas financeiramente. - -Estas bolsas, mesmo presentes nos contratos dos alunos, não serão computadas e contabilizadas pelo regime de competência.
- No segundo modelo de contabilização, somente as bolsas que tiverem a opção "Compõe contabilização por competência"marcada em seus cadastros serão consideradas na contabilização do contrato e na apropriação mensal
- A contabilização dos valores de Descontos concedidos nos contratos se dará de forma análoga à contabilização das Bolsas.
- Os valores de serviços, bolsas e/ou descontos serão registrados na contabilização conforme a parametrização realizada nos eventos contábeis utilizados para tal. Valores originais utilizarão sempre os eventos contábeis destinadas à contabilização do 'Contrato' e à contabilização 'Mensal' (válido para os dois modelos de contabilização). Caso utilizem o primeiro modelo de contabilização, as alterações ocorridas em qualquer um destes valores serão registradas sempre utilizando-se estes mesmos eventos contábeis (evento para 'Contrato' e evento 'Mensal'), mas caso utilizem o segundo modelo de contabilização as alterações ocorridas em qualquer um destes valores serão registradas sempre utilizando-se os respectivos eventos contábeis destinados à contabilização de 'Cancelamento' e de 'Aumento'.


Card
idperiodobolsa
labelPeríodo de Competência Contábil na Bolsa

Em algumas Instituições de Ensino é possível dar uma bolsa para o aluno em um determinado mês, pensando nesse cenário disponibilizamos na versão 12.1.27 através de script a opção de informar o período de competência contábil na bolsa.
Assim quando o contrato do aluno for disponibilizado uma bolsa de competência diferente da competência do contrato será possível informar no cadastro da bolsa da parcela. 



Detalhamos alguns exemplos como será o novo comportamento com o período de competência contábil informado na bolsa:

Exemplo 1 - Contrato com bolsas com competências definidas

Exemplo 2 - Contrato com uma bolsa com competência definida e a outra busca a competência do contrato

Exemplo 3


Quando a bolsa tiver o período de competência contábil informado e for apropriada, passamos a gravar na memória de cálculo as informações das bolsas processadas com competência diferenciada, na tabela SCONTRATOBOLSACONTCOMPETENCIA 


Nota
titleRegras
  • Não será permitido na primeira contabilização do diferimento mensal ter uma bolsa X e no mesmo contrato possuir a mesma bolsa X com um período de competência preenchido.

Erro: A bolsa "BOLSA A " está cadastrada no contrato do aluno com competência contábil 01/2020 a 01/2020, no entanto essa mesma bolsa está cadastrada no mesmo contrato com a competência contábil sem o preenchimento.
Para este cenário todas as bolsas "BOLSA A" deste contrato deverão possui uma competência contábil.

  • Não será permitido na primeira contabilização do diferimento mensal uma bolsa X com período de competência que não esteja entre a competência contábil identificada para o processamento da contabilização do contrato.
    A competência da bolsa deverá respeitar o período de competência informado no contrato / período letivo / parametrização por curso

Erro: A competência contábil (01/2021 a 01/2021) da bolsa "BOLSA A", não está entre a competência contábil identificada para o processamento da contabilização do contrato (07/2020 a 12/2020).

  • Se a bolsa possui um período de competência diferenciado e já o contrato já tem diferimento mensal para a competência informada, não será possível modificar o período da competência no cadastro da bolsa do contrato (regra do cadastro da bolsa no contrato).

Erro: "Não é possível modificar a competência contábil da bolsa para o período 07/2020 a 12/2020, pois os cálculos da bolsa já foram processados e contabilizados considerando a competência 07/2020 a 07/2020.

Caso a alteração seja em função de ajustes que tenham como consequência o aumento na quantidade de parcelas ou período de bolsa, é recomendado que seja adicionado um novo registro para a bolsa com uma nova competência ou que seja executado o estorno da contabilização do contrato."

  • Não será permitido alteração da competência da bolsa se o contrato já possui o primeiro diferimento mensal, mesmo que essa apropriação não contemple a contabilização da bolsa que foi informada a competência.
    Ex: Bolsa competência 09/2020, contrato apropriado até o mês 08/2020


  • Cadastro da bolsa do aluno: Se já temos todas as competências contabilizadas e o usuário aumento a quantidade de parcelas ou período (data), não será permitido alterar, orientar o usuário a cadastrar uma nova bolsa para a parcela.
  • Processo de contabilização : Se já temos todas as competências contabilizadas e houver uma redução o valor restante deve deve ser reconhecido na próxima competência a ser contabilizada.
  • Processo de contabilização : Se já temos todas as competências contabilizadas e houver uma aumento o valor restante deve deve ser reconhecido na próxima competência a ser contabilizada.

...