Sumário
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Rotina onde permite que a loja realize a troca de mercadoria no sistema TOTVS Food Service PDV.
No Configurações.exe foi criado na aba Controles as opções, Habilitar Devolução Troca Item / Emitir Cupom Troca.
Ao instalar a versão essa configuração virá desabilitada, para aparecer no PDV é necessário habilitar.
Para utilizar a Troca de Mercadoria é necessário cadastrar o Tipo de Nota (Troca/Devolução) no aplicativo NF-e na opção Cadastros, NF-e, Tipo Nota.
Depois acessar Tipo Nota Configurações e configurar as informações fiscais da nota, e na aba Configurações marcar a opção, Utilizar na Operação de Troca Realizada no PDV, e marcar a opção Efetuar Crédito na Conta do Cliente (devolução de vendas).
Com ela habilitada na tela Balcão vai aparecer a opção, Troca de Mercadoria.
Clicar na opção Troca de Mercadoria na tela balcão - abrirá a tela do emissor NF-e onde vamos indicar o CPF do cliente que vai realizar a troca, caso o cliente não seja cadastrado teremos a opção de cadastrar, para dar continuidade da troca e emissão da NF-e todos os dados do cliente devem estar preenchidos.
Caso não esteja completo é necessário acessar a opção - Cadastros - Clientes e atualizar os dados do cliente, depois informar o CPF do mesmo, que vai carregar a tela com os dados pessoais atualizados.
Após essa informação preenchida vamos referenciar o cupom fiscal e o produto que vai ser trocado.
Podemos informar referenciando um cupom automaticamente pela opção de buscar o cupom fiscal, selecionar e escolher o produto.
Na troca de mercadoria, na tela de referenciar cupom poderá buscar o cupom por código de produto.
Ao inserir um código de um produto e filtrar apresenta na tela todos os cupons emitidos que contenha aquele produto.
Podemos também inserir um cupom manual e após isso informar o produto, pela aba produtos e serviços. É obrigatório referenciar um cupom para efetuar a troca.
Após referenciar os cupons, basta apenas emitir a NF-e. Caso a configuração Emitir Cupom Troca, estiver marcada será impresso um voucher, com o crédito do cliente.
O sistema vai nos perguntar se queremos realizar a venda na sequência, se respondermos sim abre a opção de informar o código do produto que o cliente trocou e seguir os passos da venda.
No recebimento o crédito do cliente referente ao produto que foi feita a entrada de troca vai estar registrado no campo assinada, temos uma regra para isso:
1º - Produto com valor maior que o crédito - será debitado o valor do crédito do total da venda e o cliente terá que pagar apenas a diferença
2º - Produto com valor menor que o crédito - será debitado o valor do item, do crédito disponível, e ao fechar a venda será impresso um voucher com o crédito restante do cliente.
Caso o cliente não zere o crédito recebido na troca no mesmo dia, ele não poderá realizar uma nova troca enquanto esses créditos não forem 0,00.
Na Conta Corrente Assinada foi criada a coluna Tipo Crédito, quando faço a entrada da troca e gera o crédito do cliente, sistema apresenta o valor e no campo tipo crédito fica como Troca, e apresenta saldo no final.
Ao abater esse crédito o campo tipo crédito fica como assinada e o saldo 0,00.
Uma entrada de troca não pode ser cancelada, por isso geramos o crédito, e um voucher, pois se o cliente não trocar a mercadoria no mesmo dia essa troca pode ser efetuada depois.
Para isso precisamos estar com a configuração Pedir Dados do Consumidor no Pedido que fica na aba - Vendas marcada, ou a configuração Controle de Visitas do Cliente que fica na aba - balcão marcada.
Onde ao iniciar a venda informamos o cliente e o sistema vai buscar o crédito que ele tem para abatater do produto comprado, isso vale para trocas não realizadas no mesmo dia, e também para trocas efetuadas com mercadoria de menor valor que o crédito
Dica | ||
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CPF no cupom fiscal: Ao efetuarmos uma troca e na sequência ja efetuarmos a venda, o CPF automaticamente vai sair no cupom fiscal, (CPF de que esta realizando a troca). Se a venda for realizada depois ou em outro dia, para inserir CPF no cupom fiscal é necessário estar com a configuração Pedir dados do consumidor no pedido , que fica na aba vendas habilitada. |