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Através desta funcionalidade é possível gerar os relatórios de Cronograma, Histograma e Planilha de acordo com os filtros escolhidos.



Deck of Cards
idRelatório Periódico
Card
labelCronograma

Relatório Periódico - Cronograma

1- Informações de Tarefas:

  • Subprojeto: Aparecerá somente informações da obra. Ex: 001 - Fundação prédio; - O nome "subprojetos" será semelhante ao da tabela de parâmetros. Caso esteja vazio, o nome aparecerá como "Obra";
  • Etapa: Aparecerá somente informações de etapa. Ex: 001.01 - Serviços iniciais;
  • Serviço: Aparecerá somente informações de serviços. Ex: 001.01.01 - Escavação de Tubulões;
    • Incluir Serviços de Custo Indireto: Marque essa opção se desejar incluir os serviços de custo indireto no relatório de cronograma.
    • Incluir Serviços de Receita: Marque essa opção se desejar incluir os serviços de Receita no relatório de cronograma.


2- Visualizar:

Ao configurar essas opções, as informações de Grandeza selecionada do cronograma aparecerão na linha do relatório:

  • Percentual;
  • Quantidade;
  • Valor;
Nota
titleEtapa - Quantidade

Caso em Informações de Tarefas seja selecionado a Opção Etapa, o sistema desabilita a Visualização por Quantidade, uma vez que Etapas não possuem Quantidade.


3- Campos Disponíveis: 

Campos a serem visualizados no cabeçalho de Relatório (informações de Tarefas):

  • Código;
  • Nome;
  • Descrição;
  • Unidade;
  • Código Auxiliar;
  • Código Recurso Associado;


4- Tipo: 

Essas colunas aparecerão ou não de acordo com a opção de seleção. Opções disponíveis:

  • Previsto;
  • Realizado;
  • Medido;
  • Linha Base; 


Apropriado:

De acordo com as opções selecionadas, serão exibidos dados de:

  • Apropriação do Backoffice: Para o cronograma apropriado do Backoffice, são considerados os movimentos que têm o parâmetro "Gera apropriação" marcado na parametrização do tipo do movimento no Backoffice. Caso a apropriação tenha sido feita, no Backoffice, numa data anterior ao primeiro período, a mesma será visualizada no primeiro período. Se a data da apropriação for posterior a data do último período, a mesma será visualizada no último período;
  • Obras e Projetos: Caso as requisições sejam por obra (campo acima desmarcado), no relatório periódico de Cronograma Apropriado do Backoffice, as apropriações só ficarão visíveis para obras.
    Para o cronograma apropriado, o valor das apropriações para a tarefa é somado e depois se calcula o percentual que o mesmo representa em relação ao valor da tarefa. Desse percentual chega-se à quantidade e ao valor. No relatório de cronograma planejado a quantidade apresentada está na unidade do Totvs Construção Obras e Projetos.
    N
    o relatório de cronograma apropriado a quantidade apresentada está na unidade do Totvs Construções Obras e Projeto.
    O preço é o da compra efetivada no Backoffice.
    Se o parâmetro 'Vigência de Preços' estiver ativo, os cronogramas previsto, medido e realizado são calculados considerando a vigência e a aplicação do preço dos insumos para cada período. Esse parâmetro é acionado através do menu Projetos | TOTVS Construção Obras e Projetos | Projetos (Ou atalho F6) | Cálculo | Fator K.
    Caso o cronograma previsto não esteja 100 % programado haverá diferença entre os cronogramas com e sem vigência das etapas e obras;
  • Consulta Personalizada: Esta consulta será Habilitada quando nos Parâmetros de Projeto, Menu Projeto | TOTVS Construção Obras e Projetos | Projetos (Ou atalho F6) | Apropriação | Apropriação BackOffice esteja preenchido as Consultas SQL Personalizadas para Dados de Apropriação;


5- Períodos:

Seleção de número de períodos (inicial e final) a ser impresso no cronograma:

  • De: Informe o Período Inicial. Ex: 1;
  • Até: Informe o Período Final. Ex: 100;


6- Rep. Períodos:

  • Num. dias: O cabeçalho do cronograma será impresso através do número de dias do período;
  • Data: O cabeçalho do cronograma será impresso através do intervalo de dados do período;


7- Representação:

  • Sem barra: Não incluir barra de cor nos percentuais do Cronograma;
  • Com barra: Inclui uma barra de cor nos percentuais do Cronograma, para uma melhor de visualização;


8- Cenário:

Serão Exibidos todos os cenários disponíveis (filtrado pela Coligada corrente e Projeto corrente).


9- Tipo de Planilha:

Selecione a opção de Planilha que deseja visualizar no Relatório.

  • Planilha de Atividades;
  • Planilha de serviços;


10- Tarefas:

Faixa de Tarefas a serem impressas no Cabeçalho do Relatório.

  • Tarefa inicial: Informe a Tarefa Inicial. Ex: 001;
  • Tarefa Final: Informe a Tarefa Final. Ex: 004.03;


Card
labelHistograma

Relatório de Histograma

Cenário: serão mostrados todos os cenários disponíveis (filtrado pela coligada corrente e projeto corrente).

Tipo de Planilha: os dados mostrados nesse lookup são fixos: "Planilha de atividades" e "Planilha de serviços";

Tipo: opções disponíveis [Planejado, Realizado, Medido, Apropriado] - essas colunas aparecerão ou não de acordo com a opção de seleção.

Observação

Caso seja marcada a opção de "Apropriado", então o usuário poderá marcar as opções "Backoffice (e) (ou) Obras e Projetos". De acordo com as opções selecionadas, serão mostrados dados de apropriação do Backoffice e Obras e Projetos.

Para o Relatório Periódico do Histograma, os valores e quantidades apresentados é calculados com percentual Planejado no Cronograma Base sobre os valores dos insumos.

De: [Insumos, Serviços]

Insumos: aparecerão dados do histograma de insumos e utilização desses insumos (quantidade e valor) nos períodos selecionados.

Observação

O usuário poderá marcar ou desmarcar a opção "Acumular valores". Com essa opção os dados dos períodos serão acumulados nos períodos (planejado, realizado, medido e apropriado) subsequentes;

O usuário poderá marcar ou desmarcar a opção "Valor improdutivo";

Ordenado: forma de ordenação do detalhe do relatório. Aparecerão as seguintes opções:

Código do insumo: O detalhe do relatório será ordenado por "código do insumo";

Grupo de Custo: O relatório será agrupado por grupo de custo [código - descrição];

Moeda: Ao selecionar a ordenação por moeda, o sistema irá gerar um relatório ordenado pela moeda corrente e vigente no período de cada insumo.

Serviços: aparecerão dados do histograma de serviços.

Observação

Selecionando esta opção, a opção de "Apropriado" ficará desabilitada e a opção de "Acumular serviços" ficará habilitada.

Com essa opção selecionada, os dados serão agrupados por "composição" e por "insumo". Ou seja, esses recursos não repetirão no detalhe do relatório. Com essa opção desmarcada, esses dados poderão repetir no detalhe do relatório.

Outro ponto de atenção é que caso o projeto utilize o parâmetro de "Vigência" os campos "Acumula Valores" e "Valor improdutivo" serão inabilitados.

Representação:

Com barra: incluir uma barra de cor nos valores de percentuais no cronograma, para efeito de melhora de visualização;

Sem barra: não incluir a barra de cor;

Após selecionar as opções de filtro, basta clicar no botão 'Executar' para que o relatório seja gerado.

Card
labelPlanilha