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Índice















































 

  1. Workflow de movimentação de propostas 14
  2. Situações de Unidade Portal de Imóveis x RM 19
  3. Cadastro de componentes da venda no Portal de Imóveis 20
  4. Etapas do funil de vendas 22
  5. Editando Empreendimentos 23
  6. Criando informativos para os usuários do Portal de Imóveis 30
  7. Como o Portal de Imóveis calcula a comissão de uma venda? 31

...

18.1.3 Relatórios 60

  1. Menu Agendamentos 62
  • Workflow de movimentação de propostas

O Portal de Imóveis cria um workflow de situações de propostas para gerenciar o status de cada etapa pelas quais as propostas podem ser submetidas. Este processo se inicia criando as etapas através do menu bakend > Globais > Situações das propostas.

Acessando menu backend.

Acessando menu globais > situação da proposta

Ao abrir a situação, verá que o Portal de Imóveis já traz algumas situações padrões permitindo alteração e ou criação de novas situações.

OBS: Sugerimos que não excluam as opções existentes, caso necessário promovam as alterações necessárias. As situações VENDIDAS e PROPOSTA CANCELADA não devem ser alteradas pois elas possuem ações definidas internamente no Portal de Imóveis.

Ao editar, ou incluir uma situação de proposta  encontramos os seguintes campos:

  • Titulo: nome da situação da proposta
  • Alterar situação da unidade para: este parâmetro mostra um combo com todas as situações de unidades cadastradas no menu SITUACAO DAS UNIDADES. Estas situações podem ter nomes diferentes das situações de unidades cadastradas no RM, mas a finalidade é termos uma ligação entre as unidades presentes no Portal de Imóveis e no RM, mas trataremos disto no menu SITUACAO DE UNIDADES. 

Quando selecionada que a proposta em edição deve mudar a situação da unidade ao avançar a proposta a unidade será alterada para o que for definido neste campo.

  • Cor de fundo e cor da letra: define a cor da situação de proposta selecionada. Como no exemplo abaixo
  • Alertar movimento da situação por email: ao cadastrar e-mails neste campo, estes receberão uma mensagem quando a proposta chegar nesta situação.
  • Permite edição: permite editar uma proposta que estiver na situação com esta opção marcada.
  • Permite impressão de contrato: as propostas com esta opção aparecerão no menu da proposta a opção de impressão de contrato, conforme imagem abaixo
  • Permite forçar a proposta: Quando marcado, aparecerá no menu de propostas a opção AUTORIZAR PROPOSTAS REPROVADAS. Esta opção será eliminada em versões futuras, pois esta opção só faz sentido para a situação de propostas REPROVADAS. A opção de AUTORIZAR PROPOSTAS REPROVADAS também somente aparece quando o grupo do usuário que está acessando o Portal de Imóveis tem marcado a opção de mesmo nome conforme imagem
  • Visível na página de propostas: as situações com esta opção vão aparecer somente no menu propostas
  • Visível na página de contratos: as situações com esta opção vão aparecer somente no menu contratos
  • Permite editar comissão: se marcado, aparecerá no menu da proposta a opção comissão, que abrirá a tela de cadastro e ou edição de comissão.
  • Permite altera a situação: se marcado aparecerá no menu da proposta a opção AVANÇAR A ETAPA DA PROPOSTA. As opções possíveis para onde a proposta deverá avançar, deverão ser selecionadas na mesma tela de cadastro de situação de propostas (mapeamento de situações) conforme imagem. As opções que aparecerão no AVANÇAR ETAPA DA PROPOSTA são as opções marcadas nesta tela.
  • Permite edição da comissão somente se for o corretor da reserva ativa: mesmo que esteja marcada a opção de editar comissão, somente será permitido se a proposta a ter sua comissão editada possua uma reserva ativa, com uma corretor associado a mesma.
  • Permite incluir excluir documentos da proposta: aparecerá no menu da proposta a opção DOCUMENTOS DA PROPOSTA, mas é importante saber que para que esta opção apareça, também é necessário que o empreendimento possua quais documentos devem ser cadastrados por proposta. Esta parametrização está em backend> empreendimentos > documentos da proposta.
  • Verificar se a comissão foi lançada: quando marcado, somente permitirá avançar desta situação para a próxima, quando a comissão do corretor estiver cadastrada.
  • Verificar se os documentos obrigatórios estão aprovados: quando marcado, somente permitirá avançar desta situação para a próxima, se todos os documentos da proposta definidos como obrigatórios estão aprovados.
  • Considerar como proposta ativa: determina que esta situação é uma situação de proposta ativa. Isto é importante pois o Portal de Imóveis permite somente uma proposta ATIVA por vez por unidade. Portanto se tenho uma proposta ativa, exemplo VENDIDA  o Portal de Imóveis não fará outra proposta para esta mesma unidade, mesmo que por algum erro a unidade esteja disponível. Por padrão todas as situações que não possuem movimentação devem ser consideradas INATIVAS, exemplo: PROPOSTA CANCELADA e CONTRATO ANULADO.
  • Derrubar filas de reservas das unidades: o Portal de Imóveis trabalha com filas de reservas de unidades. Portanto, podemos ter vários corretores com reservas enfileiradas na mesma unidade e estas reservas ficarão ativas até a proposta ativa alcançar a situação de proposta que tem esta opção marcada. Neste momento o Portal de Imóveis irá eliminar todas as reservas que estavam em fila e não haverá mais contagem de tempo a partir deste momento. Esta opção deve ser usada em uma situação de proposta que reflita um processo de negociação em estágio avançado, cuja possibilidade de cancelamento é baixa.
  • Derrubar reserva ativa: deve ser marcado quando se desejar derrubar somente a reserva que está ativa no momento, esta opção é utilizada na situação de PROPOSTA CANCELADA, onde devemos eliminar a reserva da proposta que está sendo cancelada e se houver fila a próxima deve assumir a reserva.
  • Horas para adicionar a reserva da proposta: por padrão o Portal de Imóveis define valores (globais ou por empreendimento) para as etapas de RESERVA e PROPOSTA, portanto quando estamos avançando as etapas definidas pelas situações de propostas, podemos acrescentar horas para serem SOMADAS ao tempo já determinado para uma etapa. Exemplo:

Está definido que ao fazer uma proposta esta terá duração de 6 horas. Uma das etapas seguintes a proposta é o CONTRATO EM ANALISE e nesta situação cadastramos que serão acrescentadas 4 horas ao tempo que já estava em vigor quando a proposta avançou da etapa anterior, portanto se na etapa anterior faltavam 2 horas para acabar o tempo definido, ao avançar será somado a este tempo 4 horas da situação CONTRATO EM ANÁLISE ficando agora um tempo total de análise de 6 horas.

 

  • Permite excluir: permite excluir a proposta.
  • Visível no menu corretor e comissão: demonstra esta proposta no menu corretor > comissão. Este menu é utilizado quando a empresa deseja que o corretor conheça o status das comissões lançadas para ele.
  • Exigir justificativa ao avançar: quando marcado, somente irá avançar a etapa da proposta se uma justificativa for escrita no espaço destinado a isto.
  • Excluir venda no Backoffice: permitá excluir a venda que foi enviada para o backoffice. Esta opção somente se justiça em situações de proposta após o envio da venda para o backoffice, pois antes não existirá venda enviada. As propostas que o usuário marcar para excluir a venda no backoffice, voltarão para o status de proposta. 
  • Situações de Unidade Portal de Imóveis x RM

Como o Portal de Imóveis trabalha em sincronismo com o TIN – TOTVS INCORPORAÇÃO, ele sempre utilizará como mandatória as informações provenientes do RM TOTVS, mas em alguns momentos ele poderá solicitar ao RM a mudança da situação de uma unidade em proposta. 

Para que o Portal de Imóveis solicite a alteração de uma unidade primeiramente devemos entender o cadastro de situações de unidade no Portal de Imóveis e no TIN. Este cadastro não é sincronizado automaticamente do TIN para o Portal de Imóveis pois no Portal de Imóveis podemos criar situações que agrupam diversas outras situações no Portal de Imóveis, por exemplo a incorporadora deseja que o Portal de Imóveis demonstre como vendidas todas as unidades que no TIN estiverem com as situações “BLOQUEADAS PELA EMPRESA”, “VENDIDA”, “BLOQUEADA JUDICIALENTE” e “RESERVADA PELA EMPRESA” todas sejam vistas como VENDIDAS no Portal de Imóveis, portanto é possível no Portal de Imóveis definir todas as situações de unidade do TIN que compõem a situação da unidade no Portal de Imóveis.  Para visualizar a tela de cadastro de situações de unidades acesse backend > globais > situação de unidades.

Entendido como o Portal de Imóveis agrupa as situações de unidade do TIN, vamos entender os demais campos do cadastro da situação da unidade

    • Título: descreve o nome que desejamos para a situação da unidade
    • Atualizar situação no backoffice: se marcado indica que quando uma proposta alterar a situação da unidade o Portal de Imóveis solicitará que o RM mude a situação da unidade para a situação descrita no campo “Situação do Backoffice” 
  • Situação do backoffice: para qual situação de unidade o RM deverá mudar sua unidade
    • Cor do fundo e cor da letra: cores para as unidades nesta situação
    • Permite propostas: unidades nesta situação permite simulação de propostas
  • Mostrar preço: unidades nesta situação mostram o preço na tela principal da simulação de propostas
  • Permite reservas: unidades nesta situação permitem reservas por corretores
  • Permite enviar venda para backoffice: unidades nesta situação, habilita no menu da proposta a opção de “Enviar Venda para Backoffice” que consiste em gravar a proposta como venda no RM.
  • Visível na tabela de preços: unidades nesta situação são visíveis na tabela de preços 
  • Cadastro de componentes da venda no Portal de Imóveis

O Cadastro de componentes da venda é de extrema importância para o correto funcionamento do Portal de Imóveis, que deve refletir os componentes cadastrados nas modalidades do TOTVS. Portanto se temos no TOTVS uma modalidade com os componentes:

Código

Descrição

1

Sinal

2

Mensal

37 

Parcela 37

280 

Chaves

400 

Financiamento

Para que esta modalidade venda apareça corretamente no Portal de Imóveis, os componentes da tabela de modalidades do TOTVS deverão estar cadastrados no Portal de Imóveis. Para isto acesse Backend > Globais > Componentes da Venda. Neste cadastro é importante registrar o Código do Componente TOTVS no campo ID_ERP, esta é a ligação entre os componentes do Portal de Imóveis e da modalidade do TOTVS, ou seja, para que todos os componentes da venda apareçam no Portal de Imóveis estes devem estar cadastrados e relacionados no Portal de Imóveis.

  • ID ERP - campo para relacionar o código do componente presente na modalidade do TOTVS.
  • ORDEM - através deste campo define-se a ordem em que este componente aparecerá no Portal de Imóveis, exemplo se tenho sinal, mensal e financiamento e estes devem aparecer nesta ordem, devemos ter o campo sinal com o menor valor. Este campo não precisa ser sequencial, somente ter valores de acordo com a sequência desejada.
  • PERIODICIDADE – quantidade de meses de evolução do componente. Ex: 2 fará com que o componente apareça de dois em dois meses, 6 = seis em seis meses.
  • MESES A ADICIONAR DA DATA INICIAL – se a data inicial for hoje quantos meses deseja adicionar a esta data para ser a data inicial deste componente.
  • MESES A SUBTRAIR DA DATA INICIAL – idem ao anterior com operação de subtração.
  • QUANTIDADE MÁXIMA DE PARCELAS – não permitirá que o componente tenha mais parcelas do que está determinado neste parâmetro. Quando o valor é zero o parâmetro é nulo, ou seja, sem limites.
  • QUANTIDADE MÁXIMA DE MESES APÓS ENTREGA – indica até quantos meses após a data de entrega do empreendimento, este componente pode ter parcelas. 
  • PERCENTUAL MÍNIMO DE RETENÇÃO SOBRE O VALOR DA UNIDADE - o número colocado neste campo indicará o valor mínimo que deverá ficar para a empresa neste componente, após descontada comissão (quando houver). Exemplo, digamos que tenhamos uma unidade no valor de R$ 100.000,00 e o componente sinal, possui como percentual mínimo de retenção sobre o valor da unidade de 3%. Desta forma o valor mínimo aceito para a parcela de sinal será de R$ 3.000,00 ou seja 3% sobre o valor total da unidade.
  • OBRIGATÓRIO - este componente é obrigatório e não pode ser excluido da simulação da proposta
  • CALCULAR PARCELAS - calcula a quantidade de parcelas do inicio do componente até a data de entrega do empreendimento.
  • USAR DATA DE ENTREGA COMO DATA INICIAL - tem como data de referência inicial a data de entrega do empreendimento
  • USAR DATA DO COMPONENTE ANTERIOR - este campo é usado se o anterior não for utilizado. Usa a data do componente de ordem imediatamente inferior a este como data de referencia incial.
  • PERMITE MUDAR O COMPONENTE - permite trocar o tipo de componente. Exemplo trocar mensal para anual.
  • PERMITE MAIS DESTE COMPONENTE - permite criar mais componentes
  • PERMITE ALTERAR QUANTIDADE DE PARCELAS - idem a descrição
  • PERMITE ALTERAR A DATA DE VENCIMENTO - idem a descricão
  • DESCONTAR COMISSÃO - quando existe percentual de comissão registrado, ele descontará desde componente o valor da comissão.
  • PERMITE SELECIONAR PARA DESCONTAR COMISSÃO - quando marcado, permite que o usuário selecione o flag no componente durante a simulacão da proposta, indicando que descontará comissão deste componente.
  • CALCULAR VALOR PRESENTE - faz o calculo de VPL desde componente
  • EXIBIR DATA DE VENCIMENTO NA SIMULAÇÃO - quando marcado mostra no componente a data prevista deste, para não apresentar a data de vencimento da parcela, exemplo parcelas de financiamento de MCMV, basta desmarcar este parâmetro no componente.
  • NÃO SOMA PERÍODO - o cálculo do VPL necessita de periodos onde são aplicadas as taxas de atratividade definidas. Caso deseje que o componente permaneça com o periodo 0 (ou seja, sem depreciaçao do VPL), marque este parametro. Exemplo: temos uma venda que o sinal será em 4x e não desejamos que o sinal tenha o VPL descontado, portando se marcarmos este parâmetro neste componente de sinal, ele ficará assim:

Componente

Período

Data

Sinal 1

0

Mês Inicial

Sinal 2

0

Mês 1

Sinal 2

0

Mês 2

Sinal 4

0

Mês 3

Mensal 1

1

Mês 4

    • PERMITE ALTERAR VALOR - idem a descrição
  • ATIVO
  • Etapas do funil de vendas

O Portal de Imóveis possui uma visão dos processos de venda através de um funil parametrizável. Este funil consiste em demonstrar o processo da venda desde o cadastro da pessoa até a finalização da venda com sucesso ou não.

Parametrizar o funil de vendas consiste basicamente em definir os nomes das etapas do funil e associar a estas etapas as situações de proposta. Feito esta parametrização teremos a visão do funil de vendas no menu CRM > Funil de Vendas, conforme imagem acima.

Para realizar a parametrização acesse backend > globais > Etapas Funil Vendas

Na parametrização do funil as etapas Clientes Novos e Em Atendimento são fixas e não podem ser excluídas.

  • Clientes Novos – estarão registrados nesta etapa todos os clientes cadastrados e sem nenhuma anotação na timeline  e sem nenhum interesse registrado. Esta será sempre a etapa de numero 1 do funil

Obs: para acessar a timeline do cliente no menu CRM > Pessoas, edite uma pessoa cadastrada.

  • Em Atendimento – são todos os clientes que possuem anotações de acompanhamento na timeline ou possuem interesses registrados. Esta será sempre a etapa de número 2 do funil

Ao cadastrar novas etapas devemos somente preencher os campos solicitados de acordo com as descrições abaixo:

  • Titulo: nome da etapa
  • Ordem: posicionamento da etapa na tela do funil.
  • Configurações de alertas:
    • Dias sem atividade: quantidade de dias sem nenhuma movimentação na proposta 
    • Cor que a janela do funil ficara para propostas que atingirem os dias sem atividade
    • Enviar email para superior: informará ao superior que a proposta já está parada no funil de vendas a X dias (definidos no primeiro parâmetro)
    • Emails adicionais: outras contas de email além do superior que receberão esta notificação.
  • Vincular com situações de propostas: quando marcado abrirá uma janela que permitirá selecionar qual situação de proposta está vinculada com a etapa do funil de vendas. Quando parametrizamos este vinculo, o funil de vendas movimenta de forma automática as propostas pelas etapas definidas no funil
  • Editando Empreendimentos

Para que o Portal de Imóveis trabalhe com os empreendimentos estes devem estar cadastrados no TIN, pois no portal podemos somente fazer edição de alguns dados para complementar as informações no empreendimento no Portal de Imóveis. Para editar os dados de empreendimentos devemos acessar Backend > Empreendimentos.

Ao acessar a opção vemos todos os empreendimentos cadastrados e na coluna “Situação” identificamos se este empreendimento está:

  • Ativo – Empreendimento habilitado para ser vendido e trabalhado pelos corretores.  Nesta situação empreendimentos contam licenças.
  • Inativo – Empreendimento não está habilitado para venda. Não conta para o número de licenças
  • Oculto – Empreendimentos neste estado somente aparecem para grupos de usuários que visualizam empreendimentos ocultos. Esta situação serve para testarem os empreendimentos parametrizados sem que todos os corretores acessem o empreendimento. Empreendimentos nesta situação contam para o numero de licenças
  • Visualiza – Empreendimentos nesta situação podem ser visualizados na tela de venda de empreendimentos mas não podem ser vendidos. Permite abrir o mapa de disponibilidade mas não permite reservas nem simular propostas. Para que empreendimentos nesta situação possam ser visualizados, no grupo do usuário deve-se estar marcado ver empreendimentos marcados como visualizar.

Aba Empreendimentos

Nesta aba são cadastradas informações complementares dos empreendimentos que aparecerão no botão de informações na tela principal (frontend) de visão dos empreendimentos a venda. Dados como informações do imóvel, características, área de lazer e demais informações que servem para informar aos usuários detalhes sobre a venda.

Além disto nesta mesma aba também são cadastrados parâmetros que determinam o comportamento do processo de simulação de propostas para as unidades deste empreendimento. Segue a descrição destes:

  • Situação: ativo ou não. Ativo o empreendimento contabiliza a licença. Idem o campo situação da grid inicial do cadastro de empreendimentos
    • Estágio da obra: estágios possíveis da obra. Este cadastro pode ser feito através do menu backend> globais > estágios da obra.
    • Permite parcelas após entrega: se habilitado permitirá que uma proposta tenha parcelas a vencer após a data de entrega do empreendimento
    • TMA: Taxa Mínima de Atratividade ou Taxa de Desconto que será aplicada no cálculo do VPL
  • Percentual de VPL para aprovação: por padrão é 100%, indicando que não existe nenhum desconto na comparação do VPL da proposta com a tabela de preços deste empreendimento, ou seja, o VPL da proposta tem que ser igual ou superior o VPL da tabela. Se desejar que todas as propostas feitas, por qualquer usuário do Portal de Imóveis, possa ser aprovada com 2% de desconto sobre o VPL da tabela, então neste campo indicamos 98% que significa que aceita-se uma proposta que seja 98% do VPL da tabela.
  • Tipo de cálculo de VPL: existem duas possibilidades, a primeira e a recomendada para 99% dos casos é o tipo BRUTO, que indica que o cálculo do VPL será realizado com o valor declarado na tabela de preço. O tipo LIQUIDO, elimina do calculo do VPL o valor da comissão para depois fazer o VPL (sugerimos não usar este tipo LIQUIDO pois este parâmetro será eliminado do sistema em versões futuras)
    • Unidades por linha no bloco: este parâmetro deve ser preenchido somente se o Portal de Imóveis não conseguir dividir corretamente e de forma automática as unidades por andar. Sendo assim aqui deve-se colocar quantas unidades por andar existem ou quantas unidades por andar deseja demonstrar. 
  • Blocos lado a lado: idem ao parâmetro acima so deve ser preenchido se o Portal de Imóveis não conseguiu dividir os blocos corretamente na tela. Normalmente preenchido quando um empreendimento possui vários blocos e a quebra das unidades por andar está comprometida na tela, então pode-se quebrar que deseja ver 3 blocos lado a lado na tela, determinando esta quebra de visão da tela.
    • Dias de vencimento parcelas: pode-se determinar os dias que deseja que as parcelas negociadas nas propostas tenham de vencimento, exemplo: 5,10,15.
  • Período de retenção da reserva: quantas horas as reservas feitas neste empreendimento duram. Se não preenchido usa o parâmetro global  (backend>parâmetros)
    • Período de retenção da reserva (em proposta): quantas horas as propostas feitas neste empreendimento duram. Se não preenchido usa o parâmetro global  (backend>parâmetros)
    • Percentual de comissão: quando aplicado este percentual terá prioridade sobre os demais percentuais de comissão cadastrados. O Portal de Imóveis trata a seguinte hierarquia para o calculo de comissão:
      • Comissão do empreendimento
      • Comissão do usuário
      • Comissão da imobiliária
      • Comissão do grupo de usuário
    • Comissão adicional marcado como existente por padrão: se afirmativo defini que toda venda tem um valor livre e adicionar a acrescentar no valor da comissão.
    • Comissão adicional paga pelo cliente ou empresa: determina quem paga esta comissão adicional
    • Comissão adicional paga por RPA ou NF: tipo de pagamento da comissão adicional
    • Comissão mostrar painel na proposta: mostra ou não abaixo da simulação de propostas um painel para o corretor escolher as opções de comissão (quem paga e tipo de pagamento). Se a incorporadora possui um processo padrão de comissão, este painel pode ser omitido e o Portal de Imóveis seguirá as configurações definidas no empreendimento e se não parametrizado seguirá os parâmetros globais.
    • Comissão paga pelo cliente ou empresa: quem paga a comissão
    • Comissão paga por RPA ou NF: tipo de pagamento da comissão (informativo)
    • Visão de vagas de garagem: deseja a descrição, a quantidade ou nenhuma informação nos campos relacionados a vaga de garagem
    • URL Youtube: url de video no youtube sobre o empreendimento
    • Ocultar data de entrega: Não mostra a data de entrega no quadro do empreendimento
  • Quantidade de propostas simultâneas por unidade: opção não utilizada, será descontinuada
    • Ocultar coluna de data no plano de pagamento: elimina a coluna data na impressão do plano de pagamento
    • Cálculo de desconto da comissão: forma de desconto da comissão quando paga pelo cliente, decrescente (retira tudo valor possivel na ordem decrescente dos componentes), proporcional (realiza regra de proporcionalidade para descontar o valor da comissão dos componentes que participam do calculo), parcelas iguais (divide igualmente o valor da comissão entre os componentes de onde se desconta a comissão)
    • Permite reservas: se marcado este empreendimento permite reservas
  • Permite propostas: se marcado este empreendimento permite propostas 
  • Ordem de disposição do mapa de disponibilidade: opção valida somente quando se possui uma imagem de disponibilidade do empreendimento. Neste podemos definir o que aparecerá primeiro a imagem ou o mapa construido pelo portal.
  • Gerente do empreendimento: define o usuário que será responsável por aprovar as propostas reprovadas do empreendimento e qual será sua comissão no processo de vendas. Sempre que houver um usuário selecionado neste campo ele será a pessoa que receberá mensagens quando o corretor solicitar a aprovação de uma proposta deste empreendimento. Alem disto ao salvar a proposta este gerente do empreendimento será inserido automaticamente no cadastro de comissão com seu percentual associado.
  • Avisar a obrigatoriedade de parcelas mensais simulação: quando marcado, exibirá mensagem quando o plano de pagamento proposto não possuir parcelas consecutivas mensalmente. Mensagem apenas informativa. Não impedirá de realizar a proposta.
  • Mostrar preço inicial das unidades na página de empreendimentos: no frontend no menu empreendimentos, demonstrará ao lado de cada imagem do empreendimento o preço inicial das unidades deste.

Aba Imagens

Cadastra as imagens que compõem a apresentação do empreendimento. As imagens são separadas por tipos e estas são visualizadas a partir do botão de informações do empreendimento na página de empreendimentos (frontend)

    • Chamada: imagem que aparecerá na demonstração do empreendimento na página de empreendimentos a venda. Conforme imagem anterior
    • Fachada: Imagens que será demonstrada a partir do botão de informações do empreendimento.
    • Faixa: banner com a logomarca do empreendimento será demonstrada a partir do botão de informações do empreendimento.
  • Lazer: imagens da área de lazer do empreendimento
  • Perspectiva: imagens com visão geral do empreendimento como áreas privativas, comuns e áreas decoradas.
  • Plantas: imagens das plantas das unidades 
  • Obra: imagens do estágio da obra

Sugerimos os seguintes tamanhos por tipos de imagens: faixa – 716px x 158px, logo – altura 250px e largura livre, demais – 1000px x 1000px.

Aba Minutas

Nesta podemos anexar as minutas de contratos que serão utilizadas para impressão pelo Portal de Imóveis dos contratos de compra de unidades imobiliárias. Após criado o documento WORD com as TAG’s que representam os campos do Portal de Imóveis, devemos cadastrar esta minuta no empreendimento desejado. Um empreendimento pode ter tantas minutas quanto necessário for. Estas podem ser associadas a modalidade, desta forma ao se imprimir o contrato de uma proposta ele irá identificar qual a modalidade da proposta e buscar somente as minutas associadas aquela modalidade para a escolha do modelo para impressão. 

Regras para criação de minutas.

Todas as minutas devem ser feitas no WORD 2013 ou superior e o arquivo deve obrigatoriamente ser salvo na extensão DOCX . Para imprimir corretamente o documento deverá ser construído no estilo SEM ESPAÇAMENTO. 

Para documentos que já estejam prontos, siga os passos abaixo para deixar o documento no estilo “Sem Espaçamento”:

  1. Abra o documento WORD
  2. Selecione todo o conteúdo com CTRL + T
  3. Clique no estilo SEM ESPAÇAMENTO (vide imagem abaixo)
  4. Salve o documento como DOCX

Aba Documentos da Proposta

Para definirmos quais documentos serão solicitados durante o processo de confecção da proposta, devemos primeiro em backend > globais > Documentos da proposta. Neste cadastro serão definidos os tipos de documentos possíveis de serem atribuídos aos empreendimentos. Após o cadastro dos documentos, na edição dos empreendimentos definimos quais documentos serão solicitados durante o processo de confecção da proposta de venda do empreendimento. Podemos ter diferentes documentos por empreendimento.

Aba Imagens de Disponibilidade

Neste menu conseguimos inserir uma imagem (planta baixa de um loteamento por exemplo) para posicionarmos as unidades e ter uma visão humanizada da disponibilidade.

Após inserir a imagem e salvar, clique no botão “Posicionar Unidades” para arrastar cada unidade para sua devida posição.

Aba Anexos Informativos

Através deste menu podemos carregar qualquer documento para ser disponibilizado na página de informações do empreendimento. 

Adicione um documento, dê um título para ele e carregue o arquivo de dados que ele será disponibilizado no ícone de informações do empreendimento.

Aba Modelo Proposta

Da mesma forma que podemos criar os modelos de minutas de contratos, também podemos criar modelos de propostas. O processo é idêntico ao descrito acima sobre minutas de contratos.

Aba Documentos da Proposta

Para definirmos quais documentos serão solicitados durante o processo de confecção da proposta, devemos primeiro em backend > globais > Documentos da proposta. Neste cadastro serão definidos os tipos de documentos possíveis de serem atribuídos aos empreendimentos. Após o cadastro dos documentos, na edição dos empreendimentos definimos quais documentos serão solicitados durante o processo de confecção da proposta de venda do empreendimento. Podemos ter diferentes documentos por empreendimento.

Aba Imagens de Disponibilidade

Aba Anexos Informativos

Através deste menu podemos carregar qualquer documento para ser disponibilizado na página de informações do empreendimento. 

Adicione um documento, dê um título para ele e carregue o arquivo de dados que ele será disponibilizado no ícone de informações do empreendimento.

Aba Modelo Proposta

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  • Criando informativos para os usuários do Portal de Imóveis 

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