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Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

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     Conforme a representação, as informações de férias no relatório principal de Funcionários, vêm de um sub-relatório de Histórico de Férias. Para chegar no resultado esperado, os Objetos de Negócio a serem usados se relacionam através do campo "Chapa", que será parametrizado e será responsável por fazer a relação entre o sub-relatório com o Funcionário listado pelo Relatório Principal.

     O primeiro passo será criar o Relatório Principal, escolhendo o Objeto de Negócio Funcionários. O relatório será uma lista simples de Funcionários e não conta com a adição de Filtros ou Parâmetros.

     O próximo passo será criar um segundo Relatório , que será referenciado como um Sub-Relatório. Para ele, será configurado com o Objeto de Negócio Histórico de Férias.

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iconfalse

...

de Negócio

...

Histórico de Férias

...

.

     Seguindo o Modelo de Relatório Final, os dados de Histórico de Férias (Sub-Relatório) serão trazidos para cada Funcionário da Lista de Funcionários (Relatório Principal).      Para Para que isso aconteça, será usado o Filtro pelo Design do Relatório através da String de Filtro. Dessa forma a geração do sub-relatório acompanha cada linha gerada pelo Relatório Principal, assim, para cada Funcionário listado, será retornado Histórico de Férias referente a ele.

     Adicionando o Parâmetro "pCHAPA" diretamente pelo Designer do Relatório, será adicionada a String de Filtro no relatório, condicionando campo CHAPA da Fonte de Dados com o Parâmetro "pCHAPA" criado:

     Na geração individual desse Relatório, deve ser informado o valor dos parâmetros criado pelo Designer, resultando no relatório de Histórico de Férias referente a um Funcionário em específico.

Image Added

Informações

O Filtro feito pelo Objeto de Negócio não se aplica para esse caso, uma vez que seria aplicado para toda a geração do Relatório. Por exemplo, filtrando o funcionário '00001', só seria retornado o Histórico de Férias desse Funcionário, não acompanhando outros funcionários listados pelo Relatório Principal.

Associação do Sub-Relatório e Vínculo de Parâmetros

       O componente de Sub-Relatório se encontra na Barra de Controles na lateral esquerda do Designer e assim como os outros controles, o componente deve ser arrastado para o Layout para configuração.

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         No Designer do Relatório Principal, será trazido para o Layout o Componente de Sub-Relatório, referenciando assim o relatório de Histórico de Férias:

       

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iconfalse
titleVínculo de Parâmetros

...

         Para passar os parâmetros do relatório principal para o sub-relatório, deve ser definido um parâmetro no relatório que está sendo usado como sub-relatório.

...

         Ao inserir o sub-relatório no Relatório Principal, é possível selecionar o parâmetro do relatório e um valor que poderão ser passados do Relatório Principal para o parâmetro no sub-relatório.

...

         Para esse caso, será definido que:

  • O Parâmetro pCHAPA do sub-relatório será vinculado ao campo Chapa do Relatório Principal.

Image Modified

       O relatório Final será gerado, preenchendo para cada linha do Relatório Principal, o Sub-Relatório referente a essa linha.

...

Adicionando um Relatório para ser usado como Sub-Relatório

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       Há duas formas de seguir com o Cadastro de um Relatório para que ele seja disponibilizado na lista do componente para ser usado como um Sub-Relatório

...

iconfalse

:

  • Cadastro pelo fluxo de Novo Relatório no Menu Inicial do TReports.

       Nesse caso, pela Listagem de Relatórios, o fluxo a seguir será conforme qualquer outra criação de Relatório, seguindo para a definição de Objeto de Negócio e Filtros e Configuração do Layout pelo Designer

  • Cadastro pelo Designer de Relatórios, disponível com o duplo-clique no componente de Sub-Relatórios.

       Para o Cadastro de Relatório através do Designer, após o duplo-clique no componente, será aberta uma nova aba no Designer completamente vazia, onde ao Salvar, será aberta uma guia para informar o nome do Novo Relatório.

Dica

Ao fazer a criação de um Relatório através da abertura de Nova Guia pelo componente de Sub-Relatórios, o relatório criado é automaticamente vinculado como um Sub-Relatório pelo componente, no entanto, é necessário que essa alteração seja salva no Designer do Relatório Principal.

Informações

O Relatório acessado pelo duplo-clique implica apenas

na

em uma nova aba dentro do Designer, qualquer fluxo selecionado como Informações Gerais ou configuração de Objeto de Negócio, será referente ao Relatório Principal em edição. Para definição de Objeto de Negócio será necessário acessar a edição do Relatório através da Listagem Principal do TReports.

Informações

A aplicação conta com o Design de Relatórios da DevEx, para documentação sobre o uso de seus componentes, acesse: https://docs.devexpress.com/XtraReports/2162/reporting

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