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  • Itens de pedido: Um pedido sempre possui um ou mais itens;
  • Destino final: localidade onde todos os itens do pedido serão entregues;
    Observação: Ver Unidade de transporte e operação de segmentação para entender a diferença entre destino final e local de descarregamento;
  • Tipo de pedido: qualificação do pedido dentro do processo de logística. É uma entidade cadastrável e pode ter número arbitrário de registros necessários para identificar pedidos de certa operação logística. É possível também, que contenha apenas um tipo de pedido genérico cadastrado caso a distinção não seja necessária.
    Exemplos típicos de tipos de pedido: Venda, Transferência, Remessa/Embarque/Delivery (estoque alocado), Ordem de venda/Simulação (produção futura), Logística reversa.
  • Incoterm: determina a responsabilidade de arcar com os custos de frete

    IncotermDescriçãoResponsável pelo freteObservações
    ​CIFCost, insurance and freight

    Embarcador é responsável pelo frete​


    FOBFree on board

    Cliente final é responsável pelos custos de frete (ex: retirada). Nesta modalidade, não é determinada uma transportadora para a viagem.

    Uso descontinuado. Utilizar FOBT.
    FOBTFree on board + transportadoraIncoterm artificial criado no sistema para que planejamento de pedidos FOB tenham uma transportadora sugerida.Tipicamente, as viagens formatadas com pedidos FOBT são exclusivas para um único destino final, já que se trata de retirada por parte do próprio cliente.
  • Embarcador: representa a entidade que contratará o serviço de transporte. No caso de implantação de clientes que são indústrias, eles tipicamente são os próprios embarcadores. Caso a implantação seja em um operador logístico, é possível que o operador trabalhe com múltiplos embarcadores.
  • Janela de embarque: instante de início de carregamento (obrigatório) e instante de fim de carregamento (opcional);
  • Janela de entrega: instante de início de descarregamento (opcional) e instante de fim de descarregamento (obrigatório);
    As janelas de embarque e entrega representam os períodos em que seriam factíveis o carregamento e descarregamento das unidades de transporte relacionadas ao pedido. São obrigatórios o início de carregamento e final de descarregamento, os campos opcionais servem para restringir mais a janela formada pelos campos obrigatórios. Veja os exemplos abaixo:

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Já no segundo caso, é especificado o instante final de carregamento. Assim, são criadas duas regiões destacadas em amarelo e verde. No período amarelo deve ser realizado o carregamento do pedido. O descarregamento, entretanto, pode ocorrer tanto no período amarelo quanto no verde, uma vez que não está especificado um instante inicial de descarregamento.

Continuando no modelo de pedido, exploram-se, a seguir, características dos itens de pedido:

  • Origem: original inicial, isto é, local onde o item deve ser carregado. Importante ressaltar que a origem é uma característica do item de pedido e não do pedido, ao contrário do destino final. Embora raro, há clientes que possuem diversas fábricas (origens), sendo que cada origem produz uma linha de produtos diferente. Assim, um único pedido pode conter itens de diferentes origens e, ainda assim, os itens são entregues em uma mesma viagem através do planejamento multipick;
  • Produto: produto (simples ou composto) que será transportado.
  • Invólucro: indica como o produto está embalado. A escolha do invólucro afeta diretamente as dimensões finais, peso, volume e restrições de arranjo 3D;
  • Tipo de item de pedido: qualificador do item de pedido. Da mesma maneira que o pedido possui qualificadores, itens de um mesmo pedido podem ter tipos cadastráveis diferentes. Tipicamente possui baixa utilização, dando preferência ao uso do tipo de pedido, que vale para todos os itens do mesmo pedido;
  • Características físicas
    • Peso: Peso do item de pedido, considerando sua forma embalada;
    • Volume: Volume do item de pedido, considerando sua forma embalada;
    • Valor: Valor do item de pedido;
    • Dimensões: Dimensões (comprimento, largura e altura) do sólido transportado, esta informação é opcional dependendo da escolha de invólucro;
  • Características de rota
    • MIT: Merge in transit, é um código alfanumérico com a semântica de agrupamento. Isto é, itens de pedido com mesmo código MIT devem ser entregues na mesma viagem. (Referência: https://en.wikipedia.org/wiki/Merge_in_transit)
    • DSK: Delivery schedule key é um código alfanumérico com a semântica de evitar o agrupamento. Isto é, em uma mesma viagem não podem existir códigos DSK distintos.
    • Chave de proporcionalidade: código alfanumérico com a semântica de manter proporções entre os itens de pedido com mesmo código de proporcionalidade caso seja necessária a operação de quebra (split).
      As três características de rota, acima mencionadas, dependem de configurações e/ou customizações no script de otimização para que entrem em vigor no módulo de planejamento.
  • Quantidades
    • Quantidade de produtos: Quantidade total de produtos (número inteiro) que serão transportados.  
    • Quantidade de UEs: Quantidade total de Unidades de Embarque (caixas) que serão transportadas, pode ter valor inteiro ou fracionário.
      O fato de haver duas quantidades pode causar, à primeira vista, um pouco de confusão. Mas o fato é que utilizamos duas quantidades diferentes para aumentar a representatividade de cenários de acordo com os exemplos:
      • Exemplo 1: Refrigeradores, cada refrigerador é embalado em uma caixa. Um item de pedido de 25 refrigeradores possui as quantidades
        • Quantidade de produtos: 25
        • Quantidade de UEs: 25
      • Exemplo 2: Sabonete, cada caixa de sabonete contém 40 unidades cada. Um item de pedido de 400 sabonetes possui as quantidades:
        • Quantidade de produtos: 400
        • Quantidade de UEs: 10
      • Exemplo 3: Pilhas de papel, cada pilha contém 100 folhas. Um item de pedido de 250 folhas possui as quantidades:
        • Quantidade de produtos: 250
        • Quantidade de UEs: 2,5 (isto é, 2 UEs completas + 1 UE fracionada relativo à 50% de 1 UE completa)

Repare que em cada um dos cenários, os produtos que são efetivamente vendidos, mas as UEs que representam efetivamente os sólidos que serão carregados e descarregados.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

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