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Manual da Integração TOTVS Rental x
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Backoffice RM - Mensagem Única EAI 2.0
Contexto de negócio
O objetivo da integração do TOTVS Rental x BackOffice Backoffice RM é viabilizar que, de forma automática, os cadastros gerenciados pelo backoffice Backoffice sejam replicados no vertical e, de forma similar, que alguns processos - anteriormente geridos pelo TOTVS Rental - tenham suas informações levadas e agora processadas no Backoffice RM. Desta forma as bases de dados se mantém espelhadas, atualizando estoque, permitindo emissão de notas fiscais e demais processos do backofficeBackoffice.
Por exemplo: fechou uma locação no TOTVS Rental? A informação já pode ser usada para gerar o pedido de venda, notas ficais de remessa, retorno, fatura no TOTVS Backoffice – Linha RM. Tudo de forma rápida e sem complicação.
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- TOTVS Rental - Sistema de locação de equipamentos através dos seguintes módulos:
TOTVS Rental (SIGALOC): Módulo responsável pelo sistema de locação.
- TOTVS BackOffice Backoffice - Linha RM através dos seguintes módulos:
- TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento (RM Nucleus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Unidade de medida, Produto, Local de Estoque, Condição de Pagamento, Meio de pagamento, Movimentações [solicitação/pedido de compra, solicitação/pedido de venda], Gestão de estoque, integrações fiscais, financeiras e demais processos da empresa;
- TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Cliente/Fornecedor, Moedas, Cotações), integrações financeiras e demais processos da empresa;
- TOTVS Gestão Contábil (RM Saldus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Centro de Custo) e demais processos da empresa;
- TOTVS Framework: Módulo responsável pelo framework de integração.
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Para atender a demanda de clientes que possuem o TOTVS BackOffice Backoffice - Linha RM e o TOTVS Rental foi desenvolvida esta integração que possibilita a gestão das movimentações (produtos, estoque, posição de estoque, nota fiscal, nota remessa, nota retorno, fatura) a partir do Backoffice RM e a gestão de locação de equipamentos através do TOTVS Rental sincronizando informações entre tais módulos utilizando a plataforma de integração baseada na Mensagem Única TOTVS.
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Durante o processo de consolidação de marcas, iniciado pela TOTVS, várias empresas diferentes foram adquiridas e com elas vários produtos passaram a compor o portfólio de ofertas disponível aos clientes. Esta expansão de ofertas permitiu que clientes de uma marca, antes limitados pelas opções com aquela “etiqueta”, pudessem agora compor o seu ambiente de TI utilizando produtos de origens diferentes (Exemplo: BackOffice Backoffice RM x SigaMNT Protheus, TOTVS Gestão Hospitalar x EAI Datasul, TOTVS Educacional x BackOffice Backoffice Protheus, TOTVS Folha de Pagamento RM x BackOffice Backoffice Protheus, TOTVS Construção Gestão Imóveis (TCGI) x BackOffice Backoffice Protheus, TOTVS Obras e Projetos x BackOffice Backoffice Protheus ).
Esta mesma iniciativa já era uma prática comum nos clientes, porém todo o custo envolvido na integração entre estes aplicativos era visto pelo cliente como parte da escolha de utilizar-se de produtos de diferentes fornecedores. Uma vez que estes produtos passam a fazer parte de uma mesma oferta, os clientes TOTVS passam a demandar que estes produtos sejam naturalmente integrados. Isto significa que se antes o cliente arcava com o custo e o risco envolvido em uma integração (como corrupção da base de dados, por exemplo), ele agora entende que a TOTVS deve prover soluções já integradas, independente da origem dos produtos oferecidos.
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- Permissão de tráfego na rede entre os sistemas e os WebServices de destino.
- Devem haver licenças de uso suficientes para o processamento das integrações em conjunto com o uso dos sistemas.
BackOffice Backoffice RM
- Configurar a integração TOTVS Rental x Backoffice RM via host na versão 12.1.33 ou superior.
- Cadastramento do De-Para de Empresa(s) e Filial(is) antes de iniciar a carga de dados.
- Os cadastros mantidos pelo BackOffice Backoffice RM, como por exemplo de Clientes, Produtos e etc., devem estar desabilitados no TOTVS Rental em suas respectivas entidade evitando concorrência de dados.
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O compartilhamento de tabelas deve ser coerente com a forma como o BackOffice Backoffice RM e TOTVS Rental trabalham.
- Configurar os adapters utilizados na integração TOTVS Rental x BackOffice Backoffice RM, conforme detalhado em [Configurações Adapter TOTVS Rental].
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Identificador da Mensagem: CustomerVendor
Versão: 2.003
Mandatário: BackOffice Backoffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/Uh8ZE
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Os Clientes e Fornecedores devem ser cadastrados no BackOffice Backoffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única CustomerVendor. Ao iniciar uma base vazia (zerada) do Protheus, para incluir a tabela de Municípios no Protheus é necessário acessar o Protheus no sistema 09 - Livros Fiscais. Se não acessar o sistema Fiscal do Protheus antes de enviar o cadastro do RM irá apresentar mensagem de inconsistência informando que é valor inválido para o campo Município. Uma vez que o Cliente e Fornecedor são tratados na mesma mensagem (CustomerVendor), ao cadastrar um registro do tipo Ambos no RM é gerado no Protheus um registro em cada tabela, SA1 (Clientes) e SA2 (Fornecedor). Mesmo que a empresa não utilize Cliente/Fornecedor global no RM, deve-se compartilhar a tabela referente no Protheus por empresa. |
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Identificador da Mensagem: Currency
Versão: 2.001
Mandatário: BackOffice Backoffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/Wv8pE
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As Moedas devem ser cadastrados somente no BackOffice Backoffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única Currency. Serão integrados somente os dados dos registros do tipo Moeda, desconsiderando registros do tipo Índices. O Protheus, por default, aceita no máximo 5 tipos de Moedas. O campo Código da Moeda é gerado pelo Adapter Protheus, uma vez que não existe o campo código no RM. |
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Identificador da Mensagem: UnitOfMeasure
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice Backoffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/DYcpE
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Identificador da Mensagem: Item
Versão: 4.005
Mandatário: BackOffice Backoffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/sBzHG
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Os Produtos/Serviços devem cadastrados somente no BackOffice Backoffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única Item. As regras referente à esta entidade pode ser conferida no documento de Integração de Produto/Serviço |
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Identificador da Mensagem: Warehouse
Versão: 1.000
Mandatário: BackOffice Backoffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/kkstE
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Identificador da Mensagem: Seller
Versão: 2.001
Mandatário: BackOffice Backoffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/1ANZIQ
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Identificador da Mensagem: PaymentCondition
Versão: 2.000, 3.000
Mandatário: BackOffice Backoffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/mYYpE
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versão 2.000 As Condições de pagamento devem ser cadastradas somente no BackOffice Backoffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única PaymentCondition. O cadastro de condições de pagamento deve ser compatibilizado com as limitações do Protheus quanto aos tipos de período, que são mais bem especificadas na seção de mapeamento da mensagem. Caso o Código da Condição de Pagamento no RM seja maior que 3 caracteres, o código da condição de pagamento no Protheus deve ser configurado como auto-incremento. Acessar o Configurador do Protheus (SIGACFG) e na tabela SE4 alterar o tamanho do campo E4_COND para 100 caracteres. versão 3.000 As Condições de pagamento devem ser cadastradas somente no BackOffice Backoffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única PaymentCondition. O cadastro de condições de pagamento deve ser compatibilizado com as limitações do Protheus quanto aos tipos de período, que são mais bem especificadas na seção de mapeamento da mensagem. Acessar o Configurador do Protheus (SIGACFG) e na tabela SE4 alterar o tamanho do campo E4_COND para 100 caracteres |
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Identificador da Mensagem: CostCenter
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice Backoffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/w9b0E
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Os Centros de Custo devem ser cadastrados somente no BackOffice Backoffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única CosCenterCostCenter. Para manter a compatibilidade entre os sistemas, os campos Centro de Custo e Código Reduzido do Centro de Custo no Protheus deve ser alterado para tamanho de 20 caracteres, uma vez que no RM estes campos permitem até 25 caracteres. |
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Conforme descrito na seção de apresentação do escopo, o escopo da integração se restringe a alguns processos relacionados, ou que se iniciam, no TOTVS Rental mas que sejam de alçada, controle e manipulação no BackOfficeBackoffice, como integrações fiscais, financeiras ou controle de estoque.
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- No caso desta integração, TOTVS Rental x BackOffice Backoffice RM, a tag "OrderTypeCodeOs" desta mensagem é preenchida com o valor 001 = Pedido de compras/vendas
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