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  • Presencial;
  • Distância;
  • Semi-Presencial.


Aviso
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As informações presentes a seguir em “Períodos de matrícula” devem ser preenchidas no cadastro de Parametrização por Curso, não sendo necessário informa-las na Turma/Disciplina.

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Dica
Importante que seja selecionado o campo “Professor disponível” para que leve o professor para o horário

5 -Matricula

6- Certificação de Competência Complementar

7 -Expedição de Documentação do Aluno

8 - Acompanhamento do Aluno

9-Rendimento Escolar

10-Conselho de Classe

...

Objetivo: Registrar formalmente a inscrição do em um estabelecimento de ensino em determinado nível/etapa/componente curricular/área de conhecimento do Ensino Médio.

5.1. Realizar Pré- Matricula 

Para execução dos processos descritos as Situações de Matrícula listadas abaixo devem estar no sistema SGE, conforme Glossário SESI:

  • Pré-Matrícula
  • Pré- Matricula Online
  • Matriculado
  • Matrícula Indeferida (Negada)
  • Cancelado
  • Desistente
  • Falecido
  • Dependência
  • Transferência Externa
  • Transferência Interna

No momento da Matricula no SGE será definido a opção do Itinerário escolhido pelo aluno.

O candidato pode efetuar a Matricula de três maneiras: com Pré-matrícula, sem Pré-matrícula e Rematrícula.

  • Sem Pré-matrícula: O aluno/responsável já entrega na secretaria da escola ou os documentos necessários para a Matricula ou já realiza a matricula via Processo seletivo Venda Online de Cursos.
  • Pré- Matricula: É necessário preencher a ficha de pré- matricula pessoalmente ou via Processo Seletivo ou via sistema na Secretaria.
  • Rematrícula: O aluno que desejar se rematricular, poderá acessar o Portal SGE Educacional e atualizar os dados cadastrais pré-existentes. O Portal do Aluno permitirá a alteração de dados cadastrais diretamente na base de dados ou poderá solicitar uma alteração enviando um e-mail para o endereço informado na Filial/Unidade do aluno. Após o preenchimento, será necessário apenas entregar a documentação de matrícula na secretaria pessoalmente (conforme definido em cada regional).

No Processo Seletivo é necessário realizar uma triagem das Pré- Matricula para classificar os alunos, a forma como esse processo será realizado é de escolha da U.E. e responsabilidade da coordenação pedagógica.

5.2. Realizar Matrícula – Secretaria/SGE

Uma vez analisada e validada a documentação para a matrícula, a Secretaria Escolar deve realizar a matricula no SGE informando que os dados cadastrados conferem com a documentação entregue.

Alguns pontos deverão ser levados em conta ao realizar a matrícula, sendo estes:

  • O aluno primeiramente será matriculado no SESI no curso do Novo Ensino Médio - Itinerário na série/turma com todas as Áreas de Conhecimentos (Sesi) e Unidades Curriculares (Senai).
  • No Portal do Aluno, no menu “Disciplinas” será exibido todas Áreas de Conhecimento e Unidades Curriculares que o aluno estará matriculado.
  • O SGE permitirá a matrícula do aluno na próxima série, mesmo possuindo Área de conhecimento/Unidades Curriculares em atraso conforme definido em Regimento Escolar do Novo Ensino Médio. A secretaria irá também matricular o aluno no SGE na série anterior com situação de “Dependência” (em processo) incluindo apenas a Área de Conhecimento/Unidades Curriculares para o aluno que recebeu o resultado AEP (Aprovado no ano letivo, mas em processo).
  • Para estas turmas das Área de conhecimento/Unidades Curriculares que serão criadas para os alunos que ficarem em processo (dependência) é sugerido acrescentar no nome da turma a identificação “em processo”.

Para o caso de novos alunos, o usuário da Secretaria Escolar deve realizar o cadastro para um novo aluno no Sistema, no Módulo Educacional -> Currículo e Oferta -> “Incluir” Aluno

Após realizar o novo cadastro do aluno, se necessário, o usuário da Secretaria Escolar deve selecionar o aluno desejado e realizar o processo de “Matricular Aluno”, conforme passos a seguir.

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Aviso
Neste exemplo, será utilizado um aluno já cadastrado no Sistema.

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Aviso
O usuário deve informar o status da “Situação de Matrícula” como “Pré-Matriculado”.

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Preencher as informações necessárias, o usuário deve preencher os campos referente à:

  • Período Letivo
  • Matriz Aplicada (Curso/Série/Matriz Curricular/ Turno)
  • Situação atual
  • Tipo de Matrícula
  • Turma
Dica
Se for preenchido o campo “Turma”, o usuário não precisa vincular as disciplinas ao aluno.
  • Selecionar um Itinerário Formativo

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Ao término do procedimento, uma tela do Log do Sistema indicará o status da execução do processo, sinalizando quantos candidatos foram matriculados e quantos não matriculados, informando o devido motivo

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5.3. Gerar/Emitir Contrato do Aluno

Durante a realização da Matrícula o Contrato da Pessoa Física será gerado no sistema SGE Módulo Educacional no SESI, contendo as parcelas de acordo com o Plano de Pagamento do curso. O documento físico poderá ser emitido a qualquer momento.

Neste momento, o usuário deve gerar o Contrato de Prestação de Serviços para dar continuidade ao processo de matrícula do aluno, conforme passo a passo a seguir.

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Após selecionar a opção “Contratos” o usuário deve incluir um contrato ou editar um contrato já existente. O usuário deve informar o “Plano de Pagamento”, a Matriz Aplicada, a data de início do Contrato, se o contrato será utilizado em solicitações via Portal e inserir os dados do Responsável Financeiro. Com as informações do contrato inseridas no Sistema, o usuário deve emitir/gerar o o Contrato de Prestação de Serviços para o aluno, seguindo os passos a seguir.

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Para emitir o Contrato de Prestação de Serviço/Termo de Compromisso, o usuário deve clicar em “Anexos” do “Relatório” e selecionar a opção “Relatório”.

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Após a emissão do “Contrato”, é necessário gerar o boleto de pagamento para o aluno (se for necessário).

5.4. Matricula em Lote no Itinerário Formativo

Novo!

Esse processo permite realizar a matrícula em lote de um ou mais alunos em itinerários formativos e suas respectivas disciplinas. 

Deve ser usado quando o aluno é matriculado apenas no curso/serie/ matriz e somente depois matriculado no Itinerário.

Matricula e Avalição / Mais / Matricula em lote no Itinerário Formativo

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Ao abrir o processo será exibido três grids e um componente de filtro. Conforme tela abaixo:

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A primeira grid será apresentada as situações de matrícula disponíveis do contexto. As que forem selecionadas serão utilizadas no filtro de alunos, ou seja, serão buscados os alunos cuja a situação de matrícula no período letivo seja igual as que forem selecionadas.

A segunda grid é de itinerários formativos, serão exibidos todos que possuem disponibilidade, ou seja, é necessário que a matriz curricular no qual o itinerário formativo está vinculado possua uma parametrização por curso para o período letivo selecionado.

Além disso, este itinerário deverá ter disponibilidade para matrícula. Vale lembrar que um mesmo itinerário formativo poderá estar vinculado a mais de uma matriz curricular por isso se existir no mínimo uma disponibilidade do itinerário uma alguma parametrização por curso o mesmo será exibido na grid, caso contrário não será exibido.

Por fim a última grid são as disciplinas que possui oferta no período letivo selecionado. Somente será exibidos as disciplinas que pertencem aos itinerários formativos selecionados na grid anterior.

5.5. Matricula no Itinerário via Processo Seletivo

Novo!

Durante o processo, o aluno pode se matricular no itinerário formativo. Para que seja possível visualizar quais itinerários estão disponíveis é necessário realizar a configuração no Totvs Processo Seletivo.

No decorrer da matricula, a seleção da turma do itinerário formativo só ficará disponível mediante a seleção da turma no período letivo (De acordo com as configurações no Processo Seletivo, conforme já descrito neste manual).

Observação: Caso não seja informada a turma para o itinerário, o aluno não será matriculado nas suas disciplinas, apenas no itinerário.

5.6. Rematrícula

O parâmetro novo que deverá ser habilitado para a “Nova Rematrícula”

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Ambiente-Parâmetros-Educacional-Matricula- Geral 2/2

Procedimento para fazer a matrícula no período letivo durante a rematrícula:  

  • Acesse Matrícula e Avaliação | Matricula | Rematrícula; Selecione Período letivo, Situação de matrícula; Seleção de aluno por R.A ou Seleção de alunos por curso ou Seleção de aluno por consulta SQL;
  • Adicione os alunos e avance;
  • Selecione os alunos que serão rematriculados; Escolha a "Situação de matrícula" e "Tipo de matrícula"; Avance e execute.

Importante: Os lançamentos podem ser gerados em lote ou individualmente. Seguindo as mesmas primícias do processo de Geração de lançamento feito no durante a matricula feita via portal ou sistema.

Procedimento para fazer a matricula nas disciplinas durante a rematrícula:

  • Acesse Matrícula e Avaliação / Matrícula / Rematrícula; Avance e selecione: Período letivo, Situação de matrícula, Seleção de aluno por R.A ou Seleção de alunos por curso ou Seleção de aluno por consulta SQL;
  • Adicione os Alunos e avance;
  • Selecione os alunos que serão rematriculados;
  • Selecione: "Situação de matrícula" e "Tipo de matrícula";
  • Marque o parâmetro "Cadastrar disciplinas automaticamente"; Avançar; Executar.

Procedimento para associação de contrato no processo de rematrícula

  • Acesse Matrícula e Avaliação / Matrícula / Rematrícula; Avance e selecione: Período letivo, Situação de matrícula, Seleção de aluno por R.A ou Seleção de alunos por curso ou Seleção de aluno por consulta SQL;
  • Adicione os Alunos e avance;
  • Selecione os alunos que serão rematriculados;
  • Selecione "Situação de matrícula" e "Tipo de matrícula";
  • Marque parâmetro "Cadastrar contrato financeiro"; Avance e execute.

Rematrícula no próximo itinerário formativo (Novo Ensino Médio)

Foi incluído no novo processo de rematrícula o parâmetro Rematricular no próximo itinerário formativo que, ao ser marcado, fará com que o processo matricule o aluno no itinerário formativo configurado no campo Próximo Itinerário Formativo, existente no itinerário formativo que está sendo cursado pelo aluno no período letivo atual.

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Durante a execução do processo serão feitas validações referente a matrícula no itinerário formativo, caso ocorra algum problema nessas validações, todo o processo de rematrícula do aluno será cancelado, ou seja, não será feita a rematrícula no próximo período letivo e nem no próximo itinerário formativo.

Rematrícula nas disciplinas do itinerário formativo

Além de realizar a matrícula nos itinerários formativos do próximo período letivo, quando o sistema estiver configurado para isso conforme explicado anteriormente, o processo de rematrícula irá realizar também a matrícula nas disciplinas ofertadas dos itinerários formativos. Para que isso ocorra as seguintes regras devem ser seguidas

  • Marcar a opção de rematrícula : Rematricular no próximo itinerário formativo
  • Marcar o parâmetro Rematricular na próxima turma(a próxima turma deve ser válida e configurada no campo apropriado no cadastro da turma do período letivo atual)

O processo de rematrícula irá matricular o aluno primeiramente em todas as disciplinas obrigatórias do itinerário, dando preferência para a turma do aluno, depois, o aluno será matricula nas disciplinas opcionais do itinerário formativo até atingir a carga horária ou o número mínimo de disciplinas exigidas no itinerário. 

Importante: Se durante o processo de rematrícula alguma validação referente a matrícula em todas as disciplinas obrigatórias, carga horária mínima/máxima ou ao número mínimo/máximo de disciplinas configuradas no itinerário formativo não for executada com sucesso, não será realizada matrícula em nenhuma das disciplinas desse itinerário formativo, porém, a matrícula no itinerário formativo será feita normalmente.

Competência contábil: inicial e final

Se o sistema estiver parametrizado para "Utilizar contabilização por competência", a data contábil de competência estiver parametrizada para "Data contábil do contrato e plano de pagamento" (Parâmetros > Integrações > Contabilidade -> Data contábil), opção de cadastrar contrato marcada e o usuário tiver permissão de perfil Educacional -> Financeiro / Contábil -> Contratos -> Contratos -> Permite alteração de data contábil do contrato marcada, o sistema exibirá os campos de competência inicial e competência final que conterão os valores a serem preenchidos nos contratos que serão gerados
Se um dos campos for preenchido, o outro será obrigatório.
Preenchendo ambos os campos, o sistema considerará o período de competência informado no processo para todos os contratos a serem gerados.
Caso não seja informado nenhum valor para os campos de competência, o sistema buscará os valores preenchidos no plano de pagamento utilizado como modelo para a criação das parcelas do contrato.

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5.7. Selecionar Disciplinas da Turma

Novo!

No lookup de turma do itinerário formativo irá vir com o valor default com a turma do aluno, ou seja, a turma que foi selecionada no primeiro passo do processo.

Somente irá ser exibido turmas que possuem no mínimo uma disciplina de itinerário formativo ofertada, caso contrário a turma não será visualizada neste lookup.

Vale frisar que se a turma do aluno, não possuir no mínimo uma disciplina de itinerário ofertada, a mesma não será visualizada no lookup de turma do itinerário formativo.

O botão poderá ser acionado a qualquer momento, a sua finalidade é de preencher o lookup de turma do itinerário com a turma do aluno. Caso a turma do aluno não possuir disciplina de itinerário ofertada, ao clicar no botão o sistema irá ecoar uma mensagem informando que não existe oferta de disciplina de itinerário para a turma do aluno.

Ao clicar no botão Selecionar disciplinas da turma serão marcadas para matrícula todas as disciplinas ofertadas na turma escolhida pelo usuário.

  • Caso outra turma/disciplina que não seja da turma estiver marcada e o botão for pressionado, essa turma/disciplina será desmarcada e a disciplina da turma será marcada.
  • Caso o aluno tenha matrícula em alguma disciplina que não seja da turma escolhida, essa disciplina não será desmarcada ao clicar neste botão.

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5.8.  Alteração de Situação de Matricula do Itinerário

Novo!

Ao alterar a situação de matricula no PL também poderá alterar no Itinerário e disciplinas do Itinerário. De acordo com a parametrização nas situações de matricula.

  • Situação de Matricula no Itinerário – Status do Período Letivo

 A situação de matrícula pode ser configurada de forma que ao ser executado ao processo de "alterar situação de matrícula" no período letivo, a situação de matrícula do itinerário também seja alterada. Todos os itinerários que estejam com a situação de matrícula equivalente a uma das selecionadas na lista abaixo, assumirão a mesma situação do período letivo

Ex.: O aluno está com situação de Pré-matrícula ou  Pré-matrícula Online no Itinerário e no processo de alteração de situação de matricula no Período Letivo para “Matriculado”, também será alterado os Itinerários do Aluno “Matriculado”.

E também será alteração a situação de matricula das disciplinas para “Matriculado”, conforme parametrizado acima.

Está é a alteração manual direta do Itinerário do Aluno e podendo propagar para as disciplinas.

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6. Acompanhamento da Qualidade do Serviço Prestado

Objetivo: Acompanhar e analisar os serviços prestados pelas unidades do SESI e SENAI, possibilitando identificar oportunidades de melhoria, por meio de consolidação no SGE.

As orientações detalhadas para cadastro e aplicação das pesquisas de satisfação (Acompanhamento da Qualidade do Serviço Prestado) no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_3

7- Certificação de Competência Complementar

Novo!

Objetivo:Avaliar as competências adquiridas pelo aluno visando as certificações de competências complementares a seu nível médio, conforme diretrizes do DR.

7.1. Solicitar Certificação de Competência Complementar 

O aluno poderá solicitar semestralmente a análise de portfólio para certificação de competências complementares não previstas no plano de estudos.

As Competências Complementares poderão ser solicitadas nos seguintes âmbitos de desenvolvimento:


Competências Complementares

(Máximo 240h - 20% da carga horária total do curso)

Âmbito de Desenvolvimento 

Descrição

Científicas, Tecnológicas e de Inovação

- Resolução de problemas complexos;

- Apresentação de trabalhos em eventos científicos

- Publicações de trabalhos científicos

- Desenvolvimento de protótipos, processos, metodologias ou produtos inovadores;

- Registro de patentes;

- Participação em eventos com relatório qualitativo da aprendizagem;

- Membro de projeto de pesquisa;

- Estudos avançados de interesse do estudante, devidamente orientados;

- Membro de equipe de robótica educacional;

- Participação em campeonatos e torneios ligados à ciência, tecnologia e/ou inovação;

- Produção de textos argumentativos científicos;

- Criação de aplicativos/ plataformas ou atividades adaptativas de baixa, média ou alta complexidade;

- Participação em feiras empreendedoras;

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório.

Profissionais e Empreendedoras

- Participação em startups;

- Elaboração de projetos de empreendedorismo;

- Visita técnica com relatório qualitativo da aprendizagem;

- Participação em eventos, com relatório qualitativo da aprendizagem;

- Exposição em feiras de empreendedorismo, com declaração, certificado ou relatório;

- Estágio (remunerado ou não);

- Membro de projeto voltado ao empreendedorismo;

- Estudos avançados de interesse do estudante, devidamente orientados;

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório.

Socioemocionais

- Atitudes que demonstrem evidências de empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade, liderança;

- Demonstrar por meios de atividades como formação de equipes de trabalho, discussões de levantamento de temas e/ou insumos para pesquisas diversas, o poder de negociação;

- Elaboração de esquemas, fluxogramas, cronogramas para apresentação de atividades diversas;

- Organização de documentos, caderno/ portfólio;

- Demonstração de liderança quando participar em trabalhos de equipe;

- Flexibilidade de pensamento e capacidade de adaptação às mudanças e ao novo;

- Geração de novas ideias;

- Demonstração uma abordagem proativa nas ações/iniciativas/atividades sem lembretes ou avisos;

- Identificação da necessidade de abordagens únicas ou modificadas para alcançar resultados e desenvolver soluções para problemas reais;

- Trabalhar de forma independente, a partir de direcionamentos das atividades da equipe;

- Apresentar uma comunicação clara, objetiva, aberta, a fim de identificar causas de conflito e explorar diferentes perspectivas e soluções;

- Proposição de soluções para resolução de possíveis conflitos de maneira respeitosa e que seja adequada às necessidades de cada um da equipe;

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório.

Comunicacionais, Linguísticas e Literárias

- Participação na equipe de jornal escolar, rádios comunitárias;

 - Publicação em jornais locais ou de âmbito nacional;

- Auxiliar professores ou tradutores em traduções orais ou escritas;

- Publicação de crônicas, contos e escrita de poemas;

- Participação em sarais literários e/ou lançamentos de livros;

- Participação em projetos literários;

- Participação e estruturação de eventos que simulem conferências internacionais que defendam as políticas externas de suas representações em encontros de organizações internacionais.

- Utilizar adequadamente o código oral, evitando o uso excessivo de bordões, frases feitas e repetições em apresentações.

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório.

Culturais e Artísticas

- Orientação e participação de grupos de teatro e formação de bandas;

- Participação em peça teatral, balé, exposição de fotografias e/ou pinturas/esculturas;

- Realização de visitas a museus, exploratórios, cidades históricas e outros locais culturais;

- Participação em concursos culturais;

- Participação em manifestações artísticas de "rua" como o boi bumbá, estátua Viva ou Manequim vivo, decoração de Corpus Christis, grafiteiros, apresentações circenses;

- Confecção de trabalhos manuais, participação em oficinas diversas (costura, pintura, escultura em gesso, madeira, isopor, crochê, tricô, biscuit dentre outros);

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório

Desportivas

- Organização de campeonatos desportivos na escola e/ou comunidade;

- Estruturação de regras e normas para execução de campeonatos diverso;

- Treinamento em academias e/ou times para competições locais, estaduais, nacionais ou internacionais, nas mais diferentes modalidades do desporto.

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório

Sociais e Voluntariais

- Participação em ações comunitárias tais como: grupos de jovens da comunidade, apoio nos serviços ofertados pelas ONGs ou Centro Comunitários, aulas de reforço ou monitoria em escolas, organizações não governamentais internacionais;

- Participação em grupos para apoio ou suporte: associação de moradores, grupo de trabalhos com objetivos como o saneamento e saúde, por exemplo); trabalho de alfabetização e letramento de crianças carentes (moradoras de abrigos por exemplo);

- Organização, com apoio dos professores, de campanhas tais como: doação de sangue, arrecadação de livros, reciclagem, etc;

- Promoção ou participação em atividades propostas para orfanatos e asilos.

Éticas e Políticas

- Participação em reuniões e audiências públicas, realizadas nas prefeituras ou Assembleias;

- Proposição de campanhas de conscientização de temas contemporâneos;

- Participação em júri simulado ou real em Faculdades ou Fóruns;

- Elaboração propostas de projetos Lei com o apoio do professor;

- Proposição ou organização de ambiente que simule o sistema de eleição utilizado no nosso país;

- Participação ou proposição da escrita de Código de Ética para a escola ou turma;

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório.

A solicitação de Certificações de Competências Complementares será realizada pelo aluno que já estiver matriculado. A solicitação poderá ser feita via Portal SGE Educacional, por meio de acesso ao menu de solicitações, ou presencialmente na secretaria.

Quando a solicitação ocorrer presencialmente, a atendente da secretaria deverá acessar o SGE Educacional e abrir o workflow em nome do aluno. Se a abertura do workflow for realizada pela atendente da secretaria, poderá ser impresso um recibo para o aluno, referente à solicitação aberta.

Nesta etapa de solicitação deverão ser informados:

  • Unidade Operacional;
  • Curso e série do aluno;
  • Competências Complementares (listar os tipos de Componente Curriculares do Educacional);
  • Nome da Competência (será preenchido pelo orientador);
  • Evidências para a Certificação (será preenchido pelo orientador);

7.2. Apresentar Evidências da Certificação – Aluno / Atividade Manual

Devem ser apresentadas as evidências que confirmem o desenvolvimento da competência no estudante.

Sendo validos:

  • Certificados;
  • Declarações de comparecimento;
  • Declaração de matricula e outros;

7.3. Verificar evidências– Orientador / SGE Modulo Workflow

Orientador verifica se as evidências são suficientes e caso contrário finaliza a solicitação devido o aluno não ter as evidências suficientes para a certificação. Após a finalização será enviado e-mail para o aluno.

Aluno poderá consultar pelo Portal a situação da solicitação.

Para tal, acessar o Módulo de Gestão do Relacionamento com o Cliente e criar um novo atendimento, conforme demonstrado a seguir.

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 Ao selecionar o Novo Atendimento, é necessário preencher apenas o “Grupo de atendimento” e o “Tipo de atendimento”.

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Ao clicar em “SALVAR”, será exibido um pop up de confirmação se deseja enviar um e-mail informando a abertura do atendimento.

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Ao clicar em “OK”, a solicitação estará aberta com o status “Em andamento”.

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AVISO: Para que a solicitação aberta esteja completa para o aprovador visualizar, é necessário anexar o as evidências (documentos) apresentadas sobre o desenvolvimento da competência exigidas para o processo na solicitação feita no Sistema ou no Portal Educacional.

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Ao anexar o arquivo desejado, avançar a solicitação para a próxima etapa.

A partir do momento em que a solicitação está completamente realizada, é necessário o atendente acessar o Módulo de Gestão do Relacionamento com o Cliente e dar sequência ao atendimento.

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Será aberta a tela com todos os atendimentos existentes, porém não os que estão na fila para serem apropriados pelo atendente. Sendo assim, é necessário seguir os passos conforme demonstrado a seguir.

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AVISO: O atendimento quando aberto ficará disponível para o grupo de atendentes pré-definido. Para que haja o atendimento, é necessário que o atendente se aproprie do chamado e dê sequência.


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Assim que o atendente se apropriar do chamado, este ficará com o status de “Em análise (Orientador) (Em andamento).

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AVISO: O Orientador realiza o diagnóstico das competências de acordo com os documentos recebidos. Ele pondera a lista de atividades que levam a competência solicitada com os documentos enviados pelo aluno, para definir se existe o perfil.


Neste momento, o atendente deverá analisar as informações preenchidas e selecionar a opção adequada, podendo esta ser: Evidencias Insuficientes, Aluno não possui perfil ou Apresentar Portfólio de Competências.

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AVISO: O aluno faz a apresentação do Portfólio de Competências para o Conselho de Classe.

O atendente deverá avançar etapa, este ficará com o status de “Apresentar Portfolio de Competências (Em andamento).

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Neste momento o Conselho de Classe delibera sobre as evidências apresentadas e julga se o aluno possui a competência complementar que está sendo requerida.

O responsável pelo Conselho deverá informar no Workflow que o aluno adquiriu a competência.


AVISO: Primeiramente, o responsável deve abrir novamente o atendimento e apropriar-se do atendimento em questão, conforme passos a seguir.

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Assim que o atendente se apropriar do chamado, este ficará com o status de “Analisar Evidências (Em andamento).

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Neste momento o coordenador pedagógico solicita a emissão de certificado de competência complementar para o aluno aprovado pelo Conselho e finaliza o Workflow. Após a finalização será enviado e-mail para o aluno.


DICA: Aluno poderá consultar pelo Portal a situação da solicitação.


A secretaria irá criar no SGE a Atividade Ofertada da “Competência Complementar” adquirida pelo aluno e inserir os detalhes da competência. Depois poderá gerar o Certificado desta Competência Complementar para o aluno.


O solicitante deve acessar o Módulo Educacional, para criar a Atividade Ofertada e preencher as informações necessárias para a realização da Emissão do Certificado.













8 -Expedição de Documentação do Aluno

9 - Acompanhamento do Aluno

10-Rendimento Escolar

11-Conselho de Classe

12-Histórico Escolar

11.1-Estrutura do Histórico

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