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Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

       O objetivo deste documento é mostrar o funcionamento da ferramenta de sub-relatório, que será usada e configurada diretamente no Designer do Relatório. 

       Um sub-relatório , é definido como um relatório incluso em outro relatório, de forma que qualquer relatório pode ser usado como um sub-relatório, respeitando o acesso definido ao relatório individualmente.

       A inclusão de sub-relatórios . Isso permite a criação de layouts complexos com diferentes partes em um único documento, sendo preenchido usando diferentes fontes de dados e relatórios.

Dica
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Por se tratar de um relatório, o sub-relatório possui sua própria fonte de dados com seus filtros e/ou parâmetros.

Adicionando o Componente Sub-Relatório

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Nota
Ao definir o 'Nome' do componente, é alterado apenas a exibição do componente no layout do Designer e não irá refletir na Visualização/Geração do relatório.

Demonstração

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       No exemplo  Para melhor exemplificar o uso do recurso, será criado um fluxo de uso a seguir, contendo o seguinte cenário:

     Será será impresso um relatório contendo como modelo as Versões Publicadas do TReports como Relatório Principal, sendo exibida para cada versão, a Quantidade de Instalações realizadas, que será representado por um sub-relatório. Chegando ao seguinte layout esperado:
       

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Associação do Sub-Relatório e Vínculo de Parâmetros

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       Para a criação do relatório principal Relatório Principal, será configurado o Objeto de Negócio "Histórico de Versões", aplicando um Filtro simples do campo Aplicação igual a um Parâmetro , quer que será informado pelo usuário no momento da geração.

       No Designer, além dos campos do Objeto de Negócio, será também trazido para o Layout o Componente de Sub-Relatório, que será configurado posteriormente com o próprio Objeto de Negócio e Parâmetros para geração.

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Sub-Relatório

       Nesse ponto, há duas formas de seguir com o Cadastro de um Relatório para que ele esteja disponível na lista do componente para ser usado como um Sub-Relatório.

Informações
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  • Cadastro pelo fluxo de Novo Relatório no Menu Inicial do TReports.

       Nesse caso, pela Listagem de Relatórios, o fluxo a seguir será conforme qualquer outra criação de Relatório, seguindo para a definição de Objeto de Negócio e Filtros e Configuração do Layout pelo Designer

  • Cadastro pelo Designer de Relatórios, disponível com o duplo-clique no componente de Sub-Relatórios.

       Para o Cadastro de Relatório através do Designer, após o duplo-clique no componente, será aberta uma nova aba no Designer completamente vazia, onde ao Salvar, será aberta uma guia para informar o nome do Novo Relatório.

Dica

Ao fazer a criação de um Relatório através da abertura de Nova Guia pelo componente de Sub-Relatórios, o relatório criado é automaticamente vinculado como um Sub-Relatório pelo componente, no entanto, é necessário que essa alteração seja salva no Designer do Relatório Principal.

Informações

O Relatório acessado implica apenas na nova aba do Designer, qualquer fluxo selecionado como Informações Gerais ou configuração de Objeto de Negócio, será referente ao Relatório Principal em edição. Para definição de Objeto de Negócio será necessário acessar a edição do Relatório através da Listagem Principal do TReports.

referenciando assim um relatório configurado com sua própria Fonte de Dados e seus Filtros/Parâmetros.

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       Esse Relatório, referenciado como um sub-relatório, configurado com        Para o Relatório criado para ser usado como Sub-Relatório, será configurado o Objeto de Negócio "Instalações por Versão", onde será criado também possui o Filtro da propriedade Aplicação como um ParâmentroParâmetro, para ser que será vinculado também ao Filtro criado no Relatório Principal.

          Seguindo o Modelo de geração do Relatório Final, os dados de Quantidades de Instalações (Sub-Relatório), serão trazidos para cada Versão do Histórico de Versões (Relatório Principal), ou seja, para cada linha do Relatório Principal, será retornado o Sub-Relatório correspondente ao campo Versão do Relatório Principal.

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       Com o Parâmetro adicionado pelo Designer do Relatório, será adicionada a String de Filtro no relatório, vinculando a condição ao campo de versão da Fonte de Dados com o Parâmetro "Versão" criado:

       Na Na geração individual desse Relatório, deverão ser informados os valores dos parâmetros criados pelo Designer e pelo Filtro do Objeto de Negócio, resultando no relatório de Quantidade de Instalações para a versão em específico.

Relatório Final

       Com a conclusão do Sub-Relatório, deve ser configurado o Componente de Sub-Relatórios, como o relatório a ser usado e o vínculo de Parâmetros com o Relatório Principal.

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Informações
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titleVínculo de Parâmetros


Para passar os parâmetros do relatório pai para o sub-relatório, deve ser definido um parâmetro no relatório que está sendo usado como sub-relatório.

Ao inserir o sub-relatório no Relatório Principal, é possível selecionar o parâmetro do relatório e um valor que poderão ser passados do Relatório Principal para o parâmetro no sub-relatório. Para esse caso, será definido que:

  • O Parâmetro Versão do sub-relatório será vinculado ao campo Versão do Relatório Principal

...

  • .
  • O Parâmetro Aplicação, será vinculado também ao Parâmetro de Aplicação existente no Relatório Principal.

Image Modified

       O relatório Final será gerado, sendo informado pelo usuário o Parâmetro de Aplicação, vinculado ao Parâmetro de Objeto de Negócio do Sub-Relatório, e o Parâmetro de Designer acompanha cada versão diferente retornada pelo Relatório Principal.



Adicionando um Sub-Relatório

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Informações
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       Há duas formas de seguir com o Cadastro de um Relatório para que ele seja disponibilizado na lista do componente para ser usado como um Sub-Relatório.


Informações
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  • Cadastro pelo fluxo de Novo Relatório no Menu Inicial do TReports.

       Nesse caso, pela Listagem de Relatórios, o fluxo a seguir será conforme qualquer outra criação de Relatório, seguindo para a definição de Objeto de Negócio e Filtros e Configuração do Layout pelo Designer

  • Cadastro pelo Designer de Relatórios, disponível com o duplo-clique no componente de Sub-Relatórios.

       Para o Cadastro de Relatório através do Designer, após o duplo-clique no componente, será aberta uma nova aba no Designer completamente vazia, onde ao Salvar, será aberta uma guia para informar o nome do Novo Relatório.

Dica

Ao fazer a criação de um Relatório através da abertura de Nova Guia pelo componente de Sub-Relatórios, o relatório criado é automaticamente vinculado como um Sub-Relatório pelo componente, no entanto, é necessário que essa alteração seja salva no Designer do Relatório Principal.

Informações

O Relatório acessado implica apenas na nova aba do Designer, qualquer fluxo selecionado como Informações Gerais ou configuração de Objeto de Negócio, será referente ao Relatório Principal em edição. Para definição de Objeto de Negócio será necessário acessar a edição do Relatório através da Listagem Principal do TReports.

Informações

A aplicação conta com o Design de Relatórios da DevEx, para documentação sobre o uso de seus componentes, acesse: https://docs.devexpress.com/XtraReports/2162/reporting

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