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titleBoletos
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titlePagamento com Cartão
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titlePagamento com Cartão de Crédito - Cielo

O Aluno tem a opção de efetuar o pagamento dos Boletos com Cartão de Crédito no Totvs Portal Educacional.

Através do menu: Financeiro | Extrato Financeiro, onde é possível realizar o pagamento de mensalidade e outras taxas usando cartão de crédito, e agora permite também o parcelamento do valor e o uso da função débito da operadora de Cartão de Crédito CIELO.

A instituição irá definir se permite o pagamento por essas opções, e se afirmativo, o usuário poderá realizar o pagamento com cartão de crédito ( à vista ou parcelado) ou cartão de débito. O boleto pago já será baixado automaticamente no sistema.


Configuração no Totvs Gestão Financeira

No Totvs Gestão Financeira será necessário parametrizar a bandeira ( Visa / Master ) que será utilizado no processo e os dados do lojista.

(aviso) Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito | Configurações Globais Cartão / Débito. Informar os dados do Lojista ( Código de afiliação / Chave de acesso e o Endereço de Acesso).

  •  Selecionar a opção de Pagamento: BuyPage e ChekOut;
  •  Configurações Cartão Bandeira Visa. Permite ativar a função de Crédito e Débito;
  •  Configurações Cartão Bandeira Mastercard. Permite ativar a função Crédito.

Para ambas as bandeiras necessário informar : Conta Caixa, Meio de pagamento e o Número máximo de Parcelas.


Configuração no Totvs Gestão Educacional

  •  O Educacional não está integrado ao Protheus EAI 1.0 com pacote de integração 1012;
  •  O parâmetro do portal possibilitando o pagamento com cartão deverá estar ativo;

(aviso) Totvs Gestão Educacional | Configurações | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 7/10 - Pagamento dos boletos pode ser efetuado com Cartão de Crédito

  •  A matriz aplicada do contexto não estiver configurada para não permitir pagamento com cartão;

Totvs Gestão Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | 'Anexo' Matriz Aplicada


Acesso ao portal com Login do Aluno e/ou Responsável Acadêmico / Financeiro

(aviso)  Financeiro | Boletos e selecionar o botão: Cartão.


Selecionar a opção de Pagamento: Cartão de Crédito ou Débito, e informar a quantidade de parcelas para pagamento.

Em seguida, o usuário será redirecionando para a página da CIELO para que seja informado os dados do Cartão de Crédito / Débito.

Nota
titleDesconto por meio de pagamento

Foi disponibilizado a função de fórmula TIPOPAGAMENTO, ao definir essa função no desconto do Parâmetros no TOTVS Financeira | Contas a Receber | Manutenção de Lançamentos | Lançamentos | Inclusão | Formulas / Valores Defaults para Desconto, será aplicado esse desconto conforme o meio de pagamento selecionado no portal.

TIPOPAGAMENTO
0 = Crédito
1 = Débito
2 = PIX (disponível para versões acima da 12.1.29)
Quando o tipo de pagamento é null ou não é informado, não será passado nenhum meio de pagamento default.


Exemplo de fórmula: Nessa fórmula será aplicado desconto se o meio de pagamento for crédito. 
SE TIPOPAGAMENTO = '0'  ENTAO 100 SENAO 0
O valor do boleto é R$1.000, conforme a fórmula definida será aplicado um desconto de R$100 por pagamento com cartão de crédito. 



Após efetuar o pagamento, o boleto será baixado automaticamente, caso ocorra a mensagem: Aguardando Liberação do Setor Financeiro, executar o processo em:

(aviso) Totvs Gestão Financeira | Movimentações Bancárias | Cartão de Crédito / Débito | Ajuste de Transações

Para que os boletos sejam baixados e o status seja alterado no Portal.

Observações:

• Nossa aplicação trabalha somente com o ambiente da operadora Cielo.

• Somente as bandeiras Visa e Mastercard podem ser configuradas.

 • Para a função débito no momento aceita somente a bandeira Visa ( Visa Electron) com cartões emitidos pelos bancos validados pela Cielo: Bradesco, Bando do Brasil, Santander e HSBC. Novos bancos certificados podem ser verificados no site www.cielo.com.br

 • A digitação e validação dos dados do cartão ocorre no ambiente da Cielo (ByPageCielo) sem interferência do aplicativo.


Dica

Para saber mais sobre o pagamento de Boletos com Cartão de Crédito no Portal, acessar documento Boletim Técnico - Integração Módulo E-Commerce

Informações
titleWorkFlow do Processo

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titlePagamento com Cartão de Crédito - GetNet

O Aluno tem a opção de efetuar o pagamento dos Boletos com Cartão de Crédito pelo gateway de pagamento da empresa GetNet.

Parametrização Educacional


Configuração no Totvs Gestão Educacional

  •  O Educacional não está integrado ao Protheus EAI 1.0 com pacote de integração 1012;
  •  O parâmetro "Habilitar pagamento com cartão (opção crédito/débito dependerá dos serviços ou da operadora)" deve está marcado.


Menu Financeiro / Contábil > Serviços. Selecione o serviço do plano de pagamento do contrato.

O parâmetro Permite pagamento (Portal do Aluno) > Cartão de Crédito/Débito deve estar marcado.

Menu Matrizes curriculares, selecione a matriz curricular. A opção "Indisponível pgto. cartão de credito" deve está desmarcada.


Dica

Para informações da parametrização necessária do módulo financeiro, favor acessar http://tdn.totvs.com/x/QeIdGQ.

Acesso ao portal com Login do Aluno e/ou Responsável Acadêmico / Financeiro

(aviso)  Financeiro | Boletos e selecionar o botão: Cartão.


Validar os dados cadastrais referente ao Responsável Financeiro vinculado ao boleto em aberto.

Selecione Continuar após inserir/editar os dados.

Selecione Pagar após conferir os dados. 

Observação: os campos são bloqueados para conferência. 

Em seguida, o usuário será redirecionando para a página segura da GetNet para que seja informado os dados do Cartão de Crédito / Débito.



Nota
titleDesconto por meio de pagamento

Foi disponibilizado a função de fórmula TIPOPAGAMENTO, ao definir essa função no desconto do Parâmetros no TOTVS Financeira | Contas a Receber | Manutenção de Lançamentos | Lançamentos | Inclusão | Formulas / Valores Defaults para Desconto, será aplicado esse desconto conforme o meio de pagamento selecionado no portal.

TIPOPAGAMENTO
0 = Crédito
1 = Débito
2 = PIX (disponível para versões acima da 12.1.29) 
Quando o tipo de pagamento é null ou não é informado, não será passado nenhum meio de pagamento default.


Exemplo de fórmula: Nessa fórmula será aplicado desconto se o meio de pagamento for crédito. 
SE TIPOPAGAMENTO = '0'  ENTAO 100 SENAO 0


O valor do boleto é R$1.000, conforme a fórmula definida será aplicado um desconto de R$100 por pagamento com cartão de crédito. 


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titlePagamento com cartão - eduCONNECT Pay

Para saber sobre pagamento com eduCONNECT Pay, consulte a documentação, clicando aqui.

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titlePagamento com PIX

A partir da versão 12.1.29 está disponível no sistema a opção de pagamento com PIX


Informações

Para que a opção Pix esteja disponível no portal é necessário a parametrização do cadastro de Serviços do TOTVS Educacional, para mais informações sobre o cadastro, clique aqui.


Ao clicar na opção PIX, será exibido o QR Code contendo as informações para realizar o pagamento.

Aviso

Importante ressaltar que a confirmação do pagamento será processado após o retorno do banco.

A regra de processamento do QR Code e executado pelo TOTVS Financeira, para maiores informações veja os documentos TOTVS Pagamento Digital e PIX - Pagamentos instantâneo.



Nota
titleDesconto por meio de pagamento

Foi disponibilizado a função de fórmula TIPOPAGAMENTO, ao definir essa função no desconto do Parâmetros no TOTVS Financeira | Contas a Receber | Manutenção de Lançamentos | Lançamentos | Inclusão | Formulas / Valores Defaults para Desconto, será aplicado esse desconto conforme o meio de pagamento selecionado no portal.

TIPOPAGAMENTO
0 = Crédito
1 = Débito
2 = PIX (disponível para versões acima da 12.1.29) 
Quando o tipo de pagamento é null ou não é informado, não será passado nenhum meio de pagamento default.


Exemplo de fórmula: Nessa fórmula será aplicado desconto se o meio de pagamento for PIX.
SE TIPOPAGAMENTO = '2'  ENTAO 100 SENAO 0


O valor do boleto é R$1.000, conforme a fórmula definida será aplicado um desconto de R$100 por pagamento com PIX.


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titleEmissão de Boletos
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titleParâmetros do Sistema

Este ícone só estará disponível, se o usuário parametrizar o relatório nos parâmetros do TOTVS Educacional, disponível em: TOTVS Educacional |Configurações | Parâmetros | Tesouraria | Relatórios

Dica

Para saber mais sobre configuração de boletos, acessar documento: Emissão de Boletos


Para a emissão dos boletos Pagos Parcialmente, é necessário que o usuário configure essa funcionalidade em: TOTVS Educacional |Configurações | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 7/10


Ainda na tela de visualização dos boletos com o status: Em Aberto ou Pago parcialmente, o Aluno / Responsável tem a opção de emitir os boletos para o pagamento através do ícone: Boletos 

Após configurar a emissão dos boletos, acessar o portal em: Portal Educacional | Financeiro | Boletos | 'Ícone' Boleto


Após clicar no ícone de Boleto, será exibido um popup com o boleto para o usuário conforme abaixo:


Após clicar em imprimir, o boleto será exibido para o usuário novamente com opção de impressão ou download.

Informações
titleATENÇÃO

Se algum bloqueador de popup estiver bloqueando a emissão do boleto, será exibida a opção para salvar o boleto para posterior impressão caso seja necessário.

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titleBoletos agrupados

Os lançamentos gerados para o aluno são gerado com seu respectivo boleto, quando o responsável financeiro solicita agrupar os boletos que contemplam a mesma data de vencimento do mesmo aluno, ou de alunos diferentes que ele é o mesmo responsável, é utilizado o processo de Geração de Lançamentos Agrupados.

Quando acontece o agrupamento dos lançamentos em um único boleto dos alunos pelos quais é responsável, no Portal terá a opção de visualizar os boletos agrupados independente do contexto selecionado ou do aluno logado. 

Nota
titleExibição de opções de pagamento

Image Added

Além das parametrizações necessárias (Vide Pagamento com Cartão - e-Rede em caso de dúvida), para que seja exibida uma opção de pagamento nesse extrato financeiro, será necessário que a respectiva opção de pagamento ("Cartão de crédito", "Cartão de débito", "Boleto" ou "PIX") esteja marcada em TODOS os serviços do boleto.

Se uma opção de pagamento estiver desmarcada DESMARCADA em um dos serviços do boleto, a mesma não estará disponível para o boleto no extrato financeiro.

As opções estão localizadas no Cadastro de serviços

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titleSimular nova data de vencimento

A partir da versão 12.1.29 patch está disponível no sistema as duas opções:

  • Permitir a alteração da data de vencimento de boletos:  essa opção permitirá que o aluno consiga simular uma nova data de vencimento para o boleto e alterar essa data no Portal do Aluno.
  • Dia limite no mês para alteração: essa opção permitirá que a instituição informe um dia limite no mês para que o aluno consiga realizar a simulação e alteração do vencimento do boleto.
Nota
  1. Essa opção só estará disponível o parâmetro Permitir a alteração da data de vencimento de boletos estiver marcado.
  2. Se o usuário acessar o Portal do Aluno em um dia superior ao dia limite parametrizado para permitir a alteração, a opção de Simular nova data de vencimento para o boleto não será apresentada.
  3. Se o parâmetro estiver preenchido com dia limite anterior a data atual, no Portal do Aluno a opção de Simular nova data de vencimento para o boleto ficará indisponível.
    Ex: Data atual:  
    Dia limite no mês para alteração: 18
    Resultado: Será apresentada somente a opção "Gerar Boleto"


Com a nova opção do parâmetro "Permitir a alteração da data de vencimento de boletos", quando ele estiver marcado no portal será disponibilizado a opção de "Simular nova data de vencimento".


Após a simulação com a nova data de vencimento considerando juros e multas (se parametrizados no sistema), o aluno terá a opção de "Gerar boleto", clicando nessa opção o boleto será atualizado com nova data de vencimento.
Essa opção só será habilitada se o aluno clicar no checkbox "Estou ciente, ao clicar em "Gerar Boleto", não será possível reverter a operação. 


Aviso
  • Só será possível alterar o boleto para uma Data de Vencimento superior a data do boleto.
  • Não será permitida alterar a data de vencimento do boleto para uma nova data de vencimento fora do mês do vencimento original.
  • Não será possível alterar o boleto para uma nova data de vencimento inferior a data atual.
  • Boletos com status Baixados e Cancelados não terá a opção de Simular Nova Data de Vencimento 
  • Boletos já Remetidos ou Registrados ao banco mudarão seu status para "Pendente Remessa" na alteração da data de vencimento do boleto 
    É importante ressaltar que nos casos em que o TOTVS Educacional efetuar o cancelamento automático da remessa dos boletos já registrados ou remetidos ao banco, o cliente deverá, através do TOTVS Gestão Financeira, enviar para o banco a remessa de cancelamento dos boletos afetados. Este controle poderá ser realizado através do TOTVS Gestão Financeira filtrando os boletos com status igual "Pendente Remessa".

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