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INTEGRAÇÃO DATASUL X TOTVS APPS
Contexto de negócio
A arquitetura da plataforma TechFin requer a ingestão recorrente de dados para a integração com demais softwares externos, entre eles o Datasul. Neste sentido, os softwares externos enviam os dados para uma área de preparação (staging), cujos dados serão posteriormente transformados e normalizados para estruturas predefinidas pelos aplicativos do TechFin.
Para assegurar a eficiência e escalabilidade da integração, a extração dos dados no produto Datasul é realizada de forma parcial, isto é, são considerados apenas os dados afetados (modificados) em um dado intervalo de tempo.
Sistemas Envolvidos
Para que os dados do produto datasul sejam disponibilizados para os aplicativos do serviço Totvs Apps, estão envolvidos:
- Totvs RAC
- Totvs Apps
- Totvs Carol
Integração
A integração tem o objetivo de disponibilizar, no serviço Totvs Carol, dados modificados em um determinado periodo de tempo, de tabelas predefinidas, para que as aplicações do serviço Totvs Apps possam fazer uso. Entre os aplicativos do serviço Totvs Apps está o Totvs Antecipa.
Escopo
Esta integração disponibiliza dados das tabelas, indicadas pelo serviço Totvs Apps, no serviço Totvs Carol (CDS). Os dados são disponibilizados na area de staging para que possam ser normalizados e, por fim, utilizados pelos aplicativos.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para o funcionamento da integração:
- Progress Openedge na versão 11.7.5 ou superior;
- Disponibilizar as seguintes bibliotecas do Progress Openedge 11.7.5 no início do propath:
- <diretorio_instalação_progress>\gui\OpenEdge.BusinessLogic.pl
- <diretorio_instalação_progress>\gui\OpenEdge.Core.pl
- <diretorio_instalação_progress>\gui\OpenEdge.ServerAdmin.pl
- <diretorio_instalação_progress>\gui\netlib\OpenEdge.Net.pl
- Datasul 12.1.29 ou superior;
- Módulo Audit Trail Configurado - Procedimento de Implementação do Módulo Audit Trail;
- Dados de acesso e certificados dos serviços - DS - TEC - Aplicação de certificados no Progress:
- Totvs Rac;
- Totvs Apps;
- Totvs Carol.
Datasul
Configurações
As configurações necessárias para a integração são:
- Parâmetros de integração Totvs RAC;
- Parâmetros de integração Totvs Apps;
- Parâmetros de integração Totvs Carol;
- Parâmetros de Jornalização.
Nos parâmetros de integração serão informados os dados de autenticação e sincronização de informações e nos parâmetros de jornalização, a forma como os dados afetados serão identificados para que sejam enviados para o serviço Totvs Carol.
Parâmetros de integração
No Jboss, acesse os Parâmetros gerais do modulo básico (btb946aa), selecione a aba Integrações e informe os dados conforme orientação do manual.
No Tomcat, nas propriedades do sistema, localize as Propriedades de integrações Totvs e informe os dados conforme orientação do manual.
Parâmetros de Jornalização
No Jboss, para configurar a jornalização, ainda nos Parâmetros gerais do modulo básico (btb946aa), acesse a aba Jornalização e informe os dados conforme orientação do manual.
No Tomcat, nas propriedades do sistema, localize as Propriedades de Jornalização e informe os dados conforme orientação do manual.
Geração das Triggers Audit Trail
Após configurar a integração e a jornalização, é necessária a gerção das triggers ou policies. Para isto é necessária a execução da tarefa AU0108 - Geração das Triggers.
Sincronização de dados Datasul x Totvs Apps
A integração dos dados se dará por meio da execução da tarefa AU0109 - Sincronização de Dados Datasul x Totvs Apps. É possível criar execuções agendadas utilizando a Agenda Automática (CD8600).
Instalação/Atualização
Quando houver atualização do produto Datasul deve-se atentar para as seguintes necessidades:
- Executar novamente a tarefa AU0108 - Geração das Triggers;
- Quando houver utilização do Openedge CDC, antes de gerar novas policies, é necessário garantir que os dados estejam integrados executando a tarefa AU0109 - Sincronização de Dados Datasul x Totvs Apps.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte do produto Datasul, modulo Framework Foundation, estará apta a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Checklist de suporte da aplicação
Instalação/Configuração
- Verifique se o serviço Totvs RAC está disponível;
- Verifique se o certificado do serviço Totvs RAC está instalado na pasta do progress;
- Verifique as configurações de integração com o serviço Totvs RAC;
- Verifique se o serviço Totvs Apss está disponível;
- Verifique se o certificado do serviço Totvs Apps está instalado na pasta do progress;
- Verifique as configurações de integração com o serviço Totvs Apps;
- Verifique se o serviço Totvs Carol está disponível;
- Verifique se o certificado do serviço Totvs Carol está instalado na pasta do progress;
- Verifique as configurações de integração com o serviço Totvs Carol;
- Verifique as configurações de jornalização;
- Verifique as configurações de bancos do Audit Trail;
- Verifique se as triggers ou policies foram criadas;
- Verifique a agenda de execução
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Verifique se os pedidos de execução estão sendo criados;
- Verifique se não há erros na execução do pedido;
- Verifique o relátorio au0109 gerado no spool do servidor RPW;
- Verifique o clientlog da execução do servidor RPW;