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Esta rotina permite que seja realizado o processo de liberação do produto importado após a verificação do mesmo pela Receita Federal.

O lançamento dos dados no Desembaraço é fundamental para os controles:

  • Gerencial;
  • Custos;
  • Contábil (Eventos de Trânsito);
  • Integração Siscomex: Para possibilitar o registro da DI no Siscomex eletronicamente (verifique o parâmetro  MV_TEM_DI).

Nesta etapa do sistema, pode-se também receber e enviar dados do processo ao despachante.


Dica:

O SIGAEIC consolida mercadorias utilizando os seguintes critérios num mesmo desembaraço:

  • Várias Moedas para Cada Invoice;
  • Vários Fornecedores.



Procedimentos

Para incluir um processo de Desembaraço:

1. Em Manutenção, clique em Incluir. É apresentada a janela de inclusão.

2. Observe que a tela está dividida em pastas, sendo:

Cadastrais;

Embarque;

Transporte;

Valores D.I;

Entrega;

DI;

 Na pasta DI, no campo Volumes (W6_VOLUMES), é  possível incluir mais de um registro com o mesmo código de embalagem.

 Na pasta DI foi inserido o campo "Tipo de Registro" = opções DI / DUIMP(Nova Declaração de Importação) , onde é possível selecionar o tipo de classificação do embarque /desembaraço.

 Este campo ficará editável enquanto não houver Invoice vinculada ao processo.


Informações
titleNota

O campo "Tipo de registro"  estará disponível na rotina a partir do release P12.1.35.


Outros.

Para validar estes tipos de modalidade de DI ao gerar um arquivo texto para o SISCOMEX, preencha o campo Modalidade nesta pasta, selecionando entre: 1=Normal; 2=Antec.; 3=Simpl.; 4=Antec./Simpl.; 6=Antec. c/Ent.Frac.

3. Preencha os campos conforme a orientação do help.

Informe o conteúdo do campo Débitos ou utilize F3 para visualizar a tela de manutenção de débitos em conta.

Selecione o registro e clique em Siscomex.

Neste momento é exibida uma tela de envio de DI ao SISCOMEX.

Clique em Enviar.

O Sistema disponibiliza a ação para Conferência da DI.

Informe Sim para Impressão das Adições e confirme.

4. Para incluir os itens do Desembaraço, clique em Itens.

5. Selecione o PO e/ou a PLI e confirme a seleção. É apresentado uma tela para a seleção de itens do PO/PLI.

6. Selecione os itens marcando-os com duplo clique ou por meio da ação Marca / Desmarca Todose preencha os campos conforme a orientação do help.

7. Para selecionar itens com saldo parcial, clique em Seleção.


Dica:

Quando no PO existe o mesmo código de produto em várias posições, através do campo saldo quantidade (digitado na tela de: Seleção Itens Digit) o sistema irá marcar os itens na quantidade selecionada já calculando as diferenças, através da data de embarque de forma crescente.


Para ratear as Despesas:

  1. Para ratear o(s) valor(es) da(s) despesa(s), INLAND, PACKING, INT’L FREIGHT e DESCONTO.
  2. Clique em Rateia Despesas.


Para alterar a Descrição do Item:

  1. Para alterar a descrição do item selecionado, clique em Altera Descrição do Item. Será apresentada uma tela para digitação da descrição.
  2. Para carregar a descrição do Cadastro de Produtos (Descrição da LI/DI), clique em Carrega Descrição.
  3. Clique em Okpara confirmar.
  4. Clique em Tela Anteriorpara retornar a tela de seleção de itens.


Para gerar as adições:

       Requisitos: Possuir invoices lançadas e regime de tributação gravado para os itens das invoices.

       - MV_TEM_DI Habilitado (T) - utilização de DI Eletrônica

  1. Clicar no botão Outras Ações/Adições e em seguida clicar no botão Outras Ações/Gerar Adições.
  2. Para verificar ou alterar detalhes de cada adição (dados, alíquotas, etc) posicione sobre a adição desejada e clique no botão Alterar
  3. Para verificar mais detalhes dos itens que compõem a adição, clique no botão Outras Ações/Itens da Adição . O Sistema exibirá tela de capa e detalhe onde é possivél conferir valores, somatórias,etc. da relação adição x itens.

       - MV_TEM_DI Desabilitado (F) - utilização de DI via dados do despachante.

  1. Clicar no botão Outras Ações/Adições e em seguida clicar no botão Outras Ações/Gerar.
  2. Serão numeradas as adições no browser superior e as sequencias de itens de cada adição no browser inferior.
  3. Podem ser editados o número de cada adição no browser superior bem como as adições e sequências dentro da adição de cada item no browser inferior, permitindo editar  conforme o arquivo do despachante e considerando as validações do sistema.

       Obs: Regra da quebra por condição de pagamento

                A quebra de adição por condição de pagamento tem por padrão utilizar o código da condição de pagamento + dias da condição.

                Para permitir definir que o critério dessa quebra seja o tipo de cobertura cambial, foi criado o parâmetro MV_EIC0075.

                Este parâmetro tem o valor padrão 1 =  "Quebra pela condição de pagamento + dias da condição".

                Caso deseje que a quebra ocorra conforme o tipo de cobertura cambial da condição de pagamento (independente do código da condição) é necessário que o valor do parâmetro seja alterado para o valor 2.


Para incluir Outros Pedidos:

  1. Para incluir outros pedidos, posicionado na tela de Seleção de Itens, clique em Seleção.  
  2. Repita os passos anteriores para Seleção de itense preencha os campos conforme a orientação do help.


Para Gravar o Desembaraço:

  1. Para gravar o Desembaraço, clique em Próxima Tela..
  2. Clique em OKpara confirmar os dados do desembaraço.
  3. Confirme as mensagens para concluir a gravação.


Dica:

O parâmetro MV_COD_EII faz com que o SIGAEIC cadastre automaticamente os valores de II e IPI totais (apurados pelo sistema em Adições) no campo de Débitos para que seja debitado automaticamente da conta do Cliente no Siscomex.

Importante:

Quando integrado ao módulo SIGAEEC, se o número da DI estiver preenchido e o Frete não existir para qualquer Invoice do Processo, não será permitida a gravação.


Para alterar o Desembaraço:

1. Em Manutenção, clique em Alterare preencha os campos conforme a orientação do help.

Observe que a tela está dividida em pastas: Cadastrais, Embarque, Transporte e Valores DI (para impressão dos valores).

2. Após o preenchimento dos dados de cabeçalho, clique em Itens.

3. Selecione os itens marcando-os com duplo clique ou todos por meio da ação Marca / Desmarca Todos e preencha os campos conforme a orientação do help.

4. Para selecionar itens com saldo parcial, clique em Seleção, preencha os campos conforme a orientação do help e confirme os dados dos itens.

5. Clique em Próxima Telapara prosseguir.

6. Clique em Oke confirme a alteração do processo.


Importante:

Quando integrado ao Siscomex, esta alteração deve ser feita anteriormente ao envio ao Orientador.


Para Exportar a planilha de dados das adições do desembaraço:

1. Em Manutenção, clique em Export. XLS .

2. Caso já existam adições informadas no processo, clique em Sim na mensagem exibida sobre a existência de adições já informadas e contiuidade de geração da planilha.

3. Na tela de parâmetros email, verifique o diretório onde será gerado o arquivo e confirme clicando no botão OK.

4. Ao final da geração da planilha, o sistema exibirá a mensagem de sucesso.

5. Acesse o arquivo e verifique que os dados das adições são exibidos e que apenas os campos das adições e sequências das adições estão abertos para edição do usuário.


Para Importar a planilha de dados das adições do desembaraço:

1. Em Manutenção, clique em Import. XLS.

2. Na janela exibida, indicar a localização do arquivo a ser importado e em seguida confirmar a importação.

3. O sistema irá importar o arquivo com sucesso e abrirá a tela com as informações importadas do arquivo. Verifique que os campos foram carregados com sucesso.

5. Acesse as adições do processo em modo de visualização e verifique que as adições e sequências foram gravadas conforme as informações da planilha.


Importante:

As opções de Exportar e Importar a planilha de dados das adições do desembaraço estão disponíveis quando o sistema está configurado para Elabroração da DI por parte do Despachante, ou seja, MV_TEM_DI = F.



Para estornar (parcial ou totalmente) um Desembaraço:

  1. Na janela de Manutenção, clique em Estornar. Será apresentada uma tela com os Itens do Desembaraço.
  2. Selecione os itens marcando-os com duplo clique ou todos por meio da ação Marca / Desmarca Todos.
  3. Após selecionar os itens, clique em Estornar e confirme as mensagens para concluir o estorno.


Importante:

É possível alterar uma Invoice no Desembaraço através do parâmetro MV_EIC0002, mesmo quando o processo possuir câmbio liquidado ou adiantado. É válido lembrar que a(s) parcela(s) no câmbio e no módulo Financeiro devem ser alteradas manualmente.


Para encerrar um processo de Desembaraço:

  1. Em Manutenção, selecione o processo que deseja encerrar.
  2. Clique em Encerrar.  


Importante:

O parâmetro MV_EIC0007 habilita tratamento de encerramento de desembaraço e eliminação de resíduo do pedido de compras na integração com SIGACOM, por motivos de extravio de mercadoria.

Importante:

O parâmetro MV_EIC0004  permite  que com o conteúdo .T. = os itens que não possuem peso sejam marcados ou .F. = não permite que os itens sem peso sejam marcados em embarque\desembaraço.

Ao clique na opção Marca\Desmarca Todos, todos os itens serão marcados e o processo poderá ser salvo mesmo que os itens não estejam com seu peso preenchido



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