Histórico da Página
Ordem de Produção e Receita
Objetivo
O sistema de ordem de produção tem como objetivo principal à realização prévia de um planejamento antecipado da utilização dos componentes (matéria prima), permitindo a coleta de produtos da própria área de vendas ou do estoque próprio de matéria prima da seção onde se realiza a produção.
Ele possibilita um controle efetivo de estoque sobre os produtos produzidos, não só sob o aspecto físico, como também do estoque financeiro, garantindo uma perfeita "precificação" e apuração da margem de lucro das produções internas. Neste sistema, os componentes da receita são transferidos para o item produzido na quantidade proporcional da receita, calculando como custo deste, o resultado da ponderação dos custos dos componentes na quantidade utilizada.
Além de centralizar o cadastro de receita de produção interna na Sede para exportação às Filiais, possibilitando uma padronização das mesmas na Empresa.
Recomendamos que o usuário já esteja familiarizado com o sistema RMS e sua navegação, qualquer dúvida adicional consulte o Help Desk da RMS ou o gerente de Consultoria.
Conceito
Conceitos Aplicados à Ordem de Produção
Receita
Considera-se como receita, o conjunto de produtos genéricos, componentes ou matéria prima, na quantidade necessária para a produção interna na Loja de um produto final. O produto de receita pode ser do tipo 3 ou 6.
Produto de receita tipo 3 – A partir desta versão, recomenda-se somente utilizar o conceito de produto de receita tipo 3 para itens de um só componente, como fatiados, por exemplo, onde não haverá necessidade de transferência interna entre seções.
Produto de receita tipo 6 – O produto de receita tipo 6 é o resultado da ordem de produção, onde são utilizados mais de um ingrediente na receita e os estoques dos componentes são transferidos para o produto final. Nestes casos, no cadastro da receita poderão também ser indicada às seções, grupos e subgrupos de onde se deseja transferir produtos alternativos para substituição dos produtos genéricos, no caso de seu estoque ser insuficiente para a produção planejada.
Produtos produzidos
São os produtos resultantes de uma produção interna na Loja. Se no cadastro de itens estiverem como tipo de produto igual a 3, não fará parte do sistema de ordem de produção, sendo o estoque controlado através dos produtos componentes (pelo item de menor quantidade em estoque). Sempre estará com o estoque igual a zero e o estoque dos componentes será atualizado a partir das movimentações do item faturado (tipo 3), na proporção da receita cadastrada. Se for tipo de produto igual a 6, terá seu estoque alimentado pelo sistema de ordem de produção. Os estoques no produzido e dos componentes serão atualizados no momento da transferência interna, que sempre será dupla, ou seja, entrada no estoque do produzido e saída no estoque dos componentes.
Produtos genéricos
São os produtos utilizados na produção, também denominados de componentes ou de matéria prima. Podem ser adquiridos diretamente do fornecedor (tipo de produto igual a 2), através de transferências internas da área de vendas (tipo de produto igual a 1) ou até mesmo ser resultado de uma outra ordem de produção interna (tipo de produto igual a 6). Nunca poderá ser do tipo de produto igual a 3, pois este não possui estoque. Independentemente de sua origem, o seu cadastro sempre deverá ser como produto tipo 2.
Produtos associados
São os produtos, adquiridos normalmente para venda aos clientes, e coletados da área de vendas para a produção de uma receita. Podem ser todos os itens pertencentes às seções, grupos e subgrupos cadastrados no arquivo de receita da produção como associados aos itens genéricos. No momento da transferência interna para os produtos genéricos, a exemplo da transferência para o produzido, serão gerados dois registros: um de entrada no estoque do genérico e outro de saída dos estoques dos associados.
Transferências Internas
São as transferências de estoque entre produtos, na mesma Loja, podendo ser ou não de seções diferentes. Neste processo, o sistema efetua ponderação dos custos sem ICMS dos itens nas quantidades a serem transferidas, sendo calculado um novo custo para o item de destino. Assim, como os custos são repassados, considerando-se o devido crédito de ICMS, além de diferenças normais decorrentes de arredondamento, poderão ocorrer diferenças maiores entre a transferência saída e a entrada decorrente de eventual alíquota de ICMS entre os produtos.
Conselhos Importantes
É aconselhável que evite a retirada de produtos do ponto de venda, pois além de provocar rupturas (desabastecimento) poderá ocorrer o "não" registro da retirada da mesma do ponto de venda, controle (documentação), que terá como resultado uma margem operacional abaixo da meta desejada. Se possível, crie um local específico para o acondicionamento dos principais produtos. Há produtos tipo "Catering", Institucional e específicos para produção em escala, que podem trazer ganhos consideráveis ao seu processo de produção e ao custo do final do produto.
Descrição do processo
Configurando o Módulo de Ordem de Produção
Entre no programa Tabelas dentro da subpasta Tabelas e Parâmetros no menu Cadastro e localize a Tabela 014. Cadastre as agendas de transferências internas de:
...
Localize o Cadastro de receita – Transação 11 do programa VABUAITE do menu Cadastro do RMS, informando a quantidade a ser utilizada de cada um dos componentes de receita que, obrigatoriamente, deverão ser do tipo de produto igual a 2. Informar também em que seção, grupo, ou subgrupo deverá ser solicitado uma transferência interna de produtos associados em substituição ao genérico nos casos em que o mesmo não tenha estoque suficiente para a produção.
Estrutura de menu – Incluir na estrutura de menu o programa "VABORPRO – Ordem de Produção", através do qual serão tratadas todas as rotinas do sistema de ordem de produção.
Utilizando o Programa de Ordem de Produção
Neste tópico será demonstrada à utilização da Ordem de Produção, para facilitar o entendimento, listamos as explicações em sub tópicos, a saber:
...
Produto Receita com tratamento de gramatura.
Gramatura = Peso em GRAMAS da UNIDADE do produto.
Exemplo
ItemDescriçãoEmbal CustoQtde.
2505.4MARGARINA DELICIA C/S 500GrUn 2,001
Poderá ser substituída, ou completada por outro produto similar com gramatura diferente de forma proporcional:
ItemDescriçãoEmbal CustoQtde.
18870.0MARGARINA DELICIA C/S 250Gr Un 0,882
Novas Funcionalidades
Planejamento da produção (VABORPLA):
...
Fechamento da Ordem de Produção (VABATURC):
No fechamento da ordem de produção, foi implementada a funcionalidade de scanear os itens produzidos.
A função "F5 – Coletar Itens" deverá ser acionada caso o usuário possua um scanner para coletar as quantidades ou peso dos itens produzidos
Ao confirmar F4, o programa irá transportar a quantidade scanneada para o campo Qtde (produzida da tela anterior).
OBS: Esta funcionalidade também está desenvolvida no PDT.
Apêndice
Entre no programa de "PERMISSÕES DE ACESSO" dentro do menu RMS-Administrador e cadastre os seguintes programas:
Usuário: PGRRFECH
Programas | Teclas | Transações | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
PABUADMP | F6 | (S/N) | 01 | (S/N) | 1- Atualizar preço de venda para política = "A" - (S/N) | |
(NOME DO USUÁRIO) | CALCADMP | 02 - ALT = 02 | (S/N) | 02 EMIREL |
Integração com o WMS
Implementações feitas para realizar integração entre os módulos de Ordem de Produção e WMS, dessa forma as ordens de produções podem ser endereçadas no processo da logística.
O programa do Painel de Produção (VABORPRO) foi alterado para possibilitar o endereçamento da mercadoria.
Será disponibilizado duas opções para o usuário:
...
Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar o pacote de atualizações (Patch) deste Projeto.
Configuração de Parâmetros
Crie/configure o parâmetro a seguir:
CÓDIGO: 003
ACESSO: LOCEST100
PARÂMETRO: S
Exemplo do parâmetro cadastrado:
Emissão do Romaneio:
Incluir uma Ordem de Produção.
Exemplo:
Painel de Produção - Inclusão:
Informar o produto e a quantidade.
Após a inclusão, clicar em Função "ShF4 – Romaneio":
Emitir Romaneio – Com Endereçamento:
...
Ao finalizar a emissão, é informado os números dos Mapas de Separação que devem ser acompanhados no Painel de Expedição da Logística.
A numeração gerada é o mesmo código do Romaneio da produção.
Para conferência será emitido o Relatório de Separação da Ordem de Produção. Veja o exemplo abaixo:
Ordem de Produção – Somente será permitida a atualização da Ordem de produção após o término do processo na logística.
Distribuição e Logística – Formação de Carga
O número do pedido gerado é exibido na formação de carga como tipo "PRODUÇÃO".
Carga gerada com sucesso.
Formação de Carga
Palete Embarcado, emitir NF.
Ordem de Produção:
Após o processo na logística ser finalizado, é liberada a atualização da Ordem de Produção.
Atualização da Ordem de Produção:
Painel de Produção:
Caso o romaneio já tenha sido gerado para Logística, não poderá ser emitido novamente. No exemplo abaixo podemos verificar:
Agora, veremos como emitir o Romaneio sem endereçamento.
Para conferência será emitido o Relatório de Separação da Ordem de Produção.
...