Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O programa D-In da AGCO é a integração do DEF do concessionário com a montadora. A integração visa atender as informações contábeis que a AGCO precisa. O Protheus é responsável pela geração e exportação dos dados no formato exigido pela AGCO para que esta possa recebê-las e interpretá-las corretamente. O envio destas informações é através do consumo de uma API em REST (JSON).

De forma geral, o concessionário informará através de um conjunto de cadastros no Protheus, denominado DEF, a forma de obtenção dos valores para cada linha do plano de contas exigido pela AGCO. No Protheus, o processo consiste em cadastrar o cabeçalho do DEF com informações referentes a ele. Nesse cadastro o usuário deve indicar quais filiais poderão gerar o DEF. Em seguida criam-se os itens do DEF representando cada linha do plano de contas disponibilizado pela AGCO.

A criação dos itens é a parte mais importante e complexa do processo. Após o cadastramento completo dos itens do DEF, o usuário deve gerá-lo indicando o período a ser levantado. Após a geração o usuário pode imprimir relatórios ou realizar consultas/alteração de valores. Uma vez que os valores estejam validados o passo final consiste em realizar a transmissão dos dados gerados para a montadora.

Rotinas Envolvidas:

OFIXA050 – Cadastro do DEF

OFIXA051 – Itens do DEF

OFIXA052 – Geração do DEF

OFIXA053 – Cons/Alteração DEF

OFIA200 – Envio DFS Contábil AGCO

OFIA205 – Cad. DEF Contábil De/Para


Pré-Requisitos

Para realizar a implementação deste processo no Protheus, é necessário:

• Conhecimento prévio para utilização do conjunto de rotinas do DEF no Protheus (OFIXA050/OFIXA052/OFIXA052/OFIXA053) por parte de usuário da contabilidade;

• Usuário da T.I. com acessos de administrador para configurações no Protheus;

• Conhecimento prévio do processo D-In junto a AGCO por parte de usuário da contabilidade.;

• Estar em posse dos arquivos no formato .csv referente ao De/Para do plano de contas e dos centros de custo. Este alinhamento é feito previamente entre a concessionária e a AGCO.

...

1. No arquivo appserver.ini, verifique se a tag maxstringsize está configurada com, no mínimo, o valor 10. A tag maxstringsize=10 deve estar dentro da seção GENERAL.
2. Ainda no arquivo appserver.ini, configure a seção SSLCONFIGURE conforme abaixo:

[SSLCONFIGURE]
Verbose= 0
SSL2   = 0
SSL3   = 0
TLS1_0 = 0
TLS1_1 = 1
TLS1_2 = 1

3. Acesse o Protheus com um usuário configurado com permissão / perfil de administrador.
4. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/Cadastros/Parâmetros (CFGX017).
5. Pesquise pelo parâmetro MV_MIL0006.
6. Informe o código da marca da concessão. Os códigos de marcas disponíveis para esta integração são:
a. CHL = Challenger
b. MSF = Massey Ferguson
c. VAL = Valtra
7. Informe sua marca e confirme.
8. Pesquise pelo parâmetro MV_MIL0142.
9. Informe neste parâmetro o Endpoint para a API da AGCO responsável pelo serviço DEF Contábil e Gerencial (DFS D-In). Endpoint padrão: https://app.agcoonline.com.br/dfs/save
10. ATENÇÃO! Caso haja regras de firewall ou configurações de rede que impeçam o servidor de acessar o endpoint da AGCO, realize as liberações necessárias.
11. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastros/Menu (CFGX013). Informe as novas opções de menu do Auto-Peças, Oficina e/ou Veículos, conforme instruções a seguir:
12. Menu
Atualizações
Submenu
D-In AGCO
Nome da Rotina
Envio DFS Contábil AGCO
Programa
OFIA200
Módulo
Oficina
Tipo
Função Protheus
Tabelas
VDC

...