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Negociação de títulos

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

Plano de Saúde - SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PlsCtbSE1

Efetua a contabilizacao de um titulo a receber

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

FINA370

Programa de Lançamentos Contábeis Off-Line

FINA280Seleção de títulos para Fatura a RECEBER

Chamados Relacionados

TVZGGM

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais homologados

Tabelas Utilizadas:

SE1 - Contas a Receber

BM1 - Composicao da Cobranca        

CT5 - Lancamento Padrao             

FI7 - Rastreamento CR               

CT2 - Lancamentos Contabeis         

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®, Linux®

Descrição

Realizada melhorias no processo de negociação de títulos (Faturas a Receber – FINA280) e a sua contabilização (FINA370 e PLSCTB), para considerar o percentual de cada parcela do título negociado em relação ao total do título e o valor de cada composição da cobrança.

Atualmente o sistema não considera o valor da parcela negociada.

Procedimento para Utilização

       1.            Gere as cobranças dos beneficiários, para que sejam incluídos os títulos a receber no sistema. 

       2.            No módulo do Financeiro, acesse a rotina Faturas a Receber (Atualizações, Contas a Receber). Acesse a opção “Selecionar”  e informe os dados solicitados.

Prefixo, Tipo, Nr. Fatura, Natureza e Moeda: dados do novo título. Tipo do título e Natureza devem estar previamente cadastrados.

Emissão de, Emissão Até, Valor da Fatura, Cliente e Loja: filtros para selecionar os títulos que deverão ser negociados.

Obs: Para esse processo, pode opcionalmente criar o Ponto de Entrada F280PRE, para que o prefixo seja carregado automaticamente. Porém esse processo não inibe do usuário informar outro prefixo.

 

       3.           Após a inclusão dos dados, será apresentada a tela para seleção dos títulos que devem ser negociados. Selecione os títulos e clique em Salvar.

       4.            Será apresentada a tela para informar a condição de pagamento (quantidade de parcelas).

Obs: as condições de pagamento devem estar previamente cadastradas.

       5.            Após gerar o títulos e suas parcelas, é necessário realizar a baixa de uma ou mais parcelas. Acesse Baixas a Receber (Atualizações, Contas a Receber), selecione o título a ser baixado e realize a baixa do título.

                      

       6.           Antes de realizar a contabilização da baixa, é necessário configurar o lançamento padrão “9AX”. Para isso, acesse o módulo de Contabilidade Gerencial, em Atualizações, Entidades, Lançamento Padrão. Selecione o lançamento, clique no botão alterar, na aba Valores alterar o campo Vlr Moeda 1 para: PLRETVLRBM1(BM1->(BM1_PREFIX + BM1_NUMTIT + BM1_PARCEL + BM1_TIPTIT)). 

       7.            Com o lançamento configurado, acesse a rotina de contabilização das baixas no módulo Financeiro em Miscelanea, Contabil, Contabilização off-line.

       8.           No botão “Perguntas”, informe os dados necessários para contabilização.

       9.           Após a configuração dos parâmetros, clique no botão “Informações” e em seguida em “Executar”. Com base nos parâmetros informados, será apresentada uma tela para confirmação dos lançamentos.

       

       10.          Para finalizar o processo, informe os campos obrigatórios do lançamento e confirmar.

 

Rotinas auxiliares:

 Adicionalmente, foram desenvolvidas duas rotinas que podem ser usadas pelo sistema para: retornar o valor a receber do título negociado ou retornar o valor total da negociação e o valor total recebido da negociação.

Para retornar esses valores é necessário passar como parâmetro a chave da tabela “BM1” (BM1_PREFIX + BM1_NUMTIT + BM1_PARCEL + BM1_TIPTIT) nas funções: PLRETVLREC (retorna o valor a receber) ou PLRETVLRTOT (retorna um array com duas posições, sendo a primeira o valor recebido (pago) e na segunda posição o valor total).

Para efeito de teste, foi desenvolvido um programa que retorne esses valores: