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Possibilita a inclusão de justificativas padronizadas para utilização na tela de conciliação. Necessário informar um código e uma descrição. A justificativa será exigida na efetivação dos processos de conciliação das abas: Conciliados Parcialmente, Titulo sem Venda, Venda sem título e Divergentes. |
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Possibilita a inclusão de motivos padronizados para utilização na aba de divergências nas rotinas de conciliação. Necessário informar a operadora, um código e uma descrição para esse motivo. Os motivos estão documentados nos manuais de cada operadora. |
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Possibilita habilitar apenas algumas filiais a utilizarem o processo de conciliação. É usado diretamente no processo de importação dos arquivos. Necessário informar o código da filial que esta habilitada a importar os arquivos. Caso nenhuma filial seja cadastrada nessa opção, todas as filiais estarão habilitadas à importarem o arquivo. Quando utilizado o cadastro, apenas as filiais aqui cadastradas é que terão o processo de importação concluído com sucesso. Caso a filial não esteja cadastrada, e um registro for localizado para tal, teremos no log de importação, a informação de que a filial não esta habilitada para importação. |
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O processo de importar aquivos contempla somente os layout homologados Software Express, Cielo, Rede e Amex. Esse processo garante a integridade das informações sendo que as críticas serão armazenadas para a análise e providências dos usuários.
- Tela de importação dos arquivos de pagamento/vendas das Operadoras / Administradoras. - Detalhe dos diretórios de onde os arquivos serão lidos. A importação não leva em consideração a filial em que está sendo feito o processo, visto que os arquivos podem conter mais de um estabelecimento. Sendo assim o controle de filiais é independente do compartilhamento da tabela em questão. - Após a importação será detalhado um log de críticas por arquivo, sendo possível a identificação de problemas.
Descrição das colunas: As Legendas possíveis para essa tela, o texto do campo Status segue os detalhes da legenda Nome do arquivo: Detalha o arquivo que foi importado. (O nome do arquivo é usado como forma de controle para evitar duplicidade de processamento) Data Processamento: Data em que foi feita a operação Hora Processamento: Hora em que foi feita a operação Reg. Incluido: Quantidade de registro incluídos na tabela de controle de vendas/pagamentos. (Dependendo do layout/operadora podemos ter conjuntos de linhas para formar uma venda/pagamento) Não Processa: Quantidade de linhas que não foram processas por problemas/criticas.(Detalhe desses processamento pode ser avaliado através do log de importação - FINA917) Linhas lidas: Quantidade de linhas lidas, soma de todas as linha avaliadas pelo programa, considerando inclusive o header, trailer ou qualquer outra linha que não seja processada pela rotina. Tot Lin Arq: Total de linhas do arquivo, refere-se a soma das linhas não processas com as linhas lidas. Cod. Usuário: Código do usuário que fez o processo de importação. Cod. Adm: Código da Administradora/Operadora envolvida na operação. (De acordo com a pasta em que o arquivo foi disponibilizado é definida essa informação) |
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O processo permite a conciliação das vendas importadas com os títulos gravados no sistema. Browse principal demonstra todos os registros de vendas importados e habilitados para essa rotina.
Legenda:A atualização das legendas ocorre de acordo com a ação dos usuários e o resultado da comparação entre o Protheus e o arquivo das administradoras. ConciliarAo selecionar a opção de conciliar temos a seguinte tela de parametros Sendo nesse momento é necessário a escolha por conciliar as vendas oriundas do Layout da Software Express ou as vendas oriundas de Demais sendo esse Cielo, Rede e Amex: A diferença entre essas opções esta no fato de seleção de Operadora x Administradora. Para Software Express é possível selecionar entre uma opção de diversas administradoras de cartão, enquanto que Demais só há opções de Cielo, Rede e Amex. Após a seleção será apresentada uma tela com os parâmetros a serem escolhidos: Seleciona Filial: O usuário poderá escolher uma ou mais filiais. O campo será multi-seleção, para conciliação de várias filiais. Tolerância em %: Percentual do saldo que os títulos podem ter diferenças entre o valor líquido de venda do arquivo importado e o saldo remanescente do título no sistema. Administradora : Ao clicar no ícone "lupa" serão apresentadas as administradoras. O usuário poderá selecionar uma ou mais administradora para conciliar as venda. (Consulta retorna dados específicos de acordo com a seleção Software Express ou Demais) Tipo Processamento: Opção criada para que se escolha como será o tipo de processamento das informações (por aba → mostra os registros somente da aba selecionada) ou (Geral → mostra os registros de todas as abas) Aba para Processamento: Aba a ser utilizada junto com o parâmetro anterior. (1-Conciliados / 2-Conciliados Parcialmente / 3-Títulos sem Venda / 4-Vendas sem título / 5-Divergentes)
O processo de efetivação da conciliação apenas marca a venda como conciliada não demostrando mais esse venda em futuras conciliações. DesconciliarO processo retira as informação de conciliação do registro de venda, permitindo que a venda possa ser conciliada em processos futuros. Processo só pode ser executado caso a conciliação de pagamento não tenha sido executada. |
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O relatório de conciliação, apresenta de forma detalhada as vendas com seus correspondentes "status" de conciliação. Parâmetros do relatório: Operadora ? Seleção da operadora. 1 – Soft. Expres. Bandeira – Software Express ? Selecione a Bandeira para filtrar dados da Software Express. Tecla [F3] disponível para consultar o cadastro de Bandeira. Administradora – Demais ? Selecione a Bandeira para filtrar dados das demais operadora (amex, cielo, rede) Tecla [F3] disponível para consultar o cadastro das administradoras. Seleciona Filiais ? Selecione a opção “Sim” para filtrar as filiais a serem consideradas no relatório ou “Não” para apresentar registros da filial logada. Cliente de ? Selecione o código inicial do intervalo de clientes a serem considerados na geração do relátorio. Tecla [F3] disponível para consultar o cadastro de clientes. Loja de ? Selecione o código inicial do intervalo de lojas de clientes a serem considerados na geração do relatório. Cliente Até ? Selecione o código final do intervalo de clientes a serem considerados na geração do relatório. Tecla [F3] disponível para consultar o cadastro de clientes. Loja Até ? Selecione o código inicial do intervalo de lojas de clientes a serem considerados na geração do relatório. Num NSU De ? Selecione o código NSU inicial para a geração do relatório. Num NSU Até ? Selecione o código NSU final para a geração do relatório. Data Crédito Inicial ? Selecione a data inicial do crédito para a geração do relatório. Data Crédito Final ? Selecione a data final do crédito para a geração do relatório. Status Conciliação Pagto ? Selecione os status da conciliação de pagamentos a serem considerados na geração do relatório. Tecla [F3] disponível para consultar as regras. Data Conciliação Pagto. De ? Selecione a data de conciliação de pagamento inicial a ser considerada na geração do relatório. Os registros de vendas (FIF) só estarão com essa data preenchida após a efetivação da conciliação de pagamento. Data Conciliação Pagto. Até ? Selecione a data de conciliação de pagamento final a ser considerada na geração do relatório. Os registros de vendas (FIF) só estarão com essa data preenchida após a efetivação da conciliação de pagamento. Usuário Conciliação Vendas ? Selecione o usuário que efetuou a conciliação de vendas para geração do relatório. Os registros de vendas (FIF) só estarão com essa data preenchida após a efetivação da conciliação de vendas. Deixar o campo branco (vazio) caso queira todos usuários. Data Conciliação Vendas De ? Selecione a data de conciliação de pagamento inicial a ser considerada na geração do relatório. Os registros de vendas (FIF) só estarão com essa data preenchida após a efetivação da conciliação de vendas. Data Conciliação Vendas Até ? Selecione a data de conciliação de pagamento final a ser considerada na geração do relatório. Os registros de vendas (FIF) só estarão com essa data preenchida após a efetivação da conciliação de vendas. Usuário Conciliação Vendas ? Selecione o usuário que efetuou a conciliação de vendas para geração do relatório. Os registros de vendas (FIF) só estarão com essa data preenchida após a efetivação da conciliação de vendas. Imprime Justificativa ? Selecione a opção "Sim" para imprimir no relatório com as a justificativas da conciliação, caso tenha sido preenchida na efetivação da conciliação. Selecione “Não” para não apresentar a justificativa. Imprime Dados Conciliação ? Selecione a data de conciliação de vendas inicial a ser considerada na geração do relatório. Os registros de vendas (FIF) só estarão com essa data preenchida após a efetivação da conciliação de vendas. Ordem de Impressão ? Selecione a ordem de impressão que deseja ver no relatório. Registro ordenados por: 1 – Conc. / NSU = Ordem de conciliação |
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Log de importação Após finalização da importação dos arquivos através da rotina Wizard (FINA914), o sistema permitirá que se avalie os registros que foram desconsiderados na importação através da rotina de Log´s Importação "TEF (FINA917)". Os status possíveis de cada importação são: Legenda
Na tela de Logs Importação do Tef é possivel: Visualizar Imprimir Outras Ações → Imprimir Browse Os status Importado parcialmente, Arquivo não importado possibilitam a visualização do detalhe do problema conforme a linha de importação. Quando o status for "Importado Parcialmente", é possível a visualização do detalhe do problema na opção abaixo: Visualizar
Cabeçalho: Status = O ocorrência encontrada no arquivo de acordo com a legenda. Nome arquivo = Nome do arquivo selecionado. Data Process = Data do dia do processamento. Hora Process = Hora do processamento. Reg Incluído = Quantidade de registros de venda/pagamento incluídos (FIF). Não Processa = Quantidade de linhas do arquivo não processadas. Linhas lidas = Quantidade de linhas do arquivo lidas (incluindo as linhas que formaram um registro de venda/pagamento). Tot Lin Arq = Quantidade total de linhas do arquivo. Soma das linhas não processadas com as linhas lidas. Nome Usuário = Nome do usuário logado durante a importação. Nome Adm = Nome da Administradora/Operadora em referencia a pasta em que o arquivo foi disponibilizado. Detalhes: Linha Proc = Linha do arquivo para analise da crítica. Código do Estab = Código do estabelecimento - Utilizado para relacionar o código junto a operadora e a filial do sistema, configurado através do parâmetro (*ver parâmetros). Comprovante = Número do comprovante de venda, entretanto pode ser que o registro criticado não tenha tal informação, só é apresentado com existe na linha avaliada. Motivo = Ocorrência encontrada no arquivo. Em relação aos motivos, temos algumas particularidades. Quando a critica for em relação a não encontrar a Filial ou estabelecimento cadastrado o sistema criticará em apenas uma linha e totalizará as demais linhas com problemas, agrupando esse erro em apenas uma linha, a fim de facilitar a visualização. ex: Conforme a imagem temos 18 linhas do arquivo com o mesmo código de estabelecimento e esse não esta parametrizado para nenhuma filial com isso todas essas linhas não podem ser processadas. As demais criticas serão apresentadas linha a linha, ou em grupo de linhas dependendo do layout de cada operadora. Em visualizar também é possível imprimir o Relatório Logs de importação FINR917 com os detalhes que estão na tela sem a necessidade de escolha de parâmetros, basta clicar em "Outras Ações - Imprimir" Imprimir Permite a impressão do Relatório Logs de importação FINR917, possibilitando a escolha de parâmetros e com todos os detalhes de importação. Imprimir Browse Funcionalidade padrão que permite a impressão do browse atual.
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O Browse principal demonstra todos os registros de vendas/pagamentos importados e habilitados para essa rotina. É a partir desse browse que o processo de conciliação inicia. O processo permite a conciliação dos pagamentos, que são os registros provenientes das importações dos arquivos das operadoras: CIELO, REDECARD, AMEX e da Administradora SOFTWARE EXPRESS, com os registros financeiros do contas a receber, que teve como forma de pagamentos: cartão de crédito ou débito. Quando um pagamento for conciliado, o título sofrerá baixa e seu valor entrará no movimento bancário. Legenda:A atualização das legendas ocorre de acordo com as ações dos usuários, sendo o resultado da comparação entre o Protheus e os arquivos das operadoras: CIELO, REDECARD, AMEX e da Administradora SOFTWARE EXPRESS AlterarHavendo necessidades é possível alterar o campo "status" de um título de venda. Os status que podem ser alterados são: Baixado : Esse status ocorre quando os pagamentos foram conciliados, pois, nesse processo os títulos são baixados. Divergente: Esse status ocorre quando existirem devoluções total, devoluções parciais, charge back ou troca de modalidades. Não Processado: Esse status ocorre quando os titulo não foram conciliados. É importante ressaltar que os ajustes dos status não estornam a baixa dos títulos. ConciliaçãoAo selecionar a opção de conciliação temos a tela de parâmetros: Software Express ou Demais: Software Express: conciliação das vendas oriundas do Layout da Software Express. Demais: conciliação das vendas oriundas do Layout Demais sendo: Cielo, Rede e Amex. A diferença entre essas opções esta no fato de seleção da Operadora x Administradora. Para Software Express é possível selecionar diversas administradoras de cartões, enquanto que Demais só há opções de Cielo, Rede e Amex. Após a seleção será apresentada uma tela com os parâmetros a serem preenchidos:
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Para correto funcionamento do conciliador os parâmetros abaixo devem ser configurados. MV_EMPTEF - Código do estabelecimento configurado para administradora Software Express MV_EMPTCIE - Código do estabelecimento configurado para operadora Cielo MV_EMPTAME - Código do estabelecimento configurado para operadora AMEX MV_EMPTRED - Código do estabelecimento configurado para operadora REDE Todos esses parâmetros devem ser exclusivos representando a Filial que será utilizada no conciliador. Demais parâmetros utilizados pela rotina: MV_USAMEP - Indica se o sistema deve usar a tabela MEP para realizar a conciliação dos arquivos SITEF (T = usa; F = não usa). MV_1DUP - Define inicialização da 1.parcela do titulo gerado Ex. A -> para sequencia alfa 1->para sequencia numérica. MV_LJGERTX - Gera contas a pagar para a administradora financeira com o valor da taxa, e não desconta esta taxa do contas a receber. MV_BXCNAB - Define se as baixas dos títulos no retorno do CNAB devem ser aglutinadas. (S)im ou (N)ão. MV_BLATHD - Quantidade de Threads para o processamento da Conciliação de pagamento. Máximo de 20. MV_BLADOC - Define se a conciliação será feita pelo campo NSU SITEF (FIF_NSUTEF) ou Número do Comprovante (FIF_NUCOMP) |
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Pontos de entrada utilizados no processo de importação do arquivo de pagamento (Especifico Software Express) FINFIF - Permite a inclusão de campos no momento da importação do arquivo Software Express - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/SX4CE FIN910FIL - Permite alterar o conteudo do campo filial no momento da importação do arquivo Software Express - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/s4wDCw Pontos de entrada utilizados no processo de conciliação de pagamento. FINA910F - Define os dados bancários no momento da baixa dos títulos - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/X6Vc FA110TOT - Permite a gravação de dados complementares ao registro totalizador da baixa automática de títulos a receber (FINA110) - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/2YQDCw |
Totvs custom tabs box | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Justification - EFT - FINA911
Enables the addition of standardized justifications to be used on the reconciliation screen.
Enter a code and a description.
The justification will be required when making effective the reconciliation processes of tabs: Partially Reconciled, Bill without Sale, Sales Without Bill and Divergent.
Adjustments Reasons - EFT - FINA912
Enables the addition of standardized reasons for utilization in divergences tab of reconciliation routines.
Enter company, a code and a description for this reason.
Reasons are documented in the manuals of each company.
Branches to Import - FINA913
It enables only some branches to use the reconciliation process. Use it directly in the file import process.
Enter the code of the branch enabled to import the files.
If you do not register any branch in this option, all branches will be enabled to import the file. When you use the register, the import process will only be completed successfully for the branches registered in it.
If you do not register a branch and find a record for it, the import log will inform that the branch is not enabled for import.
Import Wizard - FINA914
The file import process considers only layouts approved for Software Express, Cielo, Rede and Amex. This process ensures data integrity, storing criticisms for users to analyze and take measures.
Premises
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