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titleBoletos
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titlePagamento com Cartão


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titleEmissão de Boletos
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titleParâmetros do Sistema

Este ícone só estará disponível, se o usuário parametrizar o relatório nos parâmetros do TOTVS Educacional, disponível em: TOTVS Educacional |Configurações | Parâmetros | Tesouraria | Relatórios

Dica

Para saber mais sobre configuração de boletos, acessar documento: Emissão de Boletos


Para a emissão dos boletos Pagos Parcialmente, é necessário que o usuário configure essa funcionalidade em: TOTVS Educacional |Configurações | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 7/10


Ainda na tela de visualização dos boletos com o status: Em Aberto ou Pago parcialmente, o Aluno / Responsável tem a opção de emitir os boletos para o pagamento através do ícone: Boletos 

Após configurar a emissão dos boletos, acessar o portal em: Portal Educacional | Financeiro | Boletos | 'Ícone' Boleto


Após clicar no ícone de Boleto, será exibido um popup com o boleto para o usuário conforme abaixo:


Após clicar em imprimir, o boleto será exibido para o usuário novamente com opção de impressão ou download.

Informações
titleATENÇÃO

Se algum bloqueador de popup estiver bloqueando a emissão do boleto, será exibida a opção para salvar o boleto para posterior impressão caso seja necessário.

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titleBoletos agrupados

Os lançamentos gerados para o aluno são gerado com seu respectivo boleto, quando o responsável financeiro solicita agrupar os boletos que contemplam a mesma data de vencimento do mesmo aluno, ou de alunos diferentes que ele é o mesmo responsável, é utilizado o processo de Geração de Lançamentos Agrupados.

Quando acontece o agrupamento dos lançamentos em um único boleto dos alunos pelos quais é responsável, no Portal terá a opção de visualizar os boletos agrupados independente do contexto selecionado ou do aluno logado. 


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titleSimular nova data de vencimento

A partir da versão 12.1.29 patch está disponível no sistema as duas opções:

  • Permitir a alteração da data de vencimento de boletos:  essa opção permitirá que o aluno consiga simular uma nova data de vencimento para o boleto e alterar essa data no Portal do Aluno.
  • Dia limite no mês para alteração: essa opção permitirá que a instituição informe um dia limite no mês para que o aluno consiga realizar a simulação e alteração do vencimento do boleto.
Nota
  1. Essa opção só estará disponível o parâmetro Permitir a alteração da data de vencimento de boletos estiver marcado.
  2. Se o usuário acessar o Portal do Aluno em um dia superior ao dia limite parametrizado para permitir a alteração, a opção de Simular nova data de vencimento para o boleto não será apresentada.
  3. Se o parâmetro estiver preenchido com dia limite anterior a data atual, no Portal do Aluno a opção de Simular nova data de vencimento para o boleto ficará indisponível.
    Ex: Data atual:  
    Dia limite no mês para alteração: 18
    Resultado: Será apresentada somente a opção "Gerar Boleto"


Com a nova opção do parâmetro "Permitir a alteração da data de vencimento de boletos", quando ele estiver marcado no portal será disponibilizado a opção de "Simular nova data de vencimento".


Após a simulação com a nova data de vencimento considerando juros e multas (se parametrizados no sistema), o aluno terá a opção de "Gerar boleto", clicando nessa opção o boleto será atualizado com nova data de vencimento.
Essa opção só será habilitada se o aluno clicar no checkbox "Estou ciente, ao clicar em "Gerar Boleto", não será possível reverter a operação. 


Aviso
  • Só será possível alterar o boleto para uma Data de Vencimento superior a data do boleto.
  • Não será permitida alterar a data de vencimento do boleto para uma nova data de vencimento fora do mês do vencimento original.
  • Não será possível alterar o boleto para uma nova data de vencimento inferior a data atual.
  • Boletos com status Baixados e Cancelados não terá a opção de Simular Nova Data de Vencimento 
  • Boletos já Remetidos ou Registrados ao banco mudarão seu status para "Pendente Remessa" na alteração da data de vencimento do boleto 
    É importante ressaltar que nos casos em que o TOTVS Educacional efetuar o cancelamento automático da remessa dos boletos já registrados ou remetidos ao banco, o cliente deverá, através do TOTVS Gestão Financeira, enviar para o banco a remessa de cancelamento dos boletos afetados. Este controle poderá ser realizado através do TOTVS Gestão Financeira filtrando os boletos com status igual "Pendente Remessa".
Para que o Pix esteja disponível no portal é necessário a parametrização do cadastro de Serviços do TOTVS Educacional em Permite Pagamento (Novo Portal do Aluno) e marcar o checkbox do Pix, para mais informações sobre o serviço, clique aqui

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Quem for trabalhar com remessa e retorno com Desconto por Antecipação poderá dar uma diferença de valor em relação a baixa.


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titlePagamento com PIX

A partir da versão 12.1.28 patch está disponível no sistema a opção de pagamento com PIX

Informações

Para que o Pix esteja disponível no portal é necessário a parametrização do cadastro de Serviços do TOTVS Educacional em Permite Pagamento (Novo Portal do Aluno) e marcar o checkbox do Pix, para mais informações sobre o serviço, clique aqui.


Ao selecionar o PIX, será exibido o QR Code para que o aluno possa realizar o pagamento e também será possível salvar a imagem com o QR Code.

Na tela do QR Code será exibido a mensagem informando ao aluno que a confirmação do pagamento se dará após o retorno do banco do boleto.

Informações
Nota

O QR Code terá uma data de expiração, quando estiver expirado o usuário terá que entrar novamente no portal e clicar no PIX para regerar um novo Qr code válido 

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