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TOTVS Carol é a plataforma de dados e inteligência artificial da TOTVS. Desde 2015 ela vem sendo desenvolvida e aprimorada por nossos cientistas de dados, desenvolvedores e demais profissionais nos nossos Labs, no Brasil e nos Estados Unidos.
A plataforma é uma solução avançada de gerenciamento de dados, capaz de se conectar a todas as suas fontes de dados, como Enterprise Resource Planning (ERPs), para analisar informações e apresentar resultados altamente fiéis que apoiem gestores na tomada de decisão.
Desta forma, TOTVS Carol viabiliza estratégias de rastreabilidade de informações, desenvolvimento e deploy de algoritmos de machine learning, ajudando em suas e previsões também projetos de visão computacional e processamento de linguagem natural.
A TOTVS CAROL possui diversas ferramentas para auxiliar a empresa conforme a imagem abaixo, onde são observados os itens do ambiente de produção, localizado do lado esquerdo:
Data Journey:
O Data Journey (jornada de dados) é o local onde ficam listados e apresentados todos os caminhos e destinos dos dados trabalhados desde o primeiro momento em que são criados ou lançados.
Connectors:
Os Connectors (conectores) são a ponte entre o mundo externo e a Carol. A Carol fornece um conjunto de conectores para automatizar o processo de captura de dados externos. Alguns exemplos de conectores: Produtos TOTVS, Carol Connect, Dropbox, Facebook, Twitter, File, Sales force, RSS ou por meio do serviço REST-API da Carol qual aceita vários tipos de dados.
Data Model:
O Modelo de Dados tem a mesma ideia de uma tabela de bancos de dados relacionais. O modelo de dados suporta colunas com o tipo de dados específico (Inteiro, String, Booleano, Data e etc.) e armazenará todos os dados relacionados ao Modelo. Além disso, o modelo de dados oferece suporte às regras de sobrevivência, rejeição, sinalização e outros recursos que serão descritos em breve.
Explore:
Agora ficou muito mais fácil navegar pelos dados da empresa e transformá-los em informações estratégicas e fonte de inovação. A ferramenta Carol Explore foi reformulada segundo a metodologia User Experience (UX). Desse modo, com a última atualização da TOTVS Carol Plataforma 3.0, a navegação ficou mais simples e intuitiva, proporcionando melhor experiência de uso. Além disso, agora o Carol Explore suporta comandos em linguagem SQL, facilitando a criação de aplicações, apps e softwares inovadores na empresa.
Insights:
Uma ferramenta rápida e fácil, que suporta linguagem SQL, para a criação de insights e dashboards mais dinâmicos e intuitivos. O fluxo de criação foi aprimorado, facilitando todo o processo. Assim, houve ganho de velocidade no desenvolvimento de gráficos em diversos formatos, com muito mais variedade e atualização em tempo real. Além disso, podem ser estabelecidas metas nos dashboards desenvolvidos, permitindo visualizar e controlar mais facilmente seus indicadores. A plataforma também pode criar alertas com base na evolução do insight e nas metas definidas. Tudo isso permite aproveitar de forma efetiva os dados gerados nos processos da empresa para impulsionar a produtividade e a rentabilidade dos negócios.
Assistant:
É uma ferramenta que utiliza técnicas e algoritmos de processamento de linguagem natural e machine learning para melhorar a interação entre o negócio e o cliente.
Neste passo vamos apresentar a tela inicial e como entrar no ambiente TOTVS CAROL, momento importante para início da jornada.
Faça login no console do CAROL, pelo URL de sua organização https://<organização>.carol.ai/<ambiente>
É uma plataforma de criação de interfaces para usuários conversacionais, que utiliza técnicas e algoritmos de processamento de linguagem natural e machine learning para criar experiências complexas de forma simples e inteligente.
É possível ensinar a TOTVS Carol Assistente a entender quais são as intenções do usuário, que será chamado de cliente. A aplicação vai extrair o máximo de informações úteis da conversa para entender o que o cliente quer e dar a melhor resposta possível. Também pode realizar integrações com os produtos TOTVS Carol, sistemas e APIs externas.
Por meio da inteligência artificial, sua interação com o usuário será muito mais natural e humanizada. A TOTVS Carol Assistente vai entender o que o cliente precisa e dará respostas claras e eficientes. Além disso, é uma solução omni canal, com uma única configuração pode suportar:
É muito mais que um chatbot! Uma solução de processamento de linguagem natural completa, que integrada a todo o ecossistema TOTVS Carol e com qualquer sistema de mercado, permite integrar dados e fornecer insights que otimizam a experiência de atendimento dos seus clientes.
Para começar a utilizar o Carol Assistant, primeiro é necessário habilitar o sexto botão do menu vertical à esquerda. Ele direciona ao ambiente de criação e manutenção do chatbot.
Para habilitá-lo basta clicar em Enable Carol Assistant. Uma vez habilitado esse passo não será mais necessário e será possível criar o chatbot.
Uma conversation é uma conversa virtual, um chatbot ou uma interação que pode ser treinada semelhante a um atendente humano para responder às principais perguntas do seu produto. A conversation terá a roupagem que for mais adequada ao gosto do construtor podendo ter desde a linguagem mais formal até a mais informal.
Draft (Rascunho): este é o estado que ele fica antes da publicação, não é possível testar a conversation neste estado.
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Import Small Talk: importa o modelo pré-definido de conversation de dentro do repositório CAROL. Neste modelo temos algumas intenções de modelo como Cotação do Dólar, Valor de ações na B3 ou ainda algumas interações que tornam a conversa mais humanizada.
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Edit: A edição é para desabilitar, ocultar, modificar a descrição e/ou nome da conversation,
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Remove: remove a conversation. É feita uma confirmação com o nome da conversation que se deseja excluir. A remoção é definitiva.
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Ficam listados os parameters, seus valores e outras informações úteis, também é possível criar um parameter novo dando nome e tipo ao mesmo.
Status: indica se é um parameter já publicado ou se foi feito um esboço.
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Kind: é uma lista de tipos de dados para ser usado na especificação do tipo do seu parameter. Serão apresentados os tipos em "parameter type".
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É um registro em tempo real e com histórico que apresenta os dados em números reais e gráficos.
Mostra a lista de usuários que acessaram e o que foi conversado no chat. Para ter acesso ao que foi conversado, a sequência das falas do cliente e o que foi respondido a ele, basta clicar no usuário em que deseja.
Apresenta os logs feitos, ou seja, as conversas feitas entre o cliente e o chat bot.
List of secrets: lista os segredos criados pelo desenvolvedor.
Create Secret: local onde se cria o segredo.
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Secret Name: nome dado pelo desenvolvedor que está criando o chatbot.
Description: descrição pelo desenvolvedor que está criando o chatbot.
Value: valor do segredo que não será re-exibido pelo desenvolvedor que está criando o chatbot..
É uma chave conectada de acesso a uma ou mais conversations.
As versions são versões do chatbot, ao criar uma version (versão) o desenvolvedor atribui a ela as permissões dos chatbots já criados.
Após criar a conversation o construtor clica no nome dela, ou em qualquer um dos itens da conversation e será direcionado ao ambiente de construção da conversa. No ambiente de construção é possível criar e testar o Assistant, onde será criada uma ótima experiência de contato entre seu cliente e seu produto.
No ambiente de construção é o momento de montar o chatbot com a finalidade de otimizar a experiência do cliente. A seguir o passo a passo para criar seu primeiro chatbot.
Node/Nó: É a intent, ou seja, é o fluxo da conversa dentro do chatbot, cada nova conversa tem que ser composta por no mínimo um ou mais nodes. Estes são os caminhos que o cliente pode percorrer durante a interação dele com a Carol Assist. Por meio da resposta do cliente o caminho será percorrido, pois o cliente é quem define a direção que a conversa irá tomar. Para adicionar um node basta clicar em +Add a new one.
Após ter adicionado o primeiro node caso deseje adicionar mais intents na mesma conversation é possível de 2 formas, adicionar um novo node raiz, sem ramificação inicial, "Add root node", ou adicionar um node partindo de um já existente clicando no sinal de mais localizado abaixo da intente já criada de onde se deseja gerar a ramificação, em seguida no botão "Add Custom Node".
Ao clicar no botão para criar um nó, a página a seguir será exibida e poderá personalizar aquele caminho. O primeiro passo é dar um nome para o trecho em node name, onde o criador do chat deve inserir o nome que dará aquela intente ou nó, como chamaremos a partir de agora.
Training Phrases: São as frases que quando o usuário escrever fará ele entrar naquele fluxo de conversa específico, é o gatilho que ativa o node cadastrado. Estas frases serão utilizadas para ensinar os algoritmos do TOTVS Carol Assistant a entender a intenção do cliente e disparar as ações e respostas necessárias para respondê-lo.
No exemplo a seguir, o gatilho do node é ativado quando o usuário está tentando fazer um pedido de pizza no chatbot. Para cadastrar as frases que ativam o node basta preencher os campos, caso seja desejado adicionar mais frases, clique na opção "+ Add a training phrase".
Recomendações de boas práticas de Training Phrases é usar no mínimo 10 frases, completamente diferentes e não genéricas.
Parameters: Todos os dados podem ser extraídos das mensagens do usuário, identificados por meio do Nome do Parâmetro configurado
Parameter type map: São informações que fornecem o caminho para os valores de referência para os sinônimos. Toda entrada do mapa possui apenas um valor de referência e uma lista de sinônimos. São do tipo map os seguintes parameters:
@carol.date-time
@carol.date
@carol.date-calendar
@carol.date-period
@carol.time
@carol.time-period
Parameter type list: São informações inseridas de valor único sem sinônimo nem valor de referência. São do tipo lista os seguintes parameters:
@carol.color: Corresponde a entradas de cores como o roxo, quando uma cor é inserida o valor dela é extraído.
@carol.image
@carol.language
Parameter type composite: É um tipo de lista que é usada quando se usa um alias. São do tipo composite os seguintes parameters:
@carol.cardinal
@carol.ordinal
@carol.geo-country
@carol.geo-city
@carol.geo-state
@carol.location
@carol.zip-code
@carol.geo-capital
@carol.currency-name
@carol.unit-area-name
@carol.unit-length-name
@carol.unit-speed-name
@carol.unit-volume-name
@carol.unit-weigth-name
@carol.uint-information-name
@carol.given-name
@carol.last-name
@carol.person
@carol.music-genre
@carol.email
@carol.number
@carol.number-integer
@carol.number-sequence
@carol.flight-number
@carol.unit-area
@carol.unit-currency
@carol.unit-length
@carol.unit-speed
@carol.unit-volume
@carol.unit-weight
@carol.temperature
@carol.phone-number
Parameter type regexp: Alguns padrões não possuem padrões específicos, mas sim correspondentes, através deles é possível fornecer uma expressão regular.
@carol.feedback-stars
@carol.feedback-thumbs
@carol.file
@carol.unit-information
@carol.any
@carol.url
O mecanismo de fulfillment do Carol Assistant fornece uma plataforma aberta para criar lógica de negócios, integrações com APIs externas ou criar respostas de forma programática. Por enquanto, oferecemos suporte ao Python 3 como linguagem de programação padrão para criar realizações. Para o correto uso deste recurso, é necessário o correto entendimento dos principais conceitos.
Sua conversation pode ter um fulfillment para cada node de Intenção. O fulfillment do node de intenção será executado quando o node de intenção for ativado por meio de uma mensagem do usuário.
Para adicionar um fulfillment a um node de intenção, selecione a guia preenchimento no painel detalhe do node de intenção e clique no botão + Add a fulfillment.
Depois disso, o Carol Assistant adicionará um novo cumprimento ao node de intenção e abrirá o Ambiente de Desenvolvimento de fulfillment.
Com o fulfillment do FDE, os desenvolvedores podem escrever e testar os atendimentos. A partir da versão Carol 3.37, o FDE se parece com a imagem a seguir.
Antes de configurar o canal Carol Assistant Telegram, é preciso criar seu novo bot usando o BotFather do Telegram. Verifique a documentação do Telegram Bot sobre como criar um Telegram Bot em<{+}https://core.telegram.org/bots+>
Limitações
Wiki Markup |
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O canal Carol Assistant Telegram não suporta \[modo em linha\] (https://core.telegram.org/bots#inline-mode) e recursos avançados do Telegram como: pagamentos, jogos, teclados embutidos, retornos de chamada e comandos (o desenvolvedor pode treinar uma intenção node para oferecer suporte a um comando de barra, adicionando um comando de barra nas frases de treinamento do node de intenção). Ao formatar as respostas, lembre-se de que o Telegram aceita apenas um subconjunto de tags de formatação HTML (o Carol Assistant removerá todas as tags não suportadas antes de enviar mensagens para a API do Telegram: !worddav27570732187d4f150778e0cf6edad7b5.png|height=436,width=522! |
Check-list
Com o seu novo Telegram Bot pronto e o token da API do Telegram Bot recuperado, agora o desenvolvedor pode configurar o Carol Assistant para responder às consultas do Telegram.
Primeiro, adicione seu token de API do Telegram Bot como um novo secret do Carol Assistant. Clique no botão Criar secret e preencha todas as informações necessárias.
Depois de inserir as informações do token, clique em Salvar.
Importante: o nome do secret não pode ser alterado. Padronizamos *TELEGRAM_TOKEN* como o nome do token e usamos internamente na integração do canal.
Depois de configurar o token da API do Telegram Bot no Carol Assistant, precisamos informar a API do Telegram para onde enviar mensagens do usuário do Telegram para a API do Carol Assistant.
Para ajudar a concluir esta etapa, fornecemos um endpoint:
{+}https://telegram-assistantbackend.apps.carol.ai/setup+
Este ponto de extremidade aceita apenas o método POST HTTP.
Existem algumas etapas para habilitar o canal WhatsApp para um ambiente Carol Assistant, são elas:
* organization * - exemplo: Totvs
* tenant * - exemplo: Dev
* organization_id * - ID exclusivo da organização
* tenant_id * - ID exclusivo do locatário / ambiente
* token *: - Token do assistente que pode ser encontrado na página do token, conforme mostrado abaixo:
Defina a API no lado do Twilio como um ponto de extremidade HTTP Post.
Obtenha o número que foi configurado no Twilio e adicione-o ao Carol Assistant:
Obtenha nas configurações do Twilio:
Adicionar ao token Carol Assistant
Definir conta Twilio e token como secret
Obtenha a conta e o token do Twilio:
Adicione estes dois secrets dentro do Carol Assistant, com base no token Twilio e na conta, respectivamente:
O Microsoft Teams é uma ferramenta de comunicação e armazenamento de arquivos utilizada pelo mundo acadêmico e corporativo, onde a comunicação pode ser escrita, áudio ou vídeo.
Abra o "App Studio" dentro do Microsoft Teams:
- Crie um novo aplicativo do zero
- Defina o nome abreviado pelo qual deseja que o seu assistente seja identificado.
- Defina um nome completo para o aplicativo e também uma descrição que será mostrada aos usuários.
- Defina a versão do aplicativo, por exemplo: 1.0.0
- Defina o nome da sua empresa
- Definir o site da empresa
- Defina uma página "Declaração de privacidade" e "Termos de uso".
- Defina a marca do seu Assistente
- Abra a página Bots e configure
- Defina o nome do bot pelo qual você deseja que seu assistente seja identificado. Será o nome que os usuários irão visualizar e mencionar como Assistente.
-Também é hora de escolher como seu Assistente será usado. Existem algumas possibilidades:
- Pessoal
- Equipe
- Conversa em grupo
-E então crie o bot
Após a configuração do bot, você verá uma página como esta:
- Copie o ID acima do nome do bot e cole-o em ** MSTEAM_APP_ID **
- Clique no botão ** Gerar nova senha **, copie a senha e cole no campo ** MSTEAM_TOKEN **.
- Obtenha o URL do Webhook na página do Carol Assistant e cole no campo ** Endpoint de mensagens **
Vá para a página ** Testar e Distribuir **
- Clique em ** Publicar **
- Envie o aplicativo para o catálogo da sua organização.
** Cuidado **Certifique-se de não enviar o aplicativo para os aplicativos globais. Nesse caso, qualquer organização pode usar seu bot.
Wiki Markup |
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Navegue até \[Centro de administração do Microsoft Teams\] (https://admin.teams.microsoft.com/)> Aplicativos do Teams> Gerenciar aplicativos. |
- Pesquise o nome do aplicativo que você acabou de enviar
- Clique e publique.
Instalando o App / Bot
- Selecione sua equipe
- Clique em Gerenciar equipe
- Clique em Mais Aplicativos
- Pesquise e instale o seu aplicativo