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4 - Organização de Turma

OBJETIVOS

Objetivo :O processo Organização de Turmas possui como finalidade alocar disciplinas e docentes para um determinado período e horário, de acordo com a matriz curricular definida no plano de curso.

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Exemplo:

NOVO ENSINO MÉDIO

 

Código da Turma: NEMHTELE1ºAM001

Descrição da Turma: Novo Ensino Médio, Itinerário, 1º ano, Manhã, 001

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4.1.

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Consultar disponibilidade de Infraestrutura

Para o planejamento da organização de turma, é necessário consultar no SESI e SENAI a disponibilidade de infraestrutura interna (a exemplo de sala de aula, recursos audiovisuais, computador, data show, mesa, cadeira, equipamentos, Estrutura de internet (informar pré-requisitos para funcionamento do sistema), entre outros).

Para consultar a disponibilidade da infraestrutura (salas), o usuário deve seguir os passos a seguir.

AVISO: O Sistema disponibiliza dois tipos de relatório para a consulta:

  • TOTVS-030 -> Cronograma do Ambiente;
  • TOTVS-031 -> Cronograma de Recurso.

AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de CONSULTAR DISPONIBILIDADE DE INFRAESTRUTURA no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_1

1.2. CADASTRO DE TURNOS E HORÁRIOS

4.2. Cadastro de Turnos e Horários 

Cadastrar os turnos conforme oferta dos cursos em cada Filial/Unidade.

O sistema TOTVS Educacional, após mudar o aluno de turma para uma turma de outro Turno, ou seja, outra Matriz Aplicada, o sistema gera:

Uma nova matrícula no período letivo;

  • Um novo contrato;
  • E novas parcelas (de acordo com o novo plano de pagamento).
  • Por esse motivo, sugerimos que seja criado um Turno único (que pode se chamar “Diurno” ou “Integral”, por exemplo) que contemplará todos os horários da manhã e tarde. Ao remanejar o aluno, o sistema não irá gerar esses registros e manterá o histórico dessa mudança conforme será parametrizado.
  • Para identificar o turno do aluno, informar no código da Turma as letras M para manhã ou T para tarde. (Mais detalhes quanto ao cadastro das turmas estão contidos no processo de Organização de Turmas).
  • Abaixo segue exemplo de horários para o turno Integral. Perceba que está contemplando todos os horários (manhã e tarde) do dia da semana.

Hora Inicial

Hora Final

Dia da Semana

Aula

07:00

07:50

Segunda

1

07:50

08:40

Segunda

2

08:40

09:30

Segunda

3

09:50

10:40

Segunda

4

10:40

11:30

Segunda

5

11:30

12:20

Segunda

6

13:00

13:50

Segunda

7

13:50

14:40

Segunda

8

14:40

15:30

Segunda

9

15:50

16:40

Segunda

10

16:40

17:30

Segunda

11

 

AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de TURNOS E HORÁRIOS no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_1

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4.3. Cadastro do Período Letivo

Este cadastro é utilizado para definir o período letivo da instituição, ou seja, o período de Atividades atividades desta. É possível definir neste o modelo da avaliação da instituição assim como o calendário escolar. A importância da definição do período letivo é relevante uma vez que diversos cadastros e processos serão baseados neste, principalmente o que diz respeito à oferta.

 

AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de PERIODO LETIVO no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_1

1.4. CADASTRO DA PARAMETRIZAÇÃO POR CURSO

 

4.4. Cadastro da Parametrização por Curso 

  • A cada período letivo, é necessário que A cada período letivo, é necessário que seja feito a parametrização do curso. Nesse momento será ofertada no período letivo a matriz aplicada, ou seja, estaremos disponibilizando o Curso/Série/Turno para o período letivo em questão.
  • Os Itinerários Informativos serão ofertados através das turmas.
  • Além disso, já poderá ser definido o período de matrícula, datas limites para numeração de turmas, modelos de etapas/avaliações, documentos que serão exigidos para matricula, etc.
  • Sem essa parametrização não é possível: Cadastrar turmas, vincular disciplinas e docentes nas turmas, gerar os horários e planos de aulas, bem como matricular alunos, pois a mesma não estará disponível para o período letivo em questão.
  • Ainda no cadastro da Parametrização por Curso, deverá ser informado o período para “Alteração de complemento disciplina via Portal”.
  • O calendário poderá ser vinculado à Parametrização por Curso. Isso porque haverá situações em que serão cadastrados um calendário para cada modalidade.

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A partir da conclusão desse cadastro, torna-se possível ofertar uma Matriz Curricular em um Período Letivo.

O Calendário pode ser definido também por oferta da Matriz Curricular, por meio do campo “Calendário” a seguir. Desta forma, é permitido usar um calendário diferente para cada Matriz, de acordo com a necessidade de cada Departamento Regional.

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Novo!

 Novo campo => Max. Itinerários a cursar

Atualmente para o SESI – CNI deverá ser informado apenas 1 itinerário por Matriz.

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ANEXOS:

Anexo Modelo de Etapas da Matriz Aplicada (modelos definidos no Rendimento Escolar)

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O Modelo de Etapas pode ser definido também por oferta da Matriz Curricular (Parametrização por Curso), caso haja a necessidade de definição de um modelo de etapa por Matriz.

Anexo Disponibilidade do Itinerário:

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Nessa tela é possível cadastrar o período que o itinerário formativo ficará ofertado na matriz aplicada selecionada.

Após finalizado o período de oferta, o itinerário formativo ofertado na matriz aplicada não ficará disponível na tela de matricula para ser selecionado.

Se não estiver preenchido a “disponibilidade”, o itinerário ficará sempre disponível.

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5 -Matricula

6- Certificação de Competência Complementar

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