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...

Deck of Cards
historyfalse
idpainel
loopCardstrue
Card
labelVisão Geral

01. VISÃO GERAL

A tela pode ser acessada através de Gestão de Cirurgias > Painel de Cirurgias.

Ao acessar a opção Painel de Cirurgias a seguinte tela é apresentada com os dados das cirurgias agendadas para a data do filtro selecionado:

Os campos a serem exibidos são: 

  • tipo do agendamento : eletivo e não eletivo (com ícones)
    • Os pacientes com agendamento eletivo são os que foram agendados na agenda cirúrgica, até o dia anterior
    • Os pacientes com agendamento não-eletivo, são os que foram agendados na agenda cirúrgica no mesmo dia do procedimento
  • Status do procedimento: programado, em andamento, liberado, concluído e cancelado. 
    • 0 - Procedimentos com status programado são aqueles agendados, que ainda não chegaram no serviço/não tem atendimento aberto.
    • 2 - Procedimentos com status em andamento são aqueles que já chegaram, foram acomodados em sala de cirurgia e já possuem contas para faturamento em aberto; e não tiveram ainda folha de sala concluída e devolução pela farmácia concluída.
    • 1 - Procedimentos com status cancelado são aqueles que tiveram o agendamento cancelado, na função agenda cirúrgica.
  • Data
  • Sala de agendamento;
  • Nome do paciente;
  • Nome do procedimento principal;
  • Nome do procedimento secundário: caso mais de um, separados por ;
  • Kit associado (se houver): caso mais de um, separados por ; 
  • Tempo previsto: cadastro do procedimento

Filtros:

  • Data: por padrão, deverá ser visualizada a data atual. Os demais filtros deverão ser exibidos em sua totalidade.
  • Unidade de atendimento: por padrão a tele é aberta sem nenhuma unidade selecionada, para recuperar as informações é necessário selecionar uma unidade ou a opção todos.
  • Sala de agendamento, com botão ... para busca das salas disponíveis, exibição de grid com as salas
  • Nome do paciente
  • Status do procedimento: programado, em andamento, liberado, concluído e cancelado. 

Caso o usuário sinta necessidade há um temporizador para que a tela seja atualizada a cada intervalo escolhido.

Três telas podem ser acessadas através dos botões apresentados abaixo:

Esses botões são habilitados de acordo com os itens que estão selecionados na tela:

  • Dispensar: Habilitado quando tiver somente um registro selecionado e o status desse seja "em andamento" ou "recusada";
  • Receber devolução: Habilitado quando tiver somente um registro selecionado e o status desse seja "Liberado"
  • Folha de gastos: Habilitado quando tiver somente um registro selecionado e o status desse seja "Concluído";
Aviso
titleQuando a agenda está com o status de fechada o usuário não conseguirá abrir a tela de dispensar e receber devolução.


01.1 Controle de Acesso a etapa da Gestão de Cirurgia

Para garantir a integridade do fluxo o RM fornece um controle de acesso à etapa do processo de gestão de cirurgias onde 2 usuários não podem acessar a mesma agenda por etapa ao mesmo instante. O controle é similar ao conceito de sessão e é aplicado nos processos de Folha de sala, Dispensação e Registro de devolução.
A sessão tem um timeout de 1h e a cada 30m o RM atualiza a validade da sessão, caso o usuário fique sem interagir com o tela e não atualize a validade da sessão outro usuário poderá acessar o fluxo normalmente.
A mensagem é exibida ao tentar abrir a tela e outro usuário com sessão ativa esteja acessando ou caso o usuário fique sem interação no período estabelecido.

01.3 Anexo log painel de cirurgia

Foi criado um anexo onde o usuário poderá visualzar todos os processos que foram realizados na cirurgia.

Card
labelDispensar

02. DISPENSAR

Está opção estará habilitada apenas para os agendamento que estiverem com o status de "Liberado".

A funcionalidade será realizar a cobrança de kits para os pacientes no centro cirúrgico.

02.1 Cabeçalho

Para facilitar a identificação será exibido em todas as abas um cabeçalho com o resumo do agendamento, com as seguintes informação: Nome do paciente, Data do procedimento, Número do atendimento, Bloco e Sala agendados.


02.2 Kits Cirúrgico

Na aba de kits cirúrgico o farmacêutico poderá adicionar e processar os kits que foram utilizados na cirurgia do paciente:

TODO:: Inserir uma imagem da tela de folha de gastos com a aba de kits ativo.


Nessa tela o usuário deve selecionar o local de estoque que será utilizado, qual o produto deseja adicionar para o paciente.

No momento de adicionar o kit para o paciente o farmacêutico tem quatro opções:

  1. Informar o código de barra do kit e logo após clicar na tecla "enter" do seu teclado.
  2. Informar o código de barra do kit e clicar no botão adicionar.//TODO: Inserir imagem do botão adicionar
  3. Informar o kit que deseja e clicar no botão adicionar.//TODO: Inserir imagem do botão adicionar
  4. Informar o kit que deseja e o seu código de barras e clicar no botão adicionar.//TODO: Inserir imagem do botão adicionar
  5. Para exibir os itens do kit pasta dar um clique duplo sobre a linha do grid:


Informações

Caso o usuário selecione um kit e logo após informe um código de barra que não pertence ao kit, não será possível adicionar o item.

Após adicionar um produto o usuário não poderá trocar o local de estoque.

Validações do lançamento do Kit cirúrgico

Serão realizadas algumas validações nesse fluxo:

  1. Para inserir um item é obrigatório informar um local de estoque, caso não tenha selecionado será apresentada uma mensagem: Deve ser selecionado local do estoque antes.

  2. Para selecionar um código de barras é necessário selecionar um kit antes, será apresentada uma mensagem: Deve ser selecionado produto antes do código.
  3. Caso seja informado um código de barras inválido será apresentada a mensagem: Kit inválido.
  4. Será permitido o lançamento apenas de kits que não foram utilizados, caso seja selecionado um item já utilizado será apresentada a mensagem: Kit utilizado anteriormente.
  5. Após adicionar um item ao grid não será mais permitido trocar o local de estoque, o mesmo ficará bloqueado para edição.

Excluir kits cirúrgico do grid

Só será possível excluir kits que não estão confirmados, por padrão o botão de excluir kit será desabilitado.

Ao selecionar uma linha do grid o botão de excluir kit será habilitado, caso o kit não esteja com o status confirmado, vide imagem abaixo.

//TODO: Inserir imagem da tela com uma linha selecionada.

Quando clicar no botão excluir será exibido um popup de confirmação.

//TODO: Inserir imagem da tela com uma linha selecionada.

Aviso
titleA exclusão dos kits será confirmada quando o usuário clicar no botão salvar/ok da tela.


Confirmar kits cirúrgicos

Após selecionar os itens é possível confirmar a entrega deles para a enfermagem através do botão "Confirmar Kit". Nessa opção será movimentado o estoque dos itens no sistema de backoffice, entretanto não será lançado na conta do paciente. Os kits serão lançados na conta do paciente quando a enfermagem marcar os itens como usados na folha de sala.

//TODO: Inserir imagem com Kits selecionados.

02.3 Itens avulsos

Na aba de itens avulso o farmacêutico poderá adicionar e processar os itens que foram utilizados na cirurgia do paciente:

TODO:: Inserir uma imagem da tela de folha de gastos com a aba de kits ativo.


Nessa tela o usuário deve selecionar o local de estoque que será utilizado, qual o produto deseja adicionar para o paciente.

No momento de adicionar o item para o paciente o farmacêutico tem quatro opções:

  1. Informar o código de barra do item e logo após clicar na tecla "enter" do seu teclado.
  2. Informar o código de barra do item e clicar no botão adicionar.//TODO: Inserir imagem do botão adicionar
  3. Informar o item que deseja, selecionar obrigatoriamente o seu lote e clicar no botão adicionar.//TODO: Inserir imagem do botão adicionar
  4. Informar o item que deseja, o seu código de barras, selecionar obrigatoriamente o seu lote e clicar no botão adicionar.//TODO: Inserir imagem do botão adicionar
Informações

Caso o usuário selecione um item e logo após informe um código de barra que não pertence ao item, não será possível adicionar.

Após adicionar um produto o usuário não poderá trocar o local de estoque.

Validações do lançamento do Item avulso

Serão realizadas algumas validações nesse fluxo:

  1. Caso seja selecionado um local de estoque diferente do local associado a cobrança de Kits será apresentada uma mensagem para confirmação: O local de estoque selecionado é diferente do local usado para a cobrança dos kits. Deseja prosseguir com a cobrança dos itens avulsos?

  2. Caso seja selecionado um código de barras que não esteja associado a um produto será apresentada a mensagem: Código de barras inválido

  3. No campo de unidade de medida serão apresentadas as dosagens cadastradas em Informações - TOTVS Saúde do cadastro produto.
  4. Serão permitidos apenas itens que possuam saldo no estoque selecionado, caso contrário será apresentada uma mensagem informando que não há saldo suficiente para o item selecionado.

Excluir itens avulsos do grid

Só será possível excluir itens que não estão confirmados, por padrão o botão de Excluir item(s) será desabilitado.

Ao selecionar uma linha do grid o botão de Excluir item(s) será habilitado, caso o item não esteja com o status confirmado, vide imagem abaixo.


Quando clicar no botão  Excluir item(s) será exibido um popup de confirmação.

Aviso
titleA exclusão dos itens será confirmada quando o usuário clicar no botão salvar/ok da tela.


Confirmar Itens Avulsos

Após selecionar os itens é possível confirmar a entrega deles para a enfermagem através do botão "Confirmar item(s)". Nessa opção será movimentado o estoque dos itens no sistema de backoffice, entretanto não será lançado na conta do paciente. Os itens serão lançados na conta do paciente quando a enfermagem marcar os itens como usados na folha de sala.

Aviso
titleQuando a agenda está com o status de fechada o usuário não conseguirá abrir a tela de dispensar e receber devolução.


02.4 Botão OK e Salvar

Nessas opções o sistema guarda as alterações feitas nas abas. Assim a farmácia pode  fazer uma separação prévia dos itens que serão usados nas cirurgias e quando a enfermagem chegar somente confirma-los.

02.5 Parâmetro "Unidade utiliza fluxo de folha de sala no centro cirúrgico"

No cadastro de Unidade de Atendimento, existe um parâmetro chamado Unidade utiliza fluxo de folha de sala no centro cirúrgica.

Caso o parâmetro esteja marcado, o processo seguirá o fluxo padrão.

Caso o parâmetro esteja desmarcado, o processo de dispensação será encerrado nesta tela através do botão Encerrar dispensação.

O botão Encerrar dispensação só estará disponível quando houver ao menos um kit ou item avulso confirmado.

02.6 Botão encerrar dispensação

Nessa opção encerrar irá alterar o status da cirurgia para liberado e os itens que estão com a situação de não confirmado serão excluídos da movimentação de estoque.

Nesse momento os itens que foram confirmados serão liberados para utilização na tela de devolução, onde o usuário poderá informar se o item foi utilizar ou não utilizado.


Card
labelReceber devolução

03. RECEBER DEVOLUÇÃO

Está opção estará habilitada apenas para os agendamento que estiverem com o status de Liberado.

A funcionalidade será realizar a confêrencia dos itens que foram utilizados e gerar um devolução para os itens que não foram utilizados.

03.1 Cabeçalho

Para facilitar a identificação será exibido em todas as abas um cabeçalho com o resumo do agendamento, com as seguintes informação: Nome do paciente, Data do procedimento, Número do atendimento, Bloco e Sala agendados.

03.2 Campos de checagem de devolução

Estes campos específicos servem para o usuário da farmácia para registrar os itens como devolvidos, após a finalização da folha de sala pela enfermagem.

  • Código de barras: Após bipar o código de barras é carregado o nome do produto e o item é marcado como devolvido.
  • Nome do produto: Pode ser feita a seleção de forma manual através do botão de busca "...".
  • Quantidade: Deve ser menor que a quantidade de itens não usados disponíveis na grid.
  • Lote: Quando selecionado um produto com um lote o mesmo será exibido nesse campo.
  • Data Validade: Apresenta a data de validade do lote , quando tiver essa informação.


Possíveis mensagens na validação do produto:

  • Código de barras inválido: Será exibida sempre que um código de barras inexistente for informado no campo Código de barras.
  • Produto não disponível para devolução: Essa mensagem será exibida quando o produto informado estiver totalmente devolvido ou totalmente utilizado.
  • Produto não lançado para o paciente: Essa mensagem será exibida quando o produto informado não constar na lista do checklist de materiais e medicamentos.

03.3 Grid de materiais e medicamentos

No grid devem ser exibidos todos os materiais e medicamentos que foram solicitados para a cirurgia do paciente. Existem três possíveis status para o item, esses status são representados através dos ícones exibidos na coluna de item usado.

 Item devolvido  Item utilizado Item não utilizado

Os materiais e medicamento devem seguir a seguinte ordem: 1- Itens não utilizados; 2 - Itens avulso; 3 - Nome do Kit; 4 - Maior quantidade; 5 - Nome do produto

03.3 Adicionar a devolução

Na função de adicionar a devolução os materias e medicamento existem duas possibilidades, são elas:

Bipagem do código de barras

Através da bipagem o usuário deve informar o código de barras do produto e clicar com o enter no campo. É possível que o usuário selecione a quantidade do produto que deseja devolver.

Nome do produto

Para adicionar um produto como devolvido via nome do produto devemos seguir estes passos:

1. Clicar no botão "..." ao lado do campo nome do produto

2. Será aberta uma nova tela onde o usuário pode selecionar o produto que deseja devolver, nesta tela só será exibido os itens que possui na requisição.

3. Após selecionar o produto e clicar no botão ok, será redirecionado novamente para a tela principal, as informações dos produtos serão preenchidas e o botão adicionar a devolução estará habilitado. Agora basta o usuário clicar no botão.

Após realizar o processo de adicionar o item a devolução do produto, o status do produto será alterado para devolvido, o grid será reordenado para exibir os itens devolvidos logo abaixo dos não utilizados, podemos validar essa informação no grid.

03.4 Gravar alterações

03.4.1 Botões OK e Salvar

Os botões OK e Salvar permitem que o usuário possa gravar o status atual da Devolução de itens persistindo no banco de dados os itens já confirmados para que não sejam perdidas as alterações, nesse momento a quantidade confirmada e o status do item é alterado para Devolvido ficando um check com a imagem de uma seta no grid. A diferença entre os botões é que o botão OK ao finalizar a gravação fecha a tela que poderá ser aberta novamente em outro momento.

03.4.2 Botão Cancelar

O botão cancelar desfaz todas as alterações realizadas desde a última gravação ou abertura da tela, caso não tenha ocorrido nenhuma gravação.

03.4.3 Botão Remover da devolução

O botão remover da devolução é responsável por retornar os itens que estão marcados como devolvido para não usado.

Pra remover um item é necessário primeiramente marcar o item que deseja retirar, após a seleção clicar no botão remover da devolução, o item retornará para o status de não usado.

03.4.4 Botão Devolver Item

O botão devolver item é responsável por processar todos os itens da cirurgia, os itens usados serão lançados na conta do paciente, já os itens não usados e devolvidos deve ser criada uma movimentação de estoque do tipo devolução e os itens devem retornar para o estoque.

Ao clicar no botão "devolver itens" e exista item com o status de não utilizado será aberto um popup com 3 opções, vide imagem abaixo: 

 

Aviso
titleQuando a agenda está com o status de fechada o usuário não conseguirá abrir a tela de dispensar e receber devolução.


1 - Voltar

O popup será fechado e retornar para a tela de devolução.

2 - Reabrir folha de sala

Após clicar nessa opção termos os seguintes passos:

  1. Todas as alterações que foram realizadas na tela serão salvas.
  2. O status da cirurgia será atualizado para "Recusada".
  3. A tela de folha de sala será fechada e não será permitida abrir até que o usuário libere novamente a folha de sala.


Aviso
titleQuando configurado para não utilizar folha de sala os itens não utilizados serão lançados na conta do paciente, ou seja, os itens não usados são alterados para utilizados após o fechamento.


03.5 Validação dos status do atendimento e parcial para lançamento em conta

Após todo o fluxo de identificação de utilização e devolução dos itens será necessário lançar os itens na conta do paciente. Alguns validações serão realizadas a fim de identificar qual a conta devida para realizar os lançamentos.

Serão adotas as regras a seguir como válidas para permitir o lançamento em conta:

  1. Se o status da parcial associada for Em aberto/Em elaboração
  2. Se o status da parcial associada for cancelada porém existir outra parcial válida ( parcial não associada com o status Em aberto/Em elaboração ). A substituição será automática. 

Configuração de status diferente das listadas como válidos serão classificadas como não válidas e não será realizado o lançamento em conta, nesses casos o RM irá exibir a seguinte mensagem: "Atendimento indisponível para lançamentos, a devolução não pôde ser concluída. Solicite: disponibilização do atendimento, abertura de nova parcial ou reabertura da parcial encerrada e tente novamente."


Card
labelFolha de gastos

04. FOLHA DE GASTOS

04.1 Editar Relatório

Cada unidade de atendimento pode possuir um relatório diferente através da configuração Relatório folha de gastos dentro do cadastro da unidade.

04.2 Visualização Relatório folha de gastos

Essa opção estará habilitada apenas para os agendamentos que estiverem com o status "Concluído".

A funcionalidade exibe uma visualização do  relatório devidamente configurado através do fluxo do RM Reports e associado a unidade de atendimento na qual o agendamento cirúrgico está vinculado.

Ao clicar no botão Folha de Gastos será aberta uma janela do RM Reports apresentando o relatório:





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