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Sala de Atendimento tem como objetivo criar uma linha de comunicação entre a Instituição e a Comunidade Acadêmica, através do App: Meu eduCONNECT. 

Para realizar a configuração de todo o processo, seguir o passo a passo do conforme a ordem do índice.

Índice



01. PARAMETRIZAÇÃO

Primeiramente, é necessário que a Instituição de Ensino configure Cadastre as Salas/Assuntos para o atendimento e os Agentes de atendimento que estarão vinculados a Sala de Atendimento.

  • Habilitar o acesso para os menus: Salas/Assuntos para atendimento e Agentes de Atendimento da Sala de Atendimento, conceder a permissão em:

♣ Sala de Atendimento - Serviços Globais | Segurança | Perfil | "Sistema" Educacional | Central de Comunicações | Contatos via chat (Mensagens Pessoais) | Salas/Assunto para atendimento

♣ Atendentes da Sala de Atendimento - Serviços Globais | Segurança | Perfil | "Sistema" Educacional | Central de Comunicações | Contatos via chat (Mensagens Pessoais) | Salas/Assunto para atendimento | Agentes de Atendimento

Após conceder a permissão, é necessário efetuar o cadastro da Salas/Assuntos para Atendimento e os Agentes de Atendimento da Sala de Atendimento.

02. CADASTRO DA SALAS/ASSUNTOS PARA ATENDIMENTO

Para efetuar o cadastro, acessar o menu: Gestão Educacional | Atividades Acadêmicas |Central de Comunicações | Contatos via chat (Mensagens Pessoais) | Salas/Assunto para atendimento

No cadastro da Sala de Atendimento, o usuário poderá Incluir, Editar e Excluir mediante a permissão em: Serviços Globais | Segurança | Perfil | "Sistema" Educacional | Central de Comunicações | Contatos via chat (Mensagens Pessoais) | Salas/Assunto para atendimento (Incluir, Excluir e Editar).

Ao efetuar o cadastro da Sala de Atendimento a Instituição de Ensino, poderá Ativar ou desativar a Sala através do checkbox: Ativo.

03. CADASTRO DO AGENTE DA SALA DE ATENDIMENTO

O cadastro do Agente da Sala de Atendimento, tem como objetivo, vincular um atendente à Sala. Não tem limite de Agentes à serem vinculados.

Para efetuar o cadastro, acessar o menu: Gestão Educacional | Atividades Acadêmicas |Central de Comunicações | Contatos via chat (Mensagens Pessoais) | Salas/Assunto para atendimento| "Anexo" Agente da Sala de Atendimento.

No cadastro do Agente de atendimento, o usuário poderá Incluir, Editar e Excluir mediante a permissão em: Serviços Globais | Segurança | Perfil | "Sistema" Educacional | Central de Comunicações | Contatos via chat (Mensagens Pessoais) | Salas/Assunto para atendimento | Agentes de atendimento (Incluir, Excluir e Editar).

A Agentes de atendimentos serão listados conforme a relação de usuários (Ativos) da GUSUARIO. Ao clicar na lookUp, será listado a tela de relação de usuário cadastrados na base de dados.

Nessa tela, o usuário poderá configurar período do atendimento para aquele Agente (usuário) conforme a Sala/Assunto que o mesmo está sendo vinculado.

Esse período irá determinar, o período em que o Agente ficará ativo no Chat, seguindo a regra:

  • Se o período tiver em branco, o Agente ficará ativo por tempo indeterminado;
  • Se o período tiver preenchido, o Agente ficará ativo conforme o período (data e horário informado)

Além disso nessa tela, o usuário poderá determinar se o Agente estará Ativo ou não (mesmo que o mesmo esteja dentro de um período válido).

04. CADASTRO DAS MENSAGENS PADRÕES 

O cadastro das Mensagens padrões, tem como objetivo, cadastrar algumas mensagens padrões para facilitar a comunicação com o público. 

Para efetuar o cadastro, acessar o menu: Gestão Educacional | Atividades Acadêmicas |Central de Comunicações | Contatos via chat (Mensagens Pessoais) | Mensagens Padrões.

No cadastro das Mensagens Padrões, o usuário poderá Incluir, Editar e Excluir mediante a permissão em: Serviços Globais | Segurança | Perfil | "Sistema" Educacional | Central de Comunicações | Contatos via chat (Mensagens Pessoais) | Mensagens Padrões (Incluir, Excluir e Editar).

No cadastro, será possível informar o Título, o Tipo e a Descrição da mensagem.

Para o Agente, o mesmo irá filtrar as mensagens padrões pelo Título e o público alvo, irá receber a Descrição da mensagem, por isso que para essa tela, todos os campos são de preenchimento obrigatório.

No cadastro das Mensagens padrões, será possível o usuário cadastrar algumas respostas padrões do tipo: 

  • Padrão: São mensagens padrões que o Agente ira enviar para público.
  • Apresentação: São mensagens de apresentação, que o Agente irá iniciar uma conversa com o público.
  • Encerramento: São mensagens de encerramento que o Agente irá enviar para o publico Alvo. Quando o Agente de atendimento envia essa mensagem para o público alvo, o público e o Agente não poderá interagir naquela conversa, isso é, a conversa será encerrada.

05. VINCULAR AS MENSAGENS PADRÕES À SALA/ASSUNTOS PARA ATENDIMENTO

O vínculo das Mensagens padrões à Sala/Assunto de atendimento, tem como objetivo, relacionar as mensagens padrões para cada tipo/assunto referente a sala.
Para efetuar esse cadastro, é necessário acessar o cadastro da Sala/Assuntos para atendimento em: Gestão Educacional | Atividades Acadêmicas |Central de Comunicações | Contatos via chat (Mensagens Pessoais) | Salas/Assunto para atendimento| "Anexo" Mensagens Padrões da sala/assunto e vincular á mensagem padrão.

Obs: A mesma mensagem poderá ser vinculada em mais de uma Sala/Assunto para atendimento.

Ainda nessa tela, o usuário tem a opção de determinar se a mensagem está ativa ou não. Ao vincular a mensagem padrão, o parâmetro: Ativo já estava marcado como default.
A visualização da mensagem padrão, ficará ativa na Sala de Atendimento, seguindo a regra:

  • Se ao parâmetro: Ativo, estiver marcado,  a mesma estará visível para o Agente de Atendimento, para que o mesmo envie para o público alvo;
  • Se ao parâmetro: Ativo, estiver desmarcado,  a mesma NÃO estará visível para o Agente de Atendimento, para que o mesmo envie para o público alvo.

06. LOGIN DO AGENTE DE ATENDIMENTO (Plataforma WEB exclusiva para o Agente de Atendimento para conversar com a Comunidade Acadêmica)

Criado o Portal Web ( Gestão Educacional ) para que o Agente de atendimento (Funcionário da instituição), acesse as salas (no qual ele tem acesso) para realizar a comunicação com o público acadêmico.

O portal está associada à estrutura FrameHTML e será necessário realizar a configuração do ARR (Aplication Request Routing) e do URL Rewrite.


Informações
iconfalse
Deck of Cards
idteste
Card
effectDuration0.1
label1- Configuração do ARR
effectTypefade

Fazer o download do ARR no link  https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=47333

Fazer a instalação no mesmo servidor do Portal do Professor e ao final da instalação deve ser habilitado o proxy do ARR.


Card
effectDuration0.1
label2- Configuração do URL Rewrite
effectTypefade
Deck of Cards
id2
Card
effectDuration0.1
labelInstalação do URL Rewrite
effectTypefade

1. Acessar o IIS (como administrador) | Clicar na opção: "Obter Novos Componentes Web Plataform"

    2. Em seguida, será habilitado uma tela, onde serão carregados as plataformas Web.

3. Pesquisar por “URL Rewrite” e clicar na opção: Add:

4. Após a Instalação, será criado um ícone: “URL Rewrite” no IIS


Card
effectDuration0.1
labelConfiguração do URL Rewrite
effectTypefade

 É necessário configurar duas regras para o rewrite, onde a primeira é utilizada para direcionamento de api's onde não é necessário passar o alias selecionado e a segunda é utilizada para as api's onde é necessário passar o alias selecionado. Segue a configuração das duas regras:

A configuração é realizada exclusivamente no Portal Gestão Educacional emSites | Default Web Site | FrameHTML | Web | App |Edu | PortalGestaoEducacional

Caso a configuração não seja realizada no caminho especificado anteriormente, o portal do Aluno poderá ser impactado.

1º Regra: 

1.  Acessar o IIS -> Acessar o Portal do professor (FrameHTML | Web | App |Edu | PortalGestaoEducacional) Clicar no site Portal do professor-> URL Rewrite


  2. Dar um duplo click no ícone URL Rewrite e em seguida clicar em: Adicionar uma Rule do tipo Inboud Rule.


Alterar as informações:

  3. Na Regra: URL e na API, informar o nome da máquina e a porta da API a ser utilizada.


3.1 - Selecionar a Regra: URL | Clicar em Editar.

3.2 - Informar o nome da máquina e a porta da API, e em seguida clicar no botão: Aplicar


3.3 - Selecionar a Regra: API| Clicar em Editar.


3.4- Informar o nome da máquina e a porta da API, e em seguida clicar no botão: Aplicar


Aviso
iconfalse
titleAtenção!!!

A porta utilizada deve ser a mesma que está configurada na chave "ApiPort" no arquivo de host (RM.Host.Service.exe.config, se utilizar o Host Service e RM.Host.exe.config, se utilizar o Host local). Ver a aba Configurações do config.

A ordem das regras deve ser respeitada.

Card
effectDuration0.1
labelConfiguração do Config
effectTypefade
  • Acessar o RM.Host.Service.exe.config (Se o cliente utilizar o Host Service) ou  RM.Host.exe.config (Se o cliente utilizar o Host local)  na Pasta: Totvs\RM.Net\Bin da versão e inserir as chaves:

      <add key="ApiPort" value="porta_definida_no_rewrite (IIS)" />
      <add key="DefaultDB" value="informe_aqui_o_nome_do_alias" />
      <add key="SubDomainMask" value="[ALIAS].nome_da_máquina_do_host" />


Atenção

Para a opção "SubDomainMask", o nome da máquina deve ser inserido todo utilizando letras minúsculas. O texto [ALIAS] não deve ser alterado, deve ser inserido o texto desta forma, o que deve ser alterado é o "nomeDaMaquinaDoHost". Exemplo: a máquina do host possui o nome de ServerXYZ, desta forma, deve ser inserido o texto [ALIAS].serverxyz.

Em servidor publicado, na TAG: "SubDomainMask" utilizar o DNS.

Se utilizar do rm.host, atentar para executa-lo como administrador.

Se utilizar o host.service, o usuário associado ao serviço tem que ter permissão para acessar a porta da API definida no URL Rewrite.


Card
effectDuration0.1
label3- URL - Portal Gestão Educacional
effectTypefade

Após as configurações, acessar o novo portal através do link: http://Local_de_Instalação/FrameHTML/web/app/Edu/PortalGestaoEducacional/


Após realizar a parametrização, o Agente de Atendimento poderá efetuar o login no Portal Gestão Educacional.

06.01 CUSTOMIZAÇÃO DO NOME DO PORTAL

A Instituição de ensino poderá alterar  o nome desse aplicativo que deve aparecer no login e no cabeçalho da estrutura.

A alteração é realizada no arquivo: C:\RM\Atual\Release\FrameHTML\web\app\Edu\PortalGestaoEducacional\config\Config.json

O Nome alterado, ficará disponível na tela de apresentação (login) e no cabeçalho da estrutura.

                             

                

                                                    Tela de Login                                                                                                                                         Cabeçalho do Portal

Meu eduCONNECT 

Menu: Mensagens (Apenas para o(s) Aluno(s) e/ou Responsável(eis))


Através do Menu: Mensagens o Aluno e/ou Responsável(eis) poderão entrar em contato com a Instituição de Ensino, através da(s) Sala(s) previamente cadastradas.

Para acessar a funcionalidade. o Aluno e/ou Responsável(eis), é necessário conceder a permissão em: 

(estrela)  Serviços Globais | Segurança | Perfis | "Sistema" Educacional | eduCONNECT | Mensagens Pessoais | Enviar mensagem de Alunos para Sala de Atendimento

(estrela)  Serviços Globais | Segurança | Perfis | "Sistema" Educacional | eduCONNECT | Mensagens Pessoais | Enviar mensagem de Responsável Acadêmico para Sala de Atendimento

(estrela)  Serviços Globais | Segurança | Perfis | "Sistema" Educacional | eduCONNECT | Mensagens Pessoais | Enviar mensagem de Responsável Financeiro para Sala de Atendimento

Ao logar no App, selecionar o menu: Mensagens e clicar em nova mensagem, será apresentado a opção: Falar com um atendente.

Ao clicar na opção: Falar com um atendente, o usuário será redirecionado para uma nova tela, onde será exibida a relação de Sala(s) previamente cadastradas pela Instituição.


01. EXIBIÇÃO DA(S) SALA(S)

A(s) Sala(s) terão um nome e uma descrição (a descrição não é obrigatório estar informado, fica a cargo da Instituição preencher ou não).

Para visualizar os detalhes (descrição) basta clicar na opção, ver mais para visualizar todo o conteúdo e ver menos para fechar a visualização do conteúdo, conforme o vídeo abaixo.

inserir gif.


A exibição da(s) sala(s) no App Meu eduCONNECT, terão dois momentos:

-  Quando o Aluno e/ou Responsável(eis) acessar a sala pela primeira vez (isso é, ainda não houve uma interação com o atendente) só será exibido a sala se:

  • Se tiver um atendente dentro do período válido (Data e Horário) de atendimento;

  • Se o Atendente tiver Ativo ( isso é, mesmo que o Agente de Atendimento esteja com o período válido), o parâmetro: Ativo deverá estar marcado.


- Quando o Aluno e/ou Responsável(eis) acessar a sala e já tem uma conversa iniciada, o aluno só poderá enviar a mensagem se tiver um Atendente disponível (Aguardar para ajustar quando liberar a funcionalidade)

02. CONVERSAR COM UM AGENTE DE ATENDIMENTO (SALA)

Para iniciar uma conversa, o Aluno e/ou Responsável(eis), deverá selecionar a respectiva Sala, o mesmo será redirecionado para uma nova tela, onde será possível enviar texto e imagem.

inserir Gif.






Informações
iconfalse

 TABELAS ENVOLVIDAS


SSASALAATENDIMENTO - Cadastro das salas de Atendimento

SSAAGENTEATENDIMENTO - Cadastro dos Agentes de Atendimento vinculado à uma sala de atendimento

SSAMENSAGEMPADRAO - Cadastro das mensagens padrões

SSAMENSAGEMPADRAOSALAATEND - Vínculo das mensagens padrões com as salas de Atendimento