Esta atividade tem o objetivo de demonstrar como realizar a geração do arquivo de Escrituração Contábil Digital (ECD) para envio ao SPED.
A ECD traz os livros contábeis emitidos em formato eletrônico, tais como: o Livro Diário e seus auxiliares, o Livro Razão e seus auxiliares, e o Livro Balancetes Diários com balanços e fichas de lançamento comprovando o que está transcrito.
Módulo Contábil > Menu Obrigações Acessórias > Geração da ECD – ABA_00042
Possuir acesso ao módulo Contábil e suas aplicações.
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Ter realizado:
Vincular:
Acesse o Módulo Contábil, clique no menu Obrigações Acessórias, em seguida clique em Geração da ECD.
Imagem 1 – Menu
Preencha as informações para geração da ECD.
Informe a Empresa Matriz. Automaticamente é preenchido o número do CNPJ, Nire e UF da Empresa.
O campo Existência de NIRE exibe se a Empresa possui registro na Junta Comercial.
Nota |
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O arquivo é gerado por empresa matriz. Só serão exibidas para seleção as empresas que o usuário possui permissão. As informações dos blocos e registros para geração da ECD devem ser previamente informados na aplicação Versões, Blocos e Registros - ECD. |
Imagem 2 - Empresa Matriz
Informe a Data Inicial e Data Final do período correspondente ao ano-calendário para geração da ECD.
O campo Versão do Layout será preenchido de acordo as datas informadas.
A Data Encerramento Exercício refere-se ao período informado.
Imagem 3 - Datas
Informe o Número de Ordem da escrituração.
Selecione o tipo de Escrituração Contábil.
Descreva a Natureza do Livro.
Imagem 4 - Campos
O campo Finalidade da Escrituração possui duas opções de escolha: Original e Substituta.
A opção Original é a primeira escrituração gerada e transmitida.
Já na opção Substituta, refere-se a substituir uma escrituração Original que já foi transmitida. Quando está opção é selecionada, o campo Hash da escrituração substituída é habilitado. Nesse caso, informe o número do recibo (hash) gerado no momento da transmissão do arquivo no PVA (programa validador e assinador) desenvolvido pela receita, disponível para download. Cliquei aqui para acessar.
O campo Código do motivo da substituição também é habilitado para a opção Substituta. Nele são listadas as opções:
001 - Mudanças de saldos das contas que não podem ser realizadas por lançamentos extemporâneos
002 - Alteração de assinatura
003 - Alteração de demonstrações contábeis
004 - Alteração da forma de escrituração contábil
005 - Alteração do número do livro
099 - Outros
Informe o código do motivo preponderante para geração da ECD com finalidade de substituição. O código do motivo da substituição definido será gerado no campo 04 do registro J801.
Nota |
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A partir do layout 5 da ECD foram retiradas as finalidades: 2-Substituta s/ NIRE, 3-Substituta c/ Troca de NIRE ficando desabilitadas para seleção. |
Imagem 5 - Finalidade da escrituração
O Início do período corresponde a data inicial para geração da ECD. Geralmente é utilizado o início do período como Normal (Início no primeiro dia do ano). Quando alguma situação especial impede que o período tenha o início normal, como, por exemplo, abertura da empresa após o início do período, essa situação deverá ser informada. O campo ainda tem as opções, Resultante de cisão/fusão ou remanescente de cisão, ou realizou incorporação, e também Início de obrigatoriedade da entrega da ECD no curso do ano calendário.
A data final do período geralmente é o último dia do mês, do trimestre ou do ano. Qualquer situação que modifique a data final para geração da ECD deverá ser informada no campo Situação Especial, entre as opções: Cisão, Fusão, Incorporação, Extinção, Transformação ou Transferência de Sede.
Informa se a Empresa é de grande porte ou não. Caso seja de grande porte, é obrigatório passar por auditoria, portanto, será necessário ter a identificação dos auditores.
No campo Tipo de ECD, selecione a opção ECD de empresa não participante de SCP como sócio ostensivo, que atualmente é o tipo de ECD que o módulo Contábil atende.
Imagem 6 – Preenchimento dos campos
Selecione os Signatários da empresa responsáveis pelas informações que serão geradas na ECD.
Se na Finalidade da Escrituração for selecionada a opção Substituta, selecione os Signatários do termo de verificação para fins de substituição da ECD.
Para Empresa de Grande Porte é obrigatório a identificação dos Auditores.
Imagem 7 – Signatários, Auditores
As informações relativas às demonstrações de resultados do último período informado só não são obrigatórias quando não foi realizado o envio da ECD referente ao período anterior, nos demais casos é obrigatório.
Quando na aplicação Configuração de Demonstrações Contábeis ECD foi configurado o período de apuração dos valores, será exibida a tela DRE do Último Período – Registro J150 para lançamento dos registros.
Os Meses Configurados são informados na aplicação Configuração de Demonstrações Contábeis ECD, e para a sugestão do Último Período serão exibidos as datas inicial e final do último período gerado, por exemplo:
ECD do período 31/12/2019 à 31/12/2019.
Configuração de geração da DRE: Mês Inicial 1 e Mês final 3.
Dessa forma, o período a ser gerado deverá ser 31/03/2019 a 31/03/2019. A sugestão de último período gerado deverá ser o trimestre anterior a data de início (no caso de apuração trimestral), ou seja, 01/10/2018 a 31/12/2018.
Nota |
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Os saldos anteriores serão gerados conforme os lançamentos existentes no Módulo Contábil, no caso de uma primeira geração da ECD pelo sistema, essas informações serão geradas com valor zerado, devido a não existência de informações anteriores no sistema. Nesse caso, o cliente deverá realizar a manutenção desse registro diretamente no PVA. |
Para alterar as datas sugeridas, clique em Editar.
Imagem 8 – DRE do último período
Após ter realizado o preenchimento dos campos, clique no botão Gerar escrituração para gerar o arquivo.
Imagem 9 – Geração escrituração
Caso exista contas sem código de aglutinação informado ou diferente das contas sintéticas, será exibida a mensagem.
Se escolher a opção Não, o arquivo ECD não será gerado e voltará para a tela de cadastros das informações para eventuais ajustes como informado.
Se escolher a opção Sim, avançará para a Confirmação.
Imagem 10 - Código de Aglutinação
Para confirmar, deseja enviar e-mail para notificar o término da geração do arquivo?
Se escolher Não, o sistema iniciará o processo de geração da ECD.
Se escolher Sim, avançara para preenchimento do e-mail.
Imagem 11 - Confirmação
Será exibida a tela para o preenchimento do e-mail, assunto e texto na mensagem. Clique no botão Enviar.
Imagem 12 - Enviar e-mail
Informações | ||
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Para validação das informações geradas, o usuário deverá utilizar sempre a versão mais recente do Validador desenvolvido pela Receita Federal do Brasil, disponível para download. Clique aqui para acessar. |
Dica |
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Na aplicação Arquivos Digitais, é possível consultar o arquivo da ECD e verificar seu Status: Erro, Em andamento ou Concluído. Clique aqui para consultar a Documentação. |
Card documentos Informacao Informações gerenciais não admitem este processo. Apenas visualização de Informações Fiscais. Titulo Fiscal e Gerencial
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Informações sobre a ECD | |
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Principais Campos e Parâmetros
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