Histórico da Página
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- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente/Schedule/Schedule (CFGA010).
- Posicione no Menu Agendamentos -> Cadastro.
- Inclua um novo agendamento para a rotina PLSJNTJB, essa rotina irá apagar os anexos temporários (Recomenda-se que o schedule seja programado para apagar os anexos semanalmente).
Procedimento para Utilização
- No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/Auditoria/Auditoria por Guia (PLSA790V).
- Selecione a guia que deverá entrar no processo de junta médica. No menu Outras Ações, escolha a opção “Instaura\Libera junta médica”.
- Na tela de Auditoria por Guia (PLSA790V), selecione o botão “Analisar”.
O sistema irá abrir a tela de Análise da Auditoria.
- Ao clicar em Outras Ações, o sistema apresentará os templates para a geração da carta e irá exibir um dialogo com os campos conforme cadastro. O auditor terá a possibilidade de alterar aquilo que acha necessário nas cartas de convocação.
- Serão apresentados os seguintes Templates: Anexo I - Beneficiário - Irá exibir as informações básicas do beneficiário/procedimento para conferência.
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8. Após a análise da Junta Médica, é possível efetuar o parecer da guia.
Auditoria Participativa
Geração de Nova guia pelo Auditor na tela de Análise.
Permita que o auditor quando for incluir uma nova guia pela Auditoria possa excluir os procedimentos que achar necessário.
Caso o auditor exclua o procedimento, deverá lembrar que não será possível manter o histórico do parecer dado no procedimento excluído, já que não constará mais na nova guia e a antiga é excluída do sistema. Desta forma, o auditor deverá criar controles para manter este histórico, pois ao excluir o procedimento, não será possível manter este vínculo.
Para exclusão de um procedimento, estando na tela para manutenção dos procedimentos na nova guia, basta selecionar o procedimento desejado e após, clicar no botão Delete do teclado, que o procedimento será marcado para exclusão.
Auditoria Participativa
A Auditoria é um processo vital e de extrema importância na área da saúde, já que visa garantir conformidade com certos padrões e métricas estabelecidas por órgãos legislativos (Federais, Estaduais e Municipais) ou internos da organização.
O processo de auditoria visa garantir o cumprimento dessas obrigações, bem como exemplificar e demonstrar a real situação de um departamento, processo, organização e outros. Na saúde, demonstra sua total importância na proteção e resguardo de pacientes, profissionais, a organização e demais interessados, pois visa demonstrar a aderência e efetividade dos processos e o cumprimento de legislações, contratos e outros acordos, visando o bem-estar dos pacientes e garantindo a perenidade dos negócios da organização
Para a utilização da funcionalidade é necessária a configuração dos campos BAU_ACEPAR e BR8_PARTICA.
- Acesse a Rotina Atualizações/Tabela Padrão/Aba/Outro e altere um procedimento. Preencher o campo Participat (BR8_PARTICA) = Sim para gerar a crítica "Auditoria Participativa" no atendimento.
Acesse Atualizações/Rede de Atendimento/Rede de Atendimento(RDA) e altere uma RDA . Na aba Outros, alterar o conteúdo do campo Aceita Part. (BAU_ACEPAR) = Sob-Consulta.
Acesse Atualizações/Atendimento/Liberação SADT e inclua um atendimento. Informe a RDA e o procedimento que foram configurados. Ao selecionar o procedimento será apresentada a crítica 574 - Auditoria Participativa. Na confirmação, a guia será encaminhada para a Auditoria.
Acesse Atualizações/Auditoria/Auditoria Por guia selecione a guia e efetue a análise.
Inclusão e geração de nova guia pelo auditor
Será necessário efetuar as seguintes configurações:
Parâmetros
A Auditoria é um processo vital e de extrema importância na área da saúde, já que visa garantir conformidade com certos padrões e métricas estabelecidas por órgãos legislativos (Federais, Estaduais e Municipais) ou internos da organização.
O processo de auditoria visa garantir o cumprimento dessas obrigações, bem como exemplificar e demonstrar a real situação de um departamento, processo, organização e outros. Na saúde, demonstra sua total importância na proteção e resguardo de pacientes, profissionais, a organização e demais interessados, pois visa demonstrar a aderência e efetividade dos processos e o cumprimento de legislações, contratos e outros acordos, visando o bem-estar dos pacientes e garantindo a perenidade dos negócios da organização
Para a utilização da funcionalidade é necessária a configuração dos campos BAU_ACEPAR e BR8_PARTICA.
- Acesse a Rotina Atualizações/Tabela Padrão/Aba/Outro e altere um procedimento. Preencher o campo Participat (BR8_PARTICA) = Sim para gerar a crítica "Auditoria Participativa" no atendimento.
Acesse Atualizações/Rede de Atendimento/Rede de Atendimento(RDA) e altere uma RDA . Na aba Outros, alterar o conteúdo do campo Aceita Part. (BAU_ACEPAR) = Sob-Consulta.
Acesse Atualizações/Atendimento/Liberação SADT e inclua um atendimento. Informe a RDA e o procedimento que foram configurados. Ao selecionar o procedimento será apresentada a crítica 574 - Auditoria Participativa. Na confirmação, a guia será encaminhada para a Auditoria.
Acesse Atualizações/Auditoria/Auditoria Por guia selecione a guia e efetue a análise.
Inclusão e geração de nova guia pelo auditor
Permite que o auditor gere uma nova guia, caso determinado procedimento esteja incorreto ou incoerente. Será possível negar este procedimento e caso seja necessário, poderá gerar uma nova guia, que trará os procedimentos da guia original. O auditor poderá apontar quais procedimentos são os corretos ou coerentes com o caso em questão. Após a geração da nova guia, a anterior é cancelada no sistema e tudo será baseado na nova guia, onde o prestador será comunicado por e-mail desta nova guia gerada pelo auditor.
Caso o auditor exclua o procedimento, deverá lembrar que não será possível manter o histórico do parecer dado no procedimento excluído. Desta forma, o auditor deverá criar controles para manter este histórico, pois ao excluir o procedimento, não será possível manter este vínculo.
Para esse processo, será necessário efetuar as seguintes configurações:
Parâmetros
- No Configurador (SIGACFGNo Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017).
- Configure o parâmetro MV_MOTTISS e indica o código indique um código padrão da TISS utilizado para negar as guias que serão recriadas na auditoria auditoria. OBS: Para acessar a tabela BTQ, vá em Miscelanea / A.N.S. / Terminologia TISSe procure a tabela de código 38 (MENSAGENS - (GLOSAS, NEGATIVAS E OUTRAS)), pois é a tabela de mensagens gerais. Após selecioná-la, clique no botãoOutras Ações -> Itens da Terminologiae verifique se existe alguma mensagem de cancelamento ou crie uma personalizada.
- O Workflow do sistema deve estar configurado e operacional, para o envio de e-mails aos prestadores.
É necessário o cadastro de um sinalizador (e-mail), que será enviado ao prestador quando do cancelamento e inclusão da nova guia alterada pelo auditor. No Protheus, acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Sinalizadores e proceda com o cadastro de um sinalizador (e-mail) que será enviado ao prestador. Para a correta utilização deste sistema, verifique os boletins sobre Sinalizadores. É obrigatório que neste cadastro, na aba Campos HTML, contenha uma variável de nome %GUIA_ANT% e o dado seja ASITUCB53[6] , para que seja possível exibir o número da guia que foi cancelada.
Por se tratar de um cadastro dinâmico, verifique no Anexo I deste documento quais são os campos que podem ser utilizados.
- No cadastro de Operadores do Sistema, que é acessado via Atualizações / Operadora / Operadores do Sistema (PLSA980), deve-se indicar quais usuários possuem acesso para gerar uma nova guia no módulo de auditoria, para evitar acessos indevidos. Para que fique possível a inclusão de nova guia, o campo Inclui Proc. (BX4_PROAUD) deve estar como SIM.
Procedimento para Utilização
Para que o funcionamento seja correto, é necessário que os parâmetros e ajustes necessários (informados no campo Procedimentos para Configuração) estejam corretos, para o pleno funcionamento
- No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Auditoria / Auditoria Por Guia (PLSA790V).3
- Será aberto o módulo de Auditoria, onde constará todas as guias que foram encaminhadas para o departamento de auditoria, devido a inconformidades ou outros problemas.
- O auditor deverá posicionar na guia em qual deseja realizar o procedimento, clicar no botão Outras Ações e clicar em Reservar/Liberar guia, para que a guia seja reservada para seu usuário.
- Após reservar a guia, o auditor deve clicar no botão Analisar, para abrir a janela de análise da guia. Caso o auditor tenha acesso para gerar uma nova guia, será exibido o botão Outras Ações. Ao clicar neste botão, será mostrado a opção Incluir.
- Como envolve o trabalho de auditoria, o auditor deve-se atentar para as regras abaixo, antes de trabalhar nesta guia,
Caso opte em dar o parecer na guia atual, antes de gerar uma nova:
1.2.Caso a guia conste apenas um exame para dar Parecer, ele não deverá realizar nenhuma operação e seguir para o item xxx deste documento.
1.3.Caso a guia conste mais de um procedimento para dar Parecer, o auditor poderá dar parecer nestes procedimentos, mas deverá sempre deixar um procedimento sem Parecer, para utilizar a funcionalidade. Deixando um procedimento sem o parecer, siga para o item 6.
Caso opte em gerar a nova guia direto
1.2.O auditor poderá gerar a nova guia e dar o seu Parecer nos procedimentos na nova guia gerada, bastando seguir para o item 6.
- Após a definição do seu método de trabalho, seguindo as regras acima, para gerar uma nova guia basta clicar no botão Incluir.
- Ao clicar, o sistema irá exibir uma janela com todos os procedimentos constantes para a guia em questão, para que o auditor possa visualizar os procedimentos que estão incluídos nesta guia. Nestes procedimentos exibidos, o auditor jamais deverá alterar nada, pois já terá negado na auditoria, devendo apenas incluir os procedimentos que julgar corretos para a nova guia.
- Para incluir procedimentos, basta posicionar no ultimo procedimento exibido e pressionar o botão Seta para Baixo do teclado, para adicionar uma nova linha.
- Deve-se proceder como na inclusão de um procedimento, selecionado a tabela desejada, qual procedimento deseja incluir, quantidade autorizada e outros, conforme necessidades do auditor. Aqui, o auditor poderá incluir quantos procedimentos quiser, seguindo as etapas mencionadas neste item e no item anterior (8).
- Caso o auditor deseja cancelar o processo, basta clicar no botão Cancelar desta janela, que o processo será interrompido. Caso deseje gerar a nova guia, basta pressionar o botão Confirmar.
- Ao clicar no botão Confirmar, o sistema irá perguntar novamente ao auditor se deseja realmente gerar a nova guia ou não. Caso seja pressionado o botão Não, o processo é cancelado e nada é alterado no sistema. Caso seja pressionado Sim, o processo tem início.
- Ao pressionar o botão Sim, o sistema irá exibir o progresso das operações realizadas, para que o auditor possa acompanhar a evolução do processo.
- O sistema então irá realizar todos os processos para gerar uma nova e próximo do final, irá exibir um Pergunte, para que o usuário possa selecionar qual e-mail deseja utilizar como modelo para enviar ao Prestador. Basta pressionar a lupa que o sistema irá exibir todos os sinalizadores cadastrados.
- Após a escolha, basta pressionar o botão OK e o sistema irá efetuar o envio do e-mail para o Prestador, informando sobre a nova guia e o cancelamento da anterior.
- No final do processo, é exibido uma mensagem para o auditor, informando que a guia anterior foi cancelada e uma nova foi gerada, exibindo o número desta nova guia.
- A guia anterior fica com o status de cancelada e o registro de auditoria da anterior é deletado, ficando apenas da nova guia.
- Lembrando que caso a guia anterior tivesse algum parecer, ele foi migrado para a nova guia e caso tivesse Banco de Conhecimento incluído, também é migrado automaticamente para a nova guia.
- Caso no meio do processo ocorra algum problema, a operação é desfeita automaticamente pelo sistema.
- Com a nova guia, basta seguir os procedimentos normais de auditoria, conforme metodologia da organização/auditor.
Motivos de Críticas no Parecer da Auditoria
- Na tela de Parecer do procedimento, durante o processo de auditoria, o auditor quando for negar o procedimento, deverá selecionar um motivo de crítica, proveniente da tela de Motivos de Críticas (PLSA505).
- Na tela de Motivos de Críticas (PLSA505), existe um campo chamado Motivo TISS, sendo um combobox com as opções Sim e Não. Caso para a crítica selecionada no momento esteja marcado como Sim, durante o Parecer do auditor, esta crítica ficará disponível para escolha. Caso neste campo esteja marcado como Não, a crítica não ficará disponível para escolha na tela de Parecer.
- Para cada crítica inserida ou existente no sistema, basta marcar neste campo se deseja que ela fique disponível para o auditor inserir no momento da auditoria, quando o procedimento for negado.
- Na tela de Parecer da auditoria, quando for dar o parecer final, negando o procedimento, o campo Motivo da tela ficar disponível e basta clicar na lupa, para exibir as críticas e selecionar a crítica desejada. Caso o auditor negue o procedimento, mas não selecione a crítica, o sistema irá exibir um aviso, informando a falta da crítica.
Exibição das críticas de Negação na tela de Atendimento
- O Workflow do sistema deve estar configurado e operacional, para o envio de e-mails aos prestadores.
Acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Sinalizadores e crie um sinalizador (e-mail) que será enviado ao prestador. quando for efetuado o processo de cancelamento e inclusão da nova guia alterada pelo auditor
- Acesse Atualizações / Operadora / Operadores do Sistema (PLSA980), e configure o campo BX4_PROAUD, deve estar como SIM.
Procedimento para Utilização
- No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Auditoria / Auditoria Por Guia (PLSA790V).
- Selecione a guia que será auditada e o botão Analisar. Caso o auditor tenha acesso para gerar uma nova guia, será exibido o botão Outras Ações. Ao clicar neste botão, será mostrado a opção Incluir.
- Como envolve o trabalho de auditoria, o auditor deve-se atentar para as regras abaixo, antes de trabalhar nesta guia:
Caso opte em dar o parecer na guia atual, antes de gerar uma nova:
1.2.Caso a guia conste apenas um exame para dar Parecer, ele não deverá realizar nenhuma operação caso veja a necessidade de gerar uma nova guia.
1.3.Caso a guia conste mais de um procedimento para dar Parecer, o auditor poderá dar parecer nestes procedimentos, mas deverá sempre deixar um procedimento sem Parecer, para gerar uma nova guia.
Caso opte em gerar a nova guia direto
1.2.O auditor poderá gerar a nova guia e dar o seu Parecer nos procedimentos na nova guia gerada.
- Para gera uma nova guia, clique no botão Incluir.
- O sistema irá exibir uma janela com todos os procedimentos que estão incluídos nesta guia. Nestes procedimentos exibidos, o auditor jamais deverá alterar nada, pois já terá negado na auditoria, devendo apenas incluir os procedimentos que julgar corretos para a nova guia.
- Para incluir procedimentos, selecione a Seta para Baixo do teclado, para adicionar uma nova linha.
- Informe os procedimentos e quantidades desejadas.
- Ao clicar no botão Confirmar, será apresentada uma mensagem perguntando se o auditor deseja realmente gerar a nova guia ou não.
- Ao clicar em Sim, o sistema irá exibir o progresso das operações realizadas.
- O sistema realizará todos os processos para gerar uma nova guia.
- No final, será exibida uma tela para selecionar qual e-mail deseja utilizar como modelo para enviar ao Prestador.
- Ao clicar em OK, o sistema irá efetuar o envio do e-mail para o Prestador, informando sobre a nova guia e o cancelamento da anterior.
- Será apresentada uma mensagem informando que a guia anterior foi cancelada e uma nova foi gerada, exibindo o número desta nova guia.
- A guia anterior fica com o status de cancelada e o registro de auditoria da anterior é deletado, ficando apenas na nova guia.
- Caso a guia anterior tivesse algum parecer, o mesmo seria migrado para a nova guia e caso tivesse Banco de Conhecimento incluído, também seria migrado automaticamente para a nova guia
- Quando um procedimento é negado na tela de auditoria, na tela de consulta de guias, é possível visualizar o motivos e as observações que o auditor inseriu, permitindo verificar rapidamente o porque do procedimento ter sido negado. Essa informação, funciona para as telas SADT, Odonto, Internações e Anexo Clínico.
Após, acesse a guia no seu respectivo módulo (SAST/ODONTO/Anexo/Internação) e ao visualizar a guia, selecione um procedimento no grid de procedimentos(1), clique no botão Outras Ações - >Motivo Negação(2)
- Ao clicar em Motivo Negação, o sistema irá exibir um aviso, mostrando o código e sua descrição, bem como as observações do analista. Caso não tenha parecer ou o procedimento não é alvo de auditoria, é exibido outra mensagem.
Visualizar histórico de Auditoria no Digitação de Contas
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