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  • A formatação mudou.

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  • A ferramenta está disponível à partir da SP 36 da release 12.1.27.
  • A versão mínima para usar a ferramenta é 12.27.34.
  • A ferramenta deve ser executada em um sistema operacional homologado.
  • É necessário ter o .Net Framework v4.7 ou superior instalado.
  • É necessário ter o Oracle Client com o arquivo tnsnames.ora configurado.
  • É necessário que o owner tenha privilégio ao dicionário de dados do Oracle (“select any dictionary” ou "select_catalog_role").
  • É desejável que o owner tenha privilégio para encerramento de sessões (“alter system kill”).
  • É necessário que o usuário tenha permissão para ler/escrever no diretório ao qual os arquivos serão substituídos.

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Passo a passo

No primeiro acesso, será exibida uma mensagem informando que a conexão não está configurada. Clicando em sim, será possível configurar a conexão da aplicação, conforme as imagens abaixo.

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Após configurada a conexão e validada, será exibida a tela de login.

Para editar a conexão com a base de dados na tela de login, basta clicar no ícone marcado na imagem abaixo (ou clique duplo no campo Conexão) e alterar os dados de conexão.

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Para utilizar o TOTVS Atualiza (Linha RMS) faça o login informando o usuário, senha e o contexto de acesso.

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Ao realizar o login, caso seja o primeiro acesso, será necessário informar o IP da máquina na qual o servidor RMS está instalado, conforme imagem abaixo. Na tela de login também há o botão para acessar a configuração de servidor.

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Se houver objetos inválidos na base, ao fazer o login, será exibido uma mensagem de aviso, conforme imagem abaixo. É importante que não haja objetos inválidos, mas isso não impede que a atualização seja executada. Verifique se são objetos oficiais, e, se necessário, reporte-os ao suporte.

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Ao clicar em ‘Ok’ serão exibidos os objetos que estão inválidos e as triggers desabilitadas, onde será possível ‘Recompilar’ os objetos, ‘Atualizar’ a lista de verificação e ´Exportar´ as informações de objetos inválidospara um arquivo texto. Ao selecionar um registro, na tela ‘Erro’ será exibido seu detalhamento, conforme imagem abaixo.

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Se não houver objetos inválidos, a tela não será exibida ao logar. Caso queira visualizá-la clique no botão ‘Objetos inválidos’.

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Para realizar a atualização, é necessário que nenhum usuário ou processo esteja logado na base de dados. Clique no botão ‘Usuários Logados’ para visualizar se há usuário logado na base. Nesta tela é possível ‘Encerrar a sessão’ e ‘Atualizar a lista’.

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Preparando Atualização

Antes de iniciar a atualização certifique-se que todos os processos e serviços foram parados e de que não há nenhum usuário conectado na base de dados, caso contrário a atualização não será iniciada e será exibida uma mensagem de alerta, conforme imagem abaixo.

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Nota: A execução de jobs e schedules será suspensa na instância do banco de dados durante a atualização, desde que dados os grants necessários ao usuário do banco.

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Antes de iniciar a atualização será exibida mensagem avisando sobre a importância de não ter usuários conectados e sobre a pausa nos processos, conforme imagem abaixo.

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Após clicar em ‘OK’ a atualização será iniciada e o andamento será exibido no ‘Histórico da Execução’.

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Ao iniciar a atualização, é de extrema importância que os usuários não acessem o sistema enquanto o processo não estiver totalmente finalizado.

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Executando Atualização

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É importante destacar que o tempo estimado é do Oracle, e sua exibição está condicionada ao Oracle fornecer a informação. Algumas operações podem envolver mais de uma etapa (ex: scan, sort), e o tempo estimado é de cada etapa.

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Sessão Bloqueada: Se durante o processo de atualização acontecer de algum usuário conectar-se na base e bloquear uma sessão, o processo poderá ser interrompido e a aplicação exibirá o status ‘Sessão bloqueada’, conforme imagem abaixo.

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Para verificar qual sessão está bloqueando a atualização e encerrá-la, acesse a tela ‘Usuários e Processos logados’ ou coloque o ponteiro do mouse no texto 'Sessão bloqueado!' em vermelho para que seja exibida a informação da sessão, conforme imagem abaixo:

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Ao finalizar a atualização, se houver objetos inválidos, será exibida uma mensagem de aviso conforme imagem abaixo. Verifique se são objetos oficiais, e, se necessário, reporte-os ao suporte. É importante que não haja objetos inválidos no banco de dados.

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Histórico de Execução

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É possível ordenar o histórico para que as execuções que estiverem com status de falhas sejam exibidas nas primeiras linhas. Basta dar um duplo clique no cabeçalho da coluna ´Status´.

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Em caso de dúvidas, reporte as falhas ao suporte. É possível exportar as falhas para um arquivo único compactado para envio ao suporte por meio do botão ‘Exportar’.

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Por padrão, as falhas obsoletas não são exibidas, para consultá-las clique na opção ‘Mostrar falhas obsoletas’, conforme imagem abaixo.

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Histórico de Atualizações

O histórico ficará gravado na base de dados, para consultá-lo acesse o botão ‘Histórico de Atualização’ e clique na lupa ou dê duplo clique na linha para visualizar o log de erros.

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Para consultar os detalhes do erro, selecione a linha e dê duplo clique na coluna ‘Comando’ ou na coluna ‘Falha’. Conforme imagens abaixo.

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É possível salvar os logs com as falhas em arquivo texto, caso seja necessário encaminhá-las para o suporte. Para exportar as falhas, clique no botão ‘Salvar Relatório’.

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Selecione a pasta em seu computador onde serão armazenados os arquivos.
Se deseja exportar apenas os erros críticos, na mensagem ‘Exportar somente erros críticos?’, clique em ‘Sim’.

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Há a opção para gerar o backup dos arquivos que serão alterados pelo pacote, marcando a opção ´Gerar backup dos arquivos´.

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Informações do Pacote

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É possível verificar quais arquivos de extensão '.exe' e '.dll' estão presentes no pacote selecionado e comparar as versões deles com os arquivos apontados no diretório do servidor, conforme exemplo abaixo. Também é possível visualizar os objetos que sofrerão alteração no pacote.

Há a possibilidade de exportar essas informações através do botão ´Salvar Relatório´.

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