Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Objetivo


       A seguir será apresentado o passo-a-passo de como criar um aplicativo do Azure AD para ser usado no RM, como provedor de login.

       Para mais informações sobre as opções de login, acesse o Guia do Login OAuth.

Criando um novo aplicativo do Azure AD

Siga estas etapas para criar o registro do aplicativo:


1º-  Entre no Acesse o portal do Azure.

Atenção: Para criar um novo aplicativo do Azure AD, é necessário que a instituição tenha um cadastro válido na plataforma do Azure.

2º- Pesquise Azure Active Directory e selecione-o.

3º- Em Gerenciar, selecione Registros de aplicativo > Novo registro.


4º- Insira um Nome de exibição para o seu aplicativo. Os usuários do seu aplicativo podem ver o nome de exibição quando usam o aplicativo, por exemplo, durante a conexão. No exemplo a seguir usaremos o nome: “TOTVS Login Azure”:


5º- Especifique quem pode usar o aplicativo, às vezes, chamado do público-alvo de entrada.


6º- Não insira nada em URI de Redirecionamento (opcional) . Iremos configurar um URI de redirecionamento posteriormente.

7º- Selecione Registrar para concluir o registro inicial do aplicativo.


Quando o registro for concluído, o portal do Azure exibirá o painel Visão geral do registro de aplicativo. Você verá a ID do Aplicativo (cliente) . Também chamada de ID do cliente, esse valor identifica exclusivamente seu aplicativo na plataforma de identidade da Microsoft.

4º-  Ao criar o aplicativo, serão exibidos todos os serviços que o Facebook disponibiliza para acesso externo via aplicativo. Neste exemplo escolheremos Login do Facebook e em seguida clique em Configurar:

5º-  Em seguida, acesse o menu Login do Facebook > Configurações. Nesta etapa, você deverá informar a as URI’s de redirecionamento do OAuth válidos.

Por exemplo:

  • Ainda nessa tela, marque a opção Login do OAuth no navegador incorporado e salve as alterações:

6º-  Clique no menu lateral na opção Configurações > Básico. Nessa seção, será necessário definir apenas a configuração Domínio do aplicativo; Também é possível definir configurações adicionais, como: Logo da empresa, URL da política de privacidade, URL de Termos de Serviço e etc (que são opcionais para o funcionamento do serviço desejado, mas recomendável que a instituição faça seu preenchimento.) Observação: Para ativar o aplicativo é necessário preencher a URL da Política de Privacidade (Ex.: https://pt-br.facebook.com/msqrd/privacy), a categoria do aplicativo e salvar as alterações.


Adicionar Credenciais


As credenciais são usadas por aplicativos cliente confidenciais que acessam uma API Web. Exemplos de clientes confidenciais são aplicativos Web, APIs Web ou aplicativos de serviço. As credenciais permitem que seu aplicativo se autentique como ele mesmo, sem nenhuma interação com um usuário no runtime.

Você pode adicionar certificados e segredos do cliente (uma cadeia de caracteres) como credenciais ao registro do aplicativo cliente confidencial.

OBs: No exemplo iremos criar um segredo do cliente como forma de ilustrar, porém é aconselhado que se utilize certificados em ambientes de produção.



1º- No portal do Azure, em Registros de aplicativo, selecione seu aplicativo.

Image Added

2º- Selecione Certificados e segredos > Segredos do cliente > Novo segredo do cliente.

Image Added

3º- Adicione uma descrição para o segredo do cliente. Selecione uma data de expiração para o segredo ou especifique um tempo de vida personalizado.

Image Added

4º- Selecione Adicionar.7º-  Após definir todas as configurações necessárias para funcionamento do aplicativo de Login via Facebook, precisaremos de alguns dados para fazermos a configuração do aplicativo com o sistema RM. Para isso, permaneça na tela de Configurações > Básico, onde estão as informações necessárias para fazer essa integração. Anote os dados destacados conforme a imagem abaixo: