Páginas filhas
  • Manual do eSocial Logix Finanças

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleVDP10000 – Cadastro de clientes e fornecedores

 

Expandir
titleAutônomos

Revisar o cadastro de fornecedores autônomos

Expandir
titleDependentes

Revisar o cadastro de dependentes.

Expandir
titleDados complementares eSocial

Informar dados complementares do autônomo para o eSocial. 

Image Removed 

Image Added

Expandir
titlePensionistas

Informar Pensionistas relacionados ao autônomo. 

Image Modified

Expandir
titleProdutor Rural

Informar os dados complementares dos produtores rurais. 

Image Modified

Expandir
titleTransportador autônomo

Informar dados complementares para os transportadores autônomos.

 Image Modified

Expandir
titleRHU3330 – Cadastro de empresa matriz para geração do arquivo do eSocial

Os arquivos no eSocial serão processados a partir das empresas Matriz, estas empresas deverão estar cadastradas no RHU3330. 

Os clientes que utilizavam o módulo da folha Logix já possuem cadastro, deve ser apenas revisado.


Expandir
titleFIN30169 - Processos judiciais

FIN30169 – Cadastro de processos judiciais e administrativos.

 

Nesta tela serão informados os processos judiciais ou administrativos:

 

  • Empregador;
  • Contribuinte;
  • Órgão público;
  • Entidade patronal com representação coletiva;
  • Trabalhador;
  • Terceiro;

Image Modified

 

O processo deve ser contra órgãos do governo e que tenham influência no cálculo das contribuições ou impostos, no caso dos terceiros será previsto INSS e IRRF.

Ao efetivar a inclusão, alteração ou exclusão do processo, será gerado um XML S-1070 para integração no TAF.  Com o parâmetro igual a "S" não será gerado XML em arquivo para integração.

O programa RHU5158 , cadastro dos processos na versão 10 foi descontinuado.


Este arquivo deve ser enviado no mesmo período em que poderá afetar o recolhimento de algum tributo. O arquivo S-1070 deverá ser transmitido até o dia 07 do mês subsequente ao do mês de referência informado no evento. 

...

Expandir
titleRHU50037 – Rotina de geração dos arquivos periódicos do eSocial finanças

Esta rotina será responsável pela geração dos arquivos  periódicos do eSocial  que poderá ser gerado com informações originadas do financeiro do Logix. 

Esta rotina poderá ser processada somente para as empresas cadastradas como empresa matriz no RHU3330.

Caso o parâmetro de integração automática for igual a "S" não será gerado XML em arquivo para integração. 


Os arquivos periódicos estão demonstrados nas telas abaixo:


 

Na Pasta Integração TAF/eSocial é possível selecionar um arquivo por vez para precessamento.

A rotina poderá gerar dados diretamente na tabela TAFST2 e gerar arquivo XML para integração no TAF.

 Image Modified

Expandir
titleFIN30177 (NOVO) – Rotina de geração dos arquivos periódicos do eSocial finanças

O programa de geração de XML para o eSocial foi migrado para metadados. 


...

Expandir
titleS-1210

S-1210

 

  • Serão selecionadas as informações referentes ao pagamento (APs) de pessoa física ou equiparados dentro do período de referência;
  • O relacionamento entre o S-1200 e o S-1210 será pelo recibo de pagamento que estará gerado com o mesmo formato que o arquivo S-1200;
  • O arquivo S-1210 segue o regime de caixa. As informações relacionadas a retenção do IRRF serão selecionadas a partir da tabela benefic_dirf, gerada pelo contas a pagar para cada AP;
  • Caso o pagamento seja efetuado em mais de uma parcela, será gerado um recibo no S-1210 para cada pagamento feito de acordo com o período;
  • No S-1210 constará as informações relacionadas a IRRF, como valor retido, pensionistas e desconto de dependentes;
  • Os arquivos serão gravados seguindo um padrão estabelecido pelo TAF, onde precisa constar no início do arquivo empresa/filial + S-1210 + empresa/filial + fornecedor +complementos XML;
  • Será possível consultar os arquivos integrados em telas específicas no TAF;
  • Os programas envolvidos na geração deste arquivo: FIN80176 (Seleciona retenções de impostos no pagamento) FIN80169 (Gera XML arquivo S-1210);
  • Caso o cliente passe a enviar o arquivo na versão simplificada do eSocial será utilizada a função FIN80193
  • Está previsto a seleção dos fornecedores MEI que são pessoas jurídicas na geração do arquivo .  Na contratação de MEI , quando esse prestar serviços de hidráulica, eletrecidade, pintura, alvenaria , carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos, à pessoas jurídicas , o contratante deve identificá-lo na categoria 741 da "Tabela 1 - Categoria de trabalhadores " do eSocial , onde é informado na tela FIN30157 - Informações de fornecedores para o eSocial.  Nessa caso , o MEI deve ser tratado como contribuinte individual, sem sofrer , no entanto , a retenção da contribuição previdenciária devida por esta espécie de segurado. Além disso, ele deve ser identificado pelo CPF (informado no FIN30157 - Informações de fornecedores para o eSocial) .  Nos demais casos de contratação de MEI por pessoa jurídica , o contratante nada informa no eSocial.


Expandir
titleS-1250

 S-1250


  • Serão selecionadas notas fiscais de produtores rurais dentro do período de seleção informado na tela;
  • Poderão ser selecionados fornecedores pessoa física ou jurídica, conforme parametrização do indicador do tipo de despesa;
  • É gerado um arquivo para cada Matriz, contendo todo o movimento de notas fiscais identificadas através do tipo de despesa como aquisição de produção;
  • Os arquivos poderão ser integrados no TAF e validados;
  • Será possível ajustes ou inclusão manual diretamente no TAF;
  • Os arquivos serão gravados seguindo um padrão estabelecido pelo TAF, onde precisa constar no início do arquivo empresa/filial + S-1250 + empresa/filial + CNPJ empresa +complementos XML;
  • Os programas envolvidos na geração deste arquivo: FIN80157 (Grava informações do arquivo na tabela cap_dad_fornecedor_sped_social)  FIN80162(Gera XML arquivo S-1250);
  • Está prevista a geração do arquivo até a competência 04/2021. Após este período a RFB receberá as informações de aquisição de produção rural através da EFD-REINF arquivo R-2055


...

Expandir
titleImportação do arquivo

O TAF será a ferramenta que fará a consolidação dos arquivos gerados pelo ERP com a folha de pagamento para envio ao governo, para integrar os arquivos XML.


Para efetuar a integração dos arquivos XML deverá ser executada a rotina de importação de arquivos (tafa500), conforme sequência abaixo.


Image Modified

Expandir
titleMonitor integração

Após concluir o processo de importação poderá abrir o monitor de integração.

 Image Modified

Poderá acessar o monitor de Validação dos arquivos.

 Image Modified

O usuário poderá consultar os dados no monitor e conferir: 

  • As consistências de integração de cada arquivo;
  • Erros de integração por falta de cadastro no TAF;
  • Erros de integração por problemas na estrutura dos arquivos XML;
  • Erros de integração por causa de conteúdo incorreto em alguma tag dos arquivos;


Consultas e Monitoramento do eSocial no TAF. 



Expandir
titleMenu do TAF

Abaixo temos o Menu do TAF, destacando as opções relacionado ao eSocial.

O eSocial é um projeto que abrange todas as movimentações da folha de pagamento, desta forma a maioria das informações que compõe esta obrigação são originadas deste módulo, referente a autônomos, terceiros, contribuintes individuais que serão atribuidas pelo ERP poderão ser consultadas nas telas abaixo.





Na tela abaixo poderá consultar os registros cadastrados pela integração do S-1200 - Rendimentos do Trabalhador.


A próxima tela de consulta e manutenção dos registros relacionados ao S-1210 - Pagamento de rendimentos do Trabalhador.


Na tela abaixo poderá consultar ou efetuar a manutenção dos dados integrados pelo arquivo S-1250 - Aquisição de produção rural.


As informações de processos judiciais ou administrativos estão em outra parte do menu porque não faz parte dos arquivos periódicos do eSocial, é considerada uma tabela.


Selecionar a opção 1 = eSocial.

Na tela abaixo é possível filtar a seleção dos registros, ela já vem preenchida e pode ser ajustada.


No botão "Selecionar Filiais" é possível selecionar quais as filiais podem ser consideradas na seleção dos arquivos.


Ao selecionar a opção "Aplicar Filtro" a rotina fará a seleção dos arquivos.


Nesta tela é possível consultar os dados por Arquivo, eventos ou trabalhador, no exemplo abaixo será selecionada a opção de consulta do arquivo do trabalhador.


Clicando na linha é possível acessar a tela de consulta específica do S-1210.



Conteúdos Relacionados.

 

Instalação do TAF.


Parte 1:  https://www.youtube.com/watch?v=BO6qui43XSA 

...