Histórico da Página
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Os códigos das Matrizes Curriculares deverão ser compostos pelo seguinte padrão:
Código | Nome |
NEM-HT-101 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional-1ºAno |
NEM-CN-101 | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-1ºAno |
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Aviso |
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Somente os professores que estiverem vinculados como responsável pela disciplina poderão incluir os complementos de disciplina (Metodologia, Referências, Objetivos, dentre outros) considerando o período inicial e final para alteração no Portal. |
1.5. Cadastro da Área de Conhecimento
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1.8. Associar as Habilidades e Competências
Novo!
Este processo tem por objetivo vincular de maneira rápida e em lote várias habilidades às várias disciplinas da matriz curricular e/ou do Itinerário.
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Objetivo: Registrar as frequências e avaliações das atividades escolares visando garantir as informações e resultados de cada aluno. |
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OBJETIVOS
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1.
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Lançar Frequência/
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Participação
Após a matrícula dos alunos e a organização das turmas é disponibilizado o diário de classe contendo os dados necessários para o acompanhamento por parte do docente do SESI e SENAI, que realizará o registro diário ou por aula sendo o curso Presencial, das frequências do aluno, podendo ser compartilhadas e acompanhadas pelos interessados.
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Modelo de Etapas Bimestrais: Modelo de Etapas Trimestrais:
1 | 1º Bimestre | 1 | 1º Trimestre | |
2 | 2º Bimestre | 2 | 2º Trimestre | |
3 | 3º Bimestre | 3 | 3º Trimestre | |
4 | 4º Bimestre | 4 | Total de Faltas | |
5 | Total de Faltas | 5 | % Frequência | |
6 | % Frequência |
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11.2.
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Registrar Conteúdo da Aula
Com base nas informações contidas no Plano de Ensino e no Plano de Aula gerados durante o processo de Planejamento Escolar, o docente deve registrar diariamente o conteúdo ministrado no Portal SGE. visando garantir que a informação possa ser compartilhada entre as partes interessadas.
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O conteúdo das aulas das Unidades Curriculares ministradas no SENAI não será registrado nas mesmas Unidades Curriculares do SESI, pois esta informação será unificada através do relatório de Plano de Aula que será disponibilizado no SGE e Portal para o aluno.
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11.3. Registrar as Habilidades nas Competências nas Competências - Áreas de Conhecimento – Docente / Portal Educacional/SGE
Nas Áreas de Conhecimento e suas Competências para cada habilidade será registrado o "conceito" que o aluno atingiu no bimestre/trimestre.
Estes conceitos serão classificados como:
Conceito |
Criação |
Avaliação |
Analise |
Aplicação |
Compreensão |
Memorização |
Esta funcionalidade de Habilidades das Competência estará implementada somente no nível de ensino do SESI não existirá a mesma funcionalidade no SENAI. Então será preciso que o SENAI envie um relatório (manual) ao SESI por Unidade Curricular (disciplina) contendo os registros das habilidades atingidos em cada Bimestre / Trimestres para que sejam digitados na Unidade Curricular da estrutura do SESI pela Secretaria ou Coordenação via SGE.
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Selecionar o Periodo Letivo- O aluno- a Disciplina- a Etapa de Nota
11.4.
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Registrar Notas/Conceitos nas Áreas de Conhecimentos / Unidades Curriculares
Com base nas Habilidades atingidas nas Competências / Áreas de Conhecimento em cada Bimestre/Trimestre, o docente deve registrar as notas/conceitos das Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares resultantes do rendimento do aluno em 1(uma) avaliação para cada Bimestre / Trimestre. Este registro deve ser feito no Portal, no prazo estabelecido pelo DR/UO/UE, visando garantir que a informação possa ser compartilhada entre as partes interessadas.
Em cada Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares, para cada Bimestre / Trimestre terá uma etapa de Acompanhamento / Intervenção Pedagógica (Ac / Int) que será composta por 2 avaliações que será uma de Recuperação e outra Conselho de Classe.
Recuperação -> ao final da recuperação a maior nota/conceito prevalecerá, sendo a nota da etapa ou da recuperação.
Conselho de Classe -> a Nota do conselho é soberana a nota do Resultado anterior.
Aviso |
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Como não serão realizados cálculos das notas/conceitos, os docentes terão que registrar também a nota/conceito de uma Avaliação no Resultado Final das Áreas de Conhecimentos / Unidades Curriculares em todo Bimestre / Trimestre. O SENAI deverá enviar um relatório ao SESI por Unidade Curricular (disciplina) contendo os registros de notas/conceitos em cada Bimestre / Trimestres para que sejam digitados na Unidade Curricular da estrutura do SESI pela Secretaria ou Coordenação via SGE. No Portal do Aluno, não será liberado o menu de notas de Avaliações, apenas de notas da Etapa (Bimestre / Trimestre) onde serão visualizadas as notas/conceitos. |
As Etapas de Notas serão distribuídas da seguinte forma:
Modelo de Etapas Bimestrais: Modelo de Etapas Trimestrais: Modelo de Etapas Trimestrais:
1 |
1º Bimestre | 1 | 1º Trimestre | ||
2 | Ac/Int 1º Bim | 2 | Ac/Int 1º Tri | |
3 | Resultado 1º Bim | 3 | Resultado 1º Tri | |
4 | 2º Bimestre | 4 | 2º Trimestre | |
5 | Ac/Int 2º Bim | 5 | Ac/Int 2º Tri | |
6 | Resultado 2º Bim | 6 | Resultado 2º Tri | |
7 | 3º Bimestre | 7 | 3º Trimestre | |
8 | Ac/Int 3º Bim | 8 | Ac/Int 3º Tri | |
9 | Resultado 3º Bim | 9 | Resultado 3º Tri | |
10 | 4º Bimestre | 10 | Resultado Final | |
11 | Ac/Int 4º Bim | |||
12 | Resultado 4º Bim | |||
13 | Resultado Final |
Cada Área de Conhecimento poderá ter mais de um docente, mas somente um docente poderá registrar as notas/conceitos. Então este docente deverá ser classificado com o Tipo de Professor como “Diretor “Diretor da Turma”.
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5. Apurar Parcialmente as Notas/Menções
A apuração parcial das notas / conceitos em menções nas Áreas de Conhecimento/ Unidades Curriculares é feita bimestralmente / trimestralmente de acordo com o portfólio e avaliações. Podem ser atribuídas como:
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A distribuição das menções parciais ocorrerá da seguinte forma:
Menções Parciais | Nota (%)
| Conceito |
PPS (Parcial em Processo Satisfatório) | 80 – 100% | A |
PPM (Parcial em Processo Moderado) | 60 – 79% | B |
PPI (Parcial em Processo com Intervenção) | 0 – 59% | C |
Relatório do Boletim Escolar
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6. Publicar Frequência e Notas
As informações de notas/conceitos e faltas registradas pelo docente, serão disponibilizadas por meio do Portal SGE Educacional para acompanhamento por parte da Coordenação Pedagógica e do Aluno. Esta publicação inclui:
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Após a publicação da frequência e notas/conceito se o período letivo estiver finalizado é necessário seguir para atividade de apuração de resultado final da Área de Conhecimento / Unidade Curricular, caso contrário retornar para atividade de lançamento de faltas e lançamento de notas/conceitos.
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7. Apurar Resultado Final de Área de Conhecimento / Unidade Curricular
Ao término do período letivo, com base nas informações disponibilizadas pelos docentes e nas orientações estabelecidas no Plano de Curso, deverá ser realizado no sistema SGE o processo de Apuração de Resultados de Disciplinas, que no caso será das Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares. Após execução desse processo, será possível extrair as seguintes informações:
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Baseado no Resultado Final de cada Área de Conhecimento será gerado o resultado das menções finais.
Menções Finais | Valores | Conceito
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APA (Aprovado na Área) | 80 – 100% | A |
EPS (Em Processo – avançar ao ano seguinte) | 60 – 79% | B |
EPM (Em Processo) | 0 – 59% | C |
No SGE estas menções finais serão registradas como situação de matricula e resultado nas Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares.
Exemplo de APURAR APURAÇÃO DE RESULTADO FINAL DE ÁREA DE CONHECIMENTO
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8. Apurar Resultado Final do Curso / Série
Ao término do período letivo, com base nas informações disponibilizadas pelo docente e nas orientações estabelecidas no plano de curso deverá ser realizado no sistema SGE o processo de Apuração de Resultados Final de curso / série. Este resultado inclui:
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Baseado nas menções finais de cada Área de Conhecimento/Unidade Curricular será gerado o resultado final do curso/série:
Menções Finais do Ano | Descrição | Resultado
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APL | Aprovado no Ano Letivo | Todas as Áreas APA |
AEP | Aprovado no ano Letivo, mas em processo - avança para o próximo ano letivo | Uma ou Duas Áreas constarem EPS |
EPI | Em processo no mesmo ano, com intervenção permanente | Três ou mais áreas constarem EPM |
No SGE estas menções finais do ano serão registradas no Resultado da Matricula no Período Letivo pelo Processo de Apuração de Resultados Finais.
Exemplo de APURAÇÃO RESULTADO FINAL DO CURSO / SÉRIE
Quando o aluno receber o resultado final do ano como AEP, no próximo ano será matriculado no mesmo curso / serie com situação de “Dependência” e irá cursar as Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares que não conseguiu aprovação. E também irá cursar a próxima Série subsequente com todas as Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares.
Quando o aluno conclui o curso do Novo Ensino Médio receberá uma Menção Final de Curso que poderá ser visualizada somente em relatórios.
Menção Final do Curso | Descrição | Resultado
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CCC
| Curso concluído e certificado | Cumprir todas as Áreas de Conhecimento |
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9. REVISAR DIÁRIO DE CLASSE
O Diário de Classe poderá ser impresso e revisado pelo docente através do Portal SGE Educacional e depois assinado pelos responsáveis.
O docente revisa o diário de classe considerando a quantidade de faltas e as Aulas lecionadas no período.
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12-Conselho de Classe
12-Histórico Escolar
11.1-Estrutura do Histórico
11.2 - Cursos do Histórico
11.3- Disciplinas do Histórico
11.4- Partes do Histórico
11.5- Grupos de Série
11.6 - Layout de Importação
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Objetivo: Discutir, apreciar e decidir sobre assuntos relacionados à vida escolar do aluno, a fim de propor melhorias no processo de ensino e aprendizagem e desempenho dos alunos. |
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AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de Conselho de Classe no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_3
13-Histórico Escolar
Objetivo: Cadastrar as informações para a geração do Histórico Escolar do aluno |
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13.1-Estrutura do Histórico
Para a inclusão e geração de Histórico do Aluno no sistema TOTVS Educacional é preciso primeiramente definir a estrutura de Histórico a ser utilizada. A necessidade dessa estrutura justifica-se pelo fato de que uma estrutura de Histórico pode não seguir a mesma estrutura curricular definida pela instituição e, ao mesmo tempo, pode receber informações de alunos que vieram de outras instituições. Desta forma, é permitido ter estruturas de histórico diferentes para cada situação sem que a grade definida pela instituição seja afetada
13.2 - Cursos do Histórico
Neste cadastro serão definidos os cursos que farão parte da Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas, é imprescindível que os cursos criados nessa estrutura sejam vinculados aos cursos que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de Cursos).
Dica |
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É possível criar um novo Curso do histórico ou editar um já existente no Sistema. Para editar, basta selecionar o Curso do histórico, marcar com o “x” e clicar no ícone editar ou dar um duplo clique na descrição |
AVISO: Os campos que estão marcados em negrito indicam que o preenchimento é obrigatório dentro do SGE – SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR.
Neste cadastro serão definidas as séries que compõem os cursos que farão parte da Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas, é imprescindível que as séries criadas nessa estrutura sejam vinculadas às séries que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de Séries).
13.3- Disciplinas do Histórico
Nesse cadastro serão definidas as disciplinas que compõem a Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas é imprescindível que as disciplinas criadas nessa estrutura sejam vinculadas às disciplinas que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de disciplinas).
Importante
As disciplinas de Itinerário Formativo também serão importadas, caso preencham os requisitos acima e possuam uma disciplina correspondente configurada para o histórico.
13.4- Partes do Histórico
O cadastro de Partes do Histórico é utilizado para separar as disciplinas do Histórico em Grupos no Histórico. Geralmente utiliza-se “Base Nacional Comum” e “Parte Diversificada”, sendo estas utilizadas na definição do Layout de Importação do Histórico, cujo cadastro está demonstrado nos “Anexos” do Grupo de Série.
13.5- Grupos de Série
Os grupos de séries são importantes para a definição das divisões no layout do Histórico, desempenhando importante papel no momento do desenvolvimento do relatório para a impressão do Histórico. Definem-se quais cursos/séries farão parte de cada grupo, porém, há ainda a possibilidade de criar um único grupo, vinculando todos os cursos/séries.
13.6 - Layout de Importação
No Layout de importação define-se a ordem de cada disciplina no Histórico e a qual grupo (Parte do Histórico) a disciplina pertence.
Em cada Grupo de Série foi vinculado as disciplinas (apenas as disciplinas de formação geral e do Módulo Mundo do Trabalho, pois as demais são de acordo com cada Itinerário ofertado pelo Regional).
13.7- Geração Histórico
Este processo é considerado uma rotina anual, quando a apuração de resultado das turmas já está finalizada.
Preencher as informações necessárias e gerar o relatório:
12 -Portais (Habilidades x Competências)
12.1 Portal do Professor
Esta tela permite que sejam digitados os conceitos por competências e habilidades do aluno em cada disciplina que estiver matriculado.
Esse recurso é válido para as disciplinas da grade e para as disciplinas dos itinerários formativos associados a grade do aluno.
Esta funcionalidade está localizada no item de menu Professor | Diário de Classe | Botão Competências/Habilidades
ATENÇÃO: Liberar a funcionalidade para o Perfil dos professores.
12.2- Portal do Aluno
Novo!
O menu Competências / Habilidades está disponível para o Aluno dentro do item "Central do Candidato"
ATENÇÃO: Liberar a funcionalidade para o Perfil dos Alunos.