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Gerencial do Chão de Fábrica - SF0629 

Visão Geral do Programa

Funcionalidades disponíveis:

Refugos e Retrabalhos: Permite analisar os refugos e retrabalhos, apresentando um comparativo real x previsto tendo como métricas: Quantidade Produzida, Quantidade Refugada, Quantidade Retrabalhada, Padrão Refugada, Padrão Retrabalhada, Variação Refugada e Variação Retrabalhada.

Parada de Fábrica: Permite analisar as paradas de fábrica, seus motivos, programadas e não programadas, tempo previsto x real (paradas planejadas), horas paradas, horas produtivas paradas.

Reportes de Produção: Permite analisar os reportes de produção efetuados, tempos de fabricação x tempos de engenharia, qualidade e eficiência.

Indicadores de Fábrica: Permite analisar o desempenho operacional da empresa por intermédio de indicadores OEE - Disponibilidade x Performance x Qualidade.

Inicialmente, devem ser selecionados os parâmetros desejados para a seleção a ser realizada. Em seguida, podem ser realizados filtros visando limitar o universo do que será pesquisado e apresentado. Na sequência, deve ser parametrizada a classificação, de como os dados devem ser apresentados. Após esta configuração, basta acionar o botão Atualizar. Acionando o botão Expande/Contrai, pode ser visualizada a estrutura selecionada de acordo com a classificação parametrizada.

 

Gerencial Chão de Fábrica

Objetivo da tela:

Essa funcionalidade tem como objetivo fornecer informações para tomada de decisões sobre o processo produtivo.

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Parâmetros

Quando acionado, apresenta a tela Parâmetros - SF0629C, onde podem ser selecionados parâmetros que limitarão a pesquisa e apresentação das visões na tela principal, bem como, selecionar a funcionalidade desejada.

Filtro

Quando acionado, apresenta a tela Seleção - SF0629A, onde é possível limitar com valores inicial e de término para vários campos de seleção, o que limita a pesquisa e a apresentação das visões na tela principal.

Métricas

Quando acionado, apresenta a tela Métricas - SF0629E, onde é possível selecionar os campos que serão apresentados na área superior da tela principal do Gerencial de Fábrica. Ao acessar essa tela é apresentada a pasta correspondente à funcionalidade selecionada na tela Parâmetros - SF0629C, permanecendo as demais desabilitadas.

Campos

Quando acionado, apresenta a tela Parâmetros Detalhe - SF0629F, onde é possível selecionar os campos que deverão ser apresentados na área de detalhe da tela principal. Ao acessar essa tela são apresentados os campos disponíveis para a funcionalidade selecionada na tela Parâmetros - SF0629C, devendo ser selecionados aqueles desejados.

Classifica

Quando acionado, apresenta a tela Dimensão - SF0629B, onde podem ser selecionadas dimensões que irão formatar a apresentação na tela principal.

Atualizar

Quando acionado, apresenta na tela principal, Gerencial Chão de Fábrica - SF0629, a pesquisa selecionada, mostrando o primeiro nível da estrutura.

Expande/Contrai

Quando acionado, apresenta a estrutura completa (expande) da visão selecionada (conforme as dimensões selecionadas). Quando novamente acionado, retorna à visualização em nível único (contrai).

Exportação da Visão

Quando acionado inicia o processo de exportação para o MS Excel da área de Visões da tela principal da consulta. Extremamente útil quando se necessita apresentar essa visão numa reunião, por exemplo, e não se disponha de um computador para executar a consulta, ou por causa da quantidade de dados a execução on-line dos dados não seja apropriada.

Exportação do Detalhe

Quando acionado, inicia o processo de exportação da área de Detalhe da tela principal para o MS Excel. Extremamente útil quando se necessita apresentar essa visão numa reunião, por exemplo, e não se disponha de um computador para executar a consulta, ou por causa da quantidade de dados a execução on-line dos dados não seja apropriada.

Exportação Texto

Quando acionado, inicia o processo de exportação da consulta efetuada para texto. Extremamente útil quando se necessita apresentar essa visão numa reunião, por exemplo, e não se disponha de um computador para executar a consulta, ou por causa da quantidade de dados a execução on-line dos dados não seja apropriada.

Gráfico

Quando acionado, inicia o processo de exportação da visão consultada em formato gráfico, podendo ser escolhidas as métricas, a forma de apresentação e o percentual ou valor absoluto desejado.

Tela Cheia

Quando acionado, irá expandir a tela ocultando menus, maximizando a visualização da consulta.

Salvar

Quando acionado, permite "salvar" em diretório selecionado, a seleção feita pela pesquisa realizada. Particularmente útil quando se realiza a mesma pesquisa por vezes seguidas, evitando ter que digitar toda a seleção novamente.

Abrir

Quando acionado, permite "abrir" arquivo anteriormente salvo, contendo a seleção desejada. Particularmente útil quando se realiza a mesma pesquisa por vezes seguidas, evitando ter que digitar toda a seleção novamente.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Visão

Exibe a visão conforme seleção efetuada na tela Dimensões. Os demais campos são apresentados de acordo com a funcionalidade selecionada na tela Parâmetros e métricas selecionadas na tela Métricas.

Nota
titleNota:

Todas essas telas encontram-se descritas mais adiante.

Campos

Exibe os detalhes da dimensão selecionada (marcada) na área superior. Os campos apresentados nessa área dependem da seleção efetuada na tela Campos, descrita mais adiante.


Parâmetros – Pasta Página 1

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível selecionar a funcionalidade a ser selecionada, bem como outros parâmetros de seleção, dependendo da funcionalidade selecionada.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Funcionalidade

Permite selecionar qual a funcionalidade desejada para consulta, podendo ser:

·          Refugos e Retrabalhos

·          Parada de Fábrica

·          Reporte de Produção

·          Indicadores de Fábrica

Os parâmetros estarão habilitados / desabilitados conforme a funcionalidade definida.

 

Tipo de Ordem

Permite selecionar os tipos de ordens desejadas para serem consideras na seleção e apresentação.

Informações
titleImportante:

Esse campo estará desabilitado quando a funcionalidade selecionada for Parada de Fábrica ou Indicadores de Fábrica

Visão - Exportação

Permite selecionar o tipo de visão desejada, se no estilo clássico ou no estilo árvore

 

Tipo de Reporte

Permite selecionar os tipos de reporte desejados para seleção e apresentação.

Informações
titleImportante:

Esse campo estará desabilitado quando a funcionalidade selecionada for Parada de Fábrica ou Indicadores de Fábrica.

Nível Área

Permite selecionar os níveis da área de produção desejados, conforme cadastrado na função Nível da Área de Produção - SF0115. Caso o mesmo seja diferente de 999 é possível visualizar a estrutura da Área.

 

Num Níveis

Define o número de níveis que serão visualizados na estrutura de área, partindo do Nível Área a consulta irá descer Número de Níveis - 1:
Exemplo:
Nível Área 40 e Número de Níveis = 2
 
Estrutura Completa:
Nível Área 30
                Nível Área 40
                            Nível Área 50
                                       Nível Área 60
                                                     Nível Área 999
 
Estrutura que será apresentada conforme parametrização
Nível Área 40
Nível Área 50
 

Filtra Área - Por Nível de Área

Quando selecionado, o filtro da área de produção é realizado por intermédio da área do nível indicado pelo campo Nível Área.

 

Somente considera Operação Final

Quando selecionado, somente as operações finais são consideradas.

Informações
titleImportante:

Esse campo estará desabilitado quando a funcionalidade selecionada for Parada de Fábrica ou Indicadores de Fábrica.

Considera Dia - Início de Turno

Quando selecionado, indica que deve ser considerado o dia de produção, parada, capacidade a data de início do turno..

Exemplo:

Turno

Domingo

Segunda  

Terça     

Quarta    

Quinta    

Sexta     

Sábado

1 - Início

06:00

06:00

06:00

06:00

06:00

06:00

 

1 - Término

14:00

14:00

14:00

14:00

14:00

14:00

 

2 - Início

14:00

14:00

14:00

14:00

14:00

14:00

 

2 - Término

22:00

22:00

22:00

22:00

22:00

22:00

 

3 - Início

22:00

22:00

22:00

22:00

22:00

22:00

 

3 - Término

05:30

05:30

05:30

05:30

05:30

05:30

 

 

Quando realizamos um reporte de produção ou parada com as seguintes características:

Tipo de Evento

Data Início          

Data Término     

Reporte de Parada

Segunda - 23:00

Terça - 03:00

 

Com o parâmetro Considera Dia – Início de Turno = Não as estatísticas ficariam desta forma:

Segunda – 2 horas de parada

Terça – 3 horas de parada

Com o parâmetro Considera Dia – Início de Turno = Sim as estatísticas ficariam desta forma:

Segunda – 5 horas de parada

Nesta situação acima todas as horas de parada ficaram para o dia de segunda pois o turno de segunda vai das 22:00 até 05:30 de terça, mais tudo será considerado como segunda.

 

Quantif. Reporte

Selecionar a opção que determina a forma para quantificar a quantidade produzida. As opções disponíveis são:

  • Quantidade (Unidade Padrão da Operação)

  • Peso Líquido (Unidade Padrão da Operação x Peso Líquido)

  • Peso Bruto (Unidade Padrão da Operação x Peso Bruto)

  • Preço Item (Unidade Padrão da Operação x Preço Item)

  • Unidade de Capacidade (Unidade Padrão da Operação x Unidade de Capacidade)

 

Moeda

Selecionar a moeda a ser considerada para a qualificação do reporte.

 

Preço Item

Selecionar o preço do item a ser considerado para qualificação do reporte.



Parâmetros – Pasta Página 2

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível selecionar a o estado das ordens, o tipo de paradas (programadas ou não programadas), motivos de paradas e o tipo de tempo de setup a serem selecionados, dependendo da funcionalidade selecionada.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Estado da Ordem

Permite selecionar o estado das ordens.

Informações
titleImportante:

Esse campo estará desabilitado quando a funcionalidade selecionada for Parada de Fábrica ou Indicadores de Fábrica.

Tipo de Parada

Permite selecionar os tipos de parada desejadas, se apenas as programadas, apenas não programadas ou ambas, para serem consideras na seleção e apresentação.

Informações
titleImportante:

Esse campo estará habilitado somente quando a funcionalidade selecionada for Parada de Fábrica.

Motivo da Parada

Permite selecionar se as paradas que possuem motivos de parada através de suas características.

Informações
titleImportante:

Esse campo estará habilitado somente quando a funcionalidade selecionada for Parada de Fábrica. 

Tempo Setup Padrão

Permite selecionar se o tempo padrão de setup (preparação) será considerado por operação ou por split de operação.

Informações
titleImportante:

Esse campo estará desabilitado quando a funcionalidade selecionada for Refugos e Retrabalhos ou Parada de Fábrica.

Tipo de Análise

Para indicadores de fábrica ainda é possível informar o tipo de análise será do tipo máquina ou operadores/equipes

Informações
titleImportante:

Esse campo somente estará habilitado quando a funcionalidade selecionada for Indicadores de Fábrica

Considera Parada que altera eficiência

Quando assinalado, indica que devem ser consideradas as paradas que alteram a eficiência.

Informações
titleImportante:

Esse campo somente estará habilitado quando a funcionalidade selecionada for Indicadores de Fábrica. 

Considera Fator de Refugo

Quando selecionado, indica que deve ser considerado o fator de refugo na apuração dos índices.

Informações
titleImportante:

Esse campo somente estará habilitado quando a funcionalidade selecionada for Indicadores de Fábrica ou Reporte.

Considera Tempo Extra como disponível

Quando selecionado, indica que tempos extras (fora de turno) devem ser considerados na apuração dos índices.

Informações
titleImportante:

Esse campo somente estará habilitado quando a funcionalidade selecionada for Indicadores de Fábrica.  

Considera Setup nos indicadores de Eficiência

Quando selecionado, indica que deve ser considerado o tempo de setup na apuração dos índices de eficiência.

Informações
titleImportante:

Esse campo somente estará habilitado quando a funcionalidade selecionada for Indicadores de Fábrica ou Reporte.


Seleção – Pasta Página 1 

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível definir limite inferior e superior (de/até) para uma série de atributos (complementada com as pastas Página 2 e Página 3), o que irá limitar a pesquisa e a apresentação das ordens de produção.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Permite selecionar código de estabelecimento inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de estabelecimento esteja dentro dessa faixa.

Área de Produção

Permite selecionar código de área de produção inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de área de produção esteja dentro dessa faixa. 

Grupo de Máquina

Permite selecionar código de grupo de máquina inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de grupo de máquina esteja dentro dessa faixa.

Centro de Trabalho

Permite selecionar código de centro de trabalho inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de centro de trabalho esteja dentro dessa faixa.

Ordem

Permite selecionar número de ordem de produção inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo número de ordem de produção esteja dentro dessa faixa.

Linha de Produção

Permite selecionar código de linha de produção inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de linha de produção esteja dentro dessa faixa. 

Planejador

Permite selecionar código de planejador inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de planejador esteja dentro dessa faixa. 

Equipe de Produção

Permite selecionar código de equipe de produção inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de equipe esteja dentro dessa faixa. 

Operador

Permite selecionar código de operador inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de operador esteja dentro dessa faixa.

Família de Materiais

Permite selecionar código de família de material inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de família de material esteja dentro dessa faixa.

Grupo de Estoque

Permite selecionar código de grupo de estoque inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de grupo de estoque esteja dentro dessa faixa. 

Centro de Custo

Permite selecionar código de centro de custos inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de centro de custos esteja dentro dessa faixa.

Unidade de Negócio

Permite selecionar código de unidade de negócio inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de centro de custos esteja dentro dessa faixa.

  

 Seleção – Pasta Página 2 

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível definir limite inferior e superior (de/até) para uma série de atributos (complementada com as pastas Página 1 e Página 3), o que irá limitar a pesquisa e a apresentação das ordens de produção.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Item

Permite selecionar código do item que está sendo produzido inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de item esteja dentro dessa faixa.

Referência

Permite selecionar código de referência inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de referência esteja dentro dessa faixa.

Informações
titleImportante:

Esse campo somente é possível de ser selecionado quando o controle de estoque do item for por referência ou item seja do tipo configurado.

Depósito

Permite selecionar código de depósito inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de depósito esteja dentro dessa faixa.

Ferramenta

Permite selecionar código de ferramenta inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de ferramenta associado esteja dentro dessa faixa.

Cliente

Permite selecionar código de cliente inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de cliente esteja dentro dessa faixa.

Pedido do Cliente

Permite selecionar o número do pedido do cliente inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo número de pedido do cliente esteja dentro dessa faixa.

Turno

Permite selecionar código de turno inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de turno esteja dentro dessa faixa.

Data da Movimentação

Permite selecionar data de movimentação do material inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cuja data de movimentação esteja dentro dessa faixa.

Data da Ordem

Permite selecionar data de emissão da ordem inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cuja data de emissão da ordem esteja dentro dessa faixa.

Data de Início Mais Cedo

Permite selecionar data de início mais cedo inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cuja data de início mais cedo esteja dentro dessa faixa.

Data de Fim Mais Tarde

Permite selecionar data de fim mais tarde inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cuja data de fim mais tarde esteja dentro dessa faixa. 

Data Programada Início

Permite selecionar data programada de início da ordem inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cuja data programada de início esteja dentro dessa faixa.


Seleção – Pasta Página 3

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível definir limite inferior e superior (de/até) para uma série de atributos (complementada com as pastas Página 1 e Página 2), o que irá limitar a pesquisa e a apresentação das ordens de produção.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Classe

Permite selecionar código da classe de motivo inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de classe esteja dentro dessa faixa.

Motivo Parada

Permite selecionar código do motivo de parada inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de motivo de parada esteja dentro dessa faixa.

Motivo de Refugo/Retrabalho

Permite selecionar código de motivo de refugo ou retrabalho inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de refugo ou retrabalho esteja dentro dessa faixa.

Consumo de Material

Permite selecionar registros pelo tipo de materiais consumidos, podendo ser:

Item:  Permite selecionar código inicial e final do item consumido, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de item esteja dentro dessa faixa.

Grupo de Estoque: Permite selecionar código inicial e final de grupo de estoque de materiais consumidos, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de grupo de estoque esteja dentro dessa faixa.

Família de Material: Permite selecionar código inicial e final de família de material consumido, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de família de material esteja dentro dessa faixa.


Dimensão

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível selecionar, dentre as dimensões disponíveis, aquelas que irão determinar a apresentação das ordens de produção na tela principal.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Inclui Todas

Quando acionado, transfere todas as dimensões disponíveis para dimensões selecionadas

Inclui

Quando acionado, transfere a dimensão marcada dentre as disponíveis para as dimensões selecionadas.

Retira

Quando acionado, transfere de volta para dimensões disponíveis a dimensão selecionada.

Retira Todos

Quando acionado, transfere de volta para dimensões disponíveis todas as dimensões selecionadas.

Posiciona Acima

Quando acionado, movimenta a dimensão selecionada para cima.

Posiciona Abaixo

Quando acionado, movimenta a dimensão selecionada para baixo.


Métricas – Pasta Ref. Retrab

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível selecionar os campos que comporão a área de visão (área superior da tela Gerencial do Chão de Fábrica).


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Produção Real

Este campo representa o total reportado da produção

Produção Real = Quantidade Aprovada + Quantidade Refugada

Refugo Previsto

Este campo representa o total de refugo previsto pelo padrão

Refugo Previsto = Produção Real * %Refugo Padrão

% Refugo Previsto

Este campo representa o total de refugo previsto pelo padrão em percentual

% Refugo Previsto = % Refugo Padrão

Refugo Real

Refugo real reportado por operação.

% Refugo Real

Refugo real reportado por operação representado em percentual.

% Refugo Real = Refugo Real / Produção Real * 100

% Variação Refugo

Este campo representa a variação percentual entre o refugo previsto e realizado.

% Variação Refugo = ((Refugo Real / Refugo Previsto) - 1) * 100

Retrabalho Previsto

Este campo representa o total de retrabalho previsto pelo padrão.

Retrabalho Previsto = Quantidade Real * %Retrabalho Padrão

% Retrabalho Previsto

Este campo representa o total de retrabalho previsto representado em percentual

% Retrabalho Previsto = % Retrabalho Padrão

Retrabalho Real

Este campo representa o total de retrabalho real reportado.

% Retrabalho Real

Retrabalho real reportado por operação representado em percentual.

% Retrabalho Real = Retrabalho Real / Produção Real * 100

% Variação Retrabalho

Este campo representa a variação percentual entre o retrabalho previsto e o realizado.

% Variação Retrabalho = ((Retrabalho Real / Retrabalho Previsto) - 1) * 100

Informações
titleObservação:

Ordens de Produção do Tipo – Conserto

Quando a ordem for do tipo conserto não é considerada como produção, pois isto irá interferir no cálculo de qualidade de processo.

Exemplo:
Produção do Item A - 1000

Conserto do Item A - 200

Peças Produzidas totais = 1000, sendo que 200 necessitaram de conserto e não 1200 peças produzidas (apesar de termos gerados em estoque movimento (ACA) de 1200 peças.

Apenas conserto é desconsiderado produção.

 

Métricas – Pasta Parada Fabr

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível selecionar os campos que comporão a área de visão (área superior da tela Gerencial do Chão de Fábrica).

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Número de Paradas

Este campo representa o número total de reporte de paradas. (Reporte de Parada – SF0301).

Paradas Programadas

Este campo representa o somatório de todas as paradas programadas.

Paradas Programadas e Realizadas

Este campo representa o somatório de todas as paradas programadas (Parada Programada – SF0302) e realizadas (Reporte de Parada – SF0301), ou seja, todo reporte de parada que possui parada programada informada.

 

Paradas Não Programadas

Este campo representa o somatório de todas as paradas não programadas (corretivas, falta de material, etc.). 

Horas Planejadas

Este campo representa o somatório das horas planejadas (independente se foram realizadas ou não), considerando aqui as horas programadas no horário normal do turno de trabalho mais as horas programadas fora do horário de turno normal. (Paradas Programadas – SF0302)

Horas Planejadas = Somatório do Tempo (Normal) Programado + Tempo Extra Programado

Horas Não Planejadas

Este campo representa o somatório das horas normais e extras das paradas não programadas. (reporte de parada não associada a uma parada programada)

Horas Não Planejadas = Somatório do Tempo Útil + Tempo Extra das paradas não programadas.

Tempo Total Parada

Este campo representa o somatório de tempo útil mais o tempo extra de todas as paradas realizadas (Reporte de Parada – SF0301).

% Programado

Este campo representa a variação percentual entre o tempo programado (paradas programadas) e o tempo real destas paradas programadas (reporte de parada).

% Programado = Tempo Total Programado / Tempo Total Realizado (somente de paradas programadas que foram reportadas como paradas efetivas)

Exemplo:
Hora Programada de Parada: 10 horas

Hora Real de Parada              : 12 horas

% Programado                         : 120%

 

% Não Programado

Este campo representa a variação percentual entre horas não programadas e o tempo total de parada.

% Não Programado = Horas não Programadas / Tempo Total de Paradas

Métricas – Pasta Report Prod

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível selecionar os campos que compõem a área de visão (área superior da tela Gerencial do Chão de Fábrica).


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Número Apontamentos

Este campo representa um contador de apontamentos realizados.

 

Tempo Setup Padrão

Este campo que representa o somatório dos tempos padrões de setup. Neste indicador pode-se utilizar como parâmetro o Tempo Setup Padrão por Operação ou por Split de Operação (definido na tela Parâmetros - SF0629C).

Por Operação - neste caso será considerado apenas um tempo de setup padrão por operação, independentemente de quantas divisões de split existirem e setups realizados (visão – considerando que este produto eu faço sempre em lotes de 100 peças se eu tive que fazer mais de um setup é considerado um problema operacional e que deverá ser administrado)

Por Split de Operação - Neste caso será considerado um tempo de setup padrão a cada split de operação.

 

Tempo Operação Padrão

Este campo representa o somatório dos tempos de operação padrão (Tempo homem ou tempo máquina conforme parâmetro selecionado na função Tipo de Processador - SF0103).

Manual                 - Tempo Homem

Monoprocesso   - Tempo Máquina

Batelada              - Tempo Máquina

Multiprocesso    -  Tempo Máquina

 

Temp Setup Real

Este campo representa o somatório dos tempos realizados de setup.

 

Tempo Operação Real

Este campo representa o somatório dos tempos de operação realizados.

 

Horas Normais

Este campo representa o somatório dos tempos de operação realizados em horário normal de operação do turno.

Horas Normais = Somatório do Tempo de Operação - Somatório do Tempo Extra

Horas Extras

Este campo representa o somatório dos tempos de operação realizados em horário extra de operação do turno

Qualidade

Este campo representa percentualmente a relação entre as quantidades refugadas e as quantidades reportadas.

Qualidade = ((Somatório das Quantidades Reportadas - Quantidades Refugadas) / (Somatório das Quantidades Reportadas))

Qualidade Real

Taxa de Qualidade real (também designada por Yield). Não se trata da taxa de qualidade de saída da fábrica, mais sim aquela existente nos processos e sem considerar o retrabalho (rework) nas peças com defeitos.

Eficiência

Este campo representa percentualmente a relação entre o tempo de operação padrão e o somatório dos tempos realizados. Pode-se ainda considerar o fator de refugo para determinar a eficiência.

Eficiência = Somatório dos Tempos de Operação Padrão / Somatório dos Tempos de Operação * 100

Considerando fator de refugo – Qualidade:

Eficiência = Somatório dos Tempos de Operação Padrão / Somatório dos Tempos de Operação * 100 * Qualidade 


Métricas – Pasta Indic. Fabr

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível selecionar os campos que compõem a área de visão (área superior da tela Gerencial do Chão de Fábrica).

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Capacidade de Projeto

Quando assinalado, representa a disponibilidade, que considerando o tempo de calendário, turno e a capacidade do centro de trabalho (somente para centros de trabalhos que possuam Unidade de Capacidade diferente de branco), ou seja, tempo x capacidade projetada de operação normal.

Caso no grupo de máquina do centro de trabalho esteja especificada uma Unidade Capacidade, será levada em consideração a capacidade especificada no centro de trabalho.

Exemplo com Unidade de Capacidade informada (diferente de horas):

Grupo de Máquina – Forno – Unidade de Capacidade - KG

Centro de Trabalho – Forno1 – Cap Centro Trabalho = 5000

Tempo Disponível (Calendário x Turno) = 5 horas

5 horas x 5000 kg = Capacidade 25000 kg 

Exemplo com Unidade de Capacidade em horas:

Grupo de Máquina – Forno – Unidade de Capacidade não definida (branco)

Centro de Trabalho – Forno1 – Cap Centro Trabalho = 5000

Tempo Disponível (Calendário x Turno) = 5 horas

5 horas x 1 = Capacidade 5 horas 

 

Quando não for definida a Unidade de Capacidade todos os cálculos serão realizados em horas.

 

Capacidade Efetiva

Quando assinalado, representa a Capacidade do Projeto – (Paradas Programadas x Capacidade Centro Trabalho)

Onde: Parada Programadas = Tempo de Paradas Programadas, como por exemplo: Manutenções Preventivas.  

 

Capacidade Real

Quando assinalado, representa a diferença entre a Capacidade Projetada e Horas Paradas. Nesse caso, temos a capacidade real disponível que será utilizada para transformação.

Capacidade Real = Capacidade de Projeto – (Horas Parada que não alteram eficiência x Fator Capacidade)

Nota
titleNota:

Paradas que alteram eficiência devem ser utilizadas para falta de programação, onde somente a máquina ficou parada, mais estava disponível para produzir, nesta situação o indicador de disponibilidade não será afetado.

Disponibilidade Planejada

Quando assinalado, representa percentualmente a relação entre a Capacidade Efetiva e a Capacidade do Projeto.

Disponibilidade Planejada = Capacidade Efetiva / Capacidade de Projeto * 100 

 

Disponibilidade Real

Quando assinalado, representa percentualmente, a relação entre o Capacidade Real e a Capacidade do Projeto.

Disponibilidade real = Capacidade Real / Capacidade de Projeto * 100 

 

Utilização

Este campo pode possuir duas formas de apuração:

Quando não informada Unidade de Capacidade:

Utilização = (Capacidade Real - Horas sem Apontamento) / Capacidade Real

Quando existir uma Unidade de Medida de Capacidade:

Utilização = Somatória(Quant. Processada )  / Capacidade Real

Onde: Quantidade Processada = Capac Utilizada Operação / Unidades Operação * Quantidade Prevista Split / Quantidade Reportada Split

 

Reportes Simultâneos

Quando assinalado, ao ocorrer reportes simultâneos, onde o controle de utilização é em horas, somente serão consideras as horas de produção (não serão consideras horas em sobreposição).

Exemplo:
Capacidade de um Turno 6 horas – 06:00 – 12:00

Apontamentos

1 - 06:00 – 10:00

2 – 06:30 – 11:00

Tempo de Operação = 6,5

Horas Normais = 06:00 – 11:00 = 5

Utilização = 83,33%

Informações
titleImportante:

Quando estiver sendo utilizando este conceito para obter corretamente os indicadores faz-se necessário utilizar a dimensão Unidade Capacidade como a primeira dimensão.

 

 

Qualidade

Quando assinalado, representa a relação entre a Quantidade Aprovada e a Quantidade Produzida.

Qualidade = Quantidade Aprovada / Quantidade Produzida 

Qualidade Real

Quando assinalado, representa a taxa de qualidade real (também designada por Yield). Não se trata da taxa de qualidade de saída de fábrica, mas sim, aquela existente nos processos e sem considerar o retrabalho (rework) nas peças com defeito. 

Eficiência

Quando assinalado, representa a eficiência entre o tempo padrão de operações e o realizado. Pode-se ainda considerar o fator de refugo, setup (tempo de preparação) e paradas que alteram a eficiência

Tempo Setup Padrão

Quando assinalado, representa o somatório dos tempos padrões de setup. Neste indicador pode-se utilizar como parâmetro o Tempo Setup Padrão por Operação ou por Split de Operação (definido na tela Parâmetros - SF0629C).

Por Operação - neste caso será considerado apenas um tempo de setup padrão por operação, independentemente de quantas divisões de split existirem e setups realizados (visão – considerando que este produto eu faço sempre em lotes de 100 peças se eu tive que fazer mais de um setup é considerado um problema operacional e que deverá ser administrado)

Por Split de Operação - Neste caso, será considerado um tempo de setup padrão a cada split de operação.

 

Tempo Operação Padrão

Quando assinalado, representa o somatório dos tempos de operação padrão (Tempo homem ou tempo máquina conforme parâmetro selecionado na função Tipo de Processador - SF0103).

Manual                 - Tempo Homem

Monoprocesso   - Tempo Máquina

Batelada              - Tempo Máquina

Multiprocesso     - Tempo Máquina 

 

Tempo Setup Real

Quando assinalado, representa o número total de horas de setup.

Tempo Operação Real

Quando assinalado, representa o número de horas reais de operação.

Horas Normais

Quando assinalado, representa o total de horas de operação (apontadas) que foram realizadas dentro do horário normal de turno.

Reportes Simultâneos

Quando assinalado, ao ocorrer reportes simultâneos, onde o controle de utilização é em horas, somente serão consideras as horas de produção (não serão consideras horas em sobreposição).

Exemplo:
Capacidade de um Turno 6 horas – 06:00 – 12:00

Apontamentos

1 - 06:00 – 10:00

2 – 06:30 – 11:00

Tempo de Operação = 7,5

Horas Normais = 06:00 – 11:00 = 5

 

Horas Extras

Quando assinalado, representa o total de horas de operação (apontadas) que foram realizadas fora do horário normal de turno.

Nota
titleNota:

Horas Extras considera o mesmo tratamento que horas normais referente a reportes simultâneos.

Horas sem Apontamento

Quando assinalado, representa o total de horas disponíveis que estão sem apontamento.

Horas sem Apontamento = Capacidade de Projeto – Horas Normais - Horas Extras – Tempo de Parada Real (Altera e Não Eficiência)

Horas Paradas

Quando assinalado, representa o total de horas paradas (reporte de paradas).

Paradas Programadas

Quando assinalado, representa a quantidade horas de paradas planejadas (parada programada).

Paradas Programadas - São paradas que foram previamente planejadas gerando indisponibilidade no centro de trabalho (previsão).

Exemplo: Manutenção Preventiva

Down Time

Quando assinalado, representa o percentual de indisponibilidade por motivos de paradas (reporte de parada).

Eficiência Global (OEE)

A eficiência global, ou OEE (Overall Equipment Efficiency) mede o desempenho global de um processo ou sistema e é mais uma contribuição dada pela gestão japonesa. Inicialmente desenvolvida para apoiar a filosofia TPM (Total Productive Maintenance), o OEE foi gradualmente sendo aplicado à generalidade das situações não se limitando a processos industriais. O OEE é medido da seguinte forma:

OEE = % Eficiência * % Disponibilidade Real * % Qualidade Real

Produtividade (TEEP) - Total Effectiveness Equipment Performance

Este indicador é recomendado exclusivamente para medição de recursos críticos, pois representa a Produtividade Efetiva Total do Equipamento. Por se tratar de medição de recurso crítico, todo o tempo possível para produção é considerado como tempo disponível do recurso (inclusive paradas programadas); assim, este indicador apresenta o percentual de produtividade em relação ao tempo total do recurso. O TEEP é medido da seguinte forma:

TEEP = Eficiência * Qualidade Real * Utilização * Disponibilidade Real.

Exemplo:
Capacidade Projetada (Tempo Disponível) = 10 horas
Disponibilidade Real  = 8 horas (80%) – (2 horas paradas que afetam disponibilidade)
Utilização                       = 7 horas (87,5 %) – (1 hora parada que não afeta disponibilidade como por exemplo falta de programação)
Tempo Padrão             = 3.5 horas (tempo estimado pela engenharia de produto)
Tempo Real                  = 7 horas (tempo real apurado na execução)
Eficiência                       = 50 % (3.5 / 7 = 0,5)
Peças Produzidas       = 100
Peças Aprovadas         = 70
Peças Refugadas        = 30
Peças Retrabalhadas = 20
Qualidade Real            = (70 – 20) / 100 = 50% (peças boas produzidas de primeira vez)
TEEP                               = 50% * 50% * 87,5 * 80% = 17,5%

Ou seja, das 10 horas de capacidade máxima, foram utilizadas apenas 17,5% para produzir, levando em consideração (qualidade real e eficiência).

Nota
titleNota:

Para os recursos não críticos aconselha-se a utilização do indicador OEE.

Eficiência Homem

Quando assinalado, permite efetuar o cálculo de eficiência de operadores. A eficiência é calculada com base no que está nas operações da ordem e com o que foi reportado.

Tempo Homem Padrão

Quando assinalado, representa o tempo padrão homem da operação da ordem.

Nota
titleNota:

Para o tempo homem padrão, o tempo informado padrão será dividido pela quantidade de operadores utilizados no apontamento.

Tempo Homem Real

Quando assinalado, representa o tempo real homem do reporte da ordem de produção.

 

Parâmetro Detalhe

Objetivo da tela:

Por meio dessa tela é possível selecionar os campos que deverão ser apresentados na área de detalhe da tela principal.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Marcar Todos

Quando acionado, marca todos os campos como visíveis.

Desmarcar Todos

Quando acionado, marca todos os campos como não visíveis.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nome do Campo

Exibe os campos disponíveis para serem visualizados na tela principal.

Visível

Inserir S para indicar que o campo deve ser visível ou N para indicar que este não deve ser visível.


Exportação da Visão

Objetivo da tela:

Essa funcionalidade é ativada ao acionar o botão Exportação da Visão, localizado na tela principal do Gerencial Chão de Fábrica. Permite exportar para o MS Excel a visão como apresentada na função Gerencial Chão de Fábrica. Essa funcionalidade pode ser útil quando se quer apresentar determinada visão e não se possui no local um computador habilitado a realizar a consulta ou devido à abrangência da consulta a mesma tornar inviável a execução on-line. Inicialmente é apresentada a tela Exportação Visão, onde é possível selecionar o destino do arquivo Excel que será criado (exportado).

Para visualizar um exemplo de planilha Excel exportada por esta funcionalidade pressione com o botão esquerdo do mouse sobre a figura Exibir Relatório.


Exportação do Detalhe

Objetivo da tela:

Essa funcionalidade é ativada ao acionar o botão Exportação Detalhe, localizado na tela principal do Gerencial Chão de Fábrica. Permite exportar para o MS Excel o detalhe como apresentada na função Gerencial Chão de Fábrica. Essa funcionalidade pode ser útil quando se quer apresentar determinada visão e não se possui no local um computador habilitado a realizar a consulta ou devido à abrangência da consulta a mesma tornar inviável a execução on-line.

Para visualizar um exemplo de planilha Excel exportada por esta funcionalidade pressione com o botão esquerdo do mouse sobre a figura Exibir Relatório.

 

Exportação do Detalhe – Texto

Objetivo da tela:

Essa funcionalidade é ativada ao acionar o botão Exportação Texto, localizado na tela principal do Gerencial Chão de Fábrica. Permite exportar para o MS Excel o detalhe como apresentado na função Gerencial Chão de Fábrica. Essa funcionalidade pode ser útil quando se quer apresentar determinada visão e não se possui no local um computador habilitado a realizar a consulta ou devido à abrangência da consulta a mesma se tornar muito demorada.

Inicialmente é apresentada a tela Separador, onde é possível definir um delimitador de campos que serão criados/exportados. Esse delimitador pode ser algum caractere especial, como dois pontos (:), ponto e vírgula (;) dentre outros.

Para visualizar um exemplo de arquivo exportado por esta funcionalidade pressione com o botão esquerdo do mouse sobre a figura Exibir Relatório.

 

Gráficos Gerenciais

Objetivo da tela:

Permite exportar para o MS Excel a visão em formato de gráfico.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Tipo Gráfico

Permite selecionar um tipo de gráfico dentre os apresentados.

Dados

Permite selecionar o tipo de dados que deverão ser apresentados, podendo ser:

  • Toda Dimensão

  • Somente linha selecionada (Visão) - Quando selecionada esta opção, é apresentado logo abaixo do campo Nível a linha selecionada.

Nível

Permite selecionar o nível de detalhe desejado, de acordo com as dimensões selecionadas.

Lista de Métricas

Permite selecionar as métricas e gerar gráficos das métricas selecionadas.

% das informações disponíveis – Disposição dos Dados

Permite selecionar as opções de disposição dos dados, podendo ser:

Absoluto: Quando selecionado, apresenta valores absolutos que estão sendo visualizados na visão selecionada.

Percentual %: Quando selecionado, indica a transformação dos números em percentual em relação ao total.

Exibe até X % das informações disponíveis

Permite selecionar até qual percentual acumulado os registros serão visualizados como detalhe individual. Acima desse percentual as informações serão classificadas como Outros. (Relação de Pareto 80/20).

Recurso extremamente útil quando se possui uma vasta gama de informações onde as últimas colocadas apresentam um pequeno percentual de participação no total.


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Nível da Área de Produção - SF0115 

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