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CONTEÚDO
- Visão Geral
- Configuração
- Menu
- Cadastros
- Prazos do Atendimento
- Especialidades
- Procedimentos
- Regra para os Prazos
- Tela de Auditoria
- Outras Ações / Prazos do Atendimento
- Legenda
- Consultas
- Status dos Prazos
- Filtro dos Prazos
- Outras Ações / Prazos do Atendimento
- Tabelas utilizadas
- Dicionário de Dados
01. VISÃO GERAL
A implementação dos Prazos de Atendimento do Beneficiário tem como objetivo atender a Resolução Normativa RNº 259, que dispõe sobre a garantia de atendimento dos beneficiários de plano privado de assistência à saúde.
Prazos Máximos Para Atendimento ao beneficiário
I – consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia: em até 7 (sete) dias úteis;
II – consulta nas demais especialidades médicas: em até 14 (quatorze) dias úteis;
III – consulta/sessão com fonoaudiólogo: em até 10 (dez) dias úteis;
IV – consulta/sessão com nutricionista: em até 10 (dez) dias úteis;
V – consulta/sessão com psicólogo: em até 10 (dez) dias úteis;
VI – consulta/sessão com terapeuta ocupacional: em até 10 (dez) dias úteis;
VII – consulta/sessão com fisioterapeuta: em até 10 (dez) dias úteis;
VIII – consulta e procedimentos realizados em consultório/clínica com cirurgião-dentista: em até 7 (sete) dias úteis;
IX – serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial: em até 3 (três) dias úteis;
X – demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial: em até 10 (dez) dias úteis;
XI – procedimentos de alta complexidade - PAC: em até 21 (vinte e um) dias úteis;
XII – atendimento em regime de hospital-dia: em até 10 (dez) dias úteis;
XIII – atendimento em regime de internação eletiva: em até 21 (vinte e um) dias úteis; e
XIV – urgência e emergência: imediato.
RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N° 259, DE 17 DE JUNHO DE 2011
02. CONFIGURAÇÃO
Para configurar os Prazos do Atendimento no sistema, deverá ser aplicado o patch referente ao documento técnico: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, além do dicionário de dados contigo nessa documentação.
a. MENU
Será adicionado ao menu do Plano de Saúde (Módulo SIGAPLS), o cadastro dos Prazos do Atendimento.
Com isso deverá ser incluído via Configurador o seguinte menu:
Descrição | Prazos do Atendimento |
Programa | PLMVCPRZATEND |
Módulo | Plano de Saúde |
Tipo | Plano de Saúde |
Card documentos Informacao O local do Prazo do Atendimento no Menu do Plano de Saúde, ficara por padrão a partir da release 12.1.37 na pasta: Atualizações > A. N. S > Prazos do Atendimento. Titulo Importante!
b. CADASTROS
i. PRAZOS DO ATENDIMENTO
O Cadastro dos Prazos do Atendimento será feito automaticamente pelo Wizard de Atualização (Miscelanea > Configurações), importando o CSV que consta no patch do documento técnico mencionado acima: b6y-prazo_atendimento.
Feito a importação, a tabela de Prazos do Atendimento ficará assim:
Nesse cadastro é permito somente alterar a Descrição e o Prazo (Dias), o código do prazo é fixo para cada tipo, ou seja, o sistema entende que o código 12 será sempre referente ao prazo de Hospital-Dia.
Realizado o cadastro dos prazos, será necessário que alguns cadastros do sistema estejam atualizados para funcionamento correto da implementação
ii. ESPECIALIDADES
No Cadastro das Especialidades (PLSA370), será configurado o prazo vinculado a especialidade (Campo BAQ_PRZATE), como mostra a imagem a baixo:
Esse vinculo será utilizado para o sistema identificar o tipo da consulta de acordo com a especialidade. Para calcular os prazos dos itens I ao VII.
iii. PROCEDIMENTOS
No cadastro de Tabela Padrão (PLSA940), será necessário configurar todos os procedimentos de Sessões com a Classificação do SIP Ambulatorial (Campo BR8_CLASIP). Sendo:
- Sessão com Fisioterapeuta: B1
- Sessão com Fonoaudiólogo: B2
- Sessão com Nutricionista: B3
- Sessão com Terapeuta Ocupacional: B4
- Sessão com Psicólogo: B5
Mais informações para a classificação do SIP: SIP - PLSCENTOBR
03. REGRA PARA OS PRAZOS
Os prazos do atendimento serão definidos das seguintes regras:
Código do Prazo | Descrição | Regra para Definir como Prazo |
---|---|---|
01 | Consulta Básica (Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia |
|
02 | Consulta nas Demais Especialidades Médicas |
|
03 | Consulta/Sessão com Fonoaudiólogo | Para Consulta:
Para Sessão:
|
04 | Consulta/Sessão com Nutricionista | Para Consulta:
Para Sessão:
|
05 | Consulta/Sessão com Psicólogo | Para Consulta:
Para Sessão:
|
06 | Consulta/Sessão com Terapeuta Ocupacional | Para Consulta:
Para Sessão:
|
07 | Consulta/Sessão com Fisioterapeuta | Para Consulta:
Para Sessão:
|
08 | Consulta e Procedimentos Realizados em Consultório/Clínica com Cirurgião-Dentista |
|
09 | Serviços de Diagnóstico por Laboratório de Análises Clínicas em Regime Ambulatorial |
|
10 | Demais Serviços de Diagnóstico e Terapia em Regime Ambulatorial |
|
11 | Procedimentos de Alta Complexidade - PAC |
|
12 | Atendimento em Regime de Hospital-Dia |
|
13 | Atendimento em Regime de Internação Eletiva |
|
14 | Urgência e Emergência |
|
04. TELA DE AUDITORIA
Na tela de Auditoria por Guia (PLSA790V), o Auditor irá acompanhar os prazos máximos para o atendimento do beneficiário. No Browser foi adicionado dois campos para visualização dos prazos, sendo Status Prazo e Prazo Atend. Como mostra a imagem abaixo:
Card documentos Informacao Os campos da tabela de Auditoria por Guia (B53) foram ajustados para permitir alterar a ordem, para que seja colocado o status do prazo no inicio do browser. Titulo Importante!
a. OUTRAS AÇÕES / PRAZOS DO ATENDIMENTO
Através do botão Outras Ações > Prazo do Atendimento é possível acessar mais informações referente ao Prazo do Atendimento:
i. LEGENDA
Legenda dos Prazos:
ii. CONSULTAS
Com essa opção é possível realizar filtros no browser das Guias de acordo com os prazos, além consultar um Status de todos os prazos.
1 . STATUS DOS PRAZOS
Será apresentado a quantidade de Guias de acordo com os Prazos:
2 .FILTRO DOS PRAZOS
Através das opções abaixo é possível filtrar o browser, clicando em cada opção o sistema irá automaticamente apresentar somente as guias daquele Prazo.
- Prazo para Hoje
- Prazo em até 3 dias
- Prazo em até 7 dias
- Prazo em até 14 dias
- Prazo a partir de 14 dias
- Todos os Prazos
05. TABELAS UTILIZADAS
- Prazos de Atend. Beneficiário - B6Y
- Auditoria de Guias - B53
- Complementos Movimentações - BEA
- Internações - BE4
- Tabela Padrão - BR8
- Tipo de Admissão - BDR
- Especialidades - BAQ
06. DICIONÁRIO DE DADOS
Atualização do Arquivo SX2 (Tabelas):
Tabela | Descrição | Ac. Filial | Ac. Unidade | Ac. Empresa | Chave Única |
---|---|---|---|---|---|
B6Y | Prazos de Atend. Beneficiários | 1 - Compartilhado | 2 - Exclusivo | 2 - Exclusivo | B6Y_FILIAL+B6Y_CODPRZ |
Atualização do Arquivo SX3 (Campo):
Tabela | Campo | Tipo | Tamanho | Decimal | Titulo | Descrição | Picture | Validação | Consulta Padrão | Usado | Exibe Browser | Visual? | Contexto | Obrigatório | Inicializador Browser |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
B6Y | B6Y_FILIAL | C | 8 | 0 | Filial | Filial do Sistema | |||||||||
B6Y | B6Y_CODPRZ | C | 2 | 0 | Cod. Prazo | Código do Prazo | @! | Sim | Sim | Visualizar | Real | Sim | |||
B6Y | B6Y_DESCRI | C | 200 | 0 | Descrição | Descrição do Prazo | @! | Sim | Sim | Alterar | Real | Sim | |||
B6Y | B6Y_PRAZO | N | 3 | 0 | Prazo (Dias) | Prazo em Dias | @E 999 | Sim | Sim | Alterar | Real | Não | |||
Tabela | Campo | Tipo | Tamanho | Decimal | Titulo | Descrição | Picture | Validação | Consulta Padrão | Usado | Exibe Browser | Visual? | Contexto | Obrigatório | Inicializador Browser |
BAQ | BAQ_PRZATE | C | 2 | 0 | Prazo Atend. | Prazo do Atendimento | @! | Vazio() .Or. ExistCpo("B6Y", M->BAQ_PRZATE, 1) | B6YPLS | Sim | Não | Alterar | Real | Não | |
Tabela | Campo | Tipo | Tamanho | Decimal | Titulo | Descrição | Picture | Validação | Consulta Padrão | Usado | Exibe Browser | Visual? | Contexto | Obrigatório | Inicializador Browser |
B53 | B53_DATPRZ | D | 8 | 0 | Data Prazo | Data do Prazo do Atend. | Sim | Não | Alterar | Real | Não | ||||
B53 | B53_LEGPRZ | C | 16 | 0 | Status Prazo | Status do Prazo | @BMP | Sim | Sim | Visualizar | Virtual | Não | PLRetLegPrz(B53->B53_DATPRZ, B53->B53_SITUAC) | ||
B53 | B53_PRZATE | C | 20 | 0 | Prazo Atend. | Prazo Final do Atendiment | @! | Sim | Sim | Visualizar | Virtual | Não | PLRetLegPrz(B53->B53_DATPRZ, B53->B53_SITUAC, .F.) |
Atualização do Arquivo SIX (Índices):
Tabela | Ordem | Chave | Descrição |
---|---|---|---|
B6Y | 1 | B6Y_FILIAL+B6Y_CODPRZ | Cod. Prazo |
Atualização do Arquivo SX9 (Relacionamento):
Identi. | Tabela Domínio | Expressão Domínio | Tabela Contra-Domínio | Expressão Contra-Domínio | Lig. Domínio | Lig. Contra-Domínio |
---|---|---|---|---|---|---|
001 | B6Y | B6Y_CODPRZ | BAQ | BAQ_PRZATE | 1 | N |
Atualização do Arquivo SXB (Consulta Padrão):
Tipo da Consulta | Consulta | Descrição | Tabela | Índices | Colunas | Retorno |
---|---|---|---|---|---|---|
Consulta Padrão | B6YPLS | Prazo de Atendimento | B6Y | 1 - Cod. Prazo | Cod. Prazo - B6Y_CODPRZ | B6Y_CODPRZ |
Descrição - B6Y_DESCRI | ||||||
Prazo (Dias) - B6Y_PRAZO |
Card documentos Informacao A alteração de dicionário referente a essa implementação estará disponível no próximo pacote de Expedição Contínua do módulo SIGAPLS. Titulo Importante